PDA

View Full Version : Desbloquear a voltagem da Gigabyte R9 290 Reference



LPC
03-05-14, 19:19
Boas Companheiros...

Tenho andado aqui a fazer algumas optimizações e finalmene fiz o que já andava á tempos para fazer, que era flashar as bios das minhas 2 R9 290 que estão no meu sistema principal.

Tenho lá uma Sapphire r9 290 e uma Gigabyte R9 290.
Comprei-as assim que saíram e foram logo para aguinha...

Escolhi a Bios da Sapphire R9 290 Tri-X OC, pois já vem com alguns melhoramentos e mais frequência de raiz.
O problema é que pelos vistos a Gigabyte bloqueia a alteração de voltagens nas gráficas deles...

E mesmo depois de flashar com a bios da Saphhire, continuo a não conseguir ver o slider das voltagens na gráfica da Gigabyte...

Algum colega mais entendido nesta matéria pode-me ajudar?
Tenho que forçar algum parâmetro no atiwinflash para conseguir o acesso ás voltagens?

Obrigado e cumprimentos,

LPC

MR
03-05-14, 19:27
O controlador de voltagem da Giga deve ser diferente da Sapphire, já testaste com o último MSI AB e Trixx? Usa as versões beta.

O Atiwinflash apenas serve para atualizar a bios como diz o nome, daí que terás que esperar por software que esteja atualizado ou um editor de bios.

LPC
03-05-14, 19:35
O controlador de voltagem da Giga deve ser diferente da Sapphire, já testaste com o último MSI AB e Trixx? Usa as versões beta.

O Atiwinflash apenas serve para atualizar a bios como diz o nome, daí que terás que esperar por software que esteja atualizado ou um editor de bios.

Boas!
Pelo que eu sei as gráficas são 100% iguais...

Ambos modelos de referencia e ambas com o mesmo controlador de voltagem.
Logo em teoria deveria ter logo acesso ás voltagens assim que a flashei... mas não...

Algo é diferente concerteza apenas eu não sei o k....

Podes ver que eu despi as gajas no meu projecto quando meti os blocos e são 100% iguais...

Podes aqui ver:

Sapphire:
http://img824.imageshack.us/img824/5348/cpjf.jpg

Gigabyte:
http://img89.imageshack.us/img89/2234/0who.jpg

Cumprimentos,

LPC

Morais-GT
03-05-14, 19:48
Boas LPC, tenta usar o VBE7, é uma ferramenta para modificar BIOS de gráficas.

Podes lá definir os valores que queres modificar gravas e flashas essa BIOS.

Deverá dar.

MR
03-05-14, 20:23
Pois mas só funciona na série 7000.


here is a small utility which lets you modify your Radeon HD 7000 series card's BIOS (HD 7790 not supported).

LPC
03-05-14, 22:11
Boas!
Como o MR disse o VBE7 só dá nas 7xxx não dá nas 290, pelo que não faço ideia porque mesmo depois de flashadas de forma igual continua a não permitir mexer nas voltagens!

Cumprimentos,

LPC

DHunt3r
25-10-14, 12:54
boas, pelo que sei da para "meter" a bios da r9 290x na r9 290, ja tentas-te. e arriscado, pelo que vi essa não e dual bios, por isso depois da um trabalho se der asneira.
Comprimentos DHunt3r

jotinha17
25-10-14, 12:55
boas, pelo que sei da para "meter" a bios da r9 290x na r9 290, ja tentas-te. e arriscado, pelo que vi essa não e dual bios, por isso depois da um trabalho se der asneira.
Comprimentos DHunt3r

Isso era nos primeiros modelos, quando a 290 vendeu que nem pães quentes e eles usaram o PCB da 290X e meteram BIOS da 290 só para conseguir vender, mas já não dá.

PS: Grande desenterro que vieste fazer :P

DHunt3r
25-10-14, 12:58
um grande desenterro que fiquei a aprender mais um pouco :D

LPC
25-10-14, 13:08
um grande desenterro que fiquei a aprender mais um pouco :D

Boas!
É sempre a aprender!

Foi como o Jotinha disse...

As primeiras davam, depois já não deu... Foi um pequeno lote de 2 ou 3 marcas...

Cumprimentos,

LPC