PDA

View Full Version : [BenchX] Kit Watercooling Phobya 240LT - Explicação de Watercooling e Unboxing



r1sKas
04-07-14, 22:18
[BenchX] Kit Watercooling Phobya 240LT - Explicação de Watercooling e Unboxing


Sistemas Watercooling é uma das maneiras mais eficazes de refrigerar o nosso sistema, mas também o mais dispendioso.
Temos que estar cientes que um sistema Watercooling é algo que precisa de manutenção, e que se precisa de muito cuidado.


O Phobya Kit LT 240 é um dos imensos kits watercooling da loja Aquatuning Portugal, vejam o vídeo e não se esqueçam do vosso like :D


https://www.youtube.com/watch?v=QDh2KWjDYr0





Abraço!

LPC
04-07-14, 23:48
Boas!
Mais um excelente trabalho R1skas!

Esse é um kit relativamente simples mas que permite ter ali um bloco de cpu e pelo menos uma gráfica sem problemas.

Por 150€, é um preço muito competitivo, quando pensarmos que este sistema arrebenta com qualquer sistema de closed loop que se vende ai...

Conheço tanto o bloco como o radiador. São bons. O liquido é também porreiro e já tem toda a cena que interessa... anti-algas e anti-corrosão mista (ou seja para vários materiais e metais como alumínio, latão e cobre).

Penso que é uma excelente aposta e foi merecido o prémio...

Cumprimentos,

LPC

tiran
05-07-14, 00:58
Nice bro... :P

r1sKas
05-07-14, 02:05
Obrigado pelo apoio a ambos!

Exactamente, 150€ por um sistema completo é fantástico! Claro que temos outros mais caros, mas claramente melhores :)

Obrigado mais uma vez pelo apoio.

Nirvana91
05-07-14, 20:19
É um bom preço mas não há nada melhor que a praticabilidade de um sistema closed loop.

WC acho que é algo que vai ter tendencia a desaparecer, tirando para um nicho muiiitttooooo pequeno de mercado.

WC é complicado (não é qualquer pessoa que monta um), problemático (fugas, avarias), imprático (limita muito depois para mexer no material..).

Ao nivel de performance a coisa cada vez está mais equilibrada. Os Closed Loop mais recentes não são assim tão inferiores a um sistema WC. Acho que já é quase uma questão estética entre escolher uma coisa ou outra.

E é daquelas cenas que um gajo gasta uma fortuna para depois ter de vender quase dado.

PS. Isto falando sempre na hipotese de ter apenas o CPU a água.

jotinha17
05-07-14, 20:32
Concordo com o Nirvana, alem que a meu ver o WC compensa é na grafica, reduz-se logo ali imenso ruido e o OC aumenta imenso, ja nos CPU a conversa não é tão assim.

Ja tive circuitos fechados e são bons, fazem o seu serviço, mas mesmo assim nada como um bom a ar e não há preocupações.

LPC
05-07-14, 20:55
Boas!
Desculpa lá nirvana mas isso não é assim...

Qualquer gajo com meio cérebro monta e mantém um sistema WC...
Falas de um mercado que não conheces... Cá temos meia dúzia de lojas a fazer lavagens ao cérebro ás pessoas...

O WC, não é como dizes, complicado (montar e desmontar um bloco é a coisa mais simples que existe), não é inseguro (os líquidos são agora não condutores e os conectores são praticamente impossíveis de verter).
Avarias...? do quê? Só tens uma parte com peças mecânicas... A bomba! Escolhe uma boa bomba tens sistema para a tua vida.

Em relação a ser comparável, só podes estar a brincar... Qualquer sistema com um bom reservatório, bons blocos e uma boa bomba, consegue retirar mais calor que qualquer sistema closed loop no mercado...
Não é por nada que só um bloco de CPU custa o mesmo que muitos sistemas completos...

Depois temos o sistema das gráficas, qualquer bloco completo para gráficas anula os 2 problemas actualmente... calor e ruído... e só por isso já compensa um sistema WC.

Cumprimentos,

LPC

Sonas
05-07-14, 21:03
Por acaso ando a ver um sistema deste mas um pouco diferente pois tem o reservatório para as bainhas e a bomba fica presa nele!

Ando a ver isto quem sabe para um futuro loop para a 290 :)

http://www.aquatuning.de/wasserkuehlung/sets-und-systeme/interne-sets/16931/alphacool-nexxxos-cool-answer-240-d5/xt-set?c=245


Sent from my iPad using Tapatalk

LPC
05-07-14, 23:04
Por acaso ando a ver um sistema deste mas um pouco diferente pois tem o reservatório para as bainhas e a bomba fica presa nele!

Ando a ver isto quem sabe para um futuro loop para a 290 :)

http://www.aquatuning.de/wasserkuehlung/sets-und-systeme/interne-sets/16931/alphacool-nexxxos-cool-answer-240-d5/xt-set?c=245


Sent from my iPad using Tapatalk

Boas!
Excelente kit, tirando o reservatório que é um lixo... Compra o bloco, o radiador, as fans, a d5 e para reservatório mete um monsoon.

Cumprimentos,

LPC

Nirvana91
05-07-14, 23:12
Boas!
Desculpa lá nirvana mas isso não é assim...

Qualquer gajo com meio cérebro monta e mantém um sistema WC...
Falas de um mercado que não conheces... Cá temos meia dúzia de lojas a fazer lavagens ao cérebro ás pessoas...

O WC, não é como dizes, complicado (montar e desmontar um bloco é a coisa mais simples que existe), não é inseguro (os líquidos são agora não condutores e os conectores são praticamente impossíveis de verter).
Avarias...? do quê? Só tens uma parte com peças mecânicas... A bomba! Escolhe uma boa bomba tens sistema para a tua vida.

Em relação a ser comparável, só podes estar a brincar... Qualquer sistema com um bom reservatório, bons blocos e uma boa bomba, consegue retirar mais calor que qualquer sistema closed loop no mercado...
Não é por nada que só um bloco de CPU custa o mesmo que muitos sistemas completos...

Depois temos o sistema das gráficas, qualquer bloco completo para gráficas anula os 2 problemas actualmente... calor e ruído... e só por isso já compensa um sistema WC.

Cumprimentos,

LPC

LPC,

Já devo ter tido, pelo menos, umas 4 ou 5 configurações de WC em sistemas que fui tendo ao longo do tempo. Portanto, não foi loja nenhuma que me fez lavagem ao cerebro. Foi sim experiência própria.

Esteticamente são fantásticos (quando bem montados) mas quando chega a hora de alterar alguma coisa no PC começa o filme... Já percebi que montas e desmontas um sistema sem grandes problemas mas também compreenderás que nem todos têm a experiência e acima de tudo paciência que tu tens.

Acompanhei o Carlos (da Hardmodding) muitas vezes nas montagens de sistemas WC e os stresses que davam às vezes... Ou era porque a bomba não chupava bem, ou era porque o conetor estava com fuga, ou era isto ou aquilo... Enfim. Para mim foi uma grande coisa o advento dos closed loop.

Quanto ao ser comparável, não disse que eram mais performantes. Já vi reviews de alguns closed loop em que as temperaturas andavam muito chegadas a sistemas WC (claro que não faço a minima do sistema WC que usavam mas não deveria ser mau...).

Para mim, a diferença de meia dúzia de graus ou nem isso que um WC poderá ganhar a um closed loop, não compensa as dores de cabeça que dão.

LPC
05-07-14, 23:29
Boas!
Mas que dor de cabeça é que hoje em dia um sistema WC dá?
Se forem usados conectores pneumáticos, tubo de alguma qualidade, não vais ter problemas de fugas...

Eu já tive N sistemas a ar e a WC.
Assumo que o sistema a AR é bem mais simples... É montar e está a andar...

No entanto é possível montares um bom sistema e pensares no que vais necessitar para uma boa manutenção e facilidade de trabalho...
Repara, todos os sistemas de WC devem ter uma torneira no seu ponto mais baixo para poderem vazar o líquido. Depois de vazado o líquido existem umas pequenas peças que metes nos tubos quando desmontas alguma coisa e que te impede que liquido ainda dentro de algum bloco ou radiador no topo, salpique tudo.
Eu mesmo tinha um sistema completo Intel e troquei o sistema todo para um AMD!

Isto implicou cortar e meter novos tubos (as distancias eram diferentes) e afins...
Fiz isso numa tarde com calma. Não é preciso tirar um curso para fazer algo do género.

Manutenção depois disso feito... 1x por ano, trocas o liquido.

Problemas com bombas... bem isso pode sempre acontecer, mas meter uma boa bomba e um bom reservatório minimiza isso... Nunca me canso de dizer... Bombas = D5!!! Tudo o resto é conversa...

No entanto quero ser claro numa coisa... Eu NUNCA colocaria um sistema de WC apenas para CPU, se fosse para meter num cpu metia o melhor cooler a AR do mercado.
WC rende em gráficas, o ter no CPU é apenas um bonus! :)

Cumprimentos,

LPC

xezar228
06-07-14, 00:17
Boas!
Excelente kit, tirando o reservatório que é um lixo... Compra o bloco, o radiador, as fans, a d5 e para reservatório mete um monsoon.

Cumprimentos,

LPC

Boas, quando falas em "lixo" estas a falar de que, qualidade de construção ou estetica?

LPC
06-07-14, 01:05
Boas, quando falas em "lixo" estas a falar de que, qualidade de construção ou estetica?

Boas!
Falo de ambas!

Já tive esse reservatório e tive que o mandar para o lixo...
O que se passa é que o reservatório tem diversas falhas de concepção...

Devido á forma como se enche (pela frente), nunca consegues encher totalmente o reservatório, o que leva a teres ali algumas zonas com turbulência.
Depois os génios da Alphacool, colaram TODO o reservatório, impedindo qualquer tipo de manutenção ao interior do reservatório.

Com o tempo a água vai deixando resíduos no acrilico, tornando-o opaco e feio...
Isso pode ser resolvido limpando com um pano e um pouco de vinagre.
O problema é que isso é impossível num reservatório todo colado...
Depois não tens qualquer forma de substituição das peças caso precises... Falo de uma frontal nova, orings, etc..

Para terminar o parafuso de enchimento é feito de uma liga de mistura de latão com cobre.
Com o contacto da agua, o dourado começa a desaparecer e a "patina" começa a tomar conta do parafuso, libertando a mesma para água (fica verde e liberta para dentro do circuito).

Portanto NÃO RECOMENDO o uso desse reservatório...

Cumprimentos,

LPC

Nirvana91
06-07-14, 10:29
No entanto quero ser claro numa coisa... Eu NUNCA colocaria um sistema de WC apenas para CPU, se fosse para meter num cpu metia o melhor cooler a AR do mercado.
WC rende em gráficas, o ter no CPU é apenas um bonus! :)


LPC




PS. Isto falando sempre na hipotese de ter apenas o CPU a água.

Já tinha dito em cima.

Quanto à água nas gráficas... Muito investimento que depois não se traduz em retorno nenhum na altura de vender.

LPC
06-07-14, 12:37
Já tinha dito em cima.

Quanto à água nas gráficas... Muito investimento que depois não se traduz em retorno nenhum na altura de vender.

Boas!
Isso é sempre muito subjectivo...
Quando se investe em gráficas e blocos completos, é numa de aguentar o investimento pelo menos 1 ano, até se trocar pela "next best thing".
Não é para todos... Mas quem o faz não se queixa do investimento... Os meus ouvidos agradecem não ter aspiradores ao pé de mim a trabalhar.

Em relação a não se traduzir na altura da venda...
É a realidade que cá temos... Ganha-se pouco, compra-se o mais barato... WC é algo um pouco mais acima, ninguem o recomenta, ou ninguem conhece...

Vai ver a quantidade de cepos com olhos que vão ás lojas e nem sabem o que WC é... (pensam que é casa de banho).

Cumprimentos,

LPC

r1sKas
06-07-14, 13:53
O maior problema de um Cloosed Loop é mesmo não dar para aumentar para as gráficas. A maioria dos AIO não cobrem a garantia para a "adição" de gráfica no loop, e por muitas vezes a bomba não dá para isso. O OC numa gráfica é traz muito ruído porque normalmente as ventoinhas disparam com os RPM's, logo um bloco na gráfica é sempre porreiro de se ter :D

Claro que o mercado dos AIO tem disparado, mas vamos ser sinceros, não há nada mais bonito que um bom sistema WC (claro que são bastante mais caros) mas também é sabido que um sistema WC é para quem tem posses de obter um e sustentar o mesmo.

Claro que este sistema não irá tirar a força que os AIO ainda tem, mas para o pessoal que gostaria de experimentar um sistema completo WC, temos aqui uma grande opção :)

MR
06-07-14, 14:03
R1skas,

Não é o bloco que diminui o ruído num sistema de WC porque este também existe para quem usa refrigeração a ar. O que acontece é que o radiador permite dissipar o calor de forma mais eficiente devido à sua área ser imensa. E também tens lá uma ventoinha a fazer o trabalho atenção, mas devido ao que disse anteriormente esta pode estar a rotações tipo 800rpm. E além disso estamos a falar de uma ventoinha de 120-140mm comparativamente às de ~65mm dos dissipadores padrões que vêm de fábrica.