PDA

View Full Version : Unidade de armazenamento Black², da Western Digital, HD com SSD



JayDz
25-11-13, 22:49
Unidade de armazenamento Black², da Western Digital, combina HD de 1 TB com SSD de 120 GB (http://tecnoblog.net/145803/black-western-digital-combina-hd-com-ssd/)

Que tal combinar o desempenho do SSD com o custo-benefício dos discos rígidos? É com esta ideia em foco que a Western Digital anunciou, nesta segunda-feira, o Black², uma unidade de armazenamento de 2,5 polegadas que reúne as duas tecnologias.



http://tecnoblog.net/wp-content/uploads/2013/11/western_digital_black2_front.jpg


Com nome interno de WD1001X06XDTL, este híbrido oferece 1 TB de armazenamento em disco rígido mais 120 GB de SSD de Flash NAND com tecnologia de 22 nanômetros. Como se trata de um modelo compacto – sua espessura é de 9,5 mm -, seu uso deve ser predominante em laptops.

A princípio, a ideia é que a parte em SSD seja utilizada como cache, ou seja, para dar acesso rápidos aos dados usados com maior frequência. No entanto, ao contrário de outros dispositivos híbridos, como a linha Seagate Momentus XT, o Black² pode ser reconhecido como duas unidades distintas.

Graças a esta característica, o usuário tem a opção de destinar o SSD à instalação do sistema operacional. Mas, neste ponto, há ressalvas: quando a unidade for conectada ao computador pela primeira vez, somente o SSD será reconhecido; para utilizar a parte HD, o usuário deve executar um software que faz o Windows reconhecê-la. Curiosamente, o usuário deve utilizar uma “Web key” em USB que acompanha o produto para obter e utilizar o tal software.

Sim, o programa está disponível somente para a plataforma da Microsoft, pelo menos até agora. Não há suporte para OS X e, em relação ao Linux, o dispositivo pode até funcionar, mas exigindo alguma configuração específica.



http://tecnoblog.net/wp-content/uploads/2013/11/western_digital_black2.jpg


Como é de se esperar, o Black² utiliza interface SATA de 6 Gb/s. A sua taxa máxima de leitura de dados é de 350 MB/s; na escrita, este limite é de 140 MB/s. A Western Digital não informou a velocidade de rotação dos discos.

Sonas
25-11-13, 22:56
Se tiver um bom preço e' um best buy :D para malta que quer aumentar a performance do PC/Notebook aliado a espaço :D

Sardo
25-11-13, 22:57
Está uma ideia interessante, especialmente para quem só tem espaço no portátil para um disco. Mas valerá mesmo a pensa ter dois discos ligados à mesma porta? É que quando só um está a ser acedido deve ser tranquilo, mas em caso de acesso simultâneo só devemos poder contar com metade da largura de banda, não?

LPC
26-11-13, 00:02
Boas!
Não me parece superior aos modelos da Seagate que combinam SSD+HDD.

Posso dizer que tenho um desses modelos como uma unidade secundária aqui e a firmware inteligente do disco, permite ao longo do tempo acelerar cada vez mais os ficheiros mais usados (dado que eles passam a ficar residentes na cache).
Agora essa alternativa da WD não me convence... Não faz sentido o que eles querem fazer, já que o ideal é um funcionamento Híbrido e invisível ao utilizador...

Partir as coisas em 2, depois requer software para ficar como um...

No me gusta...

Cumprimentos,

LPC

Racpu_
26-11-13, 09:50
Tem bom aspecto... :)

Falta saber preço, performance.

Apesar de ser uma boa solução pessoalmente eu não a queria, pelo simples facto de ainda ser mecânico, e com o portatil de um lado para outro há sempre o risco de disco estragar.

LPC
26-11-13, 10:33
Tem bom aspecto... :)

Falta saber preço, performance.

Apesar de ser uma boa solução pessoalmente eu não a queria, pelo simples facto de ainda ser mecânico, e com o portatil de um lado para outro há sempre o risco de disco estragar.

Boas!
Sim... para não falar nisso claro...

Para portátil é sempre SSD all the way...

Eu uso apenas e só agora para desktop discos de 2.5... são mais frescos, mais silenciosos e não vibram nada...
Em conjunto com um SSD.

E neste caso os da Seagate como já referi... para mim são os melhores em unidades híbridas...

Cumprimentos,

LPC

ziza
26-11-13, 11:24
O preço ronda os 300€, pelo menos na store da WD.

Acho uma boa solução e gosto da qualidade da WD mas com 300€ compro um disco de 1TB e um SSD de 128Gb.

Terãod e vir com preços mais apetecíveis para compensar. Pessoalmente não gosto das unidades hibridas, pois gosto de ter mais controlo sobre o que corre na memória flash e o que corre no disco. Já testei as da WD, e como uso tanta aplicação depressa a unidade SSD fica sem espaço e o SO começa a ficar mais lento...

cumps,
ziza

JayDz
26-11-13, 11:25
Está aqui a noticia da parte da "WinTech" (http://wintech.pt/54-noticias/hardware/15570-wd-apresenta-o-primeiro-disco-duplo-ssd-hdd-do-mundo).
A WD, uma empresa Western Digital e líder da indústria de armazenamento, anunciou hoje o lançamento do WD Black2 ™ uma singular inovação de armazenamento que funde um SSD de 2,5’’ e 128 GB com um disco rígido (HDD) de 1TB de forma a oferecer uma poderosa solução dupla numa só unidade.

Perfeito para consumidores e provedores de serviços que procuram uma forma de atualizar os seus notebooks, desktops de pequeno formato, sistemas tudo-em-um (AiO) ou PCs com apenas uma baía de discos disponível, com um nível de desempenho de SSD e, ao mesmo tempo, a capacidade de um HDD, a unidade dupla WD Black2 é ligada através de uma única interface e cabe numa ranhura normalizada de 9,5mm.

“Os nossos clientes disseram-nos que gostam da nossa tecnologia híbrida SSHD, mas que procuram um maior controlo sobre onde armazenar os seus dados”, disse a propósito Matt Rutledge, vice-presidente sénior da unidade de negócios de componentes da WD. “As unidades duplas WD Black2 capacitam os nossos clientes com desempenho SSD e acesso a elevada capacidade de armazenamento num pacote sem compromissos. A unidade dupla WD Black2 é o resultado direto da interação com a nossa base de clientes através das iniciativas WD Labs. A WD concebeu o programa ‘beta labs’ para oferecer uma arena de testes alargada para clientes-chave e influenciadores tecnológicos relativamente a produtos de armazenamento WD existentes e emergentes.”

Dois em um
Concebido para entusiastas, profissionais criativos, jogadores e assembladores de PCs, a unidade dupla WD Black2 providencia melhor capacidade de armazenamento, desempenho e fiabilidade ao mesmo tempo que oferece a flexibilidade para escolher como e onde os dados são armazenamentos.

Usando as vantagens da memória flash e dos discos magnéticos, os WD Black2 permitem transferir a utilização dos dados do SSD para o HDD, o que aumenta a resistência e a vida útil do SSD. Os utilizadores mantêm um maior controlo sobre a informação, eliminando a necessidade de despesa de optar por armazenamento baseado na nuvem.

O WD Black2 está livre de algoritmos de “cache” e beneficia da velocidade da interface SATA de 6 Gb/s. A integração perfeita num formato standard de 2,5’’ com 9,5mm de espessura e conector SATA torna a unidade dupla WD Black2 compatível com populares sistemas operativos de PC, desde o Windows XP ao Windows 8.1.

Preço e disponibilidade

Disponíveis desde já na loja online em wdstore.eu, as unidades duplas WD Black2 estão cobertas por uma garantia limitada de 5 anos.
O preço sugerido de venda ao público da unidade dupla WD Black2 de 2,5’’ com SSD de 120 GB + HDD de 1 TB (modelo WD1001X06XDTL) é de €299.


299? Está barato está (H.)

LPC
26-11-13, 13:37
Boas!
Se está a esse preço, então não está nada competitivo...

Como a Ziza diz e bem, mais vale assim um SSD e um Disco secundário para backups...

Cumprimentos,

LPC

Jorge-Vieira
26-11-13, 13:54
Este disco da WD não me convence nem um pouquinho, acho que a WD é dos melhores fabricantes de discos, mas este sinceramente não me agrada nem um pouco, acho que é preferivel a combinação HD+SSD em separado (provavelmente mais barato) do que a junção dos dois nesta unidade.

reiszink
24-01-14, 10:14
Tenho este disco para testar, fiquem atentos no Lilireviews. ;)

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/823/l36e.jpg

LPC
25-01-14, 01:00
Tenho este disco para testar, fiquem atentos no Lilireviews. ;)

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/823/l36e.jpg

Boas!
Depois se puderes partilha aqui com o ppl do fórum essa review..
Tenho algumas dúvidas desse disco... Isso no fundo são 2 em 1... Tens um SSD e um HDD...

Pensado quase na totalidade para portáteis e pouco mais...

Cumprimentos,

LPC

reiszink
25-01-14, 01:25
Sim, isto é como se fossem dois discos separados, mas neste caso, estão dento do mesmo chassis. Inclusive no próprio sistema operativo são detectados como dois discos e não apenas um, como acontece nos tradicionais híbridos.

Isto é útil para quem está muito limitado de espaço ou para quem num portátil não tem mesmo possibilidade de colocar dois discos. Basicamente é isso, é um produto inovador (por isso também caro), porque oferece performance elevada face aos HDDs ou hibridos, sem descurar a capacidade de armazenamento.

Para quem puder colocar dois discos, não traz nada de novo, e acabará por ficar mais barato colocar um SSD e um HDD separadamente.

jotinha17
25-01-14, 03:31
E em termos de velocidades penso que recai também, mas logo se espera por essa review ;)

Enviado do meu C1505 através de Tapatalk

reiszink
24-03-14, 10:35
Depois de alguns contratempos, finalmente a review foi publicada. Mas vale tarde do que nunca.

Já coloquei tópico na secção das análises:

http://www.portugal-tech.pt/showthread.php?t=1517

easynote
11-05-14, 21:40
Eu pessoalmente prefiro um SSD e depois um disco, isto no fixo... :)

Acho mais viavel... Secalhar sao coisas da minha cabeça. ehehe

LPC
12-05-14, 00:06
Eu pessoalmente prefiro um SSD e depois um disco, isto no fixo... :)

Acho mais viavel... Secalhar sao coisas da minha cabeça. ehehe

Boas!
Pessoalmente também prefiro assim...
Ter um SSD e depois um segundo disco...

Cumprimentos,

LPC

reiszink
12-05-14, 00:19
Este produto não é orientado para PC Desktop, mas sim para portáteis, em que a grande maioria dos modelos apenas tem espaço para um único disco.

É uma forma de oferecer um pouco dos dois mundos (performance e armazenamento), tudo num único disco. Ou seja, não visa substituir a tradicional combinação de duas unidades separadas que usamos no PC Desktop, apenas ser mais uma opção para quando as hipóteses são muito limitadas.

Quem usa portátil e tem de andar todo o dia com disco externo atrás devido ao SSD ter pouca capacidade, sabe perfeitamente o quão pouco prático isso é, sendo este disco da WD uma óptima solução para esses casos.

LPC
12-05-14, 00:29
Boas Reis...

True, pena o preço e no geral o que oferece para a mesa...
Com o preço dos SSD´s a cair e a virem com cada vez mais capacidade, não sei onde esse produto poderá se enquadrar...

Cumprimentos,

LPC

reiszink
12-05-14, 00:56
Tudo se resume à capacidade que cada um necessita, um SSD de 1TB, mesmo que seja dos modelos mais acessíveis, ainda está completamente fora do alcance da maioria das pessoas.

Com este WD, é possível ter essa capacidade disponível, performance de um SSD para correr as aplicações, sem ocupar mais espaço e com um preço mais praticável para as massas (200€). E tal como os SSDs, acredito que o preço também venha a descer em produtos futuros deste género (este WD já desceu perto de 50€ desde o lançamento).

É uma escolha de compromisso, para quem não pode ou não quer descurar nenhum dos atributos, performance e armazenamento. O preço em parte é justificado por ser novidade, não ter concorrência e ser um produto largamente superior aos híbridos.

É certo que será sempre um produto de nicho, mas com a sua utilidade. ;) Claro que quem tiver espaço para dois discos, seja portátil ou desktop, fica mais em conta comprar separadamente.

easynote
12-05-14, 08:36
Concordo reiszink, mas lá está o preço ainda é um bocado puxadote para a maioria das pessoas... Mas é bom já ter descido 50€ após o lançamento :)

reiszink
12-05-14, 11:09
Sim, fica mais caro, mas já não é por uma grande diferença.

Se comprares um SSD de 120GB e um HDD de 1TB separadamente, gastas sempre algo em torno dos 140€.

Enzo
13-01-15, 01:01
Boas!
Não me parece superior aos modelos da Seagate que combinam SSD+HDD.

Posso dizer que tenho um desses modelos como uma unidade secundária aqui e a firmware inteligente do disco, permite ao longo do tempo acelerar cada vez mais os ficheiros mais usados (dado que eles passam a ficar residentes na cache).
Agora essa alternativa da WD não me convence... Não faz sentido o que eles querem fazer, já que o ideal é um funcionamento Híbrido e invisível ao utilizador...

Partir as coisas em 2, depois requer software para ficar como um...

No me gusta...

Cumprimentos,

LPC



Concordo com o LPC.
Este Dual drive só é bom para quem tem espaço limitado, como acontece nos portateis. Isto enquanto os SSD não baixam de preço e os V-NAND ou algo superior não se tornam referencias.
O Seagate Hibrido, devido á sua especie de capacidade de aprendizagem e pelo preço que apresenta, parece-me ter mais vantagens. (e espaço)