PDA

View Full Version : Dilema no upgrade dos dos monitores



Igwanna
13-01-15, 14:19
... bom dilema não é pois implicaria estar indeciso entre duas ou mais opções.

Na verdade não faço a mais pequena ideia quel será o ideal.

Tenho 2 Asus Mw221U de 22 polegadas e pretendo passar para 27 polegadas.

Trabalho bastante em photoshop, e jogo bastante.
Não tenho um grande orçamento e daí o meu impasse. na casa dos 250 euros seria optimo mesmo que usado pois tenho de comprar mais 2 iguas a seguir e trabalhar com 3 monitores.

Andame praki a impigir os asus MX e VX e VS mais em conta. se fosse abaixo dos 250euros entao era perfeito...

Tambem estou a procura dde uma segunda saphire r9 290 para fazer crossfire e aguentar com estes 3 monitores em FHD.


Alguns pensamentos, IPS e/ou 2ms ou menos seria optimo.

Mais uma vez reforço a ideia de que estou disposto a comprar usados tambem se for o caso.

Abraços

Igwanna
14-01-15, 04:13
ok estou quase a decidirme por um asus vx279q, e tenho o negocio quase feito mas agora de repente vi uma serie de más reviews.

agora sim... um dilema :/ please help?

Sardo
14-01-15, 06:35
Boas

Eu pessoalmente acho que 1080p num monitor de 27" é pouco, já que o DPI anda pelos 81~82. No entanto, pelos 250€ que indicaste não me parece que seja possível encontrar um com uma resolução superior. Não sei se as más reviews que viste estarão relacionados com isto ou com outros pormenores. Não encontrei nenhuma review que achasse suficientemente completa, nem nos meus sites de referência, para que pudesse dar-te uma opinião concreta sobre o modelo. As que encontrei diziam bem do aparelho (tal como tu deves ter lido também), mas não me pareceram suficientemente fundamentadas, por isso percebo a tua dúvida ao leres as más reviews.

Em nesta situação daria uma olhadela nestes modelos:

AOC I2757FM
http://www.amazon.co.uk/AOC-I2757FM-Widescreen-Multimedia-High-Definition/dp/B008L5OGKQ/ref=sr_1_1?s=computers&ie=UTF8&qid=1421215593&sr=1-1&keywords=AOC#productDetails

Review completa aqui: http://www.tftcentral.co.uk/reviews/aoc_i2757fm.htm

Iiyama ProLite XB2783HSU-1
http://www.amazon.co.uk/Iiyama-ProLite-XB2783HSU-1-inch-Monitor/dp/B00FJVI37C/ref=sr_1_1?s=computers&ie=UTF8&qid=1421215784&sr=1-1&keywords=Iiyama+ProLite+XB2783HSU-B1

Review copleta aqui (verifica que o tradutor do google está a traduzir do alemão e não do afrikaans): http://www.prad.de/new/monitore/test/2014/test-iiyama-xb2783hsu-b1-teil9.html#Fazit

reiszink
14-01-15, 09:39
Não recomendo monitores de 27" com apenas 1080p. Apesar de não ficar horrível, não é de todo o mais aconselhável e em várias situações notam-se em demasia os pixeis.

Não caiam também no erro de pensar que por ser 27", vão ter mais área de trabalho do que num de 24". Se o de 27" tiver 1080p, a área útil de trabalho vai ser a mesma de um monitor 24" 1080p, apenas no de 27" vai ficar tudo maior e mais pixelizado.

tiran
14-01-15, 09:51
Eu aconselho a ter calma e esperar... :)


https://www.youtube.com/watch?v=ZSyv5RvQtcw

Não tarda está aí...

Igwanna
15-01-15, 12:05
ok pode ser que isto vos ajude. consegui compralo novo por 170 euros. o preco dele anda entre os 250 e os 290...

Correcção ainda estou para compra-lo. consegui foi negocia-lo para 170. so tenho até amanha para me decidir.

Tiran, pois isso é que era mas nao posso esperar mais.

A minha questao com os 27 vs 24 é só uma, os meus olhos ja nao sao o que eram e eu trabalho noite e dia com computador, e hopefully 27 vai me ajudar a nao focar tanto os olhos em detalhes pequenos. a pixelizacao nao vai ser grande problema, dado que os meus 2 monitores asus mw221u de 22 polegadas nem fullhd sao...

Sardo
15-01-15, 13:17
a pixelizacao nao vai ser grande problema, dado que os meus 2 monitores asus mw221u de 22 polegadas nem fullhd sao...

Apesar de não serem full HD, tens mais detalhe nesses teus ecrãs antigos, do que o que vais ter nesses ecrãs novos. Um ecrã de 27" full HD tem uma densidade de pixeis 10% inferior a um ecrã 1680x1050 de 22". Isto faz com que o "dot pitch" (tamanho do pixel+distância inter pixel) seja 10% maior nestes modelos de 27".

É certo que vais aumentar a área de trabalho e o tamanho das coisas, mas o de 27" vai ser menos nítido, quando observado a uma mesma distância.

Com um ecrã de 24" 1080p não irias ter esse problema, já que a densidade de pixeis é semelhante (marginalmente superior) a tua actual, bem como o dot pitch (marginalmente inferior). Basicamente só levavas as vantagens - maior ecrã, resolução e área de trabalho.

No entanto, é provável que com o modelo de 27" sintas a necessidade de aumentar a tua distância de trabalho, para que te sintas confortável com os ângulos de visão. Se for o caso, é possível que este aumento da distância de trabalho anule a diminuição de nitidez que poderias sentir.

Eu no entanto, com esse orçamento, iria para um de 24".

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Igwanna
17-01-15, 03:35
bom... tarde demais. ja cá o tenho e fiquei...

um pouco desapontado com o tamanho. julgava que 27 polegadas era uma coisa consideravelmente maior apos ter visto varios videos no youtube. afinal é pouco maior que 22... ate dame ideia que me enganei e trouxe um de 24.

este monitor parece-me bom mas há coisas que me fazem torcer o nariz. os meus 2 asus antigos MW221U tem um tecnologia talvez uns 8 anos mais antiga mas de alguma forma a qualidade pareceme diferente nao arrisco dizer melhor mas pronto. por exemplo: quando este meu ecran novo esta preto veem se areas cinzentas consoante a posicao em que estou. com os antigos eisso nao acontece. mas uma coisa é certa a cor é melhor, e os pretos mais pretos e os brancos mais brancos

ora vejam a foto:
http://www.portugal-tech.pt/attachment.php?attachmentid=570&stc=1
como veem nada de estupidamente maior ao que eu tinha, mas enfim. em relacao ao dot pitch, nao notei nada. trabalho a um braco e meio de distancia do ecran e a acrescentar tambem sou meio pitosga. Odiei os botoes half touch half mechanical. sºao ultrasensiveis e activam os menus so de passar o dedo por cima. acho no entanto o monitor com uma esteticam uito agradavel.

Sardo
17-01-15, 04:44
quando este meu ecran novo esta preto veem se areas cinzentas consoante a posicao em que estou.

Como falas em áreas é provável que isso tenha a ver com uma falha de homogeneidade de iluminação. Idealmente, um ecrã deve conseguir reproduzir o preto com 0 nits (ausência de luz vísivel), mas não é comum isto acontecer. Na realidade, que seja do meu conhecimento, apenas os painéis AMOLED é que conseguem isso ou valores muito próximos disso. A maioria dos painéis apresenta algum brilho nos pretos, que se for excessivo poderá dar esse aspecto acinzentado. Para teres uma ideia, da minha experiência, não é preciso mais de 0.30 nits para que um ecrã totalmente preto nos pareça cinzento. Provavelmente no teu ecrã os pretos são mais brilhantes nalgumas zonas do que noutras, o que faz com que notes mais esse aspecto cinzento.

Os teus monitores antigos têm um contraste máximo de 700:1 e um brilho máximo de 300 nits, enquanto este deve ter um contraste de 1000:1 e um brilho máximo de 250 nits. Fazendo as contas, isto dá em média um preto de 0.43 nits nos monitores antigos e de 0.25 no novo. É por isso que apesar das manchas cinzentas (diferenças de iluminação, num sítio o preto pode ser 0.30 noutro 0.20 - média 0.25), os pretos te parecem mais pretos. Enquanto o maior contraste faz com que os brancos te pareçam mais brancos. Obviamente que o facto de os monitores antigos usarem painel TN e este ser um AH-IPS também faz com que aches as cores mais intensas neste novo modelo.

tiran
17-01-15, 09:57
qual é o modelo do monitor?

Igwanna
17-01-15, 12:18
asus vx279q http://www.asus.com/pt/Monitors_Projectors/VX279Q/

Igwanna
17-01-15, 12:28
Como falas em áreas é provável que isso tenha a ver com uma falha de homogeneidade de iluminação. Idealmente, um ecrã deve conseguir reproduzir o preto com 0 nits (ausência de luz vísivel), mas não é comum isto acontecer. Na realidade, que seja do meu conhecimento, apenas os painéis AMOLED é que conseguem isso ou valores muito próximos disso. A maioria dos painéis apresenta algum brilho nos pretos, que se for excessivo poderá dar esse aspecto acinzentado. Para teres uma ideia, da minha experiência, não é preciso mais de 0.30 nits para que um ecrã totalmente preto nos pareça cinzento. Provavelmente no teu ecrã os pretos são mais brilhantes nalgumas zonas do que noutras, o que faz com que notes mais esse aspecto cinzento.

Os teus monitores antigos têm um contraste máximo de 700:1 e um brilho máximo de 300 nits, enquanto este deve ter um contraste de 1000:1 e um brilho máximo de 250 nits. Fazendo as contas, isto dá em média um preto de 0.43 nits nos monitores antigos e de 0.25 no novo. É por isso que apesar das manchas cinzentas (diferenças de iluminação, num sítio o preto pode ser 0.30 noutro 0.20 - média 0.25), os pretos te parecem mais pretos. Enquanto o maior contraste faz com que os brancos te pareçam mais brancos. Obviamente que o facto de os monitores antigos usarem painel TN e este ser um AH-IPS também faz com que aches as cores mais intensas neste novo modelo.

Exclarecidissimo Sardo.!