PDA

View Full Version : Hello Linux!



reiszink
20-12-14, 16:08
Adeus Windows 7, olá Linux Mint!

Agora é colocar isto bonitinho.

http://i.imgur.com/J0OgJEV.png

http://i.imgur.com/SrPsoNF.png

http://i.imgur.com/Sbx4CqS.png

JayDz
20-12-14, 16:16
Já o primeiro a mudar - se para Linux (H.)

Jorge-Vieira
20-12-14, 16:18
Já o primeiro a mudar - se para Linux (H.)
Depois das news do Win 10 não é caso para menos :D

reiszink
20-12-14, 16:21
É num PC secundário, como não jogo nele, porque não em mudar de ares?

Estou a gostar bastante disto, não é o bicho de sete cabeças que as pessoas pensam.

MTPS
20-12-14, 16:28
Se não for para jogar dá bem para usar Linux.

Até para computadores de produtividade.

Jorge-Vieira
20-12-14, 16:36
Alguns jogos já estão a aparecer no Linux, já é um principio.

O Linux tem evoluido bastante e hoje é bastante simples de utilizar.

JayDz
20-12-14, 16:49
E esse Linux esta com muito bom aspeto :D

LPC
20-12-14, 17:31
Boas!
Isso leva o KDE correcto?
Sempre gostei mais do que o Gnome.

Provavelmente vou seguir em breve o mesmo caminho...
Estou apenas a ver se consigo jogar alguns dos jogos que actualmente aqui tenho no sistema... (SWTOR).

Devo ir para o Kunbutu.

Cumprimentos,

LPC

reiszink
20-12-14, 19:19
A vantagem, para além de ser obviamente de borla, é a rapidez com que isto fica 100% funcional.

Não são necessárias instalações de drivers, codecs de qualquer espécie e alguma coisa que seja preciso, está nos repositórios.

Este Linux Mint 17.1 já vem com o Libreoffice, VLC, editores de imagem, tudo o que se possa imaginar. É instalar e usar.

Escolhi o Mint, porque segundo dizem é dos mais leves, embora este Cinnamon seja ligeiramente mais pesado do que o Mint Matte.

reiszink
21-12-14, 15:42
Aos poucos está a ganhar nova cara. Estou a ficar fã disto.

http://i.imgur.com/bT882xn.png

Sardo
21-12-14, 15:51
Está porreiro isso, bastante agradável.

Dape_1904
21-12-14, 16:32
Está com um aspeto engraçado. A única falha é a falta de conteúdos. De look já está no ponto.

Winjer
21-12-14, 17:32
Já faz uns 3 anos que não instalo e uso Linux, mas já na altura era um processo relativamente simples. Usando os repositórios, torna-se fácil instalar o que é preciso para o OS.

Reiszink, em termos de utilização de aplicações de office, como está agora? Já se pode passar sem o office da MS?

Dape_1904
21-12-14, 17:37
Para a grande generalidade das pessoas, claro que se pode passar sem o Office da Microsoft. O que a grande generalidade das pessoas faz no Word são uns textos simples, com formatações básicas. No Excel fazem tabelas sem grandes formatações, apenas as mais simples. E no PowerPoint apresentações simplíssimas, sem grandes efeitos, que estão presentes em qualquer alternativa ao Office.

Os restantes programas a grande maioria das pessoas não utiliza, mas as que utilizam também não fazem uso intensivo, e no que utilizam têm nas alternativas ao Office as mesmas ferramentas. Apenas em coisas muito específicas e avançadas o Office supera a concorrência, e isso é para minorias.

Jorge-Vieira
21-12-14, 19:35
Já faz uns 3 anos que não instalo e uso Linux, mas já na altura era um processo relativamente simples. Usando os repositórios, torna-se fácil instalar o que é preciso para o OS.

Reiszink, em termos de utilização de aplicações de office, como está agora? Já se pode passar sem o office da MS?
Experimentei recentemente tanto o Libre como o Openoffice, e se não for para coisas muito elaboradas chega e sobra, existem algumas incompatibilidades a abrir alguns ficheiros do MS Office, mas sendo tudo feito de raiz num desses alternativos tudo funciona perfeitamente.
Para mais de 90 por cento das pessoas aquelas alternativas chegam e e estão bastamtes boas.
Se for para coisas mais elaboradas, o Office da MS continua bastante superior.

reiszink
21-12-14, 19:50
Já faz uns 3 anos que não instalo e uso Linux, mas já na altura era um processo relativamente simples. Usando os repositórios, torna-se fácil instalar o que é preciso para o OS.

Reiszink, em termos de utilização de aplicações de office, como está agora? Já se pode passar sem o office da MS?

Não há uma resposta concreta, depende da utilização de cada um. Eu por exemplo, já não uso o Office da Microsoft há vários anos, as alternativas grátis para Windows (LibreOffice, OpenOffice) e o iWork do OS X, são mais do que suficiente para o que necessito.

Contudo, sei que há gente para efeitos de trabalho, que não vive sem o Office da Microsoft. Principalmente o Excel, não é raro em folhas de cálculo mais complexas, aparecerem com formatações erradas quando se tenta abrir noutro programa que não o original onde foi criado.

É questão de instalares um dia o LibreOffice e veres se para o teu tipo de utilização serve e se os documentos do Microsoft Office abrem sem defeitos nele. Claro que para compatibilidade não há como a suite da Microsoft, por isso, quem usa algo diferente, tenho visto essas pessoas a jogar pelo seguro e a converterem os seus documentos para PDF antes de alguma apresentação, para abrirem em qualquer lado, independentemente do PC.

Sardo
21-12-14, 19:57
Também experimentei recentemente ambos e, como já foi dito aqui, conseguem disponibilizar a maioria das ferramentas que a maioria das pessoas precisa. Eu, no entanto, tive problemas com a folha de cáclulo no Libre Office (algum bug naquela edição, não sei...) e no Excel senti a falta de algumas funcionalidades que simplificam a utilização.

Sonas
21-12-14, 20:08
Tenho de testar isto! :) gostei do que vi :)

pitogas
25-12-14, 14:20
Já vai fazer 2 anos que deixei de utilizar Windows como sistema principal. Apenas não o larguei já por causa do Photoshop e Lightroom.

Há cerca de dois meses quando fiz upgrade de CPU, RAM e board, e como não jogo virtualizei o meu Windows pelo que no disco só tenho Fedora.

Em relação ao Office utilizo o Libre Office, mas caso utilizem o Office da Microsoft recomendo a darem uma vista de olhos no Kingsoft Office (agora WPS Office). Para além do aspecto ser bastante idêntico do Microsoft Office, a compatibilidade entre ambos diria que é quase 100%.

Filipe
25-12-14, 16:33
Eu gosto bastante de linux...utilizo o Ubuntu e adoro brincar com aquilo. Apesar de considerar o libreoffice bastante competente, há algumas inconsistências no interface com o utilizador. Apesar de ser possível meter o office de ms a bombar em linux, ainda fica a faltar o Access. A Microsoft bem que podia disponibilizar o office para linux.8-)

pitogas
25-12-14, 19:07
No ano passado li notícias que a MS após o lançamento do Office para Android, estava a ponderar lançar também para Linux durante este ano de 2014. Nada aconteceu como já seria de prever...

Umas das noticias: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/microsoft_pondera_versao_do_office_para_linux_1298 294.html

reiszink
26-12-14, 12:15
Por acaso estou a gostar bastante e só não mudo no sistema principal, devido aos jogos. Caso contrário, pelo que tenho visto, não tinha problema nenhum em passar para Linux actualmente.

Até agora ainda não encontrei qualquer limitação para o meu tipo de uso, as aplicações que preciso existem para Linux ou então há alguma outra equivalente.

Podia ser mais preocupante com os programas de edição de imagem/vídeo, mas como já me habituei ao Aperture e iMovie da Apple, é no Mac que tenho feito praticamente tudo, portanto, deixar o Windows não traria muita chatice.

LPC
26-12-14, 14:10
Por acaso estou a gostar bastante e só não mudo no sistema principal, devido aos jogos. Caso contrário, pelo que tenho visto, não tinha problema nenhum em passar para Linux actualmente.

Até agora ainda não encontrei qualquer limitação para o meu tipo de uso, as aplicações que preciso existem para Linux ou então há alguma outra equivalente.

Podia ser mais preocupante com os programas de edição de imagem/vídeo, mas como já me habituei ao Aperture e iMovie da Apple, é no Mac que tenho feito praticamente tudo, portanto, deixar o Windows não traria muita chatice.

Boas!
Para mim é exactamente a mesma situação, todas as apps que eu uso existem em linux ou existem equiparadas...

Apenas sinto falta de algum suporte de aplicações para multifunções e claro o suporte para os jogos...
Acredito que o que está a barrar a adopção do Linux é o API proprietário da MS... o DX, se não fosse isso, acredito que a cota de mercado do Windows seria bem menor...

A solução acredito passará por um suporte mais a sério de um gigante ao linux (digamos Google, Valve, Canonical, AMD, Intel, Nvidia). Em especial ao Mantle como API universal e multi plataformas...
O DX12 apenas irá consolidar novamente o monopólio dos jogos no PC e continuarmos a mamar com merdas de METROS e Windows 10 consolidados em 1001 dispositivos...

Outra solução seria apostar tb no OpenGL que já existe e não pertence a nenhum fabricante de GPU´s...
Mas ai só aconteceria se existisse lobbing da AMD, NVIDIA e claro o interesse da INTEL no Linux...

Cumprimentos,

LPC

Jorge-Vieira
26-12-14, 14:15
Eu só não mudo de vez para o Linux por causa dos jogos.
Todo e qualquer programa que necessito no meu dia a dia no pc existe em Linux ou uma alternativa com a grande vantagem de serem quase todos gratuitos.
De resto o Linux como SO acho-o bem superior ao Windows.

Na vertente dos SO´s da MS estamos com um monopolio enorme e devido a isso a MS faz o que quer e lhe apetece e obriga as pessoas a comer o que não querem, enquanto não existir uma força unida em torno do Linux dos principais fabricantes de hardware (Intel, nVidia e AMD) e de uma API livre como o OpenGL ou o Mantle vamos ter de continuar a levar com o Win na vertente gaming devido ao DX.

Filipe
26-12-14, 17:49
No ano passado li notícias que a MS após o lançamento do Office para Android, estava a ponderar lançar também para Linux durante este ano de 2014. Nada aconteceu como já seria de prever...

Umas das noticias: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/microsoft_pondera_versao_do_office_para_linux_1298 294.html

Apesar do novo CEO da microdollar até ter uma visão de mercado mais abrangente, custa-me a acreditar nisso. Muitas empresas e consumidores largariam o windows de vez.

pitogas
26-12-14, 17:52
Exacto, por isso é que a ideia não andou para a frente. Está tudo a volta dos $$$...

Jorge-Vieira
26-12-14, 18:01
O CEO da Microdolar até tem uma visão mais abrangente e muita coisa mudou na empresa, mas a Microdolar não vai abrir mão das suas pedras preciosas assim tão facilmemte.

Jorge-Vieira
22-02-16, 16:10
Linux Mint ISOs infected in WordPress attack
http://images.bit-tech.net/news_images/2016/02/linux-mint-isos-infected/article_img.jpg Popular Linux distribution Linux Mint has been hit by a major security lapse, with attackers infecting ISO files and making off with a full forum database dump.




Linux Mint, one of the most popular Linux distributions in the world, was briefly infected with malware this weekend when an attacker replaced the 64-bit ISO download on the official site.

A spin-off from Canonical's Ubuntu Linux, itself a spin-off from Debian, Linux Mint's user-friendliness and accessibility has helped it become one of the most popular consumer-oriented Linux distributions around. That popularity, naturally, makes it a target, and one attacker hit the mother lode this weekend: accessing the official Linux Mint website and replacing the 64-bit ISO files with a version containing a backdoor Trojan.

Based on the Tsunami Trojan, the code inserted into the ISOs would make any system installed from the infected media join an IRC-controlled botnet. From there, anyone with access to the control server could use the systems in distributed denial of service (DDoS) attacks or upload and download arbitrary data - including running any code they desired on the system.

The flaw in the distribution's security can't be traced to Linux itself, however: project founder and lead Clement Lefebvre posted (http://blog.linuxmint.com/?p=2994) that the attacker took over the website by exploiting an unpatched vulnerability in the popular WordPress content management system. From there, the attacker had full control over the website and used said control to replace the 64-bit Cinnamon Desktop ISO files, complete with replacing the listed MD5 hashes - incorrectly referred to as 'signatures' in Lefebvre's post - to allay suspicion.

While the attack was quickly detected, the full extent was not spotted until efforts to clean the infected ISOs from the system were met with resistance - after which the website was taken completely offline. Adding insult to injury, the attacker also made off with a dump of the forum database (http://blog.linuxmint.com/?p=3001), including hashed passwords, which he or she is offering for sale on underground sites for just $85.

For the Linux Mint project, the attack has exposed some major failings in its security. Project maintainers have come under criticism for failing to keep their WordPress install up-to-date, for hosting the verification hashes on the same server as the ISOs themselves, for not using TLS-encrypted connections for website or forum traffic, and for relying on MD5 hashes rather than cryptographic signatures to confirm the validity of a given ISO.

'What we don’t know is the motivation behind this attack,' complained Lefebvre in the announcement. 'If more efforts are made to attack our project and if the goal is to hurt us, we’ll get in touch with authorities and security firms to confront the people behind this.'

Noticia:
http://www.bit-tech.net/news/bits/2016/02/22/linux-mint-isos-infected/1