PDA

View Full Version : Lixas a usar para lapping de IHS



Pedro_1
15-03-15, 14:34
Boas pessoal.

Ando com planos para depois de fazer o delid no cpu, se calhar aproveitar e faço também lapping da IHS. A minha duvida era se era correto usar estas lixas.

800
1000
2000
2500

Começo pela mais grossa e vou então progredindo, com agua e paciencia e tal. Acham que è correto usar as lixas naquela ordem?

Abraço :)

Sardo
15-03-15, 15:14
Boas

Antes de mais, verifica se o IHS do teu processador não é soldada. É que se for, o processo torna-se mais complicado. Também já li algures que o deliding só faz sentido em determinadas gerações e que as mais actuais vêm com outros padrões de qualidade.

Em relação às lixas, eu começaria por uma mais grossa que as de 800. Tenho ideia que o mais normal é começarem nos 400, sendo que já vi valores mais baixos que isso. Penso que acrescentares uma 1600 ajudava-te a fazer o trabalho melhor. A 2500 parece-me opcional.

reiszink
15-03-15, 15:20
Não deves necessitar de lixas tão finas, a 1200 costuma fazer bem o trabalho. A 600 ou 800 só faz sentido se o IHS estiver mesmo muito mal tratado ou côncavo, caso contrário, não vale a pena levar o trabalho.

A última vez que fiz lapidação à base de um cooler, não senti necessidade de usar mais do que a 1200, ela já é bastante fina e pouco risca.

Se quiseres, tens aqui um tutorial que fiz há uns anos atrás:

http://www.lilireviews.com/fazer-lapidacao-ao-cooler-do-cpu/

Pedro_1
15-03-15, 18:11
Boas pessoal.

Eu vi este vídeo, e as lixas foram por aquela ordem que disse. https://www.youtube.com/watch?v=Q12OiZ6DAa0&t=2116 O resultado ficou porreiro.

Eu basicamente queria fazer tudo o que ele fez nesse vídeo, achei que ficou um trabalho jeitoso, à excepção que o meu plano era aproveitar ter a IHS separado do chip, e faria então o processo de lapping.

Já agora, acham que aquele adesivo da artic que ele usa è bom nesta aplicação para depois fechar? Já vi à venda e se fosse bom, comprava a liquid e uma coisa dessas logo de uma vez.

Cumps