PDA

View Full Version : Asus P8P67 Pro não faz post



tiagomp
10-01-16, 18:30
Simplesmente tudo funcionava bem quando troquei o boot do HDD para o SDD e a board nunca mais fez post.
Acende o LED vermelho do PCI-e e morreu para a vida.
Já troquei de gráfica, já mudei as rams de sitio e usei só uma e nada.

Já alguém aconteceu algo semelhante?

jotinha17
10-01-16, 18:32
Boas,

O Led do PCI-E fica ligado ou desliga ?
Já fizeste um clean nessa bios ?

Enzo
10-01-16, 18:35
Já...infelizmente, (para variar) mas entre dois hdd. Estou a tentar lembrar-me como resolvi.

tiagomp
10-01-16, 18:47
Boas,

O Led do PCI-E fica ligado ou desliga ?
Já fizeste um clean nessa bios ?

Fica ligado, já fiz clean com o jumper e tirei a pilha.

jotinha17
10-01-16, 18:47
Sem os discos ligados, faz exatamente a mesma coisa ?

tiagomp
10-01-16, 18:55
Exactamente o mesmo, também já troquei a gráfica de slot e fica igual... :S

jotinha17
10-01-16, 18:57
Não mexeste no socket ?
Problema bastante estranho de facto, vou ver se estudo isso.

Enzo
10-01-16, 18:58
Uma das vezes tive de fazer clone do disco, do antigo para o novo. Não me recordo como foi feito já foi há quase um ano, one time
Outra das vezes bastou "mem ok" para ele passar a fazer boot, mas dava sempre bsod. Como tal, fui ao HW manager penso que tenha apagado a referencia à board e cpu. Ao disco acho que não. No proximo boot ele carregou tudo para o hw novo e ficou tudo ok. Esse foi feito recentemente, ao passar da Z68 para a Z77 actuais.

Pergunta necessária: tens a certeza que o ssd está bom? E que os cabos estão todos ligados e em bom estado?

tiagomp
10-01-16, 19:12
Não mexeste no socket ?
Problema bastante estranho de facto, vou ver se estudo isso.

Nem toquei no pc sequer, foi só ir a bios e mudar o boot, é mesmo estranho.

O pior é que agora tenho de comprar uma board mesmo fraca porque já não há nada a venda de jeito.

tiagomp
10-01-16, 20:12
Uma das vezes tive de fazer clone do disco, do antigo para o novo. Não me recordo como foi feito já foi há quase um ano, one time
Outra das vezes bastou "mem ok" para ele passar a fazer boot, mas dava sempre bsod. Como tal, fui ao HW manager penso que tenha apagado a referencia à board e cpu. Ao disco acho que não. No proximo boot ele carregou tudo para o hw novo e ficou tudo ok. Esse foi feito recentemente, ao passar da Z68 para a Z77 actuais.

Pergunta necessária: tens a certeza que o ssd está bom? E que os cabos estão todos ligados e em bom estado?

Ele não faz post nem sem HDD e SSD nenhum...

Enzo
10-01-16, 20:47
Bem, assim sendo, tens de ir aos extremos, antes de assumires que ela deu o berro, assmindo que fizest o reset à bios de forma correcta.
Tenho alguns passos baseados na minha experiencia de tentativa-erro, que costumo fazer antes de mandar motherboards pela janela ou como aconteceu 1x, para RMA;)

Passo 0 - Se possivel testar com outros componentes. Outra fonte, outro cpu, outra mb. Se não der, passo 1.

Passo 1 - Desligar tudo fisicamente, como se ela tivesse acabado de chegar. Cabos de corrente principalmente. Fica só uma ram e o cpu na board, ligada ao monitor. Nada de graficas, ram ou teclados/ratos. Agora, voltar a ligar os cabos. O mais importante será o auxiliar de 8 pinos. Se não estiver bem ligado ou a passar corrente, a board liga mas não faz post/vai abaixo por falta de power.
Se ligar, tá resolvido, senao passo 2.

Passo 2 - pressiona o Mem Ok. Se der, ta resolvido, senao, passo seguinte.

Passo 3 - desliga tudo no botao on/off da fonte. Após isso, fica a pressionar o botao on/off/reset do pc até a luz de energia da motherboard se apagar. Retira o cpu e liga a fonte. Liga o pc e vê se faz post. Se fizer, vê a info que te aparece no monitor. Se não fizer post, abre a janela. Se fizer post e disser cpu em falta ("cpu is missing"/"no cpu instaled"), pode ter ido à vida. Pode dar os erros de keyboard/mouse/boot devide not detected nao ligados. Teoricamente, pedirá para carregares F1 para setup e escolheres o boot device. Se não disser nada disso a motherboard irá dizer isto (https://youtu.be/GIQn8pab8Vc). E é game over.

Se pedir para escolher o boot device, desliga o pc e liga o disco. O resto já sabes.

Boa sorte.

tiagomp
12-01-16, 20:35
Comprei uma board MSI H61M-P31 e tudo funciona bem, a board deve ter morrido mesmo.

Obrigado pelas respostas.

Enzo
12-01-16, 22:34
Se vais mandar a outra para o lixo, manda-a antes para mim. É sempre triste quando uma peça de hardware bate as botas mas pronto...as vezes acontece. Já agora, que fonte alimenta esse sistema?

tiagomp
13-01-16, 21:00
Se vais mandar a outra para o lixo, manda-a antes para mim. É sempre triste quando uma peça de hardware bate as botas mas pronto...as vezes acontece. Já agora, que fonte alimenta esse sistema?

Corsair TX750W

Vou pendura-la na parede, vai dar um lindo quadro :P

Enzo
13-01-16, 22:12
Negociações terminadas então:)