PDA

View Full Version : Monitor G-Sync... Que Optar? 144hz, 1440p?, UltraWide... 4k?



LPC
05-12-15, 16:16
Boas Cambada...

Vou-me oferecer de prenda de natal um novo monitor...
Vai ser garantidamente G-Sync para sentir a coisa mais flúida...

Mas estou sinceramente dividido no que comprar para ficar algum anos...
Estou aqui ás voltas em...

27" IPS com 144hz
28" 4k IPS com 60hz
34" UltraWide IPS com 100hz

Sinceramente não sei qual será a "Trend" para o futuro...

Algo me diz que será o Ultra-Wide e o 4k, mas lá está não sei...

Algumas opiniões?

Cumprimentos,

LPC

MAXLD
05-12-15, 18:49
A não ser que esse Natal seja o de 2016, não há muita razão para passar muito tempo a pensar...

A reposta para a essa dúvida será dada apenas no Verão do próximo ano com as novas nVidias e AMDs no mercado e análise da respectiva performance, especialmente em 4K. Até lá haverá melhorias em G-sync e Freesync, mais modelos de monitor disponíveis, renovadas interfaces, alguns DX12 c/ benchs para tirar isso a limpo, etc...

Comprar agora não faz mesmo sentido.

LPC
05-12-15, 19:28
Boas,
Visto que o meu monitor irá para um novo dono em breve, preciso mesmo decidir o que comprar...

Estive a ver e estou bastante interessado num destes dois para sentir uma real evolução:

- Acer XR Predator X34 34"
ou
- Asus PG279Q 27"

Cumprimentos,

LPC

SleepyFilipy
05-12-15, 19:45
Asus. Se o meu já me deixa babado, imagino esse IPS...

LPC
05-12-15, 22:00
Boas!
Também vi este como alternativa aos Asus...

- http://www.acer.pt/ac/pt/PT/content/predator-model/UM.HX1EE.005

Acer Predator XB271HU

http://static.acer.com//up/Resource/Acer/Monitors/Predator%20XB1/Images/20150916/Predator-XB271HU_sku_preview.png

Cumprimentos,

LPC

SleepyFilipy
05-12-15, 22:36
Esse não é o mesmo do Sonas e Reis?

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

LPC
05-12-15, 22:43
Esse não é o mesmo do Sonas e Reis?

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

Boas!
Não faço ideia... Este é o novo... acho que ainda nem está á venda...


Cumprimentos,

LPC

Nelson1400
05-12-15, 23:07
Esse XB271HU é a resposta da Acer ao PG279Q, já vem com porta HDMI e 165hz.

SleepyFilipy
05-12-15, 23:25
Ah, ok.

Mas será que se notam os 165hz? É que eu fiz um teste aqui no meu com 120 e 144, e sinceramente... Não notei. Abaixo dos 120hz já noto, mas acima disso nada.

LPC
05-12-15, 23:47
Boas!
Tenho andado a ver os preços desses monitores, e é tudo uma roubalheira.... Perto de 1000€ e até mais no caso do X34...

Tenho que ver bem isto...

Cumprimentos,

LPC

SleepyFilipy
06-12-15, 00:02
É... Acho que a melhor opção para o que queres actualmente é o Acer Predator XB270HU.

LPC
06-12-15, 16:10
Boas!
Pronto depois de andar a pensar e ver que para ter um de 27" pago quase tanto como um de 34"...
Em princípio vou avançar com o de 34" :)

É um investimento importante para mim por vários motivos...

- É caro para caraças... Tinha que ser bem escolhido
- Permite G-Sync o que é bom e mau, pois escolhi um lado para os próximos anos
- Permite 100hz com G-Sync o que é fantástico... 30 a 100hz é o intervalo que vou ter que explorar nos próximos anos
- 3440x1440 é uma boa resolução que apesar de não ser 4k é bem acima da minha actual
- Tenho uma real sensação de upgrade, e não passar de 27" para 27" com a mesma resolução
- É curvo e é lindo em termos de design...

http://ecx.images-amazon.com/images/I/81BOi79OShL._SL1500_.jpg

Cumprimentos,

LPC

Viriat0
06-12-15, 16:27
Uii que coisa bonita!!

Curioso para ver esse unboxing.

Enzo
06-12-15, 16:31
Boas!
Pronto depois de andar a pensar e ver que para ter um de 27" pago quase tanto como um de 34"...
Em princípio vou avançar com o de 34" :)

É um investimento importante para mim por vários motivos...

- É caro para caraças... Tinha que ser bem escolhido
- Permite G-Sync o que é bom e mau, pois escolhi um lado para os próximos anos
- Permite 100hz com G-Sync o que é fantástico... 30 a 100hz é o intervalo que vou ter que explorar nos próximos anos
- 3440x1440 é uma boa resolução que apesar de não ser 4k é bem acima da minha actual
- Tenho uma real sensação de upgrade, e não passar de 27" para 27" com a mesma resolução
- É curvo e é lindo em termos de design...

Cumprimentos,

LPC

Concordo em tudo o que disseste. E sendo para ti, penso que seja mesmo a escolha ideal.
Depois de ver que há processadores e graficas mais caras que builds completas, chegou a vez dos monitores:)

Sonas
06-12-15, 16:38
Boa escolha mas acho que devias ter esperado mais um pouco pois 2016 está aí e vêm aí novidades!

Contudo é uma boa compra, uma pergunta viste reviews e opiniões? É sempre bom ver se estes primeiros lotes estao porreiros :)

Fazes bem mas agora tens de comprar 2 980ti para tanta resolução :) eheheh


Sent from my iPhone using Tapatalk

LPC
06-12-15, 16:58
Boa escolha mas acho que devias ter esperado mais um pouco pois 2016 está aí e vêm aí novidades!

Contudo é uma boa compra, uma pergunta viste reviews e opiniões? É sempre bom ver se estes primeiros lotes estao porreiros :)

Fazes bem mas agora tens de comprar 2 980ti para tanta resolução :) eheheh


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boas!
Não vi grandes novidades neste campo do ultrawide...

Vai sair a versão Asus deste monitor e pouco mais...
Achei abusivo os preços que são cobrados pelos novos de 27"...

Sim vi reviews e parece que houve problemas com estes monitores... Mas a ACER tem estado a resolver os problemas pelo que tenho visto...
Comigo é assim, abro-o se não estiver em condições vai ser logo enviado para trás... nem penso muito no assunto...

A próxima compra é o Pascal, a 980ti é só para matar o tempo...

Cumprimentos,

LPC

Enzo
06-12-15, 18:20
Talvez se aguente com uma 980TI até às Pascal.

LPC
06-12-15, 18:24
É... Acho que a melhor opção para o que queres actualmente é o Acer Predator XB270HU.

Boas!
Estive a ver e penso que irei optar por algo mais barato e não cair na loucura de dar mais de 1000€ por um monitor...

Estou a namorar esse que me disseste:

ou então a versão 4k dele:
Acer XB280HKbprz
Os preços são semelhantes e ambos usam G-Sync...

Ainda não sei qual irei optar...

Cumprimentos,

LPC

Enzo
06-12-15, 18:30
E acho que psicologicamente nao ficaras satisfeito:) :)
Acho que vai pesar-te mais na cabeca 27=27/28 do que 4k>1080p ou curvo>plano :)

Ps:tens sempre os 5k:)
Philips (http://www.philips.pt/c-p/275P4VYKEB_00/brilliance-monitor-lcd-5k-com-perfectkolor), Dell (http://accessories.us.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=us&l=en&s=bsd&cs=04&sku=up275k3) e HP (http://www8.hp.com/us/en/mpc/monitors/product-detail.html?oid=7130944) já têm um modelo cada um. Haja gráfica para puxar por isto!!

LPC
06-12-15, 18:54
E acho que psicologicamente nao ficaras satisfeito:) :)
Acho que vai pesar-te mais na cabeca 27=27/28 do que 4k>1080p ou curvo>plano :)

Ps:tens sempre os 5k:)
PHILIPS, Dell e HP já têm um modelo cada um.

Boas!
Estive a ver e a diferença do Acer Predator XB270HU para o Acer Predator x34 (e em preços para mim), anda á volta dos 400€!
Isto para teres mais um pouco para os lados já que em altura é igual...

Tens ali mais largura (que eu obviamente gostava), mas sinceramente é um abuso...

28 em 4k é muito pequeno... se ainda fosse em 32"...

Vou apostar neste da Acer, pois apesar de ser do mesmo tamanho do meu, é claramente um passo á frente...
144hz oficiais, Gsync e ULMB...

Cumprimentos,

LPC

LPC
06-12-15, 19:18
Boas!
Pronto...

Vi várias reviews incluindo linus e os restantes do costume e fiquei convencido...

E a não ser que venha cheio de problemas o painel, é este o monitor a apostar...
Tem tudo praticamente...

E tem um preço mais realista...

http://ecx.images-amazon.com/images/I/712xqJvBoKL._SL1500_.jpg

Perto de 600€ com portes, mas irei descontar os 250€ do meu actual, pelo que investi 350€.

Irei ter face ao meu actual:

- Base ajustável em altura
- G-Sync
- 144hz oficiais
- Garantia de 2 anos pelo menos
- Maior valor de venda posterior já que é marca mais conhecida.

Aqui uma review interessante...


https://www.youtube.com/watch?v=vh9ZXUUxGCI

Cumprimentos,

LPC

Jorge-Vieira
06-12-15, 19:58
Venha o unboxing e a mini review :D

jotinha17
06-12-15, 20:01
Parece bem, curioso para ver o real valor desse brinquedo ;)

Sonas
06-12-15, 20:48
Igual ao meu e do Reis :)
Não posso estar mais satisfeito :)


Sent from my iPhone using Tapatalk

LPC
06-12-15, 20:50
Igual ao meu e do Reis :)
Não posso estar mais satisfeito :)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boas!
Ai é?

Eu tentei procurar o tópico onde vocês falavam dos monitores mas não o encontrei...

Cumprimentos,

LPC

Sonas
06-12-15, 20:51
vê no meu tópico tens lá o monitor:) eheheh
Do meu projecto


Sent from my iPhone using Tapatalk

LPC
06-12-15, 21:01
Boas!
Já vi o teu tópico e posts...

Espero que o meu venha bom... vamos ver...
Já foi encomendado na Amazon.it que era onde estava mais barato...

O que dizes do gajo?
Chegaste a calibrar o mesmo?

Cumprimentos,

LPC

cybman
06-12-15, 21:31
então não disseste que amazon.it suxs ? :)

LPC
06-12-15, 21:34
então não disseste que amazon.it suxs ? :)

Boas!
yah... estou-lhes a dar o benefício da dúvida...
Espero não me arrepender... estavam 30€ mais baratos que a .es.

Paguei o envio expresso, para se despacharem no envio...

Cumprimentos,

LPC

LPC
06-12-15, 21:53
Boas!
Para o conversor para rato+teclado descobri isto...

- http://www.amazon.de/Hama-Maus-Tastatur-Konverter-Speedshot-PlayStation/dp/B00MHI0ZMQ/ref=pd_sim_sbs_147_1?ie=UTF8&dpID=41K3QmXS9tL&dpSrc=sims&preST=_AC_UL160_SR160%2C160_&refRID=184T1A30AQFH1WRAR4V8

Parece-me bem...

Tenho que pensar bem neste assunto... Estava a ver se a merda do Destiny vinha para PC... mas está complicado vir...

Cumprimentos,

LPC

Viriat0
07-12-15, 02:28
LPC chegas-te a ver o Dell ?


https://www.youtube.com/watch?v=5bInlia1ghc

LPC
07-12-15, 02:44
LPC chegas-te a ver o Dell ?


https://www.youtube.com/watch?v=5bInlia1ghc

Boas,
Não vi...

Mas o facto de ser TN está fora de jogo...

Cumprimentos,

LPC

Sonas
07-12-15, 06:20
Boas!
Já vi o teu tópico e posts...

Espero que o meu venha bom... vamos ver...
Já foi encomendado na Amazon.it que era onde estava mais barato...

O que dizes do gajo?
Chegaste a calibrar o mesmo?

Cumprimentos,

LPC

Sim calibrei com os parâmetros do tftcentral :) e ficou perfeito!

Aconselho a fazeres o mesmo :)
Não te esqueças é de ligar o gsync e meteres 144hz nas configurações pois ele vem por defeito a 60hz (estúpido eu sei mas vem)

De resto se vier como como o meu e o do Reis tens um bom exemplar :) eu não noto os bleed nos cantos, estou super satisfeito até agora!

Abraços


Sent from my iPhone using Tapatalk

reiszink
07-12-15, 09:57
Para já usa 120Hz, a Nvidia está com um bug nas gráficas ligadas a monitores G-Sync, que a deixa com clocks elevados em idle a 144Hz, aumentado o aquecimento e consumo.

Depois da Nvidia ter reconhecido oficialmente o problema e prometido um fix, já saíram 3 ou 4 versões de drivers e em nenhum essa situação foi rectificada. É incrível como falham numa coisa tão básica e continua sem resolução.

Não é que faça diferença ter 120Hz ou 144Hz, mas sabe mal gastar tanto dinheiro num monitor e não o poder usar na sua plenitude, devido à incompetência da Nvidia ou falta de interesse em resolver a situação.

Já que o LPC falou nisso, uma chamada de atenção para o ULMB, que ainda só é possível a 100Hz e não permite o uso do G-Sync em simultâneo. Li por aí que havia um novo firmware que já permitia usar ULMB a 120Hz, mas como é uma feature que não uso, nunca me preocupei em pesquisar muito.

Enzo
07-12-15, 10:05
Já que o LPC falou nisso, uma chamada de atenção para o ULMB, que ainda só é possível a 100Hz e não permite o uso do G-Sync em simultâneo. Li por aí que havia um novo firmware que já permitia usar ULMB a 120Hz, mas como é uma feature que não uso, nunca me preocupei em pesquisar muito.

Confirmado. Ainda nada.
Eu como só tenho mesmo os 120hz, menos me preocupo que vocês. Tecnologia demasiado recente em monitores para mim não dá. Este é o caso de componente/periferico em que prefiro que amadureça.

Entretanto, encontrei este teste, que vocês já devem conhecer.
http://www.testufo.com/#test=photo&photo=alien-invasion.png&pps=960&pursuit=0&height=-1

LPC
07-12-15, 12:24
Boas!
Uma questão...

O monitor trás algum cabo dvi ou displayport? Ou tenho que comprar á parte?

Essa história do g-sync e não poder usar os 144hz é manhosa...
Mas se conseguir os 120hz, já não é mau... até porque duvido que os consiga tocar nos jogos que eu uso...

Cumprimentos,

LPC

reiszink
07-12-15, 14:10
Junto com o monitor vem um cabo DisplayPort, não é muito comprido, mas serve. Eu tive de comprar um, porque preciso de pelo menos 2 metros.

Podes usar G-Sync e 144Hz sem problema nenhum, não dá é para usar G-Sync e ULMB em simultâneo, sendo que ULMB está limitado a 100Hz.

Aliás, nada te impede de usar 144Hz, mas enquanto a Nvidia não libertar o fix, a gráfica vai estar sempre com clocks e voltagem mais elevados em idle.

Sonas
07-12-15, 14:35
eu como tenho WC nela nem me preocupo e uso sempre a 144hz mas obg pela info Reis ;)

reiszink
07-12-15, 16:46
Salvo erro, o GPU passa de 135Mhz com 0.87v para cerca de 900Mhz ou às vezes mais, a 1.0v.

Isto para quem tem a gráfica a ar, ainda por cima estas novas que trabalham sempre em passivo em idle, faz a gráfica andar quase nos 60º no ambiente de trabalho.

De salientar que, isto acontece nos monitores G-Sync 1440p 144Hz, a 1080p 144Hz não há problema nenhum, a gráfica faz o downclock normalmente.

Resposta da Nvidia, há mais de um mês atrás:


We checked into the observation you highlighted with the newest 165Hz G-SYNC monitors.

Guess what? You were right! That new monitor (or you) exposed a bug in the way our GPU was managing clocks for GSYNC and very high refresh rates.

As a result of your findings, we are fixing the bug which will lower the operating point of our GPUs back to the same power level for other displays.

We’ll have this fixed in an upcoming driver.

Mas, devem estar muito ocupados a contar os milhões que ganham todos os dias... sempre atarefados, coitados.

ziza
05-05-16, 22:13
Boas,


Reparo que diversos users do forum possuem um ACER XB270HU.
Estive a ler em alguns fóruns e parece que o monitor tem alguns problemas de aquecimento. Alguém confirma o mesmo?
Em termos de intensidade da Cores o que pode esperar-se?

Por fim alguns utilizadores estavam a levantar questões em relação a algum blur nos cantos do monitor.
Por fim em termos de estrutura, a teclar o monitor tem tendência a mexer-se ou fica 100% estável?

Estava a pensar comprar um monitor mas não aprecio aquele blur que colocam nos monitores gaming hoje em dia.


cumps,
ziza

LPC
05-05-16, 23:08
Boas!
Tenho esse monitor e não noto qualquer problema de aquecimento!

E se ele trabalha horas e horas todos os dias a 144hz.

As cores é o que é esperado de um IPS! Excelentes... Podes depois calibrar o monitor e teres ainda melhores contrastes.

A Estrutura é fraca para um monitor deste preço, plastico glossy sem grande qualidade de acabamento (não é DELL garantidamente).
O stand é bom e pouco abana!

Em relação a ter Blur nos cantos, não notei nada... Parece-me tudo muito sharp e com o G-Sync é outra loiça (é aquilo que falamos no outro dia).

Cumprimentos,

LPC

reiszink
05-05-16, 23:50
O meu conselho é, se não tens pressa, espera até este tipo de painel amadurecer.

Tanto o Acer como o Asus (ambos usam painéis da AUO), têm bastantes problemas, desde bleeds e glows excessivos, sujidade entre o painel e o coating, pixeis mortos, etc...

Paga-se um valor premium por um produto muito pouco cuidado, coisa que não devia acontecer quando se dá 700€ e 800€ por um monitor.

No entanto, pode-te calhar uma boa unidade, é uma lotaria. Se quiseres mesmo comprar, fá-lo numa loja que facilite as devoluções, caso te calhe a fava.

Sonas
06-05-16, 06:58
Boas!
Tenho esse monitor e não noto qualquer problema de aquecimento!

E se ele trabalha horas e horas todos os dias a 144hz.

As cores é o que é esperado de um IPS! Excelentes... Podes depois calibrar o monitor e teres ainda melhores contrastes.

A Estrutura é fraca para um monitor deste preço, plastico glossy sem grande qualidade de acabamento (não é DELL garantidamente).
O stand é bom e pouco abana!

Em relação a ter Blur nos cantos, não notei nada... Parece-me tudo muito sharp e com o G-Sync é outra loiça (é aquilo que falamos no outro dia).

Cumprimentos,

LPC


O meu conselho é, se não tens pressa, espera até este tipo de painel amadurecer.

Tanto o Acer como o Asus (ambos usam painéis da AUO), têm bastantes problemas, desde bleeds e glows excessivos, sujidade entre o painel e o coating, pixeis mortos, etc...

Paga-se um valor premium por um produto muito pouco cuidado, coisa que não devia acontecer quando se dá 700€ e 800€ por um monitor.

No entanto, pode-te calhar uma boa unidade, é uma lotaria. Se quiseres mesmo comprar, fá-lo numa loja que facilite as devoluções, caso te calhe a fava.
Ziza faço minhas as palavras deles.
Eu fui num dos que tive sorte e tenho um monitor quase perfeito em termos de bleeds com 0 dead pixels e sem sujidade.
Tenho um Dell ao lado como 2 monitor e quando mexo no gajo mesmo para web browsing noto logo diferença.

Contudo não tens pressa faz o que o Reis disse mas contudo novos painéis podem demorar a sair... eu comprava este monitor de novo já amanhã eheheheheh mas sou suspeito:)

Contudo para dares uso a esse hardware sigaaaaaa

Sent from Samsung S7 Edge using Tapatalk