PDA

View Full Version : Ruido da Fonte



JayDz
28-12-13, 22:11
Boas pessoal ,parece que a minha fonte decidiu dar - lhe os 5 minutos e nao sei mesmo o que fazer, o nosso amigo jotinha já me deu muitos concelhos do que fazer, e ao qual já os fiz a todos e continua igual .

A minha fonte é uma Aerocool Strike X de 500W ,e que sinceramente é um problema estranho e só acontece mesmo ao ligar o computador a 1x . Que depois posso desliga - lo e liga - lo e que não me faz o barulho é sempre a 1x que o ligo.
Liga - se o computador e é um barulho semelhante a isto . Não é bem isso ,mas foi o mais proximo que consegui ,parece que é algo a bater .



http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=_QqE4JF-BEw


Liga - se o computador e o barulho começa a fazer ,e não se cala só se chegar ali há fonte e dar - lhe 2 pancadas ela volta ao normal ,ou ate mesmo ao abrir programa "ASRock Extreme Tuner " e reduzir as fans o barulho passa.

Outra coisa ,tenho reparado que o meu computador durante o dia ele bloqueia umas 4x ou mais e nem sequer a jogar estou ,ás vezes estou pela net e tal e ele pumbas bloqueia do nada . Já lhe tirei o oc e mesmo assim continua .
O jotinha ate me chegou a perguntar se a luz ultimamente têm ido abaixo ,mas não, aconteceu foi algo estranho aqui há tempos ,eu tinha saido para levar a minha irma há escola e não estava ninguém em casa e deixei o computador ligado ,mas quando cheguei ele estava desligado ,e a luz não tinha ido abaixo nada ,ate cheguei a perguntar aos meus pais que entretanto tinham chegado, se o desligaram mas nada ou seja ele desligou se sozinho.
Já segui os concelhos do jotinha ,fazer uns testes de " Prime95" "Linx" para as memorias ,já desmontei o sistema e voltei a montar e igual, o barulho parece me ser a fan da fonte a bater mas sinceramente está tudo em condições não vejo mesmo onde está o problema .

For god sake help me ...

f0N5
29-12-13, 00:35
Tira a fonte e gira a ventoinha com a mao a ver se esta a bater em alguma coisa

jotinha17
29-12-13, 00:37
Tira a fonte e gira a ventoinha com a mao a ver se esta a bater em alguma coisa

Ja lhe tinha dito para sacar a fonte fora, ligação direta e deixar a trabalhar para verificar isso mesmo.
Mas ele disse que ja testou e nao notou nada, nao deve ser por ai.

Ultimo caso é testar as voltagens da fonte ( devido ao bloqueio do sistema ).

MR
29-12-13, 00:37
Saca a ventoinha fora e metes uma pinga de óleo ou trocas por outra, isto se ela, como disse o Fon5, não estiver a bater em algo claro.

LPC
29-12-13, 01:38
Boas!
Pelo barulho parece-me o rolamento gripado da ventoinha.

O que deves fazer é se tiver na garantia, mandar a fonte para RMA.
Se não estiver, é abrir a fonte ver o tamanho da fan que lá está e meter outra lá em vez dessa...

Cumprimentos,

LPC

jotinha17
29-12-13, 01:47
O barulho no vídeo não é da fan, sei o nome daquela anomalia mas agora não me sai.

Mas o caso dele mais certo é ser fan, é sacar fora e testar sem fan

Enviado do meu C1505 através de Tapatalk

f0N5
29-12-13, 12:17
coil whine? mas não parece, parecem mais estalos...

Morais-GT
29-12-13, 12:40
Quase de certeza que não é coil whine, para mim é o motor da ventoínha.

Uma das minhas ventoínhas da Aerocool também está a fazer um barulho parecido, mas nem de perto tão alto, e é do motor porque se eu a parar e a fazer girar manualmente já não faz esse barulho.

jotinha17
29-12-13, 12:51
Ja lhe disse para abrir a fonte, desligar a fan e ligação direta sem fan e tira todas as duvidas possiveis, se for da fan mete uma nova e siga.

JayDz
29-12-13, 15:09
Ora boas pessoal e obrigadão aqui pelas ajudas :thumbsup:

E problema resolvido . Fiz ligação direta começou a fazer barulho ,desliguei tirei a fan deixou de fazer ,era a fan ,andei pela fonte a ver e ela nao batia em lado nenhum rodava sem problema nenhum .
Dei uma limpeza na fonte ( que estava cheia de pó ) peguei num pincel limpei a fan montei tudo em condições ,impec ja está como aço :D

Menos mal ,realmente o pó é fo.... (rotfl)

jotinha17
29-12-13, 23:10
:thumbsup:

MR
30-12-13, 00:09
Hmm, será que era mesmo do pó?! O que pode ter acontecido é que ao limpar tenhas feito com o o restante óleo lubrificante se tenha movido e cobrido parte do eixo. Daí ter dito para a lubrificares, bem, se ela voltar à carga já sabes do que é.