PDA

View Full Version : Net limitada a 72Mbps com placa Ralink rt5390BC8



VladDracul88
30-03-13, 11:15
Antes de mais felicitar o forum e toda a estrutura envolvida.:thumbsup:

O meu problema é o seguinte, eu tenho um Portatil HP Pavilion Dv6 6185sp e tenho o serviço da Zon de 100Mbps. Já tenho o Pc à ano e meio e nunca houve problemas com a net mas após uma formatação a minha placa de rede wireless (Ralink RT5390 BC8) apenas consegue ler uma velociadade de 72mbps. Já tentei varias soluçoes desde actualizar as drives, até experimentar outros pc's por wireless (teste que me permitiu perceber que o problema não é da net_ZON) e alem disso tambem corri os hp recovery para colocar o pc como feito de fabrica mas tudo sem sucesso.
Actualmente tenho a drive v3.2.3.0 e sei que existe um mais recente (v5.0.9) mas se actualizar para esse a net ainda fica pior e com apenas com 54mbps. :bsod:

Coloco aqui um screen para melhor compreensão da situação.
37

Obrigado e continuação;)

LPC
30-03-13, 14:36
Boas!
Desde já obrigado pelo teu comentário..

Pelo que vi a placa integrada suporta protocolo N, o que permite até 150mbits teóricos.
Na verdade não terás isso, mas sim metade (lá está os 75mbits), isto porque tens que ver que existem factores que interferem com a performance do wi-fi.

Faz ai um teste com o "www.speedtest.net" e diz-nos aqui o que te deu de resultados...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

VladDracul88
30-03-13, 16:35
Agradeço a rápida resposta...

Eu já tive a placa a identificar a 150mbps mas não sei porquê depois de uma formatação que fiz deixou de atingir esses valores.
Contudo sei que não consigo alcançar os valores teóricos de 100Megas do operador por wireless porque se perde sinal mas anteriormente conseguia, através do speedtest, velocidades de 80/90 Megas. Alem disso experimentei com outro pc (já com 6 anos) e a placa deu 130mbps e no site speedtest deu 75 Megas.

http://www.speedtest.net/result/2611031213.png

Aqui fica o teste...

Racpu_
30-03-13, 17:39
Vê no gestor de dispositivos qual a config da placa, confirma se a mesma esta em Full Duplex, entre outras configurações.

VladDracul88
30-03-13, 17:55
Não encontro nenhuma opção para Full Duplex e todas as outras opções disponíveis já tentei alterar mas sem sucesso...

38

Racpu_
31-03-13, 20:23
Pois então estranho, e o mais estranho é dizeres que ja esteve a 150Mbps e agora não... o placa não tem algum utilitário da marca ou assim?

LPC
31-03-13, 22:42
Não encontro nenhuma opção para Full Duplex e todas as outras opções disponíveis já tentei alterar mas sem sucesso...

38

Boas,
Estive a anlisar o teu caso, e pode ter sido um erro de apresentação de informação (Pois pode apresentar uma ligação irreal, pois é o valor máximo teórico permitido).
Pelo que eu sei, apenas consegues ter os 150mbits disponíveis se for por duplex (2x75mbits), o que se passa é que os Modens/Routers da Zon, apenas permitem um canal de 75mbits, sendo que só os consegues obter mesmo proximo do equipamento.

No meu caso que tenho Zon 120mbits (que é a de 100mbits), o que eu fiz, foi comprar um router wireless de alta qualidade dual band (que permite as ligações em 2.5 e 5 ghz) da Belkin com a capacidade de 900 Mbits. Depois liguei o equipamento por cabo de rede (cat 6) á porta Gigabit do modem da zon,
Por fim desactivei o wireless do router da zon, ficando o da belkin a dar.

Feita essa parte, fica a faltar a outra parte na equação... a recepção.
Para esse caso comprei uma pen N300 da D-Link mas com DUAL BAND!. Isso é muito importante porque apenas as dualband permitem velocidades acima dos 75mbits... No meu caso por WIFI consigo agora os 120mbits disponíveis...

Espero ter ajudado...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

VladDracul88
01-04-13, 16:12
Pois então estranho, e o mais estranho é dizeres que ja esteve a 150Mbps e agora não... o placa não tem algum utilitário da marca ou assim?

Obrigado pela resposta...
Não tenho nenhuma software associado à placa de rede ou à ligação por wireless, logo a informação que tenho disponível é só através do "estado" da placa de rede.
Eu também acho estranho e já tentei instalar e reinstalar drivers mas sem sucesso. E o que é mais estranho é que se actualizar a placa para o ultimo driver disponivel (v5.0.5 ou v5.0.9 não me lembro bem) a velocidade da ligação fica só pelos 54mbps.



Boas,
Estive a anlisar o teu caso, e pode ter sido um erro de apresentação de informação (Pois pode apresentar uma ligação irreal, pois é o valor máximo teórico permitido).
Pelo que eu sei, apenas consegues ter os 150mbits disponíveis se for por duplex (2x75mbits), o que se passa é que os Modens/Routers da Zon, apenas permitem um canal de 75mbits, sendo que só os consegues obter mesmo proximo do equipamento.

No meu caso que tenho Zon 120mbits (que é a de 100mbits), o que eu fiz, foi comprar um router wireless de alta qualidade dual band (que permite as ligações em 2.5 e 5 ghz) da Belkin com a capacidade de 900 Mbits. Depois liguei o equipamento por cabo de rede (cat 6) á porta Gigabit do modem da zon,
Por fim desactivei o wireless do router da zon, ficando o da belkin a dar.

Feita essa parte, fica a faltar a outra parte na equação... a recepção.
Para esse caso comprei uma pen N300 da D-Link mas com DUAL BAND!. Isso é muito importante porque apenas as dualband permitem velocidades acima dos 75mbits... No meu caso por WIFI consigo agora os 120mbits disponíveis...

Espero ter ajudado...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC


Obrigado pela resposta...
Eu também li algures que os routers da Zon estariam limitados a 75 Megas mas a questão é que com um Toshiba Satellite que tem uma placa de rede Intel Wireless Wi-fi Link 4965 AGN consegue chegar aos 75 Megas e nas propriedades consegue chegar aos 130mbps. Desta maneira penso que o problema esteja na placa do meu pc mas não entendo como pode estar "metade" danificada 8-)

LPC
01-04-13, 16:26
Obrigado pela resposta...
Não tenho nenhuma software associado à placa de rede ou à ligação por wireless, logo a informação que tenho disponível é só através do "estado" da placa de rede.
Eu também acho estranho e já tentei instalar e reinstalar drivers mas sem sucesso. E o que é mais estranho é que se actualizar a placa para o ultimo driver disponivel (v5.0.5 ou v5.0.9 não me lembro bem) a velocidade da ligação fica só pelos 54mbps.





Obrigado pela resposta...
Eu também li algures que os routers da Zon estariam limitados a 75 Megas mas a questão é que com um Toshiba Satellite que tem uma placa de rede Intel Wireless Wi-fi Link 4965 AGN consegue chegar aos 75 Megas e nas propriedades consegue chegar aos 130mbps. Desta maneira penso que o problema esteja na placa do meu pc mas não entendo como pode estar "metade" danificada 8-)

Boas!
Poderás ter é o receptor danificado ou algum problema no próprio chip.
Se tiveres o portátil na garantia, poderias levar o mesmo lá para verem se a placa está boa...

Se a mesma for alterável, podes comprar outra e colocar lá na slot do portátil.

Em alternativa, uma PEN USB, costuma também fazer a brincadeira...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

VladDracul88
02-04-13, 15:33
Pois acho mesmo que vou ter que levar o pc à loja, mas não me apetecia muito pois pode demorar algum tempo.

Agradeço a ajuda de todos os utilizadores e caso consiga resolver o problema volto a postar feedback.
Caso alguém tenha o mesmo problema e tenha conseguido de uma maneira ou de outra chegar à solução agradecia que colocasse aqui o seu testemunho :)

Cumprimentos,
VladDracul88