Registar

User Tag List

Likes Likes:  1
Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,815
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Cool DB - SMART City-Coupé (Fortwo) Passion 2003 - 0.8 CDI

    Boas!
    Deixo aqui mais um diário de bordo de mais uma aquisição minha...

    Devido á necessidade de ter mais mobilidade nas voltas pela cidade e para reduzir gastos com consumos, andei a ver de um carro para as minhas voltas e para a Maria.
    Ela sempre quis ter um SMART, em especial os da segunda Geração (450 com Facelift).
    Esta ideia foi maturando com o tempo, e recentemente resolvi começar a ver a sério desta situação...

    Armado com um orçamento de 3500€ comecei a ver carros em vários locais...
    Eventualmente acabei por limitar a 2 SMARTs a minha escolha... um em Setubal de 2006, azul e cinza e outro na Covilhã preto e cinza de 2003.
    Ambos versão Passion, ambos a diesel, um com 220.000km´s e outro com 153.000 km´s.
    O Azul estava aparentemente (pelas fotos) mais bem estimado que o preto (apesar de ambos mostrarem a idade que já tinham).
    Iniciei contactos com ambos os donos, e claramente percebi que havia da parte do dono do carro de Setubal, o interesse de usar o "bom" estado do carro como alavanca para fazer subir o preço do carro...
    Inicialmente fiz-lhe uma proposta de 3500€ pelo carro... ao qual ele queria 4000€, valor que achei excessivo (sabendo para mais que haveria sempre dinheiro para gastar na revisão que iria fazer ao carro).
    Subi novamente para os 3600€, mas nem assim foi possível chegar a acordo.

    No lado do dono do carro da Covilhã, inicialmente pedia 3200€ pelo carro. No entanto depois de ver o estado do carro, resolvi apresentar uma proposta de 2500€. Ele ficou um pouco ofendido e disse que não o vendia por tão pouco dinheiro.
    Fez nova proposta de 3000€ pelo carro, a qual eu recusei... e fiz-lhe uma proposta final de 2750€. Demorou 2 dias a responder, mas acabou por aceitar a minha proposta!

    Lá fui para a Covilhã fazer negócio com ele... Ainda tentei negociar a passagem do titular com ele mas ele apenas aceitou pagar metade do valor... assim foi 30€ para ele e 35€ para mim... menos mal...

    Relativamente ao carro está em relativo bom estado tendo em conta que tem 20 anos. A nível e interior e estofos está bastante bom, apenas nas portas o tecido está descolado (o que é normal com este tempo nestes modelos).
    O motor está porreiro e logo quando o comprei (tive que ir á Covilhã o buscar), fez logo seguidos 200km´s de viagem para baixo e sempre a andar (acima dos 100 e por vezes a 120 e 130).

    A nível geral existem algumas pequenas coisas que eu quero resolver:

    O espelho esquerdo não se consegue regular e parece solto dentro da carcaça.
    Vou fazer pelo sim e pelo não uma revisão do motor, mudar o óleo, os filtros e ver se existem fugas ou babadelas.
    O AC por algum motivo não faz frio, o dono suspeita de fuga (que é o mais certo), vou mandar verificar onde é a fuga e corrigir esse problema. O AC é importante no Alentejo.

    Existem algumas luzes no painel que não acendem á noite (a luz dos médios não aparece o símbolo verde, e tenho luzes fundidas (não vejo o painel digital á noite).
    Existem também algumas luzes fundidas no regulador das posições do ar e da temperatura.
    A luz de interior do carro também não acende (nem carregando no botão nem nada).

    O carro tem um rádio metido ao longo dos anos e o rádio até é porreiro, mas quando se desliga o carro corta a energia ao rádio... Resultado faz reset ao mesmo...
    Perco novamente as estações, a hora, etc... tenho que ver se existe forma disso não acontecer...

    Os pneus á frente já estão quase sem marcas, e tenho que comprar novos, mas pelo que vejo existem duas medidas para o mesmo...
    Actualmente a medida que lá está é:


    135/70 R15 70T uns NangKang

    Mas pelos vistos existe uma segunda medida possível:

    145/65 R15 72T

    Será esta medida que vou colocar já que melhora a todos os níveis a prestação do carro e segurança.


    De resto são pequenos pormenores, como o verniz a saltar nos vidros plásticos cá atrás, uma película por cima á frente que está toda estalada do sol, alguns plásticos meio raspados e tal...
    Algumas borrachas nas portas já estão mais "cansadas".

    Mas por 2750€ não posso pedir muito mais...

    O carro veio sem qualquer manual ou até o da manutenção.
    Estou um pouco sem saber algumas coisas (o histórico da manutenção eu sei, pois o carro levou neste último ano 1000€ em material e foi todo revisto na oficina, pois eu falei para eles para me inteirar do carro antes de o comprar).

    Sobre a condução... é divertida e não me chateia nada a caixa automática ser lenta... tenho uma condução normalmente calma nas voltas e não me incomoda ele andar a fazer as trocas.
    Tirando quando está parado que pesa mais a direção e o facto de ter que andar a olhar para trás (hábitos de quem tem camera e sensores nos carros), para ver se estou longe ou perto das coisas, o carro é o que eu esperava.

    Nota muito positiva para o consumo... é extremamente baixo... O carro tem 4 bolinhas que ficam cheias conforme metemos combustível.
    Ele veio para a minha mão com apenas 1 bola. E fui ao intermarché da Covilhã encher o carro... Meti 20€ de gasóleo e ficou cheio! As 4 bolas todas cheias.

    Arrancamos e o carro fez os 200km´s em trajeto misto, com AE, IP e Estrada Nacional. Chegamos ao nosso destino e o carro ainda tinha 3 bolas cheias!!
    E não foi a andar devagar... foi sempre a andar...

    É um pouco barulhento, verdade... mas a diversão do carro compensa bem... aumenta-se o volume do carro para compensar!
    Para já o SMART era mesmo tudo o que eu esperava que fosse!

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  2. #2
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,815
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Deixo aqui algumas fotos do carro.
    A frente está um pouco suja porque ainda não lavei (está cheia de bichos esborrachados)...
    Só devo limpar quando receber o carro de volta da oficina (vai para lá terça-feira).

    Espero que gostem...





















    Com os meus melhores cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  3. #3
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,815
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boa Tarde cambada...
    Venho dar um ponto de situação do SMART.

    Como tinha indicado assim que tivesse o carro por cá o mesmo iria para a oficina, onde seria revisionado de uma ponta a outra.
    As operações iriam ter a seguinte sequência de operações:

    Mecânica -> Eletricista -> Pneus -> Pintura (apenas em Maio) -> Limpeza e Detalhe (Maio)

    E assim foi... Enquanto o carro esteve 2 semanas a ir e voltar dos diferentes locais, eu tentei saber mais sobre o carro.
    Em especial se os km´s eram reais ou não...

    Pedi através do VIN informações internacionais e posteriormente á própria SMART.
    Adicionalmente pedi o registo completo das inspeções do carro cá em Portugal (desde que cá chegou em 2014).

    Portanto o carro chegou a Portugal com 82.200km´s, pedi 2 relatórios á AutoDNA e á AutoMoli. Os resultados foram semelhantes e não davam indício de alteração de km´s.
    Contactei então a SMART no sentido de perceber se estes km´s era reais... Ao consultarem os registos das operações feitas na Alemanha, foi concluído que de facto os km´s batiam certo, não havendo adulteração dos mesmos.

    Menos mal...

    O carro entretanto foi andando uma média de mais 10.000km´s por ano, tendo atualmente 153.000 km´s.

    2022-08-05 ---> 096 ---> 146641 Km´s
    2021-08-04 ---> 180 ---> 136162 Km´s
    2020-09-16 ---> 180 ---> 133488 Km´s
    2018-11-23 ---> 215 ---> 122050 Km´s
    2017-09-02 ---> 245 ---> 107844 Km´s
    2016-08-09 ---> 245 ---> 102583 Km´s
    2015-08-06 ---> 042 ---> 93746 Km´s
    2014-08-25 ---> 042 ---> 82196 Km´s

    Por cá descobri também a volta que ele teve nestes anos...

    Essencialmente:

    Sintra (Queluz) -> Sines -> Tavira -> Faro -> Covilhã -> (e agora... ELVAS).

    Munido de toda a informação, senti-me mais á vontade de avançar com algumas melhorias que eu pretendia fazer...

    Nomeadamente algumas estéticas mas outras funcionais...
    Assim pedi na oficina de mecânica os seguintes trabalhos extra, usando material que mandei vir da PRADO Peças em Braga, que é para mim o repositório nacional de material para os SMARTS!

    - Estofamento e colocação do novo Volante
    - Substituição do Espelho Esquerdo
    - Troca da antena por uma mais pequena
    - Colocação de Sensores de Estacionamento Atrás (Dunlop)
    - Colocação de borrachas semi-novas no aro das portas (Esquerda e Direita)
    - Colocação de borracha semi-nova no aro da bagageira
    - Colocação de borracha semi-nova na porta da bagageira
    - Colocação de tampa semi-nova do combustível (completa)
    - Colocação de tampa semi-nova do motor (sem material a desfazer-se)
    - Colocação de tampões nos apoios traseiros da roda
    - Colocação de 2 tapetes novos
    - Colocação de 4 centros de roda novos Smart e 4 Pipos Smart
    - Colocação de Porta Copos no interior do carro
    - Colocação de Gaveta de arrumação por debaixo do banco do condutor
    - Colocação de vidros semi-novos nos manometros do topo da consola central
    - Colocação de 3 escovas novas da Bosch para a frente e traseira do carro

    Entre material pedido e o volante novo estofado, gastei 300€
    Gastei apenas mais 25€ nas escovas novas e 15€ no porta-copos.
    O Sensor de estacionamento traseiro ficou-me em 16€.
    Os 4 centros novos e 4 pipos também novos ficaram-me em 22€

    A nível de mecânica felizmente nada estava por ai além...
    O motor está particularmente bem, sem qualquer fuga de óleo, levou apenas um sensor de massa de ar.
    Fez a revisão completa e todos os fluidos foram verificados, não tendo sido necessário trocar o óleo da caixa de velocidades.

    Aqui fica a lista de operações realizadas:

    - Substituído Oleo de Motor com Castrol Edge 5w40
    - Substituído Filtros, Oleo, Ar, AC e Habitáculo
    - Substituição dos Tirantes e Rótulas da Direção (ambos os lados)
    - Verificação do Circuito de AC e carregamento completo do AC
    - Verificada correia de distribuição e bomba de água
    - Verificado motor, correias acessórias, etc...
    - Verificado fluido dos travões e as pastilhas á frente e atrás
    - Verificado nível do líquido do radiador e estado do mesmo​
    - Verificado o estado da bateria e alternador
    - Verificado o estado por baixo do carro, em especial suspensão e direção
    - Lubrificação das dobradiças e dos puxadores das portas (lubrificação do cabo de guia)

    Foi verificado que existem alguns pontos de ferrugem debaixo do carro, resultante do uso de SAL na estrada (aparente recentes).
    Perguntei se era para fazer alguma coisa sobre esse assunto, mas para já não é para fazer nada, foi aplicado um produto para travar a corrosão.

    Adicionalmente e porque eu tinha pedido, a oficina encaminhou o carro para o eletricista para resolver diversos problemas que existiam nomeadamente:

    - Verificação dos Fusíveis do carro
    - Substituição das luzes fundidas no Terceiro Stop
    - Substituição das luzes no Odometro
    - Substituição de luzes fundidas no painel central e painel acessório
    - Reparação e substituição das luzes de interior do carro
    - Religação do Rádio para não se desligar totalmente quando se desliga o carro

    Escusado será dizer que veio mais "iluminado" de volta á oficina!
    Posteriormente foi mandado á "oficina" dos pneus com quem eles também trabalham e onde eu já tinha ido previamente encomendar os pneus para o carro.
    Inicialmente eram apenas para ser os 2 á frente, mas como os de trás também já estavam com um uso bastante adiantado, resolvi logo trocar os 4 pneus...

    Assim foram encomendados os seguintes pneus:

    - 4 Pneus Kuhmo EcoWing ES01 KH27 (FR: 145/65 R15 - TR: 175/55 R15)

    Adicionalmente foram feitas as seguintes operações:

    - Calibragem das 4 rodas (felizmente não tenho jantes empenadas), colocação de 4 válvulas novas.
    - Alinhamento da direção já que levou rótulas e tirantes novos (isto porque deveria andar muitas vezes a ir bater nos passeios!).

    Nestas operações gastei no total: 306€ (Pneus e operações relacionadas).

    Voltando á oficina foram feitos os últimos testes e verificações se estava tudo bem a nível de direção e valores do motor.
    A conta final na oficina por toda as operações realizadas (muitas delas a meu pedido e que em nada teriam a ver com a parte mecânica) foi de: 459€.

    Teve uma atenção a nível de horas de trabalho, pois foram de facto algumas durante as 2 semanas que fiquei sem o carro.

    Mas o carro está excelente! A nível de comportamento de estrada está muito melhor e mais "mole", a mudança de dimensão dos pneus á frente ajudou bastante nesse aspecto.
    Claro depois os restantes extras que o carro ganhou... Volante novo, acessórios interiores importantes, como porta copos e a gaveta de arrumação inferior (o espaço neste Smart 450 é bastante reduzido, portanto todos os buracos contam...).

    Agora faltam apenas 2 outras viagens para terminar as operações que eu pretendo ainda fazer...
    Próxima viagem é á oficina de pintura... Irá dia 9 de Maio...

    Já ficou orçamentado em 150€ as seguintes operações:

    - Polir ou Pintar Painéis pretos frontais (centro e as duas rodas)
    - Pintar plásticos inferiores na frente e laterais do carro
    - Polir e envernizar os vidros acrílicos laterais (ambos)
    - Polir e selar os faróis de trás
    - Retocar algumas marcas e tinta estalada na estrutura exterior cinza
    - Retocar com tinta preta interior das portas
    - Retirar e substituir (ou não) a película estalada do vidro do topo.
    - Retocar com tinta preta o interior da porta da bagageira
    - Colocar o Símbolo do Smart na frente do carro (remover algumas imperfeições)
    - Colocar as letras "SMART" na porta da Bagageira (centrado) (remover algumas imperfeições)​

    E depois disso feito vai para a oficina de limpeza e detalhe de um amigo meu aqui em Elvas:
    Lá fará os poucos pontos que ficam a faltar:

    - Colocar a fascia no rádio (fornecida)
    - Fixar o rádio á consola central
    - Limpar e polir acrílico transparente do painel de instrumentos
    - Limpar plásticos interiores e hidratar os plásticos
    - Limpar os estofos e zonas com tecido
    - Retirar autocolantes e materiais colados no vidro da frente
    - Limpar todos os vidros (incluindo o vidro panorâmico)
    - Limpar carpetes e plásticos
    - Lavagem completa e aplicação de cera no exterior

    Assim dentro do que me for possível irei recuperar o que der para melhorar no carro.
    Quem me conhece sabe que gosto de estimar as coisas que eu tenho e manter em "top shape", os meus carros, motas, computadores, etc...

    E sabendo que tinha o OK da mecânica para avançar, faz sentido deixar o carro impecável!
    Existe um valor de parte que já tinha colocado para estas operações... e para já está tudo dentro do budget...

    Vou-vos deixar no próximo post umas fotos tiradas ontem depois ter ido dar uma volta com o carro...

    Cumprimentos a todos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  4. #4
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,815
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Deixo então aqui algumas fotos do carro:

    EXTERIOR:

















    INTERIOR:



















    Espero que tenham gostado...

    Próximo update será quando tiver o carro já fora da pintura...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  5. Likes MR Gostou do Post
  6. #5
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,815
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Deixo aqui mais um update sobre este meu carro.
    O carro teve uma ida programada á oficina de pintura, onde foram vistos os aspectos exteriores que eu queria recuperar (como polimento dos farois traseiros, repintura das janelas laterais de acrílico, pintura dos plásticos queimados pelo sol, etc...).
    Depois foi para uma oficina de limpeza e detalhe, onde foi tratado todo o interior, com a limpeza e hidratação dos plásticos, borrachas e couro. Os tecidos e bancos, foram lavados e limpos... Tudo foi claro higienizado...

    Fui buscar ontem (Sexta-Feira dia 26 de Maio), o carro á oficina, mas por azar estava todo limpo por fora, começou de chover imenso... Resultado sujou-se todo! LOL

    No entanto e porque ia atestar o carro, o tempo melhorou e fui dar uma lavagem nas máquinas de pressão para poder tirar as fotos que hoje aqui apresento...
    Espero que gostem... Eu vou "narrando" os pormenores que vão aparecendo nas fotos...



    Nesta foto a frente foi ligeiramente polida e envernizada. Foi colocado o logotipo de origem que não tinha...
    O LIP do carro foi pintado novamente, levou ali um radiador de AC novo e as astes dos limpa-vidros foram lixadas e pintadas já que apresentavam pontos de ferrugem...
    Levou também um jogo de escovas limpa-vidros novas da Bosch.





    Como havia indicado anteriormente, o carro levou 4 pneus novos, sendo escolhidos os Kumho Ecowing ES01.
    Pormenor das cubas dos travões de trás que também foram lixadas e pintadas de preto.





    Nas laterais do carro foram feitos diversos melhoramentos...
    Nomeadamente os plásticos inferiores foram pintados, junto com os plásticos do espelho e á frente do mesmo.
    Troquei a antena por uma mais pequena e comprei uma nova tampa de combustível.
    Tanto a tampa como o respirador do motor (no lado oposto) foram pintados novamente.

    Os vidros laterais a seguir ás portas, foram ambos lixados e envernizados e por dentro levaram película plástica escurecida.



    Deixo aqui o pormenor dos batentes de amortecimento que eu comprei para as 2 portas... Permite amortecer a pancada quando fechamos e ajuda a isolar eventuais vibrações com a porta fechada (útil e barato).





    Atrás claro também levou um conjunto de miminhos...
    Levou uma escova nova Bosch, depois levou um conjunto se sensores de estacionamento da Dunlop, que funcionam particularmente bem apresentado sinais visuais e audíveis e também a distância para o obstáculo.
    De pintura estava bom pelo que apenas foi ligeiramente polido. Polidos e Selados foram também os farois de trás que estavam todos queimados do sol e do tempo.
    Por baixo levou uns protectores da estrutura (aqueles circulos a dizer smart de ambos os lados das rodas), uma tampa de carter nova (que a outra estava toda podre e a perder óleo).

    Por fim a janela da porta da bagageira levou também película plastica escurecida.





    Aqui temos uma primeira panorâmica geral do interior do carro visto pelo lado do condutor.
    Para quem acompanha o projecto, sabe que meti um espelho do meu lado novo. Dá para ver também a anteninha mais curta que meti... Verdade que perde-se um pouco de sinal rádio, mas as principais estações apanham-se bem.
    O interior está cheio de novos pormenores que mais á frente explico...

    Na outra foto, dá para perceber que existe um pequeno espaço para arrumações. Ai coloquei uma pequena rede que se fixa á carpete por velcro. Tem lá um kit de primeiros socorros (just in case).
    Tem também lá a cadeira para o meu filho, quando vou ao colégio o buscar... Por cima normalmente "mando" a minha mala com o telemóvel e a carteira.
    Dá para ver ainda a chapeleira (uma raridade e foi difícil de arranjar nova ainda por cima), que separa a bagageira do "interior" e isola mais um pouco o motor.



    Nesta foto dá para ver os tapetes de borracha que comprei para ele... Na verdade até comprei 2 conjuntos... Estes que já eram usados mas estão em bom estado (estavam meio sujos dos meus pés da chuva e depois da lavagem).
    E outros ainda selados no plástico que serão para usar quando esses estiverem gastos.
    Tal como na chapeleira estes tapetes originais de borracha, são bastante difícil de arranjar, ainda para mais com a idade do mesmo... Mas com algum esfoço lá consegui arranjar!







    Ora vamos lá abrir as portas da bagageira e ver como está isto aqui por dentro...
    Na primeira foto, vemos a película plástica escurecida que foi aplicada na janela toda.
    E vemos também a chapeleira colocada e como protege dos olhares menos interessantes do interior do carro.

    Abrimos a outra porta e revelamos o compartimento da bagageira... Não é muito grande, mas também não é pequeno para um carro desta dimensão.
    Dá para as compras semanais, que já testei...
    Sobre esta chapeleira, á pouco referi que era uma raridade e apanhar uma nova então é quase impossível... Isto acontece porque já na altura (á 20 anos atrás) estas chapeleiras eram EXTRAS que se tinham que comprar á parte...
    Não vinham com os SMART da altura... e eram bastante caras, pelo que a maioria das pessoas não as comprava (e por isso é que existem tantos SMART´s desta geração a circular sem qualquer chapeleira).

    De lado reparei a rede (apertando-a) e coloquei lá 1L de água destilada para a eventualidade do motor ficar sem refrigeração... Numa emergência pode significar a vida ou morte do motor...
    E um kit booster para o caso da bateria morrer no meio do nada... e não ter como arrancar novamente o carro... E claro alguns sacos para as compras...



    Temos então uma panorâmica do interior pelo lado do passageiro...
    Se repararem a posição dos pés é ligeiramente levantada. Tal acontece porque por debaixo existe um kit de reparação de pneus da Smart (líquido e bomba de enchimento) e por debaixo desse kit, encontra-se a bateria.
    A ideia na altura terá sido meter ali á frente num lugar que não causasse transtorno e que também não roubasse espaço á outros componentes importantes...
    Vemos também o outro tapete de borracha (que está praticamente novo este...).





    Vamos então (calculo eu), á parte mais esperada deste post... O interior própriamente dito...
    Aqui eu também fiz o que pude para recuperar anos de vida do carro. E foram muitos os pormenores que eu aqui melhorei e coloquei.
    Temos então o volante novo em pele, o porta-copos, os 3 vidros (painel de instrumentos, conta-rotações e relógio) foram todos novos.
    Levou também led´s para iluminação interior (na cor amarelo original), que dão muito mais luz, que os antigos de lampada incandescente.
    Levou também uma moldura nova para o rádio (que faltava quando o comprei), foi tudo fixado e arranjado a nível de pequenas luzes fundidas pelo painel e consola central.

    Vemos ao centro ao pé das escovas o controlo do sensor de estacionamento, e claro foi feita uma limpeza geral aos plásticos, borrachas, metais e estofos!





    Por fim vamos a um dos pormenores que o carro não tinha, mas eu queria meter... A gaveta de utilidade que fica por baixo do banco do condutor.
    Se repararem esta geração de SMART´s não tinha compartimento porta-luvas... Pelo que existem apenas pequenos espaços para meter coisas... A ideia seria usar o topo onde estão as colunas para meter os "trecos".
    No entanto existe uma gaveta que se pode meter e que permite assim guardar algumas coisas importantes ali, sem roubar espaço no habitáculo...

    Funciona bastante bem e dá um jeito daqueles!

    E pronto, está feita a visita guiada pelo carro...
    Foi um caminho interessante e que quem me conhece sabe que costumo percorrer com todos os meus carros e motas.

    Fiz isso com o meu primeiro FIAT PUNTO (o projecto ainda anda cá no fórum), depois foi com o C4 I que tive (onde gastei perto de 5000€ em recuperar o carro), e este projecto também está neste fórum.
    Como também fiz com o meu C5 Aicross que por ser novo, não tem precisado de muita atenção (apenas as limpezas mensais na oficina de limpeza e detalhe). Para um carro com 4 anos, parece que saiu do stand ontem.

    Neste caso o carro quando me chegou ás mãos não estava lá muito bem estimado... mas com amor e atenção, consegue-se meter tudo muito melhor.
    O carro custou-me 2750€, sendo que eu tinha já orçamentado 1000€ para coisas para reparar e meter ao meu gosto. Daqui exclui os 306€ que paguei pelos 4 pneus...

    Entre mecanica (2 idas lá), oficina de pintura e oficina de limpeza e detalhe, gastei á volta dos 1200€. Um pequeno derrape que assumo até foi por minha culpa por querer mais e mais coisas para serem feitas.
    O carro está excepcional para a idade que tem e apenas irei (porque sim), fazer uma nova revisão na Bosch Car Service para ter a certeza que tudo está mesmo em condições.

    Depois é fazer o que eu faço normalmente... Revisões anuais e com troca obrigatória dos 3 filtros e do óleo do motor...

    Espero que tenham gostado!

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  7. #6
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,815
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Bem ficou finalizada a parte das pinturas e retoques...
    Desta feita foi alguns retoques nos painéis do carro e claro lixar e pintar as jantes do carro.

    Deixo aqui algumas fotos do carro:
























    Agora do Interior do carro:













    Visualmente está tudo concluído... Não está previsto mexer mais nada. E que lindo que ficou!...

    Proximas operações...

    - Revisão Geral dos 150.000Km´s na Bosch Car Service
    - Inspecção

    Espero que tenham gostado...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •