PDA

View Full Version : System freeze



293mfk
10-01-15, 17:25
Boas a todos!

Recentemente montei uma máquina que me tem deixado muito satisfeito em todos os aspetos exceto num, os vídeo jogos.
A correr qualquer programa e navegar na internet o sistema porta-se lindamente mas nos jogos congela. Por vezes logo ao inicio, outras ao fim de horas... É conforme lhe dá na "gana" e eu estou a ficar desesperado.
Já fiz de tudo (pelo menos julgo que sim) e não encontro qualquer problema e por isso me dirijo a todos vocês no sentido de obter ajuda.
O sistema é o seguinte:
Caixa: Corsair Graphite Series
Fonte de Alimentação: Corsair RM750
Placa Mãe: ASRock 970 Extreme 3 R2.0
Processador: AMD FX-8320
Memória: AMD Performance Edition
Placa Gráfica: Sapphire Radeon HD 7950 3GB GDDR5 with boost
Cooler: Corsair Hydro H100i
Discos: 2x Seagate SATAIII; 1x SSD OCZ Vertex Plus

Desde já agradeço a ajuda.

tiagomp
10-01-15, 19:58
Em todos os jogos? Tens overclock?

Sardo
12-01-15, 21:03
Boas. Antes de mais, bem vindo ao fórum.

Quando dizes que congela o que acontece ao certo? A imagem do jogo fica completamente estática? Fica tudo preto? Dá blue screen? Tendo em consideração que só acontece durante os jogos, estou inclinado para aquecimento excessivo da gráfica. Já experimentaste actualizar as drivers da gráfica?

293mfk
16-01-15, 22:12
Em todos os jogos? Tens overclock?

Apenas com o FIFA 15. Estranho é não acontecer com o Battlefield 4. E relativamente ao overclock a resposta é negativa.

Winjer
16-01-15, 22:16
Não me admirava nada que fosse o DRM Denuvo a causar problemas.

293mfk
16-01-15, 22:19
Boas. Antes de mais, bem vindo ao fórum.

Quando dizes que congela o que acontece ao certo? A imagem do jogo fica completamente estática? Fica tudo preto? Dá blue screen? Tendo em consideração que só acontece durante os jogos, estou inclinado para aquecimento excessivo da gráfica. Já experimentaste actualizar as drivers da gráfica?

A imagem fica estática mas o som continua como se tudo estivesse bem. Essa hipótese de ser aquecimento da placa gráfica já me ocorreu mas na minha opinião não faz sentido pois a caixa está bem ventilada, já desmontei o cooler, limpei-o e apliquei pasta térmica nova. Seria estranho o cooler de origem não ser eficaz... Também é verdade que já reparei que uma das ventoinhas do cooler da placa gráfica apresenta alguma vibração e ruído em baixas rotações mas não creio que ponha em caso a eficácia da refrigeração. já dei "voltas à cabeça" e não consigo encontrar uma justificação para isto acontecer...

293mfk
16-01-15, 22:20
Não me admirava nada que fosse o DRM Denuvo a causar problemas.

DRM Denuvo??? Desculpa a minha ignorância...

Winjer
16-01-15, 22:32
Vê isto. (http://lmgtfy.com/?q=drm+denuvo)

tiagomp
16-01-15, 22:59
Se o jogo não for original é capaz de ser isso...

Sardo
17-01-15, 01:56
Se o jogo não for original é capaz de ser isso...

Pode ser, mas como o Horus disse, há DRMs que são um autêntico problema e o jogo corre efectivamente melhor com "vacina".

293mfk
17-01-15, 23:41
Se o jogo não for original é capaz de ser isso...
O jogo é original.

Winjer
18-01-15, 00:31
Tenta meter-lhe um crack para poderes remover o Denuvo.
É um sistema de protecção DRM agressivo que tende a causar problemas.

293mfk
18-01-15, 01:04
Tenta meter-lhe um crack para poderes remover o Denuvo.
É um sistema de protecção DRM agressivo que tende a causar problemas.
Mas se lhe meter um crack não vou ficar impossibilitado de jogar online?

Winjer
18-01-15, 01:19
Provavelmente sim. Mas é apenas para testar.
Mete o crack, joga umas partidas offline e verifica se crasha na mesma.

tiagomp
18-01-15, 02:36
Isto é cômico, agora com um jogo original é que se tem problemas? Lol

Jorge-Vieira
18-01-15, 07:18
Sim, é verdade. Acontece com o Denuvo, acontece com o Uplay da Ubisoft, no passado também já aconteceu com o Starforce, tudo isto são DRMs bastante agressivos e os jogos correm muito melhor e sem problemas vacinados, perde-se o online mas ganha-se estabilidade.

293mfk
18-01-15, 16:27
Isto é cômico, agora com um jogo original é que se tem problemas? Lol
Podes crer... Colegas alemães da minha equipa do Virtual Pro e outros amigos do Origin têm o mesmo problema o que pode indiciar que o problema esteja no jogo mas ainda não me dou por satisfeito...
Ontem estive a jogar o FIFA15 online durante cerca de duas horas e nada aconteceu. No final, corri uma bateria de teste de estabilidade "burn in" usando o Sandra e aos 20% congelou. Isto pode desmantelar a teoria de que o problema está no jogo.

Em suma, se eu tinha um problema agora fiquei com dois...

293mfk
18-01-15, 16:30
Sim, é verdade. Acontece com o Denuvo, acontece com o Uplay da Ubisoft, no passado também já aconteceu com o Starforce, tudo isto são DRMs bastante agressivos e os jogos correm muito melhor e sem problemas vacinados, perde-se o online mas ganha-se estabilidade.
Percebo mas para mim essa solução não serve pois jogos como o FIFA 15 ou Battlefiled 4 não têm piada sem serem jogados online.
Actualmente quando compro um jogo preocupo-me apenas com a vertente online e se esta não for atrativa então não gasto nem tostão. Creio que me ficou "entranhado na pele" desde que comecei com os jogos online, o Unreal Tournement ou o Quake quando a internet lá de casa ainda era Clix... (H.)

Jorge-Vieira
18-01-15, 16:39
Não serve, aguenta-te com os problemas :)

Sardo
18-01-15, 19:44
Alguma vez andaste a mexer nos parâmetros da bios? Se sim, eu fazia um reset e voltava a fazer o burn in logo após ligar o pc.

Já procuras-te pela tua motherboard a ver se não pode essa versão da bios o problema?

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

293mfk
19-01-15, 00:35
Alguma vez andaste a mexer nos parâmetros da bios? Se sim, eu fazia um reset e voltava a fazer o burn in logo após ligar o pc.

Já procuras-te pela tua motherboard a ver se não pode essa versão da bios o problema?

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Pequenos ajustes mas nada que possa interferir com a estabilidade do sistema. De todo o modo vou fazer reset à BIOS e correr o Sandra de novo.

293mfk
19-01-15, 21:25
Alguma vez andaste a mexer nos parâmetros da bios? Se sim, eu fazia um reset e voltava a fazer o burn in logo após ligar o pc.

Já procuras-te pela tua motherboard a ver se não pode essa versão da bios o problema?

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Ai o caraças... Corri os testes por componentes e a coisa ficou feia quando cheguei à placa gráfica. Dá erro em todos os testes shader da gráfica com indicação "erro 339". Coisa engraçada é que o Sandra nem sequer sabe que erro é este... Arre dianho!!!!

Sardo
19-01-15, 22:36
O ti google não ajuda com o erro?

293mfk
20-01-15, 11:05
O ti google não ajuda com o erro?

Não, o resultado vai bater num programa muito "manhoso" que resolve todos as maleitas... Não fossem os outros quantos programas que tenta insistentemente instalar durante a instalação, ser gratuito mas assim que encontra os problemas (diz ele), tens de pagar para os resolver, não esquecendo que também não diz o que significa esse "erro 339". Chamo a isto a banha da cobra...

Viriat0
20-01-15, 11:26
Já experimentas-te instalar uns Drivers mais antigos? Mudar a Placa Gráfica de Slot? Reinstalar o SO ? Testar com outra Pláca Gráfica?

293mfk
20-01-15, 12:01
Já experimentas-te instalar uns Drivers mais antigos? Mudar a Placa Gráfica de Slot? Reinstalar o SO ? Testar com outra Pláca Gráfica?

Já tentei todos exceto testar com uma placa gráfica nova.

Viriat0
20-01-15, 12:13
Já actualizas-te a tua BIOS?

Olha aqui um caso idêntico ao teu: http://forums.guru3d.com/showthread.php?p=4987545

Abraço