PDA

View Full Version : RCS-722 - Project Cube X



RCS_007
27-10-15, 13:35
Boas pessoal.
Vou iniciar aqui o tópico de um projecto que irá iniciar-se muito brevemente, no qual irei fazer de raiz uma caixa, que como o titulo indica, já dá para perceber bem o que vai ser.

Introdução:
Mini-ITX está na moda.
Hoje em dia muitas pessoas montam PC com este sistema em caixas muito pequenas, que permitem montar um sistema pequeno e o quanto baste para navegar na Internet, até sistemas que permita correr jogos nos detalhes máximos, com grande capacidade de processamento.
Sendo eu fã destes sistemas já algum tempo, neste momento tenho uma Nox Coolbay VX Red Devil, que é muito boa, muito espaçosa (sort of) e com muitas coisas lindas.O problema é que queria meter o PC fixo ao pé da minha secretária, mas o espaço não abunda por estes lados.
Por isso andei a ver algumas caixas Mini-ITX, e finalmente, já inspirado, decidi que ia por mãos a obra, e decidi criar uma caixa de raiz.
Mas primeiro, tenho que fazer uns "rabiscos" em 3D para ver como é que pode ficar o desenho final, etc, no qual neste momento em 10 min já fiz uma bela caricatura:

http://i.imgur.com/bQwCbdp.jpg</a>


Objectivo:
Criar uma caixa pequena e compacta, que seja silenciosa o quanto baste.

Hardware:
Quanto ao hardware que vai ser utilizado vai ser este:
Intel Core i5 3570 3.4Ghz
Asus P8H61M LX
8Gb Kingston DDR3 1333 LP
Seagate 250Gb Sata 2
Corsair TX-650 (Enermax vai servir para base de testes)

http://i.imgur.com/S7tyymT.jpg</a>

Material:
Vai ser madeira, mas ainda não defini qual o tipo da madeira.
Desde que seja forte e leve, é o que interessa.
Em relação aos slots de expansão, e cages para as drives de 3.5", vou aproveitar as partes metálicas de outras caixas que tenho no sótão, e sendo assim facilita-me ainda mais o trabalho, em vez de estar depois a cortar na madeira pequenos slots, etc etc.

Sonas
27-10-15, 13:48
nice nice ;) agora e' meter mãos á obra e siga para karaokeeeeeeeeeeeeeeeeeee (isso com acrilico ou vidro fumado ui ui :P)

Enzo
27-10-15, 13:54
Dá-lhe forte!

Viriat0
27-10-15, 13:59
Ui isto promete!

RSC já pensaste dividir a caixa ao meio? Tipo fonte de um lado e board no outro? Tipo Carbide da Corsair.

RCS_007
27-10-15, 14:23
Desde já obrigado a todos pelos comments.
Infelizmente irá ser um projecto que irá avançar um bocado devagar.
Mas mesmo assim, qualquer avanço sobre a coisa, é posto logo aqui de imediato.


Ui isto promete!

RSC já pensaste dividir a caixa ao meio? Tipo fonte de um lado e board no outro? Tipo Carbide da Corsair.
Epá não sei, mas também era boa ideia.
Eu neste momento ando aqui a trocar coisas de posição, etc etc, da forma de maximizar o espaço interior, e ao mesmo tempo ter a caixa compacta com as dimensões que quero.
Por agora, está-se na fase de projecto, testar vários modelos em 3D, etc, mas depois posto os avanços.

jotinha17
27-10-15, 15:00
Pensa fazer isso em chapa ou alumínio, certas fábricas cortam e dobram à medida sem grandes custos.

RCS_007
27-10-15, 15:23
Pois se fosse em alumínio, etc, é que ficava bem.
O problema é que aqui na zona, para cortar com as dimensões que quero, já é um balúrdio, então para dobrar etc, não me compensava.
Em madeira, os problemas de calor não vou ter, porque a única fonte de calor mínima, vai ser só do CPU, já que não vai levar placa gráfica(foi vendida), mas deixo uma possibilidade de meter uma no futuro.
Depois a madeira, é um excelente material para trabalhar, e já tenho cá em casa maquinas para fazer acabamentos, etc etc.
Depois logo se vé.