Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    13
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Incompatibilidade entre CPU i7 7700k e Board H170 Gaming M3

    Incompatibilidade entre CPU i7 7700k e Board H170 Gaming M3;

    Boas noites, sou novo neste espaço e, venho aqui pedir um conselho.

    Na sequencia de um upgrade que resolvi efectuar ao PC desktop (ao fim de 9 anos), comprei alguns componentes, entre os quais, numa promoção de uma loja conhecida, uma Motherboard MSI H170 Gaming M3 (que vinha com uma slot de RAM 8GB grátis).

    Antes de a adquirir falei com eles sobre qual o meu sistema incluindo o CPU. Referi que era o processador i7700 k claramente. A que a conselho dos mesmos, avancei para a referida board.

    Ja com o material, na montagem (na loja de um amigo meu) deparámo-nos com o facto de o sistema nao arrancar após a mesma realizada. Acende as luzes e tal, mas nao arranca. Após consultarmos a página da board, vimos que diz que a mesma é compativel até processadores de sexta geração. E que os semelhantes ao meu, terá de ser primeiramente efectuada uma actualização da BIOS!!!

    Ora como eu não tenho outro processador para o fazer (porque parece que temos mesmo de colocar um outro processador inferior
    ara essa diligência ser realizada), fiquei muito desiludido. Até porque tinha urgência em ter o PC a funcionar.

    É normal esta situação? Poderei ficar com menor performance no PC por isto, ou uma vez feita essa actuaização de BIOS, a motherboard fica adequada ao meu processador?

    Na loja, acabaram por reconhecer a omissão e pedir desculpa, dizendo até para la me deslocar a fim de se efectuar esse procedimento, sem quaisquer custos. Acontece e não é por isso que fico menos confiante neles, até pela atenção que parecem estar a dar. Mas o que pergunto é, será que devo manter esta board ou face a estas incompatibilidades, deverei trocar por outra mais adequada e com performance melhor?

    Obrigado.

    Cumprimentos a todos e parabéns pelo espaço.

  2. #2
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boa Noite Gabriel,
    Desde já bem vindo ao fórum.

    Assim que puderes dá uma saltada á parte de apresentação do fórum e faz a tua apresentação.

    Em relação á questão da board, tanto os H170 como o Z170, permitem após upgrade de BIOS suportar os Cpu´s de 7º Geração da Intel.
    Aqui a questão depende sempre do que pretendes.

    Se é para ficar para o futuro e caso possas, talvez faça mais sentido apostar por exemplo na MSI Z270 Gaming M3 (que já tive uma), e posso-te dizer que pelo preço é uma boa board e mais adequada ao teu I7.
    Vê se é possível ainda a troca de board. Poderá claro ser um pouco mais cara que a H170, mas será um chipset um pouco mais recente e a nível de M.2 (suporte para SSD´s em stick), é melhor e mais rápida.

    Espero ter-te ajudado na tua questão...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  3. #3
    Tech Novato Avatar de Gyzdark
    Registo
    Jun 2016
    Local
    Sabugal
    Posts
    410
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    3 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    É isso, basicamente as boards 270 têm uma tecnologia (Intel Optane Technology) que melhora o desempenho nos SSD M.2 com essa tecnologia, também dá possibilidade de haver mais portas I/O e PCIe nas MoBo's, cenas que são irrelevantes para a maioria dos utilizadores.
    Se não fizer muita diferença de preço, troca e se puderes troca para uma Z que condiz com os processadores K (MB "Z" + CPU "K" permitem OC). Se fizer muita diferença e não te importares com o OC ou estiveres a pensar em voltar a trocar de board num futuro próximo mantém e atualiza a bios.
    Aqui podes falar de nome de lojas ( :p ) se não me engano compraste na Globaldata, verdade? É uma excelente loja que normalmente não comete esse tipo de erros, pelo menos se na nota de encomenda referires que queres a bios atualizada eles fazem isso sem problema.
    EDIT: Reparei agora que esta compra tem poucos dias, se não fores fazer OC devolve esse processador e compra o sem o "K" que estás a deitar 45€ para o lixo.
    Se bem percebi o computador será para jogar 25% do tempo e ver filmes os restantes 75%. Pelo que o 7700 (sem "K") com a board que tens com bios atualizada te dará para ver filmes em 4K para o resto da vida útil da plataforma.
    Última edição de Gyzdark : 06-04-17 às 07:44
    Fractal Design R4 -- MSI Z170A Gaming M3 -- i5 6600K @ 4.4GHz/1.2V -- 16GB (2x8GB) HyperX Fury DDR4 @ 2400MHz CL15 -- Asus Strix GTX 960 DirectCU2 2GB -- Crucial MX100 500GB SSD -- 1TB WD Blue -- XFX 550 Pro Core Edition -- BeQuiet Dark Rock 3 -- Win10 64x
    Samsung S24F350FHU @ 1920x1080 -- Logitech G502 -- Ozone Strike -- HyperX Cloud Revolver -- Creative Inspire A200

  4. #4
    Master Business & GPU Man Avatar de Enzo
    Registo
    Jan 2015
    Local
    País Campeão Euro 2016
    Posts
    7,793
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    41 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Sim. Ou devolvias o cpu para um não-k, ou mudarias a board para uma Z. O procedimento é habitual em boards mais simples que nao suportem update via usb.
    Ideias sem Nexo e Provas do Tráfico de Hardware
    "que personifica o destino, equilíbrio e vingança divina." Dejá vú. Que cena!

  5. #5
    Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    13
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boa Noite Gabriel,
    Desde já bem vindo ao fórum.

    Assim que puderes dá uma saltada á parte de apresentação do fórum e faz a tua apresentação.

    Em relação á questão da board, tanto os H170 como o Z170, permitem após upgrade de BIOS suportar os Cpu´s de 7º Geração da Intel.
    Aqui a questão depende sempre do que pretendes.

    Se é para ficar para o futuro e caso possas, talvez faça mais sentido apostar por exemplo na MSI Z270 Gaming M3 (que já tive uma), e posso-te dizer que pelo preço é uma boa board e mais adequada ao teu I7.
    Vê se é possível ainda a troca de board. Poderá claro ser um pouco mais cara que a H170, mas será um chipset um pouco mais recente e a nível de M.2 (suporte para SSD´s em stick), é melhor e mais rápida.

    Espero ter-te ajudado na tua questão...

    Cumprimentos,

    LPC
    Irei decerto LPC. Peço desculpa por nao o ter feito. Brevemente o irei fazer. Obrigado pela dica. Eles na Globaldata (ja sei entao que aqui se pode referir lojas e ainda bem) efectuaram a referida actualização e foram muito prestáveis.

    Citação Post Original de Gyzdark Ver Post
    É isso, basicamente as boards 270 têm uma tecnologia (Intel Optane Technology) que melhora o desempenho nos SSD M.2 com essa tecnologia, também dá possibilidade de haver mais portas I/O e PCIe nas MoBo's, cenas que são irrelevantes para a maioria dos utilizadores.
    Se não fizer muita diferença de preço, troca e se puderes troca para uma Z que condiz com os processadores K (MB "Z" + CPU "K" permitem OC). Se fizer muita diferença e não te importares com o OC ou estiveres a pensar em voltar a trocar de board num futuro próximo mantém e atualiza a bios.
    Aqui podes falar de nome de lojas ( :p ) se não me engano compraste na Globaldata, verdade? É uma excelente loja que normalmente não comete esse tipo de erros, pelo menos se na nota de encomenda referires que queres a bios atualizada eles fazem isso sem problema.
    EDIT: Reparei agora que esta compra tem poucos dias, se não fores fazer OC devolve esse processador e compra o sem o "K" que estás a deitar 45€ para o lixo.
    Se bem percebi o computador será para jogar 25% do tempo e ver filmes os restantes 75%. Pelo que o 7700 (sem "K") com a board que tens com bios atualizada te dará para ver filmes em 4K para o resto da vida útil da plataforma.

    Gyzdark obrigado pelos conselhos, tive ainda essa tentação de trocar a board, mas como beneficiei da promo da slot de 8GB de ram, acabei por deixar para mais tarde a troca da board, depois de uns tempos de a usar. Sim, o erro foi prontamente assumido e não houve por mim quaisquer ressentimentos. Aliás, foram muito prestáveis. Efectivamente é mais para os filmes e os jogos será somente para uma parte menor do tempo.
    Só uma dúvida, esses discos SSD M.2, penso que sejam também compatíveis com esta minha board, certo? Porque eu acabei por de lá trazer um de marca samsung de 240/250gb (da loja, após me aconselharem isso mesmo). Ainda nao está montado, mas espero nao vir a ter mais esse problema.


    Sim. Ou devolvias o cpu para um não-k, ou mudarias a board para uma Z. O procedimento é habitual em boards mais simples que nao suportem update
    Citação Post Original de Enzo Ver Post
    via usb.


    Exacto Enzo, soube da pior maneira, mas resolveu-se, ehehehe. Obrigado.
    Cumprimentos a todos e obrigado.

  6. #6
    Tech Novato Avatar de Gyzdark
    Registo
    Jun 2016
    Local
    Sabugal
    Posts
    410
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    3 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Sim, o suporte M.2 funciona sem qualquer problema, a 100%.

    A Intel Optane ainda nem está no mercado nem se deve contar com isso para o comum mortal durante os próximos anos. Hão-de existir uns discos SSD M.2 que terão essa tecnologia integrada e que só funcionará se a MoBo também a tiver, ou seja só é ativada nas board 250/70.

    Assim por alto: É uma tecnologia na fase final de desenvolvimento, os primeiros discos com esta tecnologia esperam-se que saiam ainda este ano com uma espantosa capacidade de 16GB e 32GB e que basicamente servirão de cache para o teu SO, uma cache super hiper rápida, 10x mais rápida que um SSD e que te fará arrancar a arrancar um SO em 1 segundo (em vez dos 2 do SSD) pelo módico preço de um rim dos teus.

    EDIT: Afinal já está no mercado, os primeiros sairam a meados de Março e até há um de 375GB de capacidade e no final do ano sairá um de 400GB se quiseres vender os dois rins, um pulmão e a alma ao diabo.
    Última edição de Gyzdark : 07-04-17 às 15:51
    Fractal Design R4 -- MSI Z170A Gaming M3 -- i5 6600K @ 4.4GHz/1.2V -- 16GB (2x8GB) HyperX Fury DDR4 @ 2400MHz CL15 -- Asus Strix GTX 960 DirectCU2 2GB -- Crucial MX100 500GB SSD -- 1TB WD Blue -- XFX 550 Pro Core Edition -- BeQuiet Dark Rock 3 -- Win10 64x
    Samsung S24F350FHU @ 1920x1080 -- Logitech G502 -- Ozone Strike -- HyperX Cloud Revolver -- Creative Inspire A200

  7. #7
    Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    13
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    ehehehehe. Pois...

    Isto está sempre em vertiginosa evolução.

 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •