PDA

View Full Version : Recibos Verdes



Nirvana91
27-01-14, 18:00
Boas,

Tenho a hipótese de fazer um part time por 375€/mês a passar recibos verdes.

Nunca passei recibos verdes, nem sequer tenho atividade aberta nas finanças. Já estive a pesquisar no Google mas fiquei a saber o mesmo.

Alguém me explica quanto ficaria a ganhar por mês/liquido e passos a dar?

Já agora, se quiser saber mais aprofundadamente sobre o assunto, onde me posso deslocar? Seg. Social // Loja Cidadão // Finanças..?

jotinha17
27-01-14, 20:08
Boas Nirvana,

Recibos verdes digo-te que é uma merd@, eu este mês faturei uns 460€ ( numero redondo ) e no fundo so irei receber 390€ ( arredondado )...
Sei que o primeiro ano com atividade aberta não pagas nada, so começas a pagar no segundo ano... esse teu ano já o deves ter feito penso eu.

Cumpz

Nirvana91
27-01-14, 20:31
Não.

Nunca passei recibos verdes.

Ou seja, serão 375€ limpos?

O trabalho é uma merda... contatos comerciais.. Já o fiz na mesma empresa c/ contrato a tempo inteiro, cheguei ao fim do 6º mês e despedi-me.

De qualquer modo, apesar de não estar muito satisfeito, penso que é melhor do que nada...

jotinha17
27-01-14, 20:44
Primeiro ano serão limpos e no segundo ano vais começar a pagar o que não pagaste este ano, basicamente vais pagar sempre o que faturaste no ano anterior...

Nirvana91
27-01-14, 21:26
Ou seja, isto é porreiro durante o primeiro ano... depois é para esquecer.

Sinceramente não pretendo andar muito tempo lá.

Enviado do telemóvel

jotinha17
27-01-14, 21:33
Basicamente no segundo vais pagar o que nao pagaste no primeiro.

Nirvana91
27-01-14, 21:59
Lol não pretendo trabalhar muito tempo nisto.

Enviado do telemóvel

LPC
28-01-14, 01:23
Boas Noites,
Podes-te aconselhar nas finanças...

Como foi dito o primeiro ano tens isenção, nos restantes anos, tens isenção de iva até 10.000€ anuais e de retenção na fonte.
No entanto já terás que descontar para a Segurança Social sob a base mínima do Ordenado Mínimo (é analisado e actualizado de acordo com o que passares de recibos).

Por fim é feito um acerto de 27.5% de tudo o que facturares no ano através do IRS.

Eu por exemplo quase 50% do que faço é para entregar ao estado.. seja pelo IRS, Segurança social, etc...

Cumprimentos,

LPC

Nirvana91
28-01-14, 11:31
Bom....

Levantei-me, fui à Segurança Social onde costumava ir e vejo que fechou. Porreiro.

Peguei no telemóvel e procurei a Seg Social mais perto. Andei mais 7km. Apanhei chuva/vento, chego lá e deparo-me com algo completamente horrível. Está neste momento num centro comercial quase abandonado. Não tem qualquer tipo de apresentação... painéis informativos... nada.. Nem um segurança, ninguém que tirasse dúvidas.

Só via pessoas com aquela cara "nem amanhã saio daqui"... De pouco me valeu, já não tinha senhas para ser atendido... Isto às 10 da manhã.

Chego a casa e vejo que existe um número de apoio da Seg Social e que é nada mais nada menos um "808" (toca a pagar....). Ok, toca a telefonar. Já tentei e tentei, mas nada. Ninguém atende.

Será que também despediram os telefonistas...?? Ou estão em greve...?

Lembrei-me logo do Sonas e na sua aventura na Alemanha... em 30m resolveu tudo.

Enfim.. Estou a ver que amanhã tenho de ir às 5 da manhã para lá de modo a guardar lugar.

Nirvana91
28-01-14, 12:21
Depois de ter ligado para N sítios... continuo na mesma.

Ligo para a linha do apoio à Loja do Cidadão e a senhora que me atende diz que não sabe se as lojas do cidadão têm algum balcão que tire dúvidas sobre Recibos Verdes (pois o site estava offline... WTF)... Paguei a chamada... Disse para ligar para a autoridade tributária... nada.... Paguei a chamada... Ligo para a linha azul do Ministério do Emprego... também não sabem....

Por fim, voltei a tentar o numero da seg. social 808 266 266 e passado 1:35m lá me atende uma voz automatizada... selecionei a opção "trabalhadores independentes", ouço 4:20m duma mensagem automatizada para no fim, a mesma voz automatizada, me dizer que de momento não podem atender a chamada, ligar mais tarde e desligam a chamada. TAUUUU!!!! WTFFFF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sonas
29-01-14, 13:50
Boas Nirvana,

Olha acho que devias mesmo ir a umas finanças pois só ai te poderão ajudar com 100% certeza, no Porto tens de certeza várias!
Depois tens de verificar uma coisa, ao passares um recibo verde tens de colocar IVA, pois isso e' como uma factura... a não ser que estejas (ou a empresa a que passas) isenta do mesmo... senão estou enganado.
Por isso tens de perguntar se sao 375€ + IVA ou 375€ com iva... são coisas diferentes... porque apesar de trabalhares para "outros" basicamente tu vais ser independente e ao passar factura tens sempre de pagar IVA (se estás isento ou nao pergunta).

Nunca e' demais requisitar informação e documentos para teres como prova senão ficas "lixado" ;)

Mais facil seria falares com um contabilista pois ai dizem-te como se procede tudo! :)

jotinha17
29-01-14, 14:13
Sim mais certo é pagares IVA, eu pago IVA tambem.

ziza
29-01-14, 14:20
Nirvana91,


Mesmo com retenção na fonte com o salário minimo o que recebes será liquido pois n atinges os 10 000€ minimos e estás no primeiro ano de actividade.
No entanto também não vais ter acesso à segurança social, se ficares sem emprego não tens qualquer subsídio pois não descontas.

Ao fim do segundo ano já começas a pagar se com retenção na fonte passares os 10 000€ ai vais ter de pagar 20% ao estado.

cumps,
ziza

Sonas
29-01-14, 15:26
Maluco, para teres uma noçao:

Vai aqui -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalhador_independente_(Portugal)

Abraços!

Nirvana91
29-01-14, 16:56
Já está tudo tratado... para o que vou receber, durante o primeiro ano é limpo.