PDA

View Full Version : Por vezes detesto saber coisas de informática...



Winjer
11-12-14, 20:58
Apesar de não ter um curso nem ser profissional de informática, tenho conhecimentos acima da média dos utilizadores e por causa disto é frequente ter pessoas a pedir-me concelhos e ajuda, seja para upgrades, formatar HDDs e instalar o OS, reparar problemas, etc.
Normalmente nem tenho problemas com isto, especialmente se forem amigos ou família próximos, mas já me aconteceu ter pessoas com quem tenho pouca confiança a pedirem-me ajuda, sendo que ás vezes com coisas complicadas e que dão muito trabalho.
No caso de família e amigos próximos, nem espero uma recompensa pois sei que se eu precisar de ajuda um dia seja no que for, tenho ali uma apoio. Mas há gente com quem tenho pouca confiança que são capazes de pedir ajuda para coisas complicadas e depois nem sequer se oferecem para pagar um copo ou um jantar ou algo parecido.
Pior ainda são aquelas pessoas que parecem lembrar-se apenas de mim quando tem um problema de informática, ficando tempos imensos sem falar para um dia aparecer apenas para resolver um problema deles.
Já me aconteceu de estar sobrecarregado de trabalho e ter um colega de trabalho a pedir-me para arranjar o PC e quando disse-lhe que não podia, ficou a olhar para mim como se eu tivesse o dever moral de lhe consertar o PC.
Na empresa onde trabalhava, chegava ao ponto de tentar esconder os meus conhecimentos de informática apenas para que não me venham chatear. (De notar, que a minha função na empresa nada tem haver com informática)

Estas coisas também vos acontece?

Jorge-Vieira
11-12-14, 21:08
Sim, quase todos os dias, ou é para perguntar, ou é para saber configurações, ou é para saber como determinada coisa funciona.
Amigos meus quando precisam de algo sobre informatica, pc, peças, componentes, saber isto ou aquilo... lá vem telefonema ou bater á porta, ou até me pedem para ir com eles comprar as peças, outros já confiam e pedem e lá vou eu comprar para depois montar, outros é copmpra e montar o pc todo...
Não me importo que me chateiem sobre isto, pois é uma coisa que gosto, mas só faço mesmo para os meus amigos e até ver todos estão satisfeitos.
Não me considero com conhecimentos de superioridade em relação a ninguém, pois ninguém sabe tudo, mas ao que se vai vendo existe muito entendido da coisa que tem bem menos conhecimentos do que alguém que faz disto um hobbie.

Também não escondo de ninguém que tenho conhecimentos e que isto é uma das minhas paixões, mas se começarem a ser chatos, deixo de ter conhecimentos e e ter tempo.

Viriat0
11-12-14, 21:10
Sim!

Aprende a cobrar, vão dar mais valor ao teu trabalho e conhecimento.

Quando era de "Borla" até defeitos apontavam e havia sempre qualquer coisa que não estava bem, a partir do momento que comecei a cobrar "opá Maravilhas" .

As pessoas as vezes abusam da nossa boa vontade.

Abraço

MTPS
11-12-14, 21:24
E a "merda" nisso tudo é que estamos a tratar de situações a "info-ignorantes", incapazes de perceber como funciona a informática e especialmente, a sua volatilidade...

Se formos realistas, ao estarmos numa situação em que "trabalhamos" em bens de outrem por mera "boa vontade", pode perfeitamente algo correr mal na "operação" e a boa vontade facilmente se vira contra o bem feitor.

Tive um caso há uns tempos que me deixou algo "encrencado".

Pediram-me, um conhecido para tratar a um desconhecido, se podia instalar software essencial num portátil Toshiba novo da módica quantia de 1200€ (não me recordo do modelo exacto...), a boa vontade tratou do serviço, contudo, durante essa semana o portátil misteriosamente deixou de funcionar.

Querem imaginar a quem vieram pedir responsabilidades?

Pois...exacto.

Já apanhei outros casos também deverás engraçados.

É por estas coisas que hoje em dia estou mais calado em relação a info do que sobre assuntos que não percebo "patavina".

Acaba por ser também este o meu conselho.

Winjer
11-12-14, 21:43
Felizmente que nunca me aconteceu uma dessas de o hardware de outra pessoa avariar e me virem culpar.

Mas no emprego tive uma história engraçada sobre uma sugestão eu fiz sobre a limpeza de do PC de um colega.
Ele tinha um PC da empresa há vários anos e a certa altura abrimos o PC e vimos que estava cheio de pó. Eu recomendei-lhe usar o compressor da obra para soprar o pó.
O problema é que o compressor era de capacidade industrial e estava a ser usado para decapar tinta de uma estrutura metálica. Ele não regulou bem a pressão e o PC não durou muito tempo....

reiszink
11-12-14, 21:50
http://static.fjcdn.com/comments/I+feel+you+bro+_c348de8ec3c4bee27f1379f2061a9035.j pg

jotinha17
11-12-14, 22:26
Realmente Horus, é uma situação que se passa no dia a dia e uma pessoa por vezes não pára para pensar.

Comigo passa-se exatamente o mesmo, sou um novato nesta matéria mas já vou sabendo umas coisinhas e tenho todo gosto em ajudar e ver a pessoa satisfeita/feliz e tambem me dá gosto faze-lo porque com isso vou tirar mais conhecimentos.

Mas por vezes as pessoas abusam e é como dizes nem um cafe se dão ao luxo de pagar, simplesmente para ficar bem e outros só falam mesmo quando precisam é triste mas é uma grande realidade. Mesma coisa em foruns, por vezes a malta não se dá ao trabalho de procurar seja o que for, estão à espera de tudo.

LPC
12-12-14, 00:46
Apesar de não ter um curso nem ser profissional de informática, tenho conhecimentos acima da média dos utilizadores e por causa disto é frequente ter pessoas a pedir-me concelhos e ajuda, seja para upgrades, formatar HDDs e instalar o OS, reparar problemas, etc.
Normalmente nem tenho problemas com isto, especialmente se forem amigos ou família próximos, mas já me aconteceu ter pessoas com quem tenho pouca confiança a pedirem-me ajuda, sendo que ás vezes com coisas complicadas e que dão muito trabalho.
No caso de família e amigos próximos, nem espero uma recompensa pois sei que se eu precisar de ajuda um dia seja no que for, tenho ali uma apoio. Mas há gente com quem tenho pouca confiança que são capazes de pedir ajuda para coisas complicadas e depois nem sequer se oferecem para pagar um copo ou um jantar ou algo parecido.
Pior ainda são aquelas pessoas que parecem lembrar-se apenas de mim quando tem um problema de informática, ficando tempos imensos sem falar para um dia aparecer apenas para resolver um problema deles.
Já me aconteceu de estar sobrecarregado de trabalho e ter um colega de trabalho a pedir-me para arranjar o PC e quando disse-lhe que não podia, ficou a olhar para mim como se eu tivesse o dever moral de lhe consertar o PC.
Na empresa onde trabalhava, chegava ao ponto de tentar esconder os meus conhecimentos de informática apenas para que não me venham chatear. (De notar, que a minha função na empresa nada tem haver com informática)

Estas coisas também vos acontece?

Boas!
Como eu conheço tão bem o que tu escreveste...
E como eu também conheço tão bem o pessoal quem e pedia ajuda e até ia a casa dessas pessoas para lhes arranjar o computador...
Houve uma altura que comecei a levar 15€ á hora para os trabalhos... Fiz isso porque eram demais os pedidos á espera que fossem de graça...

E tal como tu comecei a esconder os meus conhecimentos no trabalho para não ser ali o "pau para toda a obra"...

Cumprimentos,

LPC

tiran
12-12-14, 10:41
Alô apoio técnico? Então não sei... Pessoal que está semanas sem dizer nada, e de repente cai aquela msg do ah o meu computador tá a fazer isto... Chamadas do nada "o meu BF4 não está a dar"... O pedido de formatação da praxe... Outro foi a dizer que o disco tá a dar erro... Uns que nem me curtem muito mas às vezes precisam duma gráfica dum disco ou seja o que for dos classificados... E aí já há convites para um café...

A ultima foi o aconselhamento na compra de um portátil para jogar, navegar e fazer outras cenas, eu até pedi aqui opiniões... Escolhemos o portátil...http://www.pcdiga.com/2/14563/Portatil-Asus-15-6-K550JK-DM013?marca=188...820€ i7, 8gb de ram, GTX 850M... não tem windows (melhor), eu comprometi-me a meter o windows no portátil do meu colega...(sou mesmo anjinho)

Conclusão, semana passada ele pega vai a fnac e compra isto... http://www.fnac.pt/Apple-MacBook-Pro-13-Retina-i5-2-6GHz-8GB-256GB-MGX82-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a802487 150€ x 10 sem juros...que negócio...

Claro quando estive com ele, disse-lhe o que achava, "tinhas comprado o que eu disse, tiravas a carta e ainda te sobrava para ir às put*s"... A melhor foi outro amigo que não é nada dos computadores que só lhe perguntou "onde estava estacionado o portátil de 1500€"... :D :D :D

Eu e o Zap já falamos muito sobre os "apoios técnicos"...no nosso grupo é mais que normal...

http://i1130.photobucket.com/albums/m536/dandy_monkey/gifs/brofist-1.gif

Winjer
12-12-14, 10:57
Cheguei a ter um colega de curso que veio ter comigo para pedir ajuda para comprar um portátil. Isto em 2006.
Entre vários concelhos, disse para não comprar um que tivesse uma gráfica da Intel, pois eram inúteis para jogos e ele também queria ter uns joguitos.

Ele compra o portátil e faz exactamente o que lhe disse para não comprar. Depois andava a jogar o GTA: SA a uns 15 fps, numa gráfica da Intel...

Jorge-Vieira
12-12-14, 11:16
Aconselhamento de portateis e tablets também tenho aos pontapés, ja me lembrei de abrir uma linha de apoio ao cliente :D

reiszink
12-12-14, 14:10
Comprar um MacBook Pro para jogar... Genial.

Não tenho pena do teu amigo, tenho é do Mac em ir parar às mãos dele.

tiran
12-12-14, 14:58
Para bater uns coros no facebook... :S

Bro mesmo outros morcões (na falta de melhor palavra) que conheço a estourar 1300€ em portatateis ROG e não precisam da mobilidade... quando eu digo que com 1300€ não fazia um PC, mas fazia um SETUP, com pc, monitor, rato, teclado, phones e com jeitinho uma mesa e uma cadeira... fica amuados a pensar que é dor de coto... Bitch please...

MTPS
12-12-14, 16:04
Apanhei também um caso duma velha de baixa por problemas psicológicos, mas esta a pagar.

Quase mensalmente chegava-me um e-mail com mil e um problemas "detectados" pela dita senhora no seu computador, chegava lá os únicos "problemas" que encontrava eram notificações para updates e a impressora HP desinstalada (não me perguntem como...).

Há semana e meia tratei dum portátil em que o dono foi bastante "enrabado".

Diz-me aflito que comprou um portátil com 2 meses novo mas que tem o W8 e não se entende com aquilo blá blá para eu meter o W7.

Chega-me a peça às mãos...típico portátil e-escolas com 6 anos e guess what? Xp instalado.

Isto para dizer que existe muita ignorância a este nível e que devem ter cuidado para quem e onde se metem com trabalhos.

MR
12-12-14, 16:22
lol mbm

Também fiz um serviço de backup do sistema num portátil a um colega no trabalho que me disse que pagava depois qualquer coisa mas depois na hora depois do serviço feito pediu imensas desculpas porque que pensou que seria de graça. Foi uns 30min ser serviço mas pronto. Há pessoal que se aproveita imenso da boa vontade dos outros.

Vendi também um software no olx, isto faz talvez uns 6 meses, e ainda tenho o senhor à perna sempre a pedir ajuda. Senhor este que psicologicamente também não está bem, conta-me imensas histórias mas no final pede desculpa.

pitogas
13-12-14, 18:15
Há uns tempos fui jantar a casa de um amigo e ele aproveitou que eu estava lá para me pedir para dar uma olhadela na impressora que não estava a puxar as folhas...

De facto mandava-se imprimir uma coisa qualquer, a impressora dava sinal de vida mas a parte de puxar a folha não estava a funcionar. Eu disse-lhe logo que não sabia arranjar aquilo... e a resposta dele foi: "Então mas não és técnico?"

Epá eu trabalho na área da informática mas é na área de servidores e respectivos componentes, sistemas operativos, painéis de controlo, etc. O pessoal é que pensa que percebemos de tudo o que está ligado à informática e somos mágicos, e eu percebo tanto de impressoras como percebo de abelhas.

Também já me pediram para programar uma máquina registadora, mas nem vou entrar por aí.

Enzo
24-07-15, 14:30
Também já me pediram para programar uma máquina registadora, mas nem vou entrar por aí.

Eh pá, a impressora ainda te entendo. Agora uma máquina registadora, penso que já foi má vontade tua. ahahahahahahha

Dape_1904
24-07-15, 14:38
lol mbm

Também fiz um serviço de backup do sistema num portátil a um colega no trabalho que me disse que pagava depois qualquer coisa mas depois na hora depois do serviço feito pediu imensas desculpas porque que pensou que seria de graça. Foi uns 30min ser serviço mas pronto. Há pessoal que se aproveita imenso da boa vontade dos outros.

Vendi também um software no olx, isto faz talvez uns 6 meses, e ainda tenho o senhor à perna sempre a pedir ajuda. Senhor este que psicologicamente também não está bem, conta-me imensas histórias mas no final pede desculpa.

Boa tarde,

MR, hahahaha!!! Obrigado por me fazeres rir!!

Cumprimentos.