PDA

View Full Version : Programas tipo AI Suite Vs "qualidade" das motherboards



José Alberto
12-07-14, 08:20
Olá a todos. Primeiro tópico neste fórum :thumbsup:

Estou em vias de investir num novo sistema e por isso faço muita pesquisa em relação aos componentes e suas caracteristicas.

Neste momento a única duvida que tenho tem a ver com a motherboard. De um lado, tenho a Asus Z97-A (http://www.asus.com/pt/Motherboards/Z97A/) que tem uma boa relação qualidade/preço e sobretudo o AI Suite com perfis de overclock que podemos definir desde o Windows. Do outro, tenho por exemplo a SaberTooth Mark2 (http://www.asus.com/pt/Motherboards/SABERTOOTH_Z97_MARK_2/) que custa o mesmo e tem melhores componentes para overclock -ao menos é o que diz a máquina de propaganda da Asus- mas não tem o tal pormenor de poder escolher a velocidade do processador desde o Windows.

"Porquê tanta importância a esse programa?" perguntam vocês? porque tendo em conta que o computador vai ter muitas horas de uso entre simples navegação na internet, "office" e jogos (neste caso por periodos curtos e ao fim de semana) não preciso de ter sempre o sistema com overclock. O meu sistema actual está sempre com overclock e acho isso um desperdicio de dinheiro e energia.

Será que outra marca (MSI, ASRock, etc) oferecem essa funcionalidade em placas "de topo"? lá está, as Asus TUF e ROG não têm essa caracteristica porque foram pensadas para entusiastas com overclock 24/7.

Ou será que, pura e simplesmente, a Asus Z97-A é boa o suficiente para o que preciso (overclocks esporádicos quando jogo e nada mais)?

Agradeço os vossos pontos de vista.

Winjer
12-07-14, 10:58
Quando fazes OC num CPU moderno ele não fica sempre em OC. Os CPUs tem vários pontos de velocidade ajustáveis com a carga do CPU, feito de forma automática pelo próprio sistema.
Se fizeres OC, aumentas a velocidade máximo do Turbo. Assim, quando o CPu for puxado por programas pesados ele sobe para a velocidade máxima. Mas em idle continua a ficar nos 16x, por exemplo.
A velocidade normal continua a ser a default.

Se vires um CPU moderno a funcionar em utilização normal, reparas que ele está constantemente a saltar de velocidade, para poupar energia e dar o desempenho necessário.

reiszink
12-07-14, 11:23
Não precisas dessa aplicação, configuras o OC na Bios e os próprios sistemas de poupança de energia da board e CPU fazem o seu trabalho, tal como o Horus disse.

José Alberto
12-07-14, 12:15
Não sei se perceberam bem, vou explicar de outra forma:

Um 4690K está a 3500 em default e vai até aos 3900 em turbo. Posso perfeitamente usar este "perfil" para o dia a dia sem problema e com as poupança de energia activos (o que deve permitir baixar muito mais que os 3500). Para o Flight Simulator X, preciso de um perfil de OC de 4500 ou mais todo o tempo sem poupança de energia. Com o AI Suite da Asus, posso escolher entre o default (3,5-3,9) e o perfil para FSX (4,5 ou mais) no próprio Windows e assim evitar entrar na BIOS/UEFI para mudar settings/perfis cada vez que queira "jogar". E a questão seria, outros fabricantes permitem a mesma coisa ou isso é exclusivo dessas Asus (e digo "dessas" porque as TUF e ROG não permitem escolher o perfil no Windows).

Isso que referiram é o que tenho hoje em dia com uma MoBo e um processador 775: o meu Q9550 com poupanças ligadas vai dos 2800 aos 3400.

De todas formas, estou inclinado a comprar a Z97-A.

xezar228
12-07-14, 12:33
boas josé, tenho uma asrock z77 extreme 4-m e um i5 3570k, neste momento esta a 4.6GHz com as settings de poupança todas desligadas se quiser por o cpu a stock com as definições de poupança ativas, fazer ele oscilar entre 1.6 a 3.8Ghz, é so ir ao asrock extreme tuner, aplicação da asrock, e mudar de perfil, mas para mudares de perfil tens de o predefinir como é obvio.

Morais-GT
12-07-14, 13:21
O meu 3570K tem overclock de 4.4Ghz, mas só quando é preciso, quando eu estou a jogar ele está nos 4.4, quando não estou a fazer nada intensivo ele desce automaticamente para 1.6Ghz, ou um pouco mais dependendo da carga em que ele estiver.

Não é isto que tu queres?
Para isso basta fazeres oc na BIOS com as poupanças de energia activadas.

José Alberto
12-07-14, 14:06
boas josé, tenho uma asrock z77 extreme 4-m e um i5 3570k, neste momento esta a 4.6GHz com as settings de poupança todas desligadas se quiser por o cpu a stock com as definições de poupança ativas, fazer ele oscilar entre 1.6 a 3.8Ghz, é so ir ao asrock extreme tuner, aplicação da asrock, e mudar de perfil, mas para mudares de perfil tens de o predefinir como é obvio.

Obrigado. Não conhecia esse "ASRock Extreme Tuner". Vou dar uma vista de olhos embora neste momento não tenha nenhuma MoBo dessa marca entre as candidatas.


Não é isto que tu queres?

Não. A ideia é criar um perfil de OC no Windows e geri-lo a partir daí: ter OC sem poupanças só quando é preciso.

xezar228
12-07-14, 14:32
Obrigado. Não conhecia esse "ASRock Extreme Tuner". Vou dar uma vista de olhos embora neste momento não tenha nenhuma MoBo dessa marca entre as candidatas.



;)

José Alberto
12-07-14, 14:43
Vendo bem, o inicio do tópico poderia ter sido bem menos confuso se tivesse escrito simplesmente: quais são os programas estilo "Asus AI Suite" das diferentes marcas e suas funcionalidades?

A MSI tem o tal OC Genie mas não sei se faz a mesma coisa.

tiran
12-07-14, 15:09
Boas... Percebi aquilo que pretendes...

Na minha opinião? Não vale a pena o trabalho, andar sempre a alternar de perfil em perfil... Prefiro ter um oc na bios, se tiver a jogar ele automáticamente assume os 4.5, se tiver a ver babes no Facebook ou vídeos no YouTube ele está no mínimo, agora ter que andar abrir um programa e ter que manualmente alterar isso não é para mim... Mas cada um é que sabe...


Isso faz me lembrar os controladores de ventoinhas, ao fim de algum tempo esqueceste que tens isso... Eu tinha as ventoinhas desligadas e depois ia jogar esquecia-me de as ligar... Mais vale encontrar um sweet spot e deixar estar...

Morais-GT
12-07-14, 16:06
Obrigado. Não conhecia esse "ASRock Extreme Tuner". Vou dar uma vista de olhos embora neste momento não tenha nenhuma MoBo dessa marca entre as candidatas.



Não. A ideia é criar um perfil de OC no Windows e geri-lo a partir daí: ter OC sem poupanças só quando é preciso.

Isso é exactamente o que o meu faz.

O que eu acho é que não percebes como é que oc's funcionam.
O meu cpu baixa de clock/voltagens e consequentemente de temperatura e de energia consumida, quando não é necessário ele estar a "alta velocidade", quando vou jogar ou benchar ele aumenta.


Tu disseste que queres que o teu cpu faça isso, mas quando eu o descrevi tu disseste que não é isso.

Não te percebo.....

José Alberto
12-07-14, 17:06
Na minha opinião? Não vale a pena o trabalho, andar sempre a alternar de perfil em perfil... Prefiro ter um oc na bios, se tiver a jogar ele automáticamente assume os 4.5, se tiver a ver babes no Facebook ou vídeos no YouTube ele está no mínimo, agora ter que andar abrir um programa e ter que manualmente alterar isso não é para mim... Mas cada um é que sabe...

Não acho que abrir o programa e seleccionar o perfil seja "muito trabalhoso"? Até acho bem porreiro!


O que eu acho é que não percebes como é que oc's funcionam.
O meu cpu baixa de clock/voltagens e consequentemente de temperatura e de energia consumida, quando não é necessário ele estar a "alta velocidade", quando vou jogar ou benchar ele aumenta.

Eu sei isso tudo e peço desculpa pela confusão criada.

Basicamente:


http://youtu.be/has60yBxV3c

-perfil "performance" para o FSX e outros jogos (embora nenhum exige tanto como esse).
-perfil "auto" para uso normal.

Como escrevi no post 9, devia ter criado o post de outra forma. A questão mais correcta seria "os outros fabricantes oferecem o mesmo?" já foi respondido aqui que a ASRock tem algo semelhante.

Morais-GT
12-07-14, 17:12
Não acho que abrir o programa e seleccionar o perfil seja "muito trabalhoso"? Até acho bem porreiro!



Eu sei isso tudo e peço desculpa pela confusão criada.

Basicamente:


http://youtu.be/has60yBxV3c

-perfil "performance" para o FSX e outros jogos (embora nenhum exige tanto como esse).
-perfil "auto" para uso normal.

Como escrevi no post 9, devia ter criado o post de outra forma. A questão mais correcta seria "os outros fabricantes oferecem o mesmo?" já foi respondido aqui que a ASRock tem algo semelhante.


Deixa-me ver se percebi.

Tu queres fazer algo simples da maneira mais complicada, e queres saber qual o melhor software para o fazer?

Quanto a isso não te consigo aconselhar, eu tendo a fazer as coisas pela maneira mais simples :)

José Alberto
12-07-14, 17:16
Um clique é complicado?

Morais-GT
12-07-14, 17:19
Um clique é complicado?

Não teres que fazer nada é mais complicado que isso?

I seriously don't understand your logic :P

José Alberto
12-07-14, 17:30
Morais, a tua forma "simples" consiste em deixar que o sistema aumente ou diminua a velocidade em tempo real tanto para escrever este post como para programas que precisem de mais carga. Não é isso o que eu quero! o que eu quero é, através de um programa (no caso da Asus o AI Suite), escolher entre um perfil "auto" (o que tu falas) e um perfil "performance" directamente no Windows sem necessidade de ir ao BIOS. Neste perfil performance o processador terá todas as opções de poupança energética desligadas e o desempenho máximo.

PS: ao menos é isso que eu percebo nesses programas.

MTPS
12-07-14, 17:45
Todos esses programas de overclock automático são...marketing para quem não quer aprender.

Vão encontrar settings auto que muitas das vezes funcionam com voltagens muito maiores às necessárias, etc.

Fazer overclock na BIOS hoje em dia é absurdamente fácil.

Aliás, aquilo já nem é BIOS, é um desenho animado...

Começa a testar valores, vai correndo programas de estabilidade e aproveita o maior gozo que a meu ver, o hardware tem para dar, Overclock!

MTPS
12-07-14, 17:47
Morais, a tua forma "simples" consiste em deixar que o sistema aumente ou diminua a velocidade em tempo real tanto para escrever este post como para programas que precisem de mais carga. Não é isso o que eu quero! o que eu quero é, através de um programa (no caso da Asus o AI Suite), escolher entre um perfil "auto" (o que tu falas) e um perfil "performance" directamente no Windows sem necessidade de ir ao BIOS. Neste perfil performance o processador terá todas as opções de poupança energética desligadas e o desempenho máximo.

PS: ao menos é isso que eu percebo nesses programas.

Estás a fazer confusão.

O sistema entra em "performance mode", sempre que necessário...

Ou seja, tens OC a 4.5 com todas as poupanças activas, estás no Desktop, vai andar a reduzir o clock consoante a aplicação, no entanto, mal entras num jogo ou algo de maior carga, vai logo para o maior clock, de modo a obter a maior performance.

O que queres dizer com a "troca de perfis", é automático.

José Alberto
12-07-14, 17:56
Reparem o que diz uma review na net em relação ao programa:


You have the option of putting your computer in power saving mode to reduce as much electricity as possible or set it to high performance to get the most out of your computer.


Also, on the side you have four power saving modes, Auto, High Performance, Max Power Saving and Away Mode.

Fonte (http://www.relaxedtech.com/reviews/asus/z87-pro/4).

PS: é disto do que falo:

http://s11.postimg.org/f6ktmba43/Sem_nome.jpg

MTPS
12-07-14, 18:03
Isso é tudo marketing.

São opções que o programa tem...na prática, valem 0.

É fazer Overclock na BIOS e depois, activar as opções de poupança...faz logo tudo o que está ai para seleccionar de forma automática.

Morais-GT
12-07-14, 18:08
Isso é tudo marketing.

São opções que o programa tem...na prática, valem 0.

É fazer Overclock na BIOS e depois, activar as opções de poupança...faz logo tudo o que está ai para seleccionar de forma automática.

Isto.

José Alberto
12-07-14, 18:22
Acabei de ligar as opções de poupança de energia na BIOS da actual P5Q Deluxe para ver se noto diferença no dia-a-dia.

Efectivamente o processador agora varia entre os 2800 e os 3400 ao contrario de antes onde estava sempre nos 3400.

Se não notar diferença (e vocês dizem que nos jogos o processador vai estar sempre em full load) então em vez de comprar uma MoBo com a tal opção essa que referi irei para a Sabertooth mark2.

reiszink
12-07-14, 18:44
Acho que não há necessidade de complicar o que é fácil. É indiferente teres OC a 4.0Ghz, 4.5Ghz ou mais, o CPU quando não estiver em carga ou não lhe for requisitado mais capacidade de processamento, vai sempre baixar para o mínimo que possa.

Em suma, podes ter o CPU com OC para 4.5Ghz, mas se tiveres as opções de poupança de energia activadas, ele vai estar sempre ao mínimo em cargas leves. Quando lançares o FSX, ele prontamente te entrega os 4.5Ghz e por lá ficará até voltares a desligar o jogo.

Acho essa aplicação desnecessária e só serve para baralhar, a motherboard, CPU e gráfica fazem o trabalho todo, sem preocupações. Essa aplicação pode ser útil para quem andar sempre a benchar com parâmetros diferentes e assim poder alterar configurações on-the-fly, mas para a maioria de nós, não trás vantagens.

Para quê criar um perfil com OC a 4.5Ghz e ir lá clicar nele antes de jogar, se o CPU automaticamente faz isso quando se abre um jogo? Penso que não faz grande sentido.

O meu sistema completo que está na assinatura, com o CPU a 4.5Ghz, consome cerca de 37~38W em idle. Como vês, tenho um bom OC, mas o sistema lá trata de poupar energia por ele, quando não lhe é requisitado trabalho.

tiran
12-07-14, 19:08
Um clique é complicado?
Eu não disse que é complicado mas passado um tempo esqueceste disso... Eu tenho o exemplo do Lightboost que tive de por a arrancar com o Windows porque me esquecia, e é um click também...

Para mim é perda de tempo, repito, para mim... ;)

Winjer
12-07-14, 19:45
Ele ainda está com a mentalidade de um Conroe. Não percebe que aquilo que quer fazer é muito mais simples actualmente usando apenas o rácio do turbo. Não percebe que os CPUs actuais têm vários estados de velocidade, voltagem e desempenho.
Assim temos todas as vantagens de poupança de energia e redução de calor, ao mesmo tempo que temos acesso instantâneo a alto desempenho sempre que é preciso.
Isto, sem ter de andar a mexer em programas de treta como o AI suite.

José Alberto
12-07-14, 20:40
Acabei de fazer um teste com as opções de poupança de energia ligado e desligado, respectivamente. No FSX, o programa que mais me interessa em termos de desempenho, as diferenças foram nulas. Vou continuar a verificar, mas no resto dos programas o comportamento deve ser igual... tal como vocês afirmaram. Ainda bem que criei este tópico!



Muito, muito obrigado a todos pela ajuda.

Resultado disto tudo? O leque de opções aumenta consideravelmente.