PDA

View Full Version : NVIDIA will reportedly launch its GeForce GTX 990 in early 2015



reiszink
09-07-14, 09:53
Será? Está-me a parecer demasiado cedo para 16nm.


NVIDIA will reportedly launch its GeForce GTX 990 in early 2015

Now that we've passed into the second half of 2014, we should expect some new GPUs in the coming months. But what is more exciting, is what is coming in the first half of 2015 according to a new report from SemiAccurate.

We should expect NVIDIA to skip the 20nm process completely (http://www.tweaktown.com/news/38519/nvidia-to-release-geforce-gtx-880-in-q4-2014-based-on-28nm-process/index.html), moving directly from 28nm into 16nm. This is just a rumor right now, but if it ends up happening, 2015 is going to be one of the most exciting years for GPUs in a very long time. This would see NVIDIA release the GeForce GTX 990 under the Maxwell architecture, from the GM204B core.

http://imagescdn.tweaktown.com/news/3/8/38953_11_nvidia_will_reportedly_launch_its_geforce _gtx_990_in_early_2015.jpg

If NVIDIA does skip the 20nm process, we should see some seriously fast GPUs appearing, with much lower than expected power consumption. The core count should also be lower when compared to the GeForce GTX 700 series (http://www.tweaktown.com/news/38469/geforce-gtx-800-series-gpus-to-be-cheaper-faster-than-700-series/index.html), as Maxwell is a much more efficient architecture compared to Kepler. So before we have the GTX 800 series, we're already foaming at the mouth about the GTX 900 series. It won't stop there, as we should see NVIDIA unveil the GeForce 1000 series sometime in the next 18-24 months, too.

Fonte (http://www.tweaktown.com/news/38953/nvidia-will-reportedly-launch-its-geforce-gtx-990-in-early-2015/index.html)

tiran
09-07-14, 10:22
Aguardo os comentários da malta vermelha a dizer que isto é só para atirar areia para os olhos dos fanboys verdes...

Sorry peepz não resisti... :)

Agora a sério, impressionante se saltarem desta maneira directamente para os 16nn...

Sonas
09-07-14, 10:22
Hum... então isto quer dizer que as 8xx não vêm ai?
Com 16nm a diferença será enorme comparada com as 7xx.. Agora fiquei indeciso se compro ou não a placa... :/ acho que vou esperar!

LPC
09-07-14, 10:31
Boas!
Isto é mesmo atirar areia para os olhos...

Não faz sentido a notícia, em especial se for-mos conhecedores de como é complexo a optimização para um processo de fabrico novo.
A complexidade de um GPU é bastante maior que um CPU e no caso dos cpus tanto a intel como a AMD estão a ter diversos problemas abaixo de um determinado valor de NM.

Com isto dito, não acredito que a NVIDIA fuja ao próximo die shrink, já que passar para 16nm numa só fase é quase impossível.
Portanto isso será feito possívelmente para o final de 2015 ou 2016, para o fim deste ano, vamos ter de certeza os maxwell com 28nm tal como o equiparado da AMD nessa dimensão.

Cumprimentos,

LPC

reiszink
09-07-14, 10:43
Hum... então isto quer dizer que as 8xx não vêm ai?
Com 16nm a diferença será enorme comparada com as 7xx.. Agora fiquei indeciso se compro ou não a placa... :/ acho que vou esperar!

As GTX8xx vão sair na mesma em meados de Outubro, mas continuarão a ser em 28nm como as actuais. Serão arquitectura Maxwell, mas o verdadeiro potencial delas só quando baixar o processo de fabrico.

Winjer
09-07-14, 11:25
Nem a nVidia nem a AMD tem fábricas próprias. Ambas têm acesso aos mesmos processos de fabrico que a TSMC ou a GF disponibilizam.
Se a nvidia vai ter acesso ao processo de 16nm para 2015, então a AMD também terá, bem como muitas outras empresas.

A questão é que a nVidia já mostrou o maxwell nos 28nm e o resultado foi impresionante na relação de transístores/consumo/desempenho. Foi um avanço muito grande de eficácia.
Com o processo de 20nm a permitir meter mais transístores por mm2 e a eficácia da arquitectura, o resultado deve ser um aumento bem grande de desempenho em relação aos kepler.

MAXLD
09-07-14, 11:45
Com o 4K a apanhar ritmo vai ser preciso os gpus dar bem mais litrada, portanto ambas as empresas estão já certamente a preparar material minimamente competente para isso para 2015 em diante. Os "nm" vai depender da evolução e capacidade de produção das fabricantes de waffers, mas poderá ser possível dar um salto, veremos.

Winjer
09-07-14, 11:47
Para os 4K vai ser preciso aumentar bem a quantidade de ROPs e largura de banda de memória. A cache interna das maxwell também deve ajudar nisto.

Sonas
09-07-14, 12:12
Penso que para 4K a malta vai continuar a usar Xfire e SLI e penso que os fabricantes têm e' de se organizar em termos de drivers melhores para os mesmos.
Por boa que seja um single GPU o SLI/XFire bem explorado permitirá qualidade e resoluções (com melhores/mais fps) que single GPU.

eu próprio vou esperar para ver (visto que as 9xx so la para os finais do outro ano) o que sai das 8xx senão vou voltar á minha teoria, monitor 27" 4k + 2x 290 ou 780ti

LPC
09-07-14, 12:16
Boas!
Para correr com a mesma fluidez que corre agora uma gráfica a 1080p a placa vai ter que ter 4x mais poder de processamento que o que tem agora...
Pelas minhas contas qualquer gráfica que tenha o dobro do processamento de uma 290 ou 290x ou 780ti, já irá correr bem em 4k, mesmo com filtros.

Ou seja a próxima geração gráfica já vai correr bem 4k em single GPU. (falo claro do modelo high end), 4K para o mainstream para já será apenas com 2x gama média, ou na segunda geração de gama média...

Cumprimentos,

LPC

Sonas
09-07-14, 12:26
Boas!
Para correr com a mesma fluidez que corre agora uma gráfica a 1080p a placa vai ter que ter 4x mais poder de processamento que o que tem agora...
Pelas minhas contas qualquer gráfica que tenha o dobro do processamento de uma 290 ou 290x ou 780ti, já irá correr bem em 4k, mesmo com filtros.

Ou seja a próxima geração gráfica já vai correr bem 4k em single GPU. (falo claro do modelo high end), 4K para o mainstream para já será apenas com 2x gama média, ou na segunda geração de gama média...

Cumprimentos,

LPC

E não esquecer que os jogos têm de ser programados para tal... nao como o watch dogs... :/ que de grafismo e jogabilidade e' 0....

Winjer
09-07-14, 12:54
Boas!
Para correr com a mesma fluidez que corre agora uma gráfica a 1080p a placa vai ter que ter 4x mais poder de processamento que o que tem agora...
Pelas minhas contas qualquer gráfica que tenha o dobro do processamento de uma 290 ou 290x ou 780ti, já irá correr bem em 4k, mesmo com filtros.

Ou seja a próxima geração gráfica já vai correr bem 4k em single GPU. (falo claro do modelo high end), 4K para o mainstream para já será apenas com 2x gama média, ou na segunda geração de gama média...

Cumprimentos,

LPC

Quando se aumenta a resolução não se aumenta a quantidade de shaders que se está a processar. Aumenta-se a quantidade de pixeis que é preciso processar e isso significa mais ROPs.
E aumenta-se o tamanho dos buffers de renderização e como tal é preciso mais largura de banda.

O aumento da capacidade de processamento não é muito importante para altas resoluções. Um shader em baixa resolução ou em alta resolução gasta o mesmo tempo de processamento do gpu.

LPC
09-07-14, 13:07
Quando se aumenta a resolução não se aumenta a quantidade de shaders que se está a processar. Aumenta-se a quantidade de pixeis que é preciso processar e isso significa mais ROPs.
E aumenta-se o tamanho dos buffers de renderização e como tal é preciso mais largura de banda.

O aumento da capacidade de processamento não é muito importante para altas resoluções. Um shader em baixa resolução ou em alta resolução gasta o mesmo tempo de processamento do gpu.

Boas!
Não te esqueças que existem muitas layers de post processing e falamos de 4x mais pixeis a serem movidos no ecran!
Tens que ter mais tudo...

Mais banda, mais unidades de renderização e um pipeline mais optimizado para poder canalizar tanta informação de forma célere!

Cumprimentos,

LPC

Winjer
09-07-14, 13:09
Sim com o post processing requer mais algum poder computacional.
Mas quando andas a processar pixeis e a trabalhar com múltiplos buffers, é mais importante a largura de banda e os ROPs.
Não é preciso ter 4X mais poder computacional. Será bem mais importante ter 4X mais ROPs e largura de banda.

LPC
09-07-14, 13:10
Sim com o post processing requer mais algum poder computacional.
Mas quando andas a processar pixeis e a trabalhar com múltiplos buffers, é mais importante a largura de banda e os ROPs.
Não é preciso ter 4X mais poder computacional. Será bem mais importante ter 4X mais ROPs e largura de banda.

E no meio disto tudo até nos esquecemos de outra coisa muito importante!

O Framebuffer! Pelo menos mais 2 gigas de ram vamos ter que ter... sendo 4 gb a mais o ideal...
Espero ver a próxima geração com 6gb no minimo e 8gb de ram dedicada! :)

Cumprimentos,

LPC

Winjer
09-07-14, 13:22
Eu tenho visto rumores de que a GTX 880 vai vir logo com 8 GB.
Se calhar é um pouco overkill, mas elimina logo um bottleneck definitivamente.

LPC
09-07-14, 14:04
Eu tenho visto rumores de que a GTX 880 vai vir logo com 8 GB.
Se calhar é um pouco overkill, mas elimina logo um bottleneck definitivamente.

Boas!
Não será se contarmos com os filtros!

Mesmo a 4k tens o efeito alaising (se bem bastante menor).
Possivelmente será possível remover o mesmo através de FXAA ou TXAA por post-processing (conservando assim ram).

No entanto se for por SSAA ou MSAA, a memória extra é sempre bem vinda...
Acredito que 6 gigas será o mínimo para a próxima geração de gráficas de topo com 4k em vista!

Cumprimentos,

LPC

Winjer
09-07-14, 14:07
Concordo. E tendo em conta que hoje já temos gráficas high end com 6Gb, o salto para 8 não será assim tão difícil. Pelo menos para o high end.