Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    Tech Membro Avatar de Sardo
    Registo
    Oct 2013
    Local
    Aveiro
    Posts
    1,282
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Internet lenta - identificar o "bottleneck"

    Boas pessoal

    Recetemente comprei um híbrido (tablet/notebook) que me anda a dar algumas dores de cabeça com a internet. A internet funciona, consigo ligação, vejo séries e ouço música por stream sem problemas, mas abrir páginas no browser é problemático. Sempre que abro uma página numa tab nova parece que o pedido não é processado de imediato - sei que há uma opção tanto no Chrome como no Firefox para a tab carregar assim que é aberta (mas sem ser janela activa) ou só quando é janela activa, mas não parece estar relacionado com o problema.

    O híbrido é uma Acer Aspire Switch 10 e tem as seguintes especificações:
    - Processador Intel Atom Z3745D 1.33 GHz
    - RAM 2GB
    - Gráfica Intel HD Graphics (Bay Trail)
    - Disco Hynix HCG8E 64 GB
    - Wifi Broadcom 802.11a/b/g/n

    Sei que as especificações não são nada do outro mundo e que não posso esperar milagres, mas a verdade é que fiquei com a ideia que este problema na performance foi algo desencadeado e não algo completamente dependente do hardware. Como estava com esta ideia na cabeça, formatei o PC e realmente pareceu-me que a performance dos browsers tinha ido ao sítio. Fui instalando as coisas passo a passo (actualizações do Windows, depois anti-vírus, depois isto, depois aquilo, etc...) até que verifiquei que o browser estava outra vez com esse problema.

    Este problema era especialmente notório no Chrome e não tanto no Firefox. Focalizando a procura de soluções no Chrome, encontrei algumas referências ao choque deste com o BitDefender que tinha instalado. Lá acabei por pôr as culpas no anti-vírus e fazer um "full uninstal" com a ferramenta que é disponibilizada no site dele. Depois de reiniciar o PC o problema claramente persisitia.

    Já procurei várias vezes pelo problema associado ao meu tablet, mas não encontro nada. Procurei associado ao Asus T100 que é um modelo bastante parecido com o meu. Alguns users queixavam-se de algumas coisas parecidas, sendo que era sugerido que seria das drivers do wireless. Ao que parece a driver não jogava bem com as definições de energia do tablet. A modos que entrava num modo de poupança de energia, perdendo capacidade de resposta. Depois de muito procurar, lá consegui obrigar o meu sistema a actualizar a driver da placa Broadcom... mas tudo continuou na mesma.

    Ora bem, neste altura já não sei por onde pegar mais. Já removi software, já actualizei drivers, já regredi outras, já fiz tudo o que me lembrei. O próximo passo seria formatar de novo o pc, mas instalar o Windows com uma cópia limpa e não pela recuperação. Isto era algo que eu queria mesmo muito evitar.

    O que eu vinha aqui perguntar era se tinham mais sugestões para o que tentar fazer, mas mais que isso se conhecem alguma programa ou plugin para os browsers que meça efectivamente o tempo que demora a abrir a página de internet. Eu não me importo de voltar a testar tudo o que fiz até agora, mas preciso de algo que me meça quantitivamente (segundo/milisegundos) o desempenho do browser a abrir a página, já que qualitativamente (parece-me que está mais lento/rápido) está a ser bastante exaustivo, até porque a qualidade da minha rede tem tendência a flutuar.

  2. #2
    Tech Veterano Avatar de Viriat0
    Registo
    May 2014
    Local
    LPPT
    Posts
    5,187
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    7 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Tive um problema idêntico no desktop e descobri que era o plugin do avira para o Firefox/Chrome que analisava o site antes de apresenta-lo.

    Boa sorte para a resolução do teu problema.
    i7-4790K + NZXT Kraken X52 | Z97 MSI GAMING 7 | EVGA FTW3 ICX 1080 Ti | GSkill RIPJAW Z 16 GB DDR3 2133MHZ CL9 | SSD Crucial MX100 250GB + SEAGATE 3TB + M.2 KINGSTON M2 120GB | SOUND BLASTER Z | EVGA G2 SUPERNOVA 1000W | SAMSUNG 32´ UH850

  3. #3
    Moderador Avatar de Winjer
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Santo Tirso
    Posts
    12,672
    Likes (Dados)
    30
    Likes (Recebidos)
    208
    Avaliação
    4 (100%)
    Mentioned
    7 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Que plugins tens instalado no Browser?
    Já tentaste limpar a cache do Browser?
    Já correste um CCLeaner?
    Ryzen R5 3700X / Noctua NH-D15 / B550 AORUS ELITE V2 / Cooler Master H500 Mesh / 16Gb DDR4 @ 3800mhz CL16 / Gigabyte RTX 2070 Super / Seasonic Focus GX 750W / Sabrent Q Rocket 2 TB / Crucial MX300 500Gb + Samsung 250Evo 500Gb / Edifier R1700BT


  4. #4
    Tech Membro Avatar de Sardo
    Registo
    Oct 2013
    Local
    Aveiro
    Posts
    1,282
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Os único plugin que estava a usar era o Adblock plus, já que achei que o resto que costumo usar iria ter um impacto significativo na performance neste sistema. Também pensei que pudesse ser disto e como tal removi o Adblock, mas não me pareceu ser daqui.

    Em relação ao CCleaner é algo que uso bastante e após cada alteração fazia uma limpeza para obrigar o browser a arrancar a frio.

    O problema aqui é que ao fim de tanto teste, instala/desinstala, activa/desactiva acaba por ser fácil perder o referêncial. Daí precisar de um ferramente/plugin que me dê um valor de perfomance do meu browser e eu poder apontar e ir comparando. Não me parece que o Browsermark ou o Peacemaker sejam as melhores ferramentas para usar neste caso, já que o que vão medir não me parece ser relevante neste caso. O que precisava mesmo era algo que medisse o tempo que o browser demora a carregar uma dada página completamente, já que fazer isto de cronómetro na mão ia ser o caos.

  5. #5
    Tech Novato Avatar de XTREMVZ
    Registo
    Oct 2014
    Posts
    375
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    O Adblock Plus há uns 3 meses pra cá que decide bloquear sites bastante comuns e tenho de os desbloquear manualmente.

    @@||noticiasaominuto.com^$document
    @@||maisgasolina.com^$document
    @@||linkedin.com^$document

    etc.
    _______________

    Asus K55VJ-SX006H
    BQ Aquaris E4.5

  6. #6
    Tech Membro Avatar de Sardo
    Registo
    Oct 2013
    Local
    Aveiro
    Posts
    1,282
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Pois, eu a dada altura pus mesmo a hipótese que esse plugin seria o culpado, mas não senti melhorias na performance depois de o desactivar e instalar.

    Encontrei um plugin para Firefox e Chrome que faz o que eu queria, medir os tempos que demora a carregar completamente a página - app.telemetry Page Speed Monitor. Formatei o pc, instalei o Firefox e o Chrome e ando a testar exaustivamente e a comparar dados.

    Estranhamente, notei que a performance do Firefox diminui após ter instalado as actualizações do Windows, demorando mais tempo agora a abrir as páginas. Se antes demorava 7,2 segundos em média a abrir uma página completamente (teste em triplicado à abertura de 20 sites diferentes), agora demora 8,2 segundos. Pelo o contrário, o Chrome melhorou ligeiramente, já que dos 6,5 segundos passou para o 6,1 segundos. Sim, o Chrome até ao momento está a levar a melhor nos testes reais e sintéticos.

    Vou agora instalar o Adblock nos browsers a ver qual é o impacto do mesmo nos tempos, depois anti-vírus e por aí fora. A alguma conclusão ei de chegar. Vou pondo novidades aqui e depois vou tentar complicar a informação num tópico do género Chrome vs Firefox.

  7. #7
    Tech Novato Avatar de XTREMVZ
    Registo
    Oct 2014
    Posts
    375
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Nunca instalei actualizações do Windows e ambos abrem as páginas bastante rápido.
    O que noto é que ao iniciar pela primeira vez quando ligo o pc o FF demora bem mais tempo a abrir do que o Chrome.
    _______________

    Asus K55VJ-SX006H
    BQ Aquaris E4.5

  8. #8
    Tech Membro Avatar de Sardo
    Registo
    Oct 2013
    Local
    Aveiro
    Posts
    1,282
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Nunca instalaste actualizações do Windows? Porque não?

    Eu no meu portátil também não tenho problemas, nem com um, nem com outro. Aqui no tablet é que parece que deu para embirrar. Eu sei que com um Atom não posso esperar milagres, mas estou convencido que é software a causar-me o problema. Hoje toda a minha actividade na net foi no tablet e não tenho sentido a lentidão que sentia antes de o voltar a formatar.

    A abrir o programa o Chrome realmente é mais rápido, mas no Firefox eu uso a página default e aquela animação do símbolo do Firefox não ajuda. O facto de o Firefox ser mais costumizável também deve ter influência nisto, digo eu sem perceber nada do assunto.

    Em relação ao Adblock, fiz um primeiro teste aos dois browsers e de um modo geral trouxe vantagens significativas. A média do tempo de abertura de páginas baixou nos dois browsers para cerca de 5 segundos, sendo a diferença entre os dois inferiores a 0,5 segundos. Este ganho é bastante significativo em sites "tipo revista" ou seja, em sites com muita publicidade, que passam a abrir significativamente mais rápido (1/2 a 1/4 do tempo). Em sites de marcas ou lojas, parece-me haver um ligeiro aumento de tempo, mas ainda me falta confirmar os resultados.

    Mesmo faltando repetir o teste com o Adblock, neste momento tudo me leva a crer que o problema a voltar a acontecer não será daqui. O suspeito mais forte começa mesmo a ser o anti-vírus, apesar de achar que o tinha desisntalado completamente da última vez.

 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •