PDA

View Full Version : [AJUDA] Drops de FPS passado algum tempo de jogo.



Laias
03-08-15, 09:05
Bom dia a todos,

Como alguns saberão, estou a sentir na minha máquina nova um drop de FPS passado uns 15-20minutos de jogo. O jogo passa de fluido 70fps para 30fps-40fps com muitos engasgos.

Pelo que vi, a temperatura do GPU e CPU não passaram dos 50º-55º em jogo. Estamos a falar dos jogos GTAV, RYSE: son of rome e SIMS4. Ou seja, todos os que tenho de momento.

Não sei o que pode ser, e antes de proceder a uma formatação, visto a última ter sido feita há 2 semanas, queria saber a vossa opinião.


PS: Não sou nada expert em PCs, têm de dar o desconto :)

Obrigado

Laias
03-08-15, 09:07
Não sei se isto me poderá ajudar: http://www.reddit.com/r/GrandTheftAutoV_PC/comments/332fkv/finally_fixed_my_fps_dropstuttering_problem/

RCS_007
03-08-15, 09:25
Pode ser também disso.
Lembro-me que tive um colega meu com problemas semelhantes, e teve que reinstalar os drivers entre outras coisas, mas ficou resolvido o problema.
Tens os drivers mais recentes da gráfica?

Laias
03-08-15, 09:32
Penso que sim, atualizei há uns dias diretamente do programa da Nvidia. Neste momento não estou no meu pc e não posso confirmar a versão.

JayDz
03-08-15, 09:33
Boas Laias!

Sobre os FPS, só posso falar do GTA V, por vezes e o pessoal do TS ouve - me a queixar que tenho grandes quedas de fps, por vezes ando nos 30/40 fps, o que resolve isso é desligar e ligar o Vsnc, depois disso tenho os FPs fixos nos 60.
Eu tenho as Drives mais recentes que são as 363.62.

É uma questão de tentares

jotinha17
03-08-15, 09:48
Pelo que ele falou não é apenas no GTA, mas sim em todos os jogos.

No meu caso daria uma formatação ao PC e instala o básico para testar.

f0N5
03-08-15, 10:02
Tens o Nvidia experience instalado?

Laias
03-08-15, 10:08
f0N5, sim é isso que tenho. O problema é que não tenho a certeza se este problema começou depois de atualizar as drivers a partir desse programa da Nvidia ou se já existia antes.

Laias
03-08-15, 11:07
jotinha17, não queria muito avançar já para um format sem saber o que estou a fazer de mal...Posso ter instalado mal os drivers, não sei.

Viriat0
03-08-15, 11:17
E fazeres um restauro do sistema para um dia da semana passada? Já experimentas-te Lais?

Sonas
03-08-15, 11:20
corre o DDU e instala de novo as drivers ;) ao menos tiras a duvida se e' ou nao dos drivers ;)

DDU --> http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

f0N5
03-08-15, 11:26
f0N5, sim é isso que tenho. O problema é que não tenho a certeza se este problema começou depois de atualizar as drivers a partir desse programa da Nvidia ou se já existia antes.

Podes começar por desinstalar esse programa. Um colega meu teve problemas semelhantes e passaram quando fez isso :)

Laias
03-08-15, 12:34
E fazeres um restauro do sistema para um dia da semana passada? Já experimentas-te Lais?

Viriat0, também pensei nisso...posso experimentar.


corre o DDU e instala de novo as drivers http://www.portugal-tech.pt/images/techsmilies/Piscar%20de%20Olho.gif ao menos tiras a duvida se e' ou nao dos drivers http://www.portugal-tech.pt/images/techsmilies/Piscar%20de%20Olho.gif

DDU --> http://www.guru3d.com/files-details/...-download.html (http://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html)

Sonas, essa é a solução que coloquei tem no link que coloquei, pode ser que funcione mas vou tentar primeiro o que o f0N5 disse.


Podes começar por desinstalar esse programa. Um colega meu teve problemas semelhantes e passaram quando fez isso :)

f0N5, vou tentar desinstalar o programa, mas o driver fica instalado na mesma não é? Ou tenho de fazer mais alguma coisa?

Enfim, vamos lá ver, logo já experimento e em ultimo caso formatar. Só espero que alguma das soluções funcione...

f0N5
03-08-15, 13:51
Sim, penso que fica.

Laias
03-08-15, 23:29
Bem, já desinstalei o lixo da NVIDIA. Apesar de no início parecer bem, quando liguei o Ryse, começou a passar de 70fps para 30fps. Muito engasgo mesmo. (Mesmo alterando os gráficos para Normal!)

Próximo passo é tentar o que o Sonas disse e reinstalar os drivers...

Sonas
04-08-15, 08:06
Bem, já desinstalei o lixo da NVIDIA. Apesar de no início parecer bem, quando liguei o Ryse, começou a passar de 70fps para 30fps. Muito engasgo mesmo. (Mesmo alterando os gráficos para Normal!)

Próximo passo é tentar o que o Sonas disse e reinstalar os drivers...


Tens de ver se e' so nesse jogo agora ;) e dai e' algum setting no jogo que tens de alterar.
As vezes apenas um detalhe no grafismo faz toda a diferença.

O Viriato indicou isso a malta no TS do GTA V, o detalhe da vegetação consome bue recursos e baixar mal se nota a diferença visualmente mas a nivel de FPS nota-se bem!

jotinha17
04-08-15, 09:12
E o Ryse é um jogo Super pesado.

APLinhares
04-08-15, 09:21
Amigo, qual é a configuração (e sistema operativo) ?

Laias
04-08-15, 09:57
AMD FX6300
GTX 960 2gb
2x4gb DDR3

Windows 8.1

Laias
04-08-15, 10:03
Tens de ver se e' so nesse jogo agora ;) e dai e' algum setting no jogo que tens de alterar.
As vezes apenas um detalhe no grafismo faz toda a diferença.

O Viriato indicou isso a malta no TS do GTA V, o detalhe da vegetação consome bue recursos e baixar mal se nota a diferença visualmente mas a nivel de FPS nota-se bem!


Sonas, eu tentei colocar os efeitos todos em Normal e mesmo assim não notei melhorias. Não te esqueças que o meu monitor é fraco: 1280x1024

Agora falta tentar apagar completamente os drivers com o DDU.

Falta saber também se é só no Ryse que isto acontece! Ontem o GTA parecia-me bem, porém, o Ryse foi o último jogo que testei, daí não saber se naquela altura qualquer jogo iria estar assim.

Hoje faço o teste, começo logo pelo Ryse e assim que começar a engasgar forte, entro no GTA para ver se também acontece.

f0N5
04-08-15, 10:19
Se fosse eu formatava já caso não tenhas muita coisa que pretendas guardar... era da maneira que excluías qualquer problema de software ;)

JayDz
04-08-15, 10:24
Sonas, eu tentei colocar os efeitos todos em Normal e mesmo assim não notei melhorias. Não te esqueças que o meu monitor é fraco: 1280x1024

Agora falta tentar apagar completamente os drivers com o DDU.

Falta saber também se é só no Ryse que isto acontece! Ontem o GTA parecia-me bem, porém, o Ryse foi o último jogo que testei, daí não saber se naquela altura qualquer jogo iria estar assim.

Hoje faço o teste, começo logo pelo Ryse e assim que começar a engasgar forte, entro no GTA para ver se também acontece.

Tenta com o DDU Laias, se realmente continuar acontecer - te, fazes format a tudo isso assim não te chateias mais.

Laias
04-08-15, 10:41
Mas vocês têm a certeza que é software? Oxalá! :P

Jorge-Vieira
04-08-15, 10:55
Pelo que relatas sim, isso não é normal e quase de certeza que não é problema de drivers.
Faz uma limpeza completa do sistema, instala novamente o Windows, faz todos os updates que forem necessários, instala os drivers mais recentes e todos os dispositivos que tenhas e podes instalar também o Geforce Experience, que é util para estares sempre actualizado e isto praticamente não atrapalha o desempenho da placa grafica (verifica depois no Geforce Experience se tens o Shadow Play desactivado, se não estiver coloca em OFF).

APLinhares
04-08-15, 14:37
Isto já vai longo, mas já controlaste temperaturas seja de cpu, grafica, temperatura da caixa?
Tem overclock?

Com essa RAM toda, problema de memórias cheia não parece ser :D
Depois só restam realmente, drivers, no Gestor de Dispositivos está tudo ok?
Controladoras AMD atualizados?

Laias
04-08-15, 15:02
APLinhares, pelo que verifiquei, as temperaturas do CPU e GPU não passavam dos 55º. Não tem OC.

No Gestor de Dispositivos estava tudo OK, o que parecia estar a puxar um pouquito mais era o Antivirus.
Não sei o que são controladoras AMD.

Desculpem mas só daqui a pouco é que vou poder pôr as vossas ideias em prática. Realmente não queria estar a formatar de novo...O pc tem 3 semanas lol. Mas se tiver de ser...

jotinha17
04-08-15, 15:04
Foi como já te disse Laias, formata isso e instala o básico... Drives da board ( apenas drives) e da gráfica, instala os jogos e testa.

APLinhares
05-08-15, 08:59
Não me parecem restar mais hipóteses também 8-)

Laias
05-08-15, 09:11
Ontem corri o DDU e voltei a instalar os Drivers. Eu penso que a versão do Ryse que eu tinha também não era a melhor, o que é certo é que mesmo com as definições em LOW, tinha muitos engasgos mesmo, parecia nao melhorar nada. Por outro lado o GTA ficou bem mais fluido e ontem não notei engasgos. Esteve fluido.

Logo à noite vou tentar instalar outra versão do Ryse c/ updates para testar.

JayDz
05-08-15, 09:22
Entao muito provavelmente terá haver mesmo com a versão do Ryse que tens, em vez de ires ao torresmos buscar outro, procura antes updates para o jogo.

Sonas
05-08-15, 09:51
Pois, dai ter perguntado se era so do Ryse ;)
Contudo essa placa e' boa mas nao e' das melhores para gráficos de topo dai poderás sempre ter uma queda ;)

cuidado que teres resolução de 1280x1024 nem sempre quer dizer que tens melhor jogabilidade, pois há jogos que e' o contrário pois sao optimizados para 1080p e para cima disso! ;)

Jorge-Vieira
05-08-15, 10:15
Quando fores ás compras na Torresmo Shop, procura sempre por versões de confiança e das teams mais conhecidas.

Laias
06-08-15, 09:13
PC formatadinho e com o Win10 a rular. Por azelhice minha não tinha feito partições e para não ter de esperar umas horas a copiar ficheiros e jogos, optei por perder tudo...

Agora devo ficar marcado na lista negra dos torresmos.

Quando tiver novamente os jogos, informo de como está tudo.

jotinha17
06-08-15, 09:22
Mas desta vez criaste partições, certo?

Viriat0
06-08-15, 10:10
Se precisares de outro invite apita Laias :)

Laias
06-08-15, 11:26
Desta vez criei 1 partição de 200gb para o windows e os restantes 800gb para o resto e alterei a pasta de destino dos Torresmos etc para essa partição de 800gb.

Criei pontos de restauro para qualquer eventualidade :)

Agora não tenho jogos! Só tenho o Rocket League que é sem dúvida o melhor nesta altura eheh.