PDA

View Full Version : Novato a usar Linux



Sardo
14-11-13, 16:59
Boas. Já tentei usar Linux por 3 vezes e por 3 vezes desisti.

O probelma começa na grande variade de distribuições disponíveis. Procurava algo que fosse user friendly e me permitisse uma transição suave do Windows. Tive como ponto de referência o Ubuntu, com ele descobri uma variação sua - o Mint - e o sistema que parece ter dado origem a ambos - o Debian. Ora aqui começaram as questões, se uns são derivações de outros, qual escolher? Cada um parecia ter os pontos fracos e a informação nem sempre era actual, dado as actualizações que vão levando. Decidi experimentar os 3...

Pois e agora qual versão dos 3 que escolho. Cada um parece ter versões com diferentes desktop environments diferentes. O Mint com o Cinnamon, MATE e KDE. O Ubuntu com o Unity e KDE (KUBUNTU) e o Debian com o Gnome. A início ainda pensei que isto só mudasse a maneira como vemos as coisas, mas depois aprendi que isto afecta também as aplicações que estão disponíveis para instalarmos.

Lá acabei por experimentar uma versão de cada, não me lembro com que user interface, mas acabei por desistir. Velhos hábitos são difíceis de matar e às vezes não encontrarmos aquela aplicação que faz isto ou que faz aquilo ou no meu ponto de vista, pior ainda encontrar mas ela ter um design péssimo, fez perder o entusiasmo. Estava a perder demasiado tempo a tentar perceber algo, do qual não tinha a certeza se iria tirar partido ou não. A verdade é que não tinha um computador que pudesse ter empatado com isso (não queria dual boot) e o meu pc não aguentava uma máquina virtual decentemente.

Agora tenho aqui uma máquina de lado e gostava de dar outra oportunidade ao Linux e queria evitar os erros das outras vezes. Acredito que com algum acompanhamento de vossa parte, durante os primeiros tempos, até posso vir a gostar desse sistema operativo.

O que vos pedia para já era se me podiam explicar a diferença entre algumas distros e desktop environments e aconselharem-me em relação aos mesmos?

Obrigado pela ajuda

LPC
14-11-13, 21:29
Boas Sardo!
A questão do linux e as suas distros é sempre um tema complicado...

Isto porque existem muitas distribuições, umas mais orientadas para o utilizador comum e outras mais para trabalho (CentOS por exemplo).
Em relação ás distribuições, recomendo-te a não saíres muito do que é o mais usado em termos de linux...

Isto porque normalmente quanto mais usado o software, maior o suporte para ele...
Dito isso existe vários ambientes disponíveis dependendo da distribuição usada...

Eu recomendava-te a testares o Unbutu (com o interface unity que pessoalmente não gostei muito) ou o kunbutu com o o KDE, que é no fundo o mais semelhante ao Windows.
De resto tens quase apps para tudo e mais alguma coisa... a maioria sendo opensource.

Onde poderás eventualmente ter mais alguns problemas é nos suportes para drivers de impressoras, multifunções, webcams, etc...
Que nem sempre existe as aplicações convertidas para linux...

Terás no entanto já acesso ao Steam para Linux e alguns jogos portados para OpenGL...

Cumprimentos,

LPC

Dape_1904
14-11-13, 22:03
Olha se quiseres dar uma olhadela no Fedora, recomendo. Muito fixe.

Racpu_
14-11-13, 22:05
Testa antes o lubuntu, para tem sido o melhor e super leve...;)

Sardo
14-11-13, 22:31
Sabes dizer-me alguma coisa mais em relação às user interface? É que nem foi tanto as distros, mas sim esta parte que tornou as coisas mais confusa.

Pelo que me consegui informar, as principais UIs hoje em dia são a Gnome 3, Unity, Cinnamon e KDE. Visto que a Unity e a Cinnamon são baseadas na Gnome 3, isto significa que uma aplicação que é compatível com Unity também é compatível com Cinnamon e com o Gnome 3 também se verificando os contários?

É possível mudar a UI de um sistema, sem para isso ter que formatar o PC? Imaginando que eu estou a usar o Ubuntu, chega a determinada altura e quero experimentar KDE, tenho de formatar o PC e a seguir instalar o Kubuntu ou dá para trocar aquilo facilmente como se faz com os launchers no Android?

Neste momento, o Unity por acaso paraceu-me ser o mais "eye candy". Na altura em que experimentei o Mint não gostei da UI Gnome (2? 3?), não sei se o que não gostei foi resolvido com a desenvolvimento da Cinnamon.

Fiquei com a ideia que a UI KDE é a mais utilizada, por ser utilizada por versões comerciais e assim? Isto realmente faz dela uma escolha de eleição?

Eu não tenho que requisito que seja igual nem parecido com Windows. O que andava a tentar fazer era perceber qual é aquela que oferece melhor misto de compatibilidade, "eye candy" e funcionalidade.

Obrigado pela ajuda

Sardo
14-11-13, 22:47
Turtolius acho que também cheguei a experimentar o Fedora e fiquei com ideia que era menos user friendly out of the box e requeria mais customização.

Racpu_ para o que é não preciso de nada assim tão leve, pelo contrário, preciso de gostar de comer aquilo com os olhos, senão é desta que digo adeus de vez ao Linux. Para além do mais, o PC em que aquilo vai correr ainda tem força para algumas coisas. Já não estava era a ser de confiança para algumas coisas e já não consegui cumprir com a sua função de ser portátil. Tive de o encostar às boxes durante uns tempos, até ter tempo de tratar dele como deve ser, mas estou a conseguir recupera-lo com algumas peças usadas.

Dape_1904
14-11-13, 22:52
O Fedora em relação a comer com os olhos conquista-me de uma maneira que não me lembro de qualquer outro SO fazer, se calhar só o 8 ou 8.1. Lembro me que andei a experimentar a versão 18 do Fedora e gostei mas eu sou muito Windows dependente e tive de voltar à toca LOL.

Sardo
14-11-13, 23:58
Mas a correr que UI? KDE, Gnome ou umas das outras tantas opções que aparecem no site? :P

Dape_1904
15-11-13, 00:07
Usei Gnome.

Racpu_
15-11-13, 00:21
Mas testa o lubuntu em Virtual box e tiras as tuas conclusões.

LPC
15-11-13, 00:34
Boas!
Em termos de interface o Unity é giro e tal, mas eu gosto do aspecto familiar do KDE (são gostos), pelo que para mim o Kunbutu é a opção.

Em termos de mudar os interfaces, penso que já não é possível tão facilmente (já que as integrações são mais do que meras skins visuais). Lembro-me á muitos anos atrás, poder escolher no login entre 3 ambientes no arranque do Linux...
Mas agora acabaram com isso.

Cumprimentos,

LPC

Sardo
15-11-13, 00:50
Usei Gnome.

Por acaso tem sido a opção que menos me têm atraído... mas dou-lhe outra oportunidade então.


Mas testa o lubuntu em Virtual box e tiras as tuas conclusões.

Se calhar, acabo por fazer isso. Testar várias distros primeiro em virtual box, mas era mesmo isso que andava a tentar evitar ao reduzir opções. Entre Fedora, Mint, Ubuntu e Lubuntu há alguma que tenha um grande inconveniente que a faça ser uma escolha errada. É que dado o meu nível de habituação ao Linux, o mais provável é acabar por escolher por ser a que me proporcionou um melhor primeiro contacto e não pela "big-picture". E penso quando mais distros testar e variações destas, mais facilmente vou cair nesse tipo de escolha.


Em termos de mudar os interfaces, penso que já não é possível tão facilmente (já que as integrações são mais do que meras skins visuais). Lembro-me á muitos anos atrás, poder escolher no login entre 3 ambientes no arranque do Linux...
Mas agora acabaram com isso.

Isso ia ser algo que me ia poupar muito tempo e trabalho. Julguei que fosse possível alterar através dos repositórios ou assim e que as diferentes versões das distros fosse apenas para já estar pronto assim que sai da caixa.

Sardo
16-12-13, 03:45
Não tenho paciência para o Ubuntu! Primeiro experimentei-o virtualizado. Funcionou até eu aceitar fazer as actualizações, nunca mias consegui arrancar aquilo. Agora pude experimenta-lo realmente inalando-o num portátil que aqui tinha que estava à espera de reparação. A início até estava a achar piada, depois começou a dar erros por tudo e por nada, com o popup a perguntar se quero enviar relatório sempre a aparecer. Em relação ao Unity, a inicio até gostei do aspecto de aquilo, mas não me convence. Ainda tentei contornar a questão usando a Cairo Dock e outras ferramentas, mas no fim não me prendeu.

Vou dar experimentar o Fedora KDE, ver o que dá.

LPC
16-12-13, 04:04
Não tenho paciência para o Ubuntu! Primeiro experimentei-o virtualizado. Funcionou até eu aceitar fazer as actualizações, nunca mias consegui arrancar aquilo. Agora pude experimenta-lo realmente inalando-o num portátil que aqui tinha que estava à espera de reparação. A início até estava a achar piada, depois começou a dar erros por tudo e por nada, com o popup a perguntar se quero enviar relatório sempre a aparecer. Em relação ao Unity, a inicio até gostei do aspecto de aquilo, mas não me convence. Ainda tentei contornar a questão usando a Cairo Dock e outras ferramentas, mas no fim não me prendeu.

Vou dar experimentar o Fedora KDE, ver o que dá.

Boas!
Testa os seguintes:

- Kunbutu
- Steam OS

A ver se gostas mais...

Eu pessoalmente gosto mais do ambiente kde que do unity...

Mas lá está... são gostos...

Cumprimentos,

LPC

Sardo
16-12-13, 04:34
Boas. O Kubuntu preferi deixar para depois, fiquei mesmo desiludido com as limitações de personalização do Ubuntu e com a quantidade de erros que me estava a dar. Achei melhor experimentar outro a ver se não volto a renegar isto.

O Steam OS é um SO completo? Pensei que fosse ser algo minimalista com os SO das consolas e assim.

LPC
16-12-13, 14:36
Boas. O Kubuntu preferi deixar para depois, fiquei mesmo desiludido com as limitações de personalização do Ubuntu e com a quantidade de erros que me estava a dar. Achei melhor experimentar outro a ver se não volto a renegar isto.

O Steam OS é um SO completo? Pensei que fosse ser algo minimalista com os SO das consolas e assim.

Boas!
O Steam OS é um OS completo... Corre sobre uma Distribuição Linux, pelo que será mais uma alteração no interface que outra coisa...

Cumprimentos,

LPC