Registar
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 345
Resultados 61 a 72 de 72
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Citação Post Original de DuarteM Ver Post
    Tens o carro bem estimado. Pessoalmente não conto as despesas de peças de desgaste até porque não é nenhum "problema". Chatas são as despesas de avarias.
    Também vi que colocas material já com qualidade no carro. O óleo tenta trocar para liqui moly 4300 ou 4500.

Eu percebo alguma coisa de mecanica e sou eu que faço a maioria das intervenções no meu carro, que é um Mazda 3 1.6 diesel, com a mecanica igual ao teu c4. è uma excelente motor e muito fiável. Por isso de precisares de alguma opinião estou disponivel caso eu saiba.

O meu assim que o comprei (á cerca de 5 anos) levou logo a intervenção "ilegal", FAP e EGR fora....O carro até ganha mais vida e consome menos. Tirando o grande incremento de fiabilidade. Mas isto é uma interveção que depende da cosciência de cada um.

Uma boa intervenção que podes fazer é mandar ver o chupador do carter. Muitos motores destes gripam o turbo devido ao chupador estar entupido.

Pedal de travão esponjoso é sinal de ar no circuito. Vê lá isso com cuidado. Quanto se troca o oleo e pastilhas deve acontecer o contrário e o pedal parecer mais firme.
    Boas!
    Obrigado pelas respostas...
    Sim não deveria contar para as "despesas" mas desde que o comprei fui "brindado" com diversos problemas que deveriam ter por mim sido vistos ANTES de comprar o carro.
    Claro que o vendedor sabendo ou não sabendo, assim que a "shit hit the fan", livrou-se de qualquer responsabilidade, no entanto o carro acusou logo sintomas de uso abusivo visto ter sido um carro de serviço sem nunca ter tido um real dono.

Muitos euros depois, tenho feito o possível para o colocar em ordem.
    O carro tem muitas virtudes (e alguns defeitos também), em especial o espaço interior, o conforto, o aspecto (sempre é questionável claro).

O motor acho-o realmente bastante fiável. Já teve que levar uma EGR nova também (o tal servo freio o lá o que é isso).
    Em relação á FAP e reprogramação, eu já andei a pensar nisso... Anular a FAP e o EGR sacar o miolo e reprogramar o carro para 135cv.

No entanto eu já estou numa altura da vida, que prefiro fiabilidade á performance. E penso sempre... se preciso de o fazer REALMENTE.
    Eu pedi na altura orçamento á Citroen para uma FAP nova, fica á volta de 400€. Não é relevante até porque as FAP´s duram mesmo muitos km´s...

Sei de pessoal com este modelo que com 220.000km´s ainda usam a FAP de origem!
    Penso que chave aqui é mesmo fazer as revisões atempadamente e usar bom material (incluindo o óleo).

Esse óleo que falas não conheço... Tenho estado a comprar e a usar o óleo recomendado por eles da total.
    Para combustível uso só BP Ultimate Diesel, por causa dos aditivos extra para a limpeza interna do motor e melhorias na dispersão dos injectores.

Existe pessoal que vai dizer que é efeito placebo, mas eu não arrisco nestes motores a DIESEL...
    Em relação chupador do carter, não sabia que isso existia, é algum tubo ou algo cá em baixo? Pensei que o ar só entrasse pelo filtro do ar e depois circulasse lá pelo intercooler e turbo.

Em relação ao motor, algo que notei logo é que é muito poupadinho... Eu costumo sempre que posso usar o Cruise control a 80 ou 100km´s e o consumo em modo automático é simplesmente fantástico...

Estou com médias de 6L aos 100km´s, o que acaba por me compensar em relação ao custo acrescido do DIESEL.

Em relação ás pastilhas, eu não me exprimi bem, o que eu queria dizer é que a travagem era quase nula ou que o carro "deslizava"...
    Não tenho de facto qualquer efeito esponja nos pés...

Noto que com quase 100km´s já feitos, a travagem está a melhorar... mesmo nos discos já começo a ver algumas marcas, dando a entender que as pastilhas já estão a começar a acamar nos discos...

Obrigado e cumprimentos,

LPC

My Specs:
    Case: Phanteks Eclipse P400S - CPU: AMD Ryzen 5 - 1600 @ 3.9 Ghz - Board: MSI B350 Tomahawk - RAM: 16GB DDR4 G.Skill RipJaws V 3200Mhz Cas 14-14-14-34 (2x8GB) - GPU: ZOTAC Nvidia GTX 1060 AMP! 6GB
    Cooling: Arctic Cooling 3x F14 Silent - CPU Cooler: Arctic Cooling: Liquid Freezer 360 (6xF12 Fans) - Storage: Samsung SSD 840 EVO 1 TB - PSU: EVGA G3 750W - Monitor: ACER XB270HU 1440p @ 144hz G-Sync

Tech Iniciado
    Registo
    Oct 2017
    Avaliação
    0
    O meu já vai com quase 200.000. Avarias foi o sensor da cambota (50 euros) e o elevador do vidro do condutor.
    Já treme um pouco a arrancar e a desligar, é o bimassa e talvez a embraiagem. Mas não mudo, só se berrar de vez, pois podem andar assim milhares de kilometros.
    Combustivel sempre do mais barato. Apenas tenho a atenção de não colocar em bombas com pouco movimento. De vez em quando leva aditivo da liquimoly.

Os filtros diesel destes motores são caros e embora se mudem aos 60.000 não aconselho. No máximo aos 35/40.000 Km mas não deve chegar lá, pois este motor é muito sensivel a nivel do filtro e é comum os motores desligarem em andamento derivado ao filtro.

Desligar FAP e EGR dá saude ao motor. Evita carvão na admissão, o motor só trabalha com ar fresco e não reciclado, não faz backpressure (terrivel para os turbos), não contamina o oleo e ainda desce o consumo em cerca de 1 litro. E ainda nunca mais terás avarias na EGR ou FAP.
    FAP+EGR off fica por cerca de 250 euros numa casa de confiança.

Eu não tenho repro, pois para o meu andamento o motor stock serve bem. Mas acredita, com uma boa repro não perdes fiabilidade nenhuma. Claro que se andar sempre na carga não há milagres.

O chupador é um tubo com grelha dentro do carter e vai ligar á bomba de oleo. Quanto colocas o motor a trabalhar o oleo e sugado e é feita a lubrificação forçada das várias partes do motor e turbo.
    Última edição de DuarteM : 06-12-17 às 14:09

Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Avaliação
    6 (100%)
    Estás mesmo a meter o carro "novo".

Esse óleo não é 100% sintético, nem de perto. É prai 5% sintético.

No entanto, é preferível usar um óleo semi-sintético e trocar de 10 em 10K ou 1 ano do que andar a pagar + por 100% sintéticos e pensar que se podem trocar aos 20K.

Por isso, podes usar perfeitamente esse, mas recomendo que troques SEMPRE aos 10K ou 1 ano.
    AMD SAPPHIRE ASROCK POWER EVERYWHERE. DEATH TO INTEL.

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Citação Post Original de MTPS Ver Post
    Estás mesmo a meter o carro "novo".

Esse óleo não é 100% sintético, nem de perto. É prai 5% sintético.

No entanto, é preferível usar um óleo semi-sintético e trocar de 10 em 10K ou 1 ano do que andar a pagar + por 100% sintéticos e pensar que se podem trocar aos 20K.

Por isso, podes usar perfeitamente esse, mas recomendo que troques SEMPRE aos 10K ou 1 ano.
    Boas!
    Qual óleo?

O Total? Esse é o Óleo recomendado pelo fabricante para o meu carro.
    É 100% Sintético.

Podes ver aqui:

- http://www4.total.fr/asia-oceania/si...Ineo%20ECS.pdf

É um muito bom óleo para estas motorizações, e aguenta até 20k antes de ser trocado.
    No meu caso eu anualmente troco o óleo faça os km´s que fizer.

Gosto de manter tudo bem lubrificado e limpo de "lixo"...
    Mesmo os filtros só uso de boas marcas.

Cumprimentos,

LPC

My Specs:
    Case: Phanteks Eclipse P400S - CPU: AMD Ryzen 5 - 1600 @ 3.9 Ghz - Board: MSI B350 Tomahawk - RAM: 16GB DDR4 G.Skill RipJaws V 3200Mhz Cas 14-14-14-34 (2x8GB) - GPU: ZOTAC Nvidia GTX 1060 AMP! 6GB
    Cooling: Arctic Cooling 3x F14 Silent - CPU Cooler: Arctic Cooling: Liquid Freezer 360 (6xF12 Fans) - Storage: Samsung SSD 840 EVO 1 TB - PSU: EVGA G3 750W - Monitor: ACER XB270HU 1440p @ 144hz G-Sync

Registo
    Oct 2013
    Avaliação
    6 (100%)
    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boas!
    Qual óleo?

O Total? Esse é o Óleo recomendado pelo fabricante para o meu carro.
    É 100% Sintético.

Podes ver aqui:

- http://www4.total.fr/asia-oceania/si...Ineo%20ECS.pdf

É um muito bom óleo para estas motorizações, e aguenta até 20k antes de ser trocado.
    No meu caso eu anualmente troco o óleo faça os km´s que fizer.

Gosto de manter tudo bem lubrificado e limpo de "lixo"...
    Mesmo os filtros só uso de boas marcas.

Cumprimentos,

LPC
    Não é 100% sintético. O que a marca diz é "sintético", e isso quer dizer que na composição do óleo existe uma percentagem mínima de óleo sintético. O resto é óleo mineral processado quimicamente para as especificações do óleo.

NENHUM óleo aguenta 20K. Isso é puro marketing relacionado com as manutenções "long-life".

Os óleos trocam-se aos 10K ou 1 ano, isto se quiseres manter o teu motor nas melhores condições.

Tech Iniciado
    Registo
    Oct 2017
    Avaliação
    0
    o Ineo ECS 5w30 não é 100% sintético (era o que eu usava inicialmente).
    A verdade é que para mudar de 10.000 em 10.000 km qualquer oleo aguenta. Eu nunca deixo passar mais de 1 ano ou 15.000km. Isso dos 30.000 km é só treta para combater a poluição, pois nenhum oleo aguenta isso em condições. De qualquer das maneiras nunca mais de 1 ano entre mudas.

Isso dos oleos recomendados é outra treta ainda maior. Cada marca recomenda a marca de oleo que lhe pagar mais. A Citroen é o Total, a Ford BP e a Mazda é oleo mazda (que na verdade é ELF). Isto para o mesmo motor 1.6 PSA diesel.
    Na verdade, o oleo 5w30 nem é o melhor para este motor, mas sim o 5w40. O 5w30 foi imposto devido ao fap, pois não há 5w40 com baixo teor de cinza para cumprir Acea C2. Desde que retirei o FAP uso Castrol 5w40 TD 100% sintético.

Ao ver a tua fatura fiquei espantado co baixo preço do teu filtro diesel. Depois de pesquisar descobri que os franceses não evoluiram o filtro diesel para copo metático e separador de água. Apenas a mazda, ford e volvo o fizeram. Esse filtro como o meu custa mais de 60 euros.
    Última edição de DuarteM : 06-12-17 às 16:18

Tech Membro Avatar de Nirvana91
    Registo
    Jun 2013
    Local
    Lisboa
    Avaliação
    0
    Trocar de óleo de ano a ano?

O meu pai tem um Honda com 22 anos, nunca ligou a nada disso e já conta com mais de 260 000 km e nunca teve problemas. Quando chegar à quilometragem muda-se. Se dura 1 ano ou 5 anos a chegar lá é indiferente.

O meu antigo carro - um Honda diesel comprado com 105 000 km e vendi com 192 000 - também já andava sei lá... com o mesmo óleo há mais de 2 anos e nunca senti qualquer problema. Nunca fiz mudanças de ano a ano. E trocava sempre de 20 em 20 000. Um Corsa A que tive igual...

Duvido muito que haja assim tanta gente a fazer este tipo de manutenções aos carros, até porque nem todos temos condições de o fazer em casa e fora, como se sabe, sai caro....

Não digo que não seja tudo verdade o que estão a dizer, mas se fosse assim realmente crónico talvez vissemos muitos mais carros partidos na estrada do que vemos. (digo eu)
    Corsair 350D
    Board:
    Maximus VI Gene | Cpu: i5 4670K @ 4200Mhz - Corsair H110 | Graf: AMD R9 FURY @ 1095/500 | Ram: Gskill 4x4GB 1600mhz 1.35v |Disco: 2x SSD OCZ Vertex 3 MAX IOPS 120GB Raid 0 for OS + SSD MX300 525Gb for Games + Seagate 7200.12 500GB for Data |Fonte: Corsair RM750x | Monitor: AOC 2460PF 144Hz FreeSync

Registo
    Oct 2013
    Avaliação
    6 (100%)
    Citação Post Original de Nirvana91 Ver Post
    Trocar de óleo de ano a ano?

O meu pai tem um Honda com 22 anos, nunca ligou a nada disso e já conta com mais de 260 000 km e nunca teve problemas. Quando chegar à quilometragem muda-se. Se dura 1 ano ou 5 anos a chegar lá é indiferente.

O meu antigo carro - um Honda diesel comprado com 105 000 km e vendi com 192 000 - também já andava sei lá... com o mesmo óleo há mais de 2 anos e nunca senti qualquer problema. Nunca fiz mudanças de ano a ano. E trocava sempre de 20 em 20 000. Um Corsa A que tive igual...

Duvido muito que haja assim tanta gente a fazer este tipo de manutenções aos carros, até porque nem todos temos condições de o fazer em casa e fora, como se sabe, sai caro....

Não digo que não seja tudo verdade o que estão a dizer, mas se fosse assim realmente crónico talvez vissemos muitos mais carros partidos na estrada do que vemos. (digo eu)
    Só podes estar a gozar...então continua-te a fiar nessa, qualquer dia tens uma surpresa!

O óleo sofre oxidação, logo, existe também a questão do tempo. Um óleo com vários anos já perdeu as propriedades necessárias para o bom funcionamento do motor, independentemente se tem 1 ou 10000KM.

O óleo é CRUCIAL para manter o motor com o mínimo de desgaste.

Fazes-me lembrar um Fiat Panda que estava no meu mec, cujo motor foi desta para melhor, porque o senhor tinha o carro há uma porrada de anos, mas como só tinha 40K e marca dizia para mudar aos 20, mudou o óleo uma vez.

Tech Membro Avatar de Nirvana91
    Registo
    Jun 2013
    Local
    Lisboa
    Avaliação
    0
    Repara que eu não duvidei do que disseram...

Provavelmente em 1000 condutores, 990 não fazem este tipo de manutenção e a grande maioria acaba por ter carros que duram para a "vida" útil...

Eu pelo menos não conheço ninguém no meu seio de conhecidos que faça este tipo de manutenção.
    Corsair 350D
    Board:
    Maximus VI Gene | Cpu: i5 4670K @ 4200Mhz - Corsair H110 | Graf: AMD R9 FURY @ 1095/500 | Ram: Gskill 4x4GB 1600mhz 1.35v |Disco: 2x SSD OCZ Vertex 3 MAX IOPS 120GB Raid 0 for OS + SSD MX300 525Gb for Games + Seagate 7200.12 500GB for Data |Fonte: Corsair RM750x | Monitor: AOC 2460PF 144Hz FreeSync

Tech Iniciado
    Registo
    Oct 2017
    Avaliação
    0
    Acredito que haja excesso de zelo na manutenção dos carros, até da minha parte, talvez pelas revisões me ficarem baratas. Mas os carros hoje funcionam a pressões enormes (os diesel), têm turbos, etc...também é certo que os oleos são melhores. Não esquecer que a maioria dos turbos gripa devido a lubrificação deficiente.
    Uma coisa é o carro passar os 200.000 km sem problemas, outra coisa é chegar lá impecável e aguentar outros tantos.

Tech Iniciado
    Registo
    Oct 2017
    Avaliação
    0
    Citação Post Original de Nirvana91 Ver Post
    Repara que eu não duvidei do que disseram...

Provavelmente em 1000 condutores, 990 não fazem este tipo de manutenção e a grande maioria acaba por ter carros que duram para a "vida" útil...

Eu pelo menos não conheço ninguém no meu seio de conhecidos que faça este tipo de manutenção.
    Que tipo de manutenção?

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Boas!
    Pergunto o mesmo...

Que tipo de manutenção?

Eu sempre fiz manutenção ANUAL para a troca de cenas básicas como...

Filtros e óleo do motor... O custo não é assim tão alto para não se fazer anualmente isso...

De 2 em 2 anos, troca-se óleo dos travões, verifica-se valvolina, pastilhas, etc...

Até porque a inspecção é também anual... Faço sempre antes da inspecção (normalmente até é o mecânico que leva o carro lá ao centro e tudo).

Cumprimentos,

LPC

My Specs:

Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 345

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras