Registar
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
    Tech Membro Avatar de MAXLD
    Registo
    Mar 2013
    Local
    C.Branco
    Avaliação
    0

Vodafone e MEO partilham redes de fibra óptica

Finalmente chega o fim das cabeçadas.

Vodafone e PT/Meo vão partilhar as suas redes de fibra.

PT e Vodafone vão partilhar rede de fibra ótica

A PT Portugal e a Vodafone assinaram um acordo para partilhar rede de fibra ótica a partir desta segunda-feira, que permitirá a cada uma das operadoras passar a ter mais 450 mil casas com aquela tecnologia.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a PT Portugal diz que o MEO, através daquela operadora, celebrou um acordo de desenvolvimento e partilha de rede de fibra ótica com a Vodafone Portugal, que terá efeito imediato.

O acordo foi entretanto anunciado também pela Vodafone que explica querer reforçar "o seu anunciado plano de expansão de fibra para um total de mais de 2 milhões de lares em 2015".

Negociado ao longo do último ano, o acordo abrange a partilha de fibra ótica escura em cerca de 900 mil casas, em que cada uma das entidades partilha com a outra aproximadamente 450 mil casas.

Na prática, este acordo permitirá ao MEO aceder a mais 450 mil casas com a tecnologia de fibra ótica até casa do cliente (FTTH -- 'fibre to the home'), o que significa que a operadora poderá passar dos atuais 1,6 milhões de casas passadas, segundo divulgou anteriormente, para 2,050 milhões de habitações com a mesma tecnologia.

A Vodafone Portugal também terá um mercado adicional, podendo chegar aos 1,950 milhões de casas passadas, já que o objetivo desta operadora, divulgado no final do ano passado ao mercado, era alcançar os 1,5 milhões de casas, aos quais se juntam agora mais estas potenciais 450 mil (em fevereiro a operadora tinha cerca de 750 mil casas com fibra ótica).

rata-se de uma permuta de capacidade, em que cada uma das operadoras mantém os seus equipamentos e "total autonomia e flexibilidade no desenho das suas ofertas de retalho", incluindo a disponibilização do sinal RF de televisão [capacidade de ter distribuição do sinal de televisão em todas as divisões], estando garantida a total confidencialidade da informação de clientes.

O acordo vai aumentar a concorrência nomeadamente com a NOS, empresa resultante da fusão entre a ZON e a Optimus, que, em fevereiro deste ano, anunciou durante a apresentação da sua estratégia que metade da expansão da rede fixa será feita com base na fibra ótica, ao ritmo de 200 mil casa por ano, o que poderia marcar uma viragem na estratégia da empresa, cuja rede assenta sobretudo na tecnologia Docsis 3.0, de cabo coaxial. A operadora contava em fevereiro com um total de três milhões de casas passadas (Docsis 3.0).

Segundo o comunicado enviado ao regulador, a partilha é concretizada através de um contrato de aquisição de Direitos de Uso Exclusivo (IRU -- Indefeasible right of use) a 25 anos e permite a maior dinamização do mercado de retalho, através do reforço da capacidade de distribuição de ofertas de elevada velocidade e qualidade na internet e na televisão.

O presidente executivo da PT Portugal, Zeinal Bava, rejeitava há vários anos a hipótese de partilhar a rede de fibra ótica da empresa com outros operadores, argumentando haver imprevisibilidade regulatória.

Contudo, esclarecidas as questões regulatórias, o acordo agora alcançado permite uma utilização mais eficiente dos recursos financeiros, maior rentabilidade dos investimentos, aumentar o número de clientes e adquire especial interesse para a empresa, cuja estratégia é atingir uma geração de caixa positiva e a redução da dívida da Oi/PT Portugal, uma meta já avançada anteriormente pela operadora.[...]
    in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Econo...4038171&page=2

Enquanto cá não chega qualquer fibra, lá terá que continuar a Cabovisão pelo resto dos dois anos de fidelização/renovação... mas depois disso, assim que houver, Vodafone all the way.

Tech Mestre Avatar de Sonas
    Registo
    Feb 2013
    Avaliação
    9 (100%)
    Num pais em crise em que a internet e' algo essencial para qq negocio e uso diario diria que tanta turra so serviu para a PT ganhar uns valentes milhoes à custa da malta nao ter vodafone fibra onde queria!

No fundo era o fim que toda a gente queria!
    Não percebo e' porque e' que nao e' tudo partilhado...
    PC: Intel i7 4790k@4.5Ghz | Asus Ranger Z97 | EVGA 980ti ACX | 2 x 8GB FuryX | SSD: Crucial 500gb + Samsung 250gb| Phanteks Entho Pro | Seasonic X-1250w
    Monitores: Acer XB270HU 27" 1440p@144hz G-Sync | Dell U2414H 1080p@60hz

GIF Master Avatar de tiran
    Registo
    Apr 2013
    Local
    Moscovo
    Avaliação
    16 (100%)
    Vamos a ver se é agora que tenho vodafone na minha rua...
    GOD OF AWESOME SIGNATURES - KING OF GIFS - TRIGGER OF TROLLS

Ofendido por este post? Clique aqui.

O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Boas!
    Excelente notícia, já que eu tenho aqui no prédio MEO Fibra, mas não tinha Vodafone!

Isto em termos práticos quer dizer que vou ter acesso ao serviço da Vodafone pela infra-estrutura da PT correcto?
    Agora tenho é que mamar com 2 anos de merda de fidelização (Renovei recentemente pelo Quatro da NOS).

Espero que isto faça agora pressiing nos preços da NOS, para baixar os tarifários...

Cumprimentos,

LPC

My Specs:
    Case: Phanteks Eclipse P400S - CPU: AMD Ryzen 5 - 1600 @ 3.9 Ghz - Board: MSI B350 Tomahawk - RAM: 16GB DDR4 G.Skill RipJaws V 3200Mhz Cas 14-14-14-34 (2x8GB) - GPU: ZOTAC Nvidia GTX 1060 AMP! 6GB
    Cooling: Arctic Cooling 3x F14 Silent - CPU Cooler: Arctic Cooling: Liquid Freezer 360 (6xF12 Fans) - Storage: Samsung SSD 840 EVO 1 TB - PSU: EVGA G3 750W - Monitor: ACER XB270HU 1440p @ 144hz G-Sync

Tech Veterano Avatar de Viriat0
    Registo
    May 2014
    Local
    LPPT
    Avaliação
    7 (100%)
    Sou cliente NOS , felizmente já terminei a fidelização.

Aguardo a Fibra da Vodafone 24.90€ ui ui

spnet
    Guest
    O problema aqui é que esta parceria é para Fibra Escura.

Tech Membro Avatar de MAXLD
    Registo
    Mar 2013
    Local
    C.Branco
    Avaliação
    0
    Citação Post Original de Sonas Ver Post
    Não percebo e' porque e' que nao e' tudo partilhado...
    É simples, porque originou-se tudo do mesmo saco.

Dantes era apenas PT que distribuía e vendia. Exigência de concorrência ditou que PT agora distribui e TMN/Meo vende, mas basicamente mantêm-se aquela treta, os outros se querem usar a estrutura, pagam taxa (começou com os telefones e ADSL).

Dantes era apenas EDP que distribuía e vendia. Agora tens distruibuição e vendas separadas. Outros operadores que vieram pagam taxa para usar a mesma estrutura, e nem está a dar muito resultado, quem já mudou para o liberalizado foi praticamente tudo para a EDP Comercial na mesma (porque os outros não têm condições de fazer lá grandes ofertas...).

Tal como os combustíveis. Há várias marcas e postos em PT, mas a gasolina/gasóleo/... vem tudo do mesmo sítio: Sines, aka Galp.

Portugal é um mercado pequeno demais para concorrências e lutas de preços. No fim das contas tudo fica com preços iguais (quem sabe até combinados).

A vantagem desta situação da fibra é que finalmente a expansão da fibra pode avançar a todo o gás, com vantagens claras para a PT/Meo (que recebe as taxas de aluguer), e da Vodafone (que alcança mais clientes net/TV sem ter que continuar a esticar sozinha a sua fibra). Do lado da MEO tem ainda a vantagem de alcançar actuais clientes da fibra Vodafone e talvez conseguir atraír alguns deles... isto com aqueles pacotes com telemóvel, já que a clientela móvel TMN/Meo é superior à da Vodafone (que terá maior dificuldade em vender os tais packs de 4 serviços com tarifários 91).

Portanto para a Meo, tendo especialmente em conta actuais clientes fibra Vodafone mas que usem telemóveis 96, vai ser uma oportunidade de chuva de tele-marketing para que eles agora aproveitem o facto de já usarem 96 (e terem agora a mesma qualidade de fibra) para que mudem tudo para um pacto único Meo e que passem a enviar o guito todo para eles, em vez de apenas a mensalidade do 96.

Tech Veterano Avatar de JayDz
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Rua do "Rijo"
    Avaliação
    1 (100%)
    Tenho um amigo que trabalha na Zon no "Apoio ao cliente" e ele diz que há IMENSAS pessoas a sair e ir para a Vodafone, o que não é nada de admirar, um pacote que dá "tudo" poor 25€ ...

E decerteza que não é só a Zon, Meo é igual.

Nox Coolbay Vx Zero | i5 2500K | ASRock Z77 Pro 3 | GSkill RipjawsX 16GB | Sapphire Nitro RX480 | Alpenföhn Matterhorn Rev.B | XFX TS550W | SanDisk Ultra II 240GB | Samsung 830 128GB | Hitachi 7200RPM 500GB

Banido
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Leiria
    Avaliação
    3 (100%)
    Meus amigos a Vodafone está só a começar a expandir-se agora. Mas se eles quisessem eles tinham isto tudo só para eles. A Vodafone é a maior empresa de telecomunicações do mundo, por isso, quem é a PT ao lado deles?

spnet
    Guest
    Citação Post Original de Turtolius Ver Post
    Meus amigos a Vodafone está só a começar a expandir-se agora. Mas se eles quisessem eles tinham isto tudo só para eles. A Vodafone é a maior empresa de telecomunicações do mundo, por isso, quem é a PT ao lado deles?
    Num mercado como o português (saturado) de que lhe adianta esse estatuto de maior empresa do mundo em telecomunicações. Em Portugal só tens uma forma de ter quota de mercado que é "roubando" clientes das outras operadoras.

Imagina ~ 10 milhões de pessoas distribuidas por 3 operadores (não conto com a Cabovisão porque ainda não descobri qual a posição dele face ao nossa mercado). Só dá concertação de preços.

Banido
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Leiria
    Avaliação
    3 (100%)
    Por isso mesmo, Portugal é um mercado insignificante para a Vodafone! Por isso só agora começaram a mexer-se...

spnet
    Guest
    Citação Post Original de Turtolius Ver Post
    Por isso mesmo, Portugal é um mercado insignificante para a Vodafone! Por isso só agora começaram a mexer-se...
    Neste momento acaba por ser insignificante para todos.

Tech Mestre Avatar de Sonas
    Registo
    Feb 2013
    Avaliação
    9 (100%)
    Spnet, já lá vão uns anos que assim é! infelizmente....
    Continuo com a minha se a malta jovem se mexer e arranjar trabalho fora daí vai ter um futuro bem mais promissor e sorridente!

O que me deixou abismado quando ai fui em Junho foi uma noticia do INE a dizer que 340 pessoas saem de portugal por dia.... desde Janeiro e que 60 a 70% são jovens entre os 25-35 anos... realmente existe mais malta a abrir a pestana e deixar de dar de comer a esses chulos, politicos!
    PC: Intel i7 4790k@4.5Ghz | Asus Ranger Z97 | EVGA 980ti ACX | 2 x 8GB FuryX | SSD: Crucial 500gb + Samsung 250gb| Phanteks Entho Pro | Seasonic X-1250w
    Monitores: Acer XB270HU 27" 1440p@144hz G-Sync | Dell U2414H 1080p@60hz

Tech Veterano Avatar de JayDz
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Rua do "Rijo"
    Avaliação
    1 (100%)
    Eu sou um deles, se no meu fim do meu percurso escolar encontrar aqui um BOM emprego deixo me cá estar, agora se me vir negro vai ter que ser ...

Nox Coolbay Vx Zero | i5 2500K | ASRock Z77 Pro 3 | GSkill RipjawsX 16GB | Sapphire Nitro RX480 | Alpenföhn Matterhorn Rev.B | XFX TS550W | SanDisk Ultra II 240GB | Samsung 830 128GB | Hitachi 7200RPM 500GB

Banido
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Leiria
    Avaliação
    3 (100%)
    Eu vejo cada vez mais gente a mudar de NOS e MEO para Vodafone. Afinal, pagar 50€ ou 25€, ainda é uma diferença considerável. A Vodafone como grande empresa que é (muito maior que PT e NOS juntas) bastou querer, meteu cá uma proposta destas e anda a limpar este país de norte a sul. Tinha de ser uma empresa estrangeira a vir rasgar com o cartel de preços combinados de duas empresas portuguesas...
    Última edição de Turtolius : 05-10-14 às 16:25

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras