PDA

View Full Version : Ssd



French
27-06-14, 15:44
Boas pessoal, tenho andado desaparecido daqui , mas com o pc a ser atualizado aos poucos. Precisava de saber se alguém tem, ou se já teve feedback do sdd da marca sandisk modelo extreme 240gb, o disco é considerado o melhor ssd do mercado e baixou recentemente de 250€ para valores a rondar os 140€, sei que tenho várias opções neste momento no mercado, o crucial a excelente preço, o evo considerado qualidade preço a melhor compra, os pro tb mt bons mas caros, e os plextor m5p mt caros tb, mas visto o preço do sandisk estar nos valores do evo, prefiro visto ter desempenho superior, e ficar mais barato que o plextor e 840 pro.

Nelson1400
27-06-14, 15:55
O desempenho desses todos face ao Crucial MX100 não é notório no dia a dia, por isso se quiseres um conselho opta por um MX100 de 256gb a 96€

Cumps

Winjer
27-06-14, 16:13
A Scandisk faz a flah memory para a muitas das marcas, incluindo algumas das que falaste. Apenas muda o controlador e firmware.
É uma marca de confiança e com bom desempenho.

No entanto, se queres fiabilidade, provavelmente o melhor é mesmo Intel. O controlo de qualidade deles em SSDs não tem par.
Neste momento tenho um SSD da Intel no meu PC e não quero outra coisa. Já vai ano e meio com ele.
Os da Intel não têm altas velocidades de escrita e leitura, mas tem um firmware muito bom e em programas reais consegue manter-se a apr com os melhores.

Em termos de relação de preço, os Crucial MX500 deverão ser o melhor. Mas admito que já tive dois da Crucial e os dois morreram-me após 2 meses de uso.
Após a morte do segundo comprei o da Intel.

reiszink
27-06-14, 16:35
Um ponto a favor dos Sandisk Extreme são os 10 de garantia, e claro, em performance são dos melhores do mercado, a par dos Samsung Pro e Plextor Pro.

Acho é estranho o preço dos Sandisk ter descido para praticamente metade, ainda por cima em SSDs que foram lançados há pouco mais de um mês. Não haverá por aí algum engano teu a ver o preço?

De resto, é também uma questão de muita sorte, todos falavam horrores da OCZ e ainda cá tenho um Vertex 3 de pedra e cal, com mais de 3 anos de uso. Conheço também uma pessoa que comprou um Samsung EVO, pela sua fiabilidade, etc... e não durou dois dias até ter entregado a alma ao criador.

Há marcas mais fiáveis que outras, mas é sempre preciso uma dose de sorte nestas coisas.

Mas concordo, que hoje em dia, quando os SSDs já atingiram um patamar tão elevado de performance, é optar pelo que oferece melhor rácio qualidade/preço. Na prática não se conseguem notar diferenças entre bons SSDs, só recorrendo a benchmarks sintéticos.

French
27-06-14, 16:50
Reiszink o modelo é o extreme 2 não o pro, o pro vem de sair agora, esse deve ir para os 200 e mt's, o extreme II estava a 230€ e agora está nos 139€, tanto na pixmania como na pccomponentes. Eu ainda tenho o vertex 3 max iops que vou vender agora, pois nunca achei nenhum á venda para fazer raid, e os 120gb tornam-se curtos. Mas até agora sempre fiável e nunca tive qualquer razão de queixa, ainda está com o firmware de origem.

Nirvana91
27-06-14, 17:08
French, bem que o podias atualizar para FW 2.15 antes de vir para as minhas mãos. :D

reiszink
27-06-14, 17:16
Reiszink o modelo é o extreme 2 não o pro, o pro vem de sair agora, esse deve ir para os 200 e mt's, o extreme II estava a 230€ e agora está nos 139€, tanto na pixmania como na pccomponentes. Eu ainda tenho o vertex 3 max iops que vou vender agora, pois nunca achei nenhum á venda para fazer raid, e os 120gb tornam-se curtos. Mas até agora sempre fiável e nunca tive qualquer razão de queixa, ainda está com o firmware de origem.

Então está explicado o preço, de facto estava a achar estranho terem descido tanto assim abruptamente.

Não conheço particularmente esse modelo da Sandisk, por isso não te posso dizer grande coisa sobre ele. Pessoalmente se fosse a comprar agora, iria para o Crucial MX100 de 256GB, que custa menos de 100€.

French
27-06-14, 17:16
French, bem que o podias atualizar para FW 2.15 antes de vir para as minhas mãos. :D

Boas Nirvana, nem sei qual é que tem, vou já correr o crystalmark e já posto aqui.

French
27-06-14, 17:30
339

Já existe o 2.25, mas não faço ideia qual a diferença pois sempre funcionou bem com este.

Nirvana91
27-06-14, 17:31
Meh, estou a tentar atualizar o meu para 2.25 mas sem sucesso.

Será que haverá problema em correr um com 2.15 e outro com 2.02?

French
27-06-14, 17:38
Meh, estou a tentar atualizar o meu para 2.25 mas sem sucesso.

Será que haverá problema em correr um com 2.15 e outro com 2.02?

Olha que não te sei responder se é necessário ter o mesmo firmware, mas se for para usar em raid quase de certeza que vais ter de usar o mesmo.

reiszink
27-06-14, 17:47
Eu já usei Raid0 de Vertex 3 MaxIOPS e os firmwares eram diferentes, não houve problema.

O meu tinha o original 2.02 e o outro o 2.15. Portanto, se é só por isso, escusas de te preocupar.

Tens aqui uns testes deles em Raid0 numa board Z68:

http://www.lilireviews.com/ocz-vertex-3-maxiops-120gb/

Nirvana91
27-06-14, 18:59
Eu depois chateio-me a sério em pôr os 2 com o FW 2.25.

Já agora, isto em Raid 0 equipara-se aos Revodrive e afins?

French
27-06-14, 21:59
Eu depois chateio-me a sério em pôr os 2 com o FW 2.25.

Já agora, isto em Raid 0 equipara-se aos Revodrive e afins?


https://www.youtube.com/watch?v=efBj4b0qa7k


Acabadinho de fazer no meu:

341

jotinha17
27-06-14, 22:05
Raid0 em SSD as vantagens não são quase nenhumas, eu preferia vender um deles e apostar num de 250GB apenas.

Nirvana91
28-06-14, 15:56
jotinha17, vender um disco destes para aí por 50€ (e 1º é preciso vender...) ou nem isso... Depois ter de investir outro tanto ou dobro para comprar um SSD 256GB se calhar inferior a este... meh...

Na prática não terei vantagens, mas ao menos fico com uma config "besta" nem que seja em termos teóricos. :D

Viriat0
30-06-14, 00:15
Aqui o meu OCZ de 60GB.
Comprei a 3 ou 4 Anos, pela a modica quantia de 120€ "piuuuuuuu"

http://s17.postimg.org/3qoi6x573/SSDLife.png

Nunca actualizei firmwares, nada!! :) Boa vida para ti SSD!

jotinha17
30-06-14, 08:22
Também tive OCZ e deve ter sido o melhor dos meus SSD, passado dois anos ainda o vendi ao preço que comprei.

E a OCZ está de volta, vão lançar novo produto :D

Enviado do meu C1505 através de Tapatalk