Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 456
Resultados 76 a 89 de 89
  1. #76
    Tech Ubër-Dominus Avatar de jotinha17
    Registo
    Mar 2013
    Posts
    12,504
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    18 (95%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Viriat0 Ver Post
    Admiro a tua paciência
    X2, paciência e vontade, é assim mesmo
    Fractal Define Mini | i5 3570k@4.5GHz & Noctua NH-D15S | Asrock Z77 Pro4-M | Gigabyte GeForce GTX 1060 G1 6GB | Kingston HyperX Fury 16GB 1866 | 3TB + Samsung 850 250GB | SuperFlower Leadex 750W GOLD | Creative Sound Blaster Z

  2. #77
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Viriat0 Ver Post
    Admiro a tua paciência
    Citação Post Original de jotinha17 Ver Post
    X2, paciência e vontade, é assim mesmo



    é mais paciência porque tem que ser com calma para os gastos serem repartidos ao longo dos meses por isso que isto está a ir de vagar , porque parece que nao já vao uns €€ valentes.

    Consegui uma versao do cooler sem ventoinhas para ser mais barato e como tinha ventoinhas ca em casa apesar de serem de 120mm consegui um bom cooler novo , barato e apliquei as fans de 120 que cá tinha paradas e ficou assim :





    Já tenho as peças de acrilico à medida ver se este fim de semana já o monto.
    Tive que arranjar umas placas de cobre porque a base do cooler é de 4x4cm e o peltier é de 5 por 5cm ou seja 1cm ali estava a mandar calor para o res, assim uma placa de cobre no meio e já resolve o problema .

    Tambem recebi esta semana :
    -10 Mosfets com capacidade de 50A , vai dar para controla centenas de Ventoinhas
    -Sonda para ler as temperaturas da agua , vai ser inserida no reservatorio .
    -LCD para colocar na frente da caixa com as informações.
    -Botoes para colocar tambem na frente da caixa para poder controlar manualmente caso necessario .
    -cabos para estas ligaçoes todas no arduino .

    Agora prevejo algumas semanitas a bater teclas no codigo para meter isto tudo a funcionar .

    Ando aqui com a pulga de empilhar um segundo peltier e ficar com dois de 400W a 12V vai debitar +/- 625W...
    Última edição de 926 : 29-04-16 às 23:53

  3. #78
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)



    Primeiros testes ao reservatório.


    falta me dar uma limpeza ao reservatório porque ainda tem ali bocados de silicone colados.
    a parte de cima da caixa colei duas placas de 4mm para aguentar com o peso do nhd15 e do cooler da grafica , uma de 4mm nao me parecia suficiente para aguentar .
    Vou tambem fixar o cooler da grafica em varios pontos e tambem recorrendo a silicone para dar resistência a parte de cima da caixa.

  4. #79
    Master Business & GPU Man Avatar de Enzo
    Registo
    Jan 2015
    Local
    País Campeão Euro 2016
    Posts
    7,793
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    41 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Penso que não seja necessário outro peltier. A menos que vás tentar puxar algum processador da arquitetura Prescott a 5ghz. Ou para ultra-prevenção.
    Sensato era pores tudo o que tens para já a funcionar em harmonia e sem erros. Depois de tudo ok, se necessário, partir para mais um.
    Ideias sem Nexo e Provas do Tráfico de Hardware
    "que personifica o destino, equilíbrio e vingança divina." Dejá vú. Que cena!

  5. #80
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    EU arranjei cá uma sonda , ainda nao sao as do arduino porque ainda nao chegaram , e ao fim de umas horas a tentar obter valores "normais " la consegui valores para temperatura ambiente de 23º, meti no reservatório e deu me 7 graus .
    Atençao que nao tenho a certeza se os valores estão certos .

  6. #81
    Master Business & GPU Man Avatar de Enzo
    Registo
    Jan 2015
    Local
    País Campeão Euro 2016
    Posts
    7,793
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    41 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Junta lá uma cerveja. Se esfriar, é porque está certo
    Penso que sejam valores correctos, ou com muito pouca diferença do valor real. Com essa potencia de peltier, mais o dissipador que lhe instalaste, não se esperava outra coisa, certo?
    Ideias sem Nexo e Provas do Tráfico de Hardware
    "que personifica o destino, equilíbrio e vingança divina." Dejá vú. Que cena!

  7. #82
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Sim sao os valores esperados.
    Mas agora estou aqui com um dilema :

    Meter o segundo peltier e :

    -comprar uma sonda de humidade , para calcular a temperatura minima que o reservatorio poderá estar para evitar a condensaçao e assim o arduino ia controlando a temperatura do reservatorio.

    -comprar silica para me sugar a humidade e meter os dois peltiers sempre ao máximo quando o arduino os activasse .


    Como se pode ver na imagem , o cooler ainda nem aparafusado está para fazer mais pressao .
    e vou usar liquid pro no lado quente e noctua nh-1 no lado frio , por isso os resultados ainda devem melhorar um pouco , agora usei uma deepcool z3 que arranjei cá na zona barata para os testes

  8. #83
    Master Business & GPU Man Avatar de Enzo
    Registo
    Jan 2015
    Local
    País Campeão Euro 2016
    Posts
    7,793
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    41 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Na minha opinião, devias prevenir que existisse condensação. Estares a resolver um dilema que vais criar, não me parece boa solução. A solução passa pela prevenção.
    Ideias sem Nexo e Provas do Tráfico de Hardware
    "que personifica o destino, equilíbrio e vingança divina." Dejá vú. Que cena!

  9. #84
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Enzo7231 Ver Post
    Na minha opinião, devias prevenir que existisse condensação. Estares a resolver um dilema que vais criar, não me parece boa solução. A solução passa pela prevenção.

    o peltier tambem só vai ligar em dias que precise de fazer uns benchmarks ou em dia de muito calor .
    ou seja em dias de muito calor segundo o que calculei precisaria de baixar um bocado abaixo de 0 que nao é esse o objetivo.

    Pelo sim pelo nao , já coloquei a funçao no arduino a retornar a temperatura máxima que a agua do res deve estar para nao criar condensação .
    P.S- Nada me impede de colocar uma caixinha com silica para ir absorvendo a condensação , pelo que já falei com um amigo ele usa no carro e aquilo resulta bastante .
    Ou seja usando as duas era segurança maxima .



    Actualmente a agua encontra-se a esta temperatura , agua estagnada , quando a agua absorver a temperatura proveniente do cpu , aumentará mais uns graus.
    E há uma coisa que eu gostaria ainda de melhorar , o tempo de arrefecimento , que demorá me 10 minutos para atingir a temperatura mínima .
    Última edição de 926 : 04-05-16 às 19:34

  10. #85
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    1 peltier :




    2 peltier :



    Fazendo as contas assim as tres pancadas , ao montar seria um em cima do outro e nao em paralelo como nos cálculos .

    Factores que me levam a meter o segundo peltier:

    -Agua em movimento
    -Agua quente proveniente do cpu
    -Rapidez de arrefecimento
    Última edição de 926 : 04-05-16 às 19:35

  11. #86
    Master Business & GPU Man Avatar de Enzo
    Registo
    Jan 2015
    Local
    País Campeão Euro 2016
    Posts
    7,793
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    41 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Com essa justificação, sim. Tendo em conta que basta menos de 1 minuto para fritares um CPU com temperaturas acima dos 100...
    De que forma estão a funcionar as tuas ventoinhas? Essa deveria de ser a tua salvaguarda, serem puxadas ao máximo quando as coisas ficarem feias (leia-se quentes) e à medida que o peltier fosse arrefecendo, elas iam diminuindo a velocidade. Testaste a tua temperatura em modo passivo, para teres noção da dissipação sem ventoinhas ou peltier?
    Ideias sem Nexo e Provas do Tráfico de Hardware
    "que personifica o destino, equilíbrio e vingança divina." Dejá vú. Que cena!

  12. #87
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Enzo7231 Ver Post
    Com essa justificação, sim. Tendo em conta que basta menos de 1 minuto para fritares um CPU com temperaturas acima dos 100...
    De que forma estão a funcionar as tuas ventoinhas? Essa deveria de ser a tua salvaguarda, serem puxadas ao máximo quando as coisas ficarem feias (leia-se quentes) e à medida que o peltier fosse arrefecendo, elas iam diminuindo a velocidade. Testaste a tua temperatura em modo passivo, para teres noção da dissipação sem ventoinhas ou peltier?

    Tenho a programação da seguinte maneira , quando atingir a temperatura 60 graus por exemplo :
    -liga o peltier e as ventoinhas do cooler do peltier e desliga as fans do rad para nao dissiparem a temperatura , porque se tivessem ligadas iam aquecer a agua .
    -Tenho uma sonda na agua , caso o peltier lhe dei-a os 5 minutos e começe a aquecer do lado de dentro , para desligar o peltier.


    Para controlar as temperaturas do peltier , nao vou mexer nas ventoinhas do cooler dele , tenho um mosfet que me permite dar ao peltier por exemplo 50% do seu poder , ou seja sempre que o peltier estiver ligado seja a 100% ou a 10% as ventoinhas do nh-15 estao sempre a 100%
    Última edição de 926 : 04-05-16 às 19:38

  13. #88
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Para a parte final do projeto , acho que vou ficar mais um tempo parado porque só tenho 4 portas disponíveis , duas digitais e duas analógicas e ainda me falta adiconar:
    dois mosfets
    uma sonda de temperatura
    uma sonda de humidade
    e um potenciómetro

  14. #89
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Braga
    Posts
    73
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    e mais um avanço:

    o arduino já recebe as temperaturas do PC.


 

 
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 456

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •