PDA

View Full Version : BQ E5 4G - Moto G killer?!



Sardo
04-01-15, 21:06
Boas pessoal

Antes de mais desculpem-me o título sensacionalista e desculpem ainda mais o atraso com que venho aqui meter isto, afinal de contas o lançamento disto ao que parece já foi à mais de 1 mês. No entanto, hoje andava à procura de telemóvel para um familiar e foi quando descobri este modelo.


<tbody>
Ecrã
5" IPS OGS (one glass solution) 720 x 1280


SoC
Qualcomm® Snapdragon™ 410 Quad Core A53 a 1.2 GHz c/ Adreno 306 a 400 MHz


RAM
1 GB


Armazenamento
8 ou 16 GB


Bateria
LiPo 2850 mAh


Câmara
Traseira:
13 Mpx (flash dual e autofócus)c/ sensor Sony BSI ExmorRS imx214 e abertura de ƒ/1,8

Frontal:
5 Mpx


Outros
LTE
microSD
dual SIM
som Dolby
eliminador de ruído

</tbody>

A resolução é igual ao Moto G (2014) e o OGS permite aumentar consideravelmente a transmitância de luz, atingindo um elevado valor de brilho (450 nits) e uma maior capacidade de reproduzir cores.

O SoC é uma melhoria daquele trazido pelo Moto G e já a 64 bits, por isso o Lollipop só o vai tornar melhor.

A bateria é consideravelmente mais generosa que a do Moto G (2014), 800 mAh mais generosa (+38%).

A câmara fotográfica promete muito (vou tentar pedir fotos mais tarde).

O som Dolby acredito mesmo que faça diferença. Pelo menos o BQ E4.5 dá uma coça ao meu Moto G (2013) ao utilizar a coluna.

Em termos de preço estamos a falar de 200€ para a versão de 8 GB e de 220€ para a versão de 16 GB. Tendo em consideração que o Moto G (2014) em Portugal anda nos 180~190€ e sem carregador, este parece-me oferecer muito mais pelo preço.

Sonas
04-01-15, 21:48
Boas e' um bom telefone mas so um aparte:

- colunas do moto G de 2013 em comparaçao com as do de 2014 sao muitooo inferiores ;) aconselho a ouvires o novo!
- bateria do Moto G nao e' nada do outro mundo mas aquilo faz maravilhas :) com uso normal o meu durava-me 3 dias ;)

De resto e' uma questao de gosto ;) sao ambos bons telefones para o preço ;) e o MOTO G tem uma vantagem que tem stock android e recebe as actualizações como os nexus (depois e' claro mas e' dos primeiros a receber apos os nexus)

tiran
04-01-15, 22:46
Também ando no mercado... E estou inclinado para o moto G 2014... Mas ainda não sei mesmo...

Viriat0
04-01-15, 22:48
Acredito que o Asus Zenfone 5 também seja um concorrente directo.

http://www.asus.com/pt/Tablets_Mobile/ZenFone_5_A501CG/

MotoG Versus Zenfone 5


https://www.youtube.com/watch?v=tFTlp1HjwsE

Abraço

JayDz
05-01-15, 00:20
O Asus Zedfone 5, é o único que na minha opinião consegue bater ( isto tem muito que se lhe diga ) mas assim à primeira vista, é o único que consegue bater o Moto G, se neste momento fosse a comprar um telemóvel, esse Asus era de pensar muito bem.

jotinha17
05-01-15, 00:27
O BQ E5 a meu ver também tem imenso valor ao lado do Moto G.

Só lhe falta mesmo atualização de Android, mas por outro lado temos seguro da marca, apoio ao cliente excelente e uma loja online com tudo que precisamos.

Tem um excelente ecrã, boa autonomia de bateria, telemóvel super leve e com um design bem elegante.

JayDz
05-01-15, 00:56
Está aqui uma muito boa análise do Moto G Vs BQ E5 4G, em que no Geral conseguimos ver que o BQ é um pouco superior ao Moto G, ou seja mais ao menos tal como o Asus, o Moto G vence, nas actualizações ao software e no audio, no resto, autonomia, câmara e ecrã, o BQ e o Asus ( o Asus um pouco abaixo do BQ ) estão a um passo acima.


https://www.youtube.com/watch?v=Uft8bM8C2JM

jotinha17
05-01-15, 01:04
De salientar que a nível de construção o Moto G me parece superior, pela impressão que tenho ficado quando pego em ambos.

Sardo
05-01-15, 01:06
Boas pessoal

Eu realmente considero este BQ superior ao Moto G 2014. O Asus Zenfone já me dificulta um pouco mais as coisas, mas à cerca de 2 semanas discuti com JayDz no tópico geral em relação ao Zenfone 5 vs Moto G 2014, por isso venho com a lição bem estudada :P.

No que toca a actualizações para o Android eu sinceramente acho que todos estão ao mesmo nível. Eu tenho-o confirmado e contínuo à espera dele, dá mesma maneira estão os donos dos Asus e dos BQ. AS três empresas já confirmaram a actualização para estes 3 dispositivos, mas até ver foi só isso, uma confirmação. Daquilo que sei a Motorola já começou os "soak tests", mas não sei quanto tempo vai demorar até realmente lançarem o update e com quanto tempo de atraso chegará aos BQ e aos Asus. Daí para a frente parece-me mais provável que o BQ continue a receber updates, já que é "vanilla", enquanto o Asus leva uma UI modificada.

Depois se falamos em updates, faz sentido falar dos benefícios que eles trazem. Ora o pessoal que já tem o Android 5.XX diz que não notou melhorias na perfomance na substituição da Dalvik pelo ART ou seja, algumas funções mudam, o design muda, mas provavelmente o que poderia ser a maior benesse do update mantem-se inalterado. Ora isto vai acontecer no Moto G (2013 e 2014) e no Asus Zenfone 5, que têm SoCs 32 bits, no entanto o BQ tem um SoC 64 bits que só verá o seu potencial completo ser libertado quando estiver a correr o Android 5.XX. Ou seja, dos 3 modelos o BQ é o que à partida mais benefeciará do update para o 5.XX.

Já que falámos do SoC, dos testes que vi a gráfica é equivalente ao do Moto G, mas a perfomance do CPU aumentou consideravelmente. No Geekbench 32 bits o aumento de performance registado foi de 39% em single core e de 21% em multi core. No 3dMark 2013 1280x720 offscreen Ice Storm Unlimited Physics o aumento de performance face ao Moto G é de 51%. E isto a correr em 32 bits, por isso está aqui um bom bicho para usar em 64 bits. O SoC do Asus é mais poderos em single core, mas é "só" um dual core (se bem que tem 4 threads), apresentado um consumo energético e desenvolvimento de calor superior aos Snapdragon e isto nota-se.

Este ponto leva-nos à autonomia. A bateria ligeiramente maior do Asus não é suficiente para compensar o "motor" mais "bebedolas". No entanto o consumo do Snapdragon 410 é muito semelhante ao do 400 e com mais 37% de capacidade de bateria ou a BQ fez um trabalho muito mau com o firmware ou poderemos ter aqui valores excelentes.

A juntar a isto temos a câmara fotográfica, que não é propriamente uma especialidade nem no Moto G nem no Asus. Ainda não me mandaram as fotos, mas vou tentar por aqui algumas assim que possível. O LTE também é uma coisa que o BQ tem que a concorrência não tem.

A única desvantegem que eu noto no BQ face à concorrência, mais em concreto face ao Asus, é o Zenfone ter 2 GB de RAM enquanto o BQ só tem 1GB. Isso realmente pode fazer inclinar os pratos da balança para o outro lado, mas para mim o melhor SoC, o LTE, bateria maior e a câmara fotográfica fariam a minha escolha recair no BQ.

Sardo
05-01-15, 01:10
De salientar que a nível de construção o Moto G me parece superior, pela impressão que tenho ficado quando pego em ambos.

Da utilização intensiva do Moto G e regular do BQ E4.5 não noto grandes diferenças na qualidade dos materias, mas em termos de ergonomia o Moto G cabe muito melhor na mão.

Jay obrigado pelo vídeo, vai dar jeito ;)

jotinha17
05-01-15, 01:14
A nível de ecrã o BQ tem muito boa qualidade e não se risca com duas tretas, mas a nível de capa parece um pouco fraca.

Mas isto é só a impressão que fico sempre que pego em ambos.