PDA

View Full Version : Secção Classificados, Optimizações e Dinamização da zona...



LPC
27-03-13, 23:38
Boas Pessoal,
Estive a falar com o Racpu sobre esta secção e de como a mesma será um elemento dinamizador aqui do nosso fórum e comunidade.

Assim sendo, está previsto para muito em breve serem feitas alterações á forma como poderá ser vista a secção, quem poderá colocar em venda, como podem responder e como tornar importante o sistema de feedbacks para tornar as vendas e compras mais seguras para ambas as partes.
Como sabem, eu acredito que é possível ter uma secção de classificados com bom movimento e um grande número de operações bem sucedidas.

Tentei no passado passar essa mensagem, noutros projectos, no entanto não fui bem sucedido ou mesmo entendido, no entanto neste projecto, vou-me meter na "linha de fogo", pelos utilizadores e pelos que acreditam que em tempos de crise é possível fazer bons negócios e fazer mexer o mercado actual...
Espero que me apoiem nesta missão e que mostrem que eu estava certo em seguir por esse rumo e não bloquear de forma ultra-conservadora os acessos aos Classificados...

Ficarei a aguardar pelas vossas opiniões e comentários...

jotinha17
27-03-13, 23:45
Boa noite,

Bem isto é um assunto que pode ter muita conversa, muitos contras, etc.
Eu ja frequento classificados algum tempo e acho que em alguns foruns o acesso é muito "facil" e que devido a isso entre para la membros que não o merecem como tambem entram membros que apenas vêm ao forum para isso e isto eu não sou a favor, com isto quero dizer que o acesso a isso deveria ser meio limitado e apenas a quem o merece.
So as regras penso que não deveria ser muito exigente como um forum que não vou precisar de mensionar nome que aquilo é classificados mas nem parece...

Relação ao feedback pode-se sempre fazer como habitual ou seguir o que a PCdiga tem, que não é por topicos, mas sim no perfil de cada um, acho bem isto.

Estudem bem esta secção que ela merece e não é algo facil.
Força com isso.

Um abraço.

LPC
27-03-13, 23:57
Boas Jotinha!
Exacto, é uma área que requer sempre uma análise prévia...

A minha ideia seria de permitir uma visualização livre dos classificados, sem que seja possível comentar ou mesmo contactar quem vende.
O interessado, teria depois de se registar e pelo menos participar no fórum 15 dias e pelo menos 50 posts (que seriam verificados pela moderação e administração como participações válidas e não apenas spam).
Durante esse periodo poderia consultar os classificados sem poder participar neles ou mesmo colocar qualquer tipo de venda.

Ao fim de 30 dias poderia colocar o seu primeiro tópico de vendas, sendo que teria que obedecer ás regras da secção.

Em relação ao sistema de feedback, é possível que vaia-mos colocar o sistema de feedback como na PCDiga.
Para mim foi um sistema muito bem feito e que permite um controlo para todos dos feedbacks.

De qualquer forma digam de vossa justilça...
Vamos continuar a discutir de forma construtiva o que fazer nessa secção...

Cumprimentos,

LPC

jotinha17
28-03-13, 00:01
Boas Paulo,

Mas isso é possivel fazer ? Poder ver mas não contactar o utilizador ?
De resto parece-me bem, convem a modereção verificar, como digo ha "senhores" que por ai andam a tentar burlar e os foruns não tarda são atacados com isso.

Em relação ao feedback eu acho a melhor forma, super simples e não é preciso andar a procura etc, ou a ver onde estão os feeds negativos, aparece logo ali em percentagem.
Com os meus cumprimentos,

LPC
28-03-13, 00:07
Boas Paulo,

Mas isso é possivel fazer ? Poder ver mas não contactar o utilizador ?
De resto parece-me bem, convem a modereção verificar, como digo ha "senhores" que por ai andam a tentar burlar e os foruns não tarda são atacados com isso.

Em relação ao feedback eu acho a melhor forma, super simples e não é preciso andar a procura etc, ou a ver onde estão os feeds negativos, aparece logo ali em percentagem.
Com os meus cumprimentos,

Boas Jotinha, sim é possível de ser feito, actualmente a secção está escondida, e apenas os utilizadores registados a vêm...
É apenas uma questão de meter a mesma tb visivel... Será no fundo um chamariz.

Em relação á questão das burlas, penso que é tudo uma questão de bom senso nos negócios. Eu por exemplo na PCDiga, só comprava com pré-pagamento de TB a quem tivesse pelo menos 10 feedbacks positivos. Menos que isso, ou me enviava o produto primeiro, ou era negócio em mão...
Aqui é uma questão de deixar umas regras sobre isso, indicando aos interessados, para nos primeiros negócios se precaverem um pouco, até que o indice de feedbacks seja elevado o suficiente para haver confiança naquele ou noutro vendedor...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

jotinha17
28-03-13, 00:11
Boas Jotinha, sim é possível de ser feito, actualmente a secção está escondida, e apenas os utilizadores registados a vêm...
É apenas uma questão de meter a mesma tb visivel... Será no fundo um chamariz.

Em relação á questão das burlas, penso que é tudo uma questão de bom senso nos negócios. Eu por exemplo na PCDiga, só comprava com pré-pagamento de TB a quem tivesse pelo menos 10 feedbacks positivos. Menos que isso, ou me enviava o produto primeiro, ou era negócio em mão...
Aqui é uma questão de deixar umas regras sobre isso, indicando aos interessados, para nos primeiros negócios se precaverem um pouco, até que o indice de feedbacks seja elevado o suficiente para haver confiança naquele ou noutro vendedor...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Boas meu caro,

Penso que aqui ja disseste tudo, acho que isto é o rumo a seguir, como disse antes os classificados é muito importante num forum hoje em dia e como disseste e bem será um chamariz no bom sentido e concordo a 100%.
Eu sempre fiz negocios sem olhar muito para o FEEDBACK, mas ate hoje tudo a 100%, na Diga penso que estou com 12 positivos e 100% claro.

Espero ver novidades sobre isto.
Abraço

Racpu_
28-03-13, 01:40
Boas!

Concordo com algumas coisas, outras não...

Pois a coisas que nao se podem fazer.

Como por exemplo um utilizador ver a thread do vendedor e posteriormente ele tentar entrar em contacto via PM com esse vendedor, actualmente é possivel enviar PM's para todos os utilizadores, independentemente do estatuto.

Mas para isso não acontecer, tinhas que desasctivar nas permissões do grupo o envio de PM's o que acaba por se alargar a todo o grupo de utilizadores "Tech-Novato" o que não era justo para os outros utilizadores que frequentam o forum para outras informações.

Contudo isso tem que ser analisado e visto... tenho que estudar isso e ver qual a melhor maneira.

Em relação ao feedback, sim muito provavelmente irei implementar um sistema de itrader, pois já tinha isso na minhas lista de afazeres para o fórum...;)

Cumprimentos

Sawada
28-03-13, 02:03
Concordo que haja um compasso de espera para os novos utilizadores frequentarem os classificados, talvez quando alguém passasse os 100 posts, e 15 dias activos no fórum, o estado passasse para Tech-Entendido p.e., e aí sim ter acesso aos classificados.

Cumpz

reiszink
28-03-13, 02:05
Nos moldes em que está parece-me bem, 1 ou 2 meses de registo e 100 posts para ter acesso. Assim, há mais garantias que só por cá fica quem realmente quer contribuir para o fórum e afasta quem apenas vê isto como um OLX.

O sistema de feedback estou de acordo, o itrader parece-me ser a melhor solução, pelo menos mais moderna.

Racpu_
28-03-13, 02:10
Actualmente só os "Tech-Membros" é que podem ver a secção de classificados... Assim os "Tech-Novatos" para passarem para membros tem que estar registados 30 dias e 100 post's, e automaticamente terão acesso aos classificados.

Na minha opinião é justo e o mais correcto.

JayDz
28-03-13, 02:17
Boas amigos .

Sem dúvida que isso dos classificados é uma grande aposta , e concordo nos 30 dias de registo com 100 post's assim como o nosso amigo reiszink diz ,para isto não se tornar nenhum " OLX " e " CustoJusto " assim o pessoal contribui para ter acesso aos classificados .

Força com isso ;)

cumps.

LPC
28-03-13, 02:52
Boas PPL!
Eu e o Racpu, andamos aqui na labuta árdua, para a implementação do Itrader!

Informamos que o mesmo já está integrado no fórum e está também todo Traduzido para PT aqui pelo Gê...
Terão agora por baixo do vosso avatar a informação "Pontos de Avaliação" e um valor, que será o numero de avaliações (Feedbacks) que receberão...

Espero que gostem da novidade!

Cumprimentos,

LPC

Racpu_
28-03-13, 02:56
É uma maquina aqui no nosso amigo LPC nas traduções, ehehehe

Obrigado pela tua ajuda... ;)

Racpu_
28-03-13, 03:04
Depois de discutir com o LPC

Estudei esta situação para os classificados, que passo a explicar:

Visitantes-> Tem acesso ao classificados e podem comunicar com o Vendedor, mas não podem colocar post's na seccção de classificados, a não ser quando passem para Tech-Membros, 30 dias de registo e 100 Post's

Acham esta ideia valida?

jotinha17
28-03-13, 03:18
Boa noite,

a meu ver uma solução bastante válida, depois disto cabe ao vendedor decidir se vende ou não.

1 voto a favor.
Cumpz,

LPC
28-03-13, 03:27
Boas Camaradas, tem sido uma discussão muito produtiva aqui com o meu companheiro Racpu, para criar-se uma secção interessante sem ser demasiado permissiva.
E como tal apresentei-lhe uma ideia que foi entretanto trabalhada pelos dois para cria-se uma secção porreira e dinamica.

Assim sendo a versão preliminar do projecto dos classificados será feita desta forma:

- Todos os visitantes podem ver todas as nossas secções, incluindo a dos classificados.
- Será criada uma nova categoria para os recem-chegados chamada: Tech-Iniciado
- Esta categoria irá permitir a participação em todas as nossas secções e tópicos.
- Nos Classificados os Tech-Iniciados, poderão consultar a secção de Vendas, mas não poderão colocar qualquer tópico de venda. Poderão colocar na secção de "compras" e "Price Check"
- Os Tech-Iniciados, poderão caso queiram contactar os vendedores para fazerem negócios, sendo que depois de um negócio feito o vendedor deverá avaliar o comprador pelo sistema Itrader
- O Titulo de Tech-Iniciado irá permanecer até o utilizador ter pelo menos 50 posts válidos e não spam. Terá também 15 dias de interdição de colocação de vendas.
- Ao fim dos 50 Posts os Utilizadores passam para o titulo Tech-Novato que permite aceder e participar em todas as secçoes e zonas do fórum, incluindo os classificados (Tirando claro se os 15 dias ainda não tiverem passado).

Com estas alterações, vamos conseguir por um lado ter mais interessados em compras dos nossos utilizadores e por outro lado estimular aos novos utilzadores a participarem e manterem-se pelo forum mesmo depois dos negócios concluidos.

De frizar que irei colocar uma linhas de orientação de negócio na secção de Classificados, onde irei recomendar que para utilizadores com menos de 3 Avaliações Positivas, se façam negócios ou em mão ou em pagamento posterior á recepção do produto.
Lembro que o bom senso é como em tudo na vida algo necessário. Lembro também que os Tech-Novatos e Tech-Membros, podem e devem avaliar os Tech-Iniciados em termos de negócios.

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Racpu_
28-03-13, 10:16
Boas!

Penso que desta forma conseguimos manter um acesso restrito aos classificados e ao mesmo tempo ter dar esse acesso.

Pois todos podem ver e contactar os vendedores, e o vendedores decidem se querem vender ou não.

Assim os Visitantes e Tech-Iniciados não podem colocar Post's nessa secção, só quando passarem para Tech-Novatos, depois de 15 dias e 50 Post's.

Acho uma opção viável para todos, assim desta forma dinamizar a secção de classificados e ajudar vendedores a vender o seu material.

E no fim é uma forma de trazer mais membros para o fórum... :)

Que acham?

Cumprimentos

BacKupS
28-03-13, 10:18
As regras estão muito boas assim!

Sonas
28-03-13, 10:26
sem duvida... ha que dar esse "direito" a todos e desde que cumpram as regras e' mais malta a vir... mesmo que nao usem outra secção á sempre malta que vem e contribui!
Abraços!

Y2000k
28-03-13, 11:37
Acho que sim, foi uma boa ideia, assim permite que os tech-iniciados evoluam no forum também. :)

Cumps

JayDz
28-03-13, 11:59
Tou a gostar do desenvolvimento que isto está a ter ,

Venha mais novidades :thumbsup:

jotinha17
28-03-13, 12:42
Bom dia pessoal,

Sou totalmente de acordo com as regras aplicadas mas ja por experiencia espero que não fique mau ambiente por la, que venha so boa gente e gente de confiança que não quer andar a brincar com um gajo.
Continuem o excelente trabalho,

Grande abraço

LPC
28-03-13, 15:27
Boas Camaradas!
Espero que gostem destas novas ideias... Da minha parte eram boas ideias que tinha para outros projectos, que abaram por não avançar.
No entanto se virem com atenção, têm tudo para permitir que todos fiquem a ganhar...

Vi que alguns Tech-Novatos não estão a conseguir aceder á respectiva secção...
Algum Tech-Novato que esteja a não ver a secção por favor indique-nos para verificar o que se passa.

Muitos Tech-Novatos, passaram a Tech-Iniciados, isto apesar de terem mais de 50 posts. Tal acontece porque o registo poderá ter sido feito á menos de 15 dias...
Caso algum utilizador esteja com Tech-Iniciado e tenha mais 15 dias de registo e mais de 50 post, por favor contactem-nos para verificar o que se passa.

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

LPC
28-03-13, 15:33
Boas Camaradas!
Espero que gostem destas novas ideias... Da minha parte eram boas ideias que tinha para outros projectos, que abaram por não avançar.
No entanto se virem com atenção, têm tudo para permitir que todos fiquem a ganhar...

Vi que alguns Tech-Novatos não estão a conseguir aceder á respectiva secção...
Algum Tech-Novato que esteja a não ver a secção por favor indique-nos para verificar o que se passa.

Muitos Tech-Novatos, passaram a Tech-Iniciados, isto apesar de terem mais de 50 posts. Tal acontece porque o registo poderá ter sido feito á menos de 15 dias...
Caso algum utilizador esteja com Tech-Iniciado e tenha mais 15 dias de registo e mais de 50 post, por favor contactem-nos para verificar o que se passa.

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Boas!
Penso ter detectado e resolvido o problema.
Existia uma falha nas permissões da categoria: Tech-Novato, pelo que agora já se encontra resolvida...

Os Tech´s-Novato´s, podem verificar sff?

Obrigado e um abraço,

LPC

Dape_1904
02-04-13, 01:51
Paulo, vi que o sistema de feedback mudou. Passou a ser por itrader.

Vais então eliminar a secção feedback correto?

LPC
02-04-13, 02:03
Paulo, vi que o sistema de feedback mudou. Passou a ser por itrader.

Vais então eliminar a secção feedback correto?

Boas!
A secção antiga de feedback será apagada em breve, apenas ficou activa para que todos os utilizadores possam saber que o sistema mudou e passou a usar-se o "Itrader" para colocação de Avaliações (Feedback).

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Dape_1904
02-04-13, 03:00
Ok chefe!

Sardo
28-10-13, 03:02
As regras parecem-me bastante adequadas e por mim podia ficar assim.

Só houve aqui algo que fiquei a pensar e gostava da vossa opinião. Eu contra mim falo... é normal eu andar por foruns, mas só realmente participar neles (tanto a perguntar para mim, como a ajudar outros) quando ando realmente interessado em determinado tema. Ou seja, é relativamente fácil chegar aos 100 posts em algum tempo e se for preciso após isto a minha participação desce, só voltando a participar activamente passado meses quando outro assunto de interesse surge.

Seria benéfico para o forum basear o acesso à publicação na secção de vendas numa estatística de posts por dia nos últimos X meses ou algo do género? ...possivelmente a ideia nem faz sentido e/ou será de difícil implementação, mas gostava de saber a vossa opinião.


Em relação ao sistema itrader, eu não estou minimamente familiarizado com isso. Como funciona ao certo? Depois de um negócio com um outro user vamos ao perfil dele e fazemos lá a avaliação? Isto funciona tanto para o comprador como para o vendedor?

Obrigado pelo esclarecimento.

LPC
28-10-13, 13:31
As regras parecem-me bastante adequadas e por mim podia ficar assim.

Só houve aqui algo que fiquei a pensar e gostava da vossa opinião. Eu contra mim falo... é normal eu andar por foruns, mas só realmente participar neles (tanto a perguntar para mim, como a ajudar outros) quando ando realmente interessado em determinado tema. Ou seja, é relativamente fácil chegar aos 100 posts em algum tempo e se for preciso após isto a minha participação desce, só voltando a participar activamente passado meses quando outro assunto de interesse surge.

Seria benéfico para o forum basear o acesso à publicação na secção de vendas numa estatística de posts por dia nos últimos X meses ou algo do género? ...possivelmente a ideia nem faz sentido e/ou será de difícil implementação, mas gostava de saber a vossa opinião.


Em relação ao sistema itrader, eu não estou minimamente familiarizado com isso. Como funciona ao certo? Depois de um negócio com um outro user vamos ao perfil dele e fazemos lá a avaliação? Isto funciona tanto para o comprador como para o vendedor?

Obrigado pelo esclarecimento.

Boas Sardo,
Estas regras dos Classificados, foram por mim pensadas durante vários anos em que participei com classificados noutros fóruns.
Foram pensadas para permitir uma correcta circulação de produtos na secção e ao mesmo tempo evitar que o forum se torne numa loja de vendas.

Como é indicado nas regras para aceder á colocação de classificados, é necessário ser um Tech-Membro pelo menos.
Essa atribuição só é feita a quem tiver pelo menos 15 dias de registo no fórum e 50 posts válidos no mesmo.

Portanto desde que tenhas estas condições, poderás colocar tópicos de venda na secção dos classificados.
De indicar que apesar de não poderes colocar vendas, podes ver as vendas de outros utilizadores e contactares com eles por PM sobre essas vendas.

A ideia da média de posts por dia, poderá numa primeira ideia ser algo interessante para permitir a filtragem entre os utilizadores que participam e os que exporádicamente cá aparecem...
No entanto isso para já não penso que seja necessário, já que as medidas por si impostas, impedem á partida os que só olham para o fórum para vender como uma alternativa nesse aspecto.

O sistema de Avaliação (Itrader) é um sistema avançado de feedback, onde os utilizadores se atribuiem a si e aos outros pontos de avaliação dos negócios realizados.
Foi inicialmente testado no Fórum da PCDIGA com grande sucesso, pelo que implementamos o mesmo sistema aqui.
O mesmo funciona assim... O utilizador A vende um produto ao utilizador B. O negócio corre bem e está na altura de atribuirem o respectivo feedback.
O utilizador B vai ao Itrader do utilizador A e coloca a pontuação (positivo, neutro ou negativo), depois coloca se foi vendedor ou comprador e indica uma pequena descrição do negocio.
Se for um ponto positivo, o mesmo vai somar aos pontos que já tem. Os negativos também são agregados.
O mesmo acontece com o Utilizador A, que atribuiu um ponto ao utilizador B tendo em conta a forma como correu a venda... Neste caso coloca a posição de vendedor.

A ideia é deixar o sistema antigo, de ter uma página e dezenas de posts a dizer bem ou mal. É um sistema já testado e provado com grande sucesso.

Cumprimentos,

LPC

Sardo
28-10-13, 13:57
Percebido :)

tiran
28-10-13, 15:07
Boas LPC...olha que estou com problemas no itrader aqui... :S Diz que não tenho permissões...queria dar feedback a ti e ao morais e tá complicado... :)

Morais-GT
28-10-13, 15:18
Boas LPC...olha que estou com problemas no itrader aqui... :S Diz que não tenho permissões...queria dar feedback a ti e ao morais e tá complicado... :)

Também não me está a deixar (wm)

LPC
28-10-13, 15:21
Boas Tardes,
Verifiquem agora sff.

Havia um erro na permissão do titulo Tech Novato, sendo que já deverá estar resolvido!

Obrigado e toquem a fazer feedbacks! :)

Cumprimentos,

LPC

MR
28-10-13, 15:21
Boas, a título de teste aqui funcionou.

LPC se quiseres podes apagar o apagar feedback que te dei pois foi apenas para testar o sistema, mas no passado já fizemos pelo menos 1 negócio por isso é igual.

edit: acho que não fui a tempo porque ao que parece o LPC já resolveu o problema.

LPC
28-10-13, 15:23
Boas, a título de teste aqui funcionou.

LPC se quiseres podes apagar o apagar feedback que te dei pois foi apenas para testar o sistema, mas no passado já fizemos pelo menos 1 negócio por isso é igual.

edit: acho que não fui a tempo porque ao que parece o LPC já resolveu o problema.

Boas!
Não é preciso editar, pois já fizermos mais que um negócio sem problemas! :)
Apenas editei lá o texto, que tinhas como teste para reflectir o que acabei de dizer...! :)

Cumprimentos,

LPC

Morais-GT
28-10-13, 17:51
Sim agora já está a permitir.

Também já deixei os que tinha a dar :)

jotinha17
21-07-15, 19:10
Boa noite,

Pessoal estou a fazer este comentário para chamar atenção sobre a secção dos classificados.

Tenho deparado que têm criado tópicos atrás de tópicos quando ainda têm tópicos abertos a pedir outro material ou até repetem o pedido em tópicos diferentes.
Abram APENAS um tópico por secção ( compras/vendas ) e vão editando conforme vão aparecendo as necessidades.

Em breve quero fazer uma limpeza à secção, antes demais, queria-vos pedir para verificarem os vossos tópicos e ver o que é importante e o que não é.

Obrigado :thumbsup:

Gyzdark
27-05-17, 22:01
É só a mim que o tópico de vendas do APLinhares vai dar a uma página totalmente vazia, nem sequer tem template do fórum nem header... nada, apenas o fundo a preto?
Neste tópico:
[Vendo]Cabos, Memorias DDR2, Graficas Lowend (http://www.portugal-tech.pt/showthread.php?t=3836)

MR
27-05-17, 22:09
Confirmo o que dizes Gyzdark.

LPC
27-05-17, 23:50
Boa Noite,
Confirmo o problema...
Parece que existiu uma corrupção no tópico em questão, pelo que teve que ser apagado.

O utilizador deve voltar a colocar novamente o tópico de venda.

Cumprimentos,

LPC

APLinhares
29-05-17, 15:06
ok :/

Gyzdark
29-05-17, 19:27
mas volta a postar o tópico que eu estava interessado em ver o que é que tinhas para venda! ;)

passal
29-05-17, 19:35
mas volta a postar o tópico que eu estava interessado em ver o que é que tinhas para venda! ;)


Procuras alguma coisa em particular / específico? :P :D