PDA

View Full Version : Aconselhar Smartphone!



Morais-GT
13-07-14, 15:24
Boas pessoal, estou a precisar de um smartphone novo, os 300MB de ram do meu actual estão a deixar-me doido.

Eu gosto de um bom ecrã (e grande) e que seja fluído. Também aprecio uma boa câmara tanto para fotos como para vídeo.

Tenho 180€ para gastar (já com portes caso compre online), posto isto estava indeciso entre o Moto G e BQ Aquaries E5 HD.

Gosto do moto g já por ter reputação estabelecida, e tem boas reviews inclusivé de pessoal de cá. Já o BQ tem um ecrâ maior, permite a utilização de cartão micro sd que dá sempre jeito.

Outras sugestões são obviamente bem vindas.


Que acham?



Cumprimentos
Morais-GT

tiran
13-07-14, 15:53
Moto G 4G... :)

Sonas
13-07-14, 16:03
Tive o moto g 3g apenas e adorei aquilo :) mudei apenas para o nexus 5 ehehehe jamais volto para telefones sem ser google editions ou nexus :)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

tiran
13-07-14, 16:28
Pois eu recomendei o moto G por ser Android sem muitos extras

Morais-GT
13-07-14, 16:31
O BQ, também tem android praticamente stock, e é o KitKat :)

O facto do moto g não permitir cartão está quase a fazer com que mande vir o BQ.
Aquele ecrã de 5"...... :D

O facto de ser 4G não me interessa nada, não tenho nenhum pacote de dados, nem os uso sequer :)
Eu considerei o Moto G pelo feedback positivo que tem sempre. Porque pelo que vejo o BQ passa-o quase em tudo :P

f0N5
13-07-14, 17:16
BQ :) comprei-o e acho que e' 5*

se tiveres alguma duvida diz que eu respondo :thumbsup:

Morais-GT
13-07-14, 17:28
Mas compras-te o que eu referi? (E5 HD)

Quais foram as tuas impressões dele?
Achas que dá para fazeres uma mini-análise?

Cumps

tiran
13-07-14, 19:52
O moto g 4g da para cartão... ;)

MAXLD
13-07-14, 19:54
Dá uma vista nos Sony Xperia. :)

Morais-GT
13-07-14, 19:55
Mas fica fora do orçamento :P

Max, por acaso vi, mas pelo preço do BQ as características dos Sony's não se comparam sequer :P

Apesar de reconhecer que tem sensores de câmara muito bons :)

--------------------------------------

Acabei por mandar vir o BQ, não resisti aquele ecrã :D
A ver se ele chega 3ª feira.

f0N5
13-07-14, 20:02
Sim, E5 HD de 16gb, o dos 2GB de ram.

Em relação ao que tinha (Xperia J) - Menos aplicações de origem chatas (vodafone/sony), mais leve, ecran com melhor qualidade, muito mas muito fluido, jogos e browsing 5*;

O ponto negativo e o teclado não ter acentos nem c de cedilha. A mim não faz diferença visto que uso teclado us no pc :)

Estava para ir pelo Moto G mas foram vários os pontos quem me fizeram desistir dele:

Não ser dual sim pois nunca se sabe quando pode dar jeito; o facto de os butoes "touch" (home, back e não sei o que xD) serem embutidos no ecrã e não na estrutura do telemóvel; Não ter português como idioma (não me importo de usar inglês, apenas não gostei do facto de não haver PT mas sim BR :6); Por ultimo, não tem espaço para micro sd, o que pelos vistos veio mudar com a chegada do Moto G 4G.

Agora cabe-te a ti decidir o que escolher. O BQ tem tido actualizações e tudo mais... e ja vem com KitKat.

Morais-GT
13-07-14, 20:12
E decidi-me mesmo pelo BQ, mas pelo de 8GB, já que vou usar cartão micro SD não preciso de muita memória interna.

Eles amanhã devem enviar de Espanha e terça deve chegar (imagino eu :P), quando chegar dou o meu feedback, mas já sei que vai ser grande evolução já que venho de um smartphone que se engasga a reproduzir vídeos do youtube :facepalm:

f0N5
13-07-14, 20:14
Atenção que o de 8gb "só" tem 1GB de ram :P

jotinha17
13-07-14, 20:16
Ja agora pessoal que têm a dizer do bq aquaris 4 ? Vi na Media Markt hoje por 99€, aquilo é jeitoso ? Ou a diferença de preço compensa ir para o Moto E ?

Desculpa estar a postar no teu topico Morais :thumbsup:

Morais-GT
13-07-14, 20:25
Atenção que o de 8gb "só" tem 1GB de ram :P

Não sou muito exigente em termos de multitasking.

Se eu conseguir ouvir música e navegar na net ao mesmo tempo já é vitória :)

Com o que tenho agora ou faço uma coisa ou outra, e navegar na net às vezes dá-me cabo da cabeça ;@


Jotinha: É na boa man ;)

Eu como obviamente nunca tive nenhum BQ não posso opinar muito bem mas olhando para as características de um e doutro eu diria para tentares ir para o Motorola, o ecrã é melhor, o processador é ligeiramente mais rápido apesar de serem os dois dual-cores, e a bateria do Motorola é bem melhor que a do BQ que só tem 1500mAh o que é muito pouco hoje em dia :P

reiszink
13-07-14, 20:45
Para mim, o Moto G tem a grande vantagem da optimização do software e a enorme autonomia, faz 6 horas de ecrã ligado com relativa à vontade.

Sonas
13-07-14, 21:01
Para mim, o Moto G tem a grande vantagem da optimização do software e a enorme autonomia, faz 6 horas de ecrã ligado com relativa à vontade.
Confirmo :) o meu durava 3 dias com uso moderado com youtube à mistura!
Com uso sem youtube chegou a durar-me 4 dias :) fenomenal :)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

f0N5
13-07-14, 21:10
Não carrego o meu E5 'a 3 ou 4 dias e ainda vai a 49% xD

Uso-o todos os dias, mas nada de abusivo.

reiszink
13-07-14, 21:47
O que mais interessa é o tempo de ecrã, carregar ao fim de 3, 4, 5 dias é relativo.

Há muitas pessoas que têm smartphones a durar 3 e 4 dias, mas por vezes nem às 2 horas de ecrã chegam.

E claro, se não usarem 3G/4G, a autonomia aumenta exponencialmente. Wi-Fi não gasta praticamente nada.

Morais-GT
13-07-14, 21:59
Tanto o moto g como o bq têm hardware semelhante à excepção do ecrã que é um pedaço maior no bq.
Logo deverão ter tempo de bateria semelhante apesar do bq ter um bateria com uma capacidade maior, visto que o tamanho do ecrã deve fazer diferença.

Sonas
14-07-14, 08:10
Sim claro, o meu moto g tinha cerca de 5/6 as vezes penso que um ate mais de ecrã ligado antes de carregar!
O Bq tb deve ser maquina e se vier com stock Android ou perto e boa aposta! Agora só resta saber se levam as actualizações de Android a tempo e horas :) pois eu ja vou no 4.4.4 :) tenho amigos meus ainda no 4.4.2 :) ( e ja o tenho quase à 1 mês)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Morais-GT
14-07-14, 08:43
Sim claro, o meu moto g tinha cerca de 5/6 as vezes penso que um ate mais de ecrã ligado antes de carregar!
O Bq tb deve ser maquina e se vier com stock Android ou perto e boa aposta! Agora só resta saber se levam as actualizações de Android a tempo e horas :) pois eu ja vou no 4.4.4 :) tenho amigos meus ainda no 4.4.2 :) ( e ja o tenho quase à 1 mês)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Isso de receber as actualizações todas rapidamente não me incomoda muito, só me interessa estar na mesma versão do SO (KitKat), este que tenho agora só tem Jelly Bean :P

Sonas
14-07-14, 08:50
Isso de receber as actualizações todas rapidamente não me incomoda muito, só me interessa estar na mesma versão do SO (KitKat), este que tenho agora só tem Jelly Bean :P
Veremos :) estar no KitKat ja e bom mas as xs lançam updates importantes :)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Morais-GT
15-07-14, 11:58
Já me chegou o telemóvel :D

Agora vou almoçar, mostro depois algumas fotos, mas só uma pergunta ainda se deve deixar a bateria descarregar totalmente?

LPC
15-07-14, 12:07
Nopes!
Nunca se deve deixar descarregar as baterias...

Quando começar a pedir para carregar deves carregar (10% de carga mínima).
Isso era dantes, agora quando mais a descarregares mais danificas a mesma...

Cumprimentos,

LPC

JayDz
15-07-14, 12:25
Exatamente como o LPC disse, entre 5/10% pões a carregar :D

Morais-GT
15-07-14, 12:29
Ok então, quando estiver a 10℅ ponho-o a carregar.

Mas para já posso dizer que é um mundo de diferênça, para já estou bastante impressionado :)

-----------------

Andei agora a testar umas coisas....

Vem com o Android 4.4.2 e está a fazer uma actualização de firmware.

É super rápido e fluído, nada a ver com o meu antigo single core com 300MB de ram lolol

Tira boas fotos mas faltam-lhes um bocado de saturação, grava a 1080p a 60fps se não me engano e foca bastante rápido :)


Aqui ficam umas fotos do bicho:


http://i.imgur.com/TXNhb5y.jpg

http://i.imgur.com/OMdvB8a.jpg

http://i.imgur.com/G4OALIY.jpg

http://i.imgur.com/2uLCoCE.jpg

http://i.imgur.com/MQ5Gc2G.jpg







Aqui ficam umas fotos tiradas já com o BQ:


http://i.imgur.com/LoY2vd1.jpg



http://i.imgur.com/TwHB0Fe.jpg

http://i.imgur.com/shbpcIK.jpg

Nelson1400
15-07-14, 12:56
Também já ouvi dizer que 1x por mês deve se levar a bateria até ao fim, ou seja até 0% para calibrar a bateria. Agora se é verdade ou não...

f0N5
15-07-14, 13:17
Diz no folheto que se tem de descarregar a bateria completamente antes de a carregar...

Morais-GT
15-07-14, 13:22
Diz no folheto que se tem de descarregar a bateria completamente antes de a carregar...


Se não fosses tudo a dizer já nem via isso. Tenho que começar a ler os folhetos :P


http://i.imgur.com/310Ejnq.jpg

Morais-GT
15-07-14, 20:33
Pelas reviews que vi diziam que as fotos com pouca luz eram más....

O que é que acham?
(Em completa escuridão)


http://i.imgur.com/Tihzfq2.jpg



Acho que não são assim tão más como dizem :P


Outro aspecto em que fiquei impressionado foi no som, dá bastante alto, geralmente as colunas dos telemóveis são uma caca (no meu antigo eram mesmo) :)

jotinha17
15-07-14, 20:34
Boas Morais,

Dera a mim tirar fotograficas com essas qualidade com o telemovel, a meu ver está muito aceitável mesmo.

Morais-GT
15-07-14, 20:37
Aqui fica outra também quase sem luz ambiente nenhuma:

http://i.imgur.com/MGcTwjo.jpg


As fotos de dia consegui melhorar um pouco usando a app "Camera FV-5", permite muita personalização :D

jotinha17
15-07-14, 20:38
5* Morais, nada apontar mesmo ;)

tiran
15-07-14, 20:41
Gosto dessas colunas... :D

Morais-GT
15-07-14, 20:43
Gosto dessas colunas... :D


Ouvi dizer que sim.....(lol)



A ver se amanhã testo o GPS e o tempo que demora a captar :)

Recomendam algum software?
Tipo NDrive ou algo do género?

Morais-GT
16-07-14, 15:45
Hoje testei o GPS.

Meti-me no carro, fui às definições do telélé e liguei a localização. De seguida abro o google maps e instantaneamente (foi mesmo instantâneo) ele apanhou a minha posição e estava pronto para navegar.

5* mesmo, nunca pensei que pudesse ser tão rápido.

Também andei a gravar alguns vídeos e aqui nota-se um pouco de falta de qualidade apesar de ele gravar a 1080p, mas não deixa de bom para o uso que dou nesse aspecto. :)


Para já só não gostei de uma coisa.
Eu tenho o wifi sempre ligado e hoje quando saí de casa logicamente fiquei sem rede, o que acontece é que o telemóvel ligou automaticamente os dados ou seja comeu-me logo 1€ :P
Tive que ir desactivar os dados às definições.

Fora isto, estou a ter uma experiência muito boa com este smartphone :)

reiszink
16-07-14, 20:18
São todos assim, quando perdem a ligação Wi-Fi, ficam a trabalhar com os dados móveis. Por um lado tem lógica, assim evita-se a perda de ligação a meio de algo mais importante.

Quem tem dados mais limitados, é que tem de ser mais cuidadoso.

Morais-GT
16-07-14, 20:29
São todos assim, quando perdem a ligação Wi-Fi, ficam a trabalhar com os dados móveis. Por um lado tem lógica, assim evita-se a perda de ligação a meio de algo mais importante.

Quem tem dados mais limitados, é que tem de ser mais cuidadoso.

O meu antigo não fazia isso, por isso é que fiquei surpreendido.


Mas pronto, agora estão mesmo desactivados nas definições, só os ligo quando precisar :P


Entretanto encontrei outro aspecto que não gosto, o carregamento da bateria é super lento, demora horas e horas para chegar aos 100% a partir mais ou menos dos 10-12% :P

LPC
16-07-14, 20:53
Ouvi dizer que sim.....(lol)



A ver se amanhã testo o GPS e o tempo que demora a captar :)

Recomendam algum software?
Tipo NDrive ou algo do género?

Boas!
Recomendo-te o MEO Drive, grátis e normalmente muito bom.
Além desse eu comprei o Sygic, mas 90% uso o MEO Drive.

Cumprimentos,

LPC

Morais-GT
16-07-14, 21:14
Boas!
Recomendo-te o MEO Drive, grátis e normalmente muito bom.
Além desse eu comprei o Sygic, mas 90% uso o MEO Drive.

Cumprimentos,

LPC


Obrigado pela sugestão, vou experimentá-los ;)

tiran
18-07-14, 17:35
Morais isso tem linguagem PT PT?

Morais-GT
18-07-14, 17:36
Morais isso tem linguagem PT PT?

O smartphone?

Sim tem, nem precisei de instalar nada, ao ligar pela primeira vez na configuração inicial escolhi logo PT-PT (vinha por defeito espanhol claro :)).

tiran
18-07-14, 17:40
Gracias... Porque preciso de recomendar um telemóvel dos 150€ aos 200€ e vou falar recomendar este e o moto g 4g...e uma das cenas que o moto g peca é só ter PT BR... :D

Nelson1400
18-07-14, 17:55
Custom ROM em cima e voilà xD

Morais-GT
18-07-14, 17:56
Gracias... Porque preciso de recomendar um telemóvel dos 150€ aos 200€ e vou falar recomendar este e o moto g 4g...e uma das cenas que o moto g peca é só ter PT BR... :D

Eu pessoalmente penso que este é superior ao Moto G.

O ecrã é maior, a câmara é melhor, a versão de 16GB que até acho que está a mesmo preço que o moto g 4g tem 2GB de ram etc.

O moto g tem é um sistema opertivo ligeiramente mais recente, 4.4.4 se não me engano em comparação com o 4.4.2 do BQ.

Mas isto pode não ser telemóvel para qualquer um. Por ter um ecrã de 5" o tamanho do aparelho pode ser um pouco desconfortável de usar para pessoas com mãos pequenas. ;)

Nelson1400
18-07-14, 18:10
Isso do tamanho é relativo. Ao início parece te pequeno mas ao fim dr de umas semanas se voltares a um mais pequeno vais estranhar xD.

Morais-GT
18-07-14, 18:42
Isso do tamanho é relativo. Ao início parece te pequeno mas ao fim dr de umas semanas se voltares a um mais pequeno vais estranhar xD.


Eu não disse que me parecia pequeno, eu disse é que pode não ser o mais indicado para pessoas com mãos pequenas :P

Morais-GT
21-07-14, 16:41
Agora que tive um bocado de tempo a andar com o telemóvel posso dizer que a capacidade da bateria é muito boa.

Com o meu telemóvel antigo tinha que carregar todos os dias, e se carrega-se de manhã não podia abusar muito se queria ter bateria à noite.

Com este a história é diferente, com uso que lhe dou dura mais de dois dias sem problemas.

De momento tenho 68% de bateria, com um tempo em bateria de 1 dia 8 horas e 46 minutos.
O tempo de ecrã neste momento está com um pouco mais de 7 horas e meia, isto com utilização de internet (wifi), muita musica, algumas fotos e uns 10 minutos de gps. :)


Já agora precisava que me aconselhassem uma aplicação para guardar documentos importantes, se fosse possível ter password ainda melhor :)

reiszink
21-07-14, 16:49
Deves estar a fazer confusão, 7h30 de ecrã e ainda cm 68% de bateria, é impossível em qualquer smartphone actual.

Morais-GT
21-07-14, 17:10
Deves estar a fazer confusão, 7h30 de ecrã e ainda cm 68% de bateria, é impossível em qualquer smartphone actual.

Como é que se calcula o tempo de ecrã?

Posso estar a fazer mal mas eu pego no tempo em bateria (agora em 1 dia 9 horas) e multiplico pela percentagem de ecrã (24% neste momento), dá quase 8 horas :P

reiszink
21-07-14, 17:27
Se carregares por cima da percentagem referente ao gasto do ecrã, aparece-te o tempo de ecrã utilizado.

Morais-GT
21-07-14, 17:33
Loool, nunca me lembrei de carregar em cima disso :facepalm:

Está quase em 3 horas :D

Sonas
21-07-14, 18:28
Loool, nunca me lembrei de carregar em cima disso :facepalm:

Está quase em 3 horas :D
Ya ja comprar esse tlm... 7h e 68% de bateria era um luxo :)

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Morais-GT
22-07-14, 17:49
Pus agora o telemóvel a carregar com 16% de bateria.

Tem 2 dias e 10 horas em tempo de bateria, com 5 horas de tempo de ecrã, acho que é bastante aceitável :)

Já agora, quanto à aplicação, alguma sugestão?

Igwanna
13-01-15, 14:28
s5 ou note 3 têm muito bons ecrans e ja se arranjam por bons preços

Racpu_
13-01-15, 15:19
One Plus One