PDA

View Full Version : Problema com a motherboard



Frags
01-03-16, 17:47
Boas tardes, a semana passada a minha grafica pifou de um momento para o outro, achei estranho porque até aquele momento nunca tinha tido qualquer problema (riscas no ecra por ex) e depois à dois dias as entradas usb do meu pc avariaram também, ficando apenas a funcionar as 3.0, sem ter outro pc para testar componentes o que acham que pode ser? Motherboard ou Grafica? Desde já obrigado.

LPC
01-03-16, 17:54
Boas tardes, a semana passada a minha grafica pifou de um momento para o outro, achei estranho porque até aquele momento nunca tinha tido qualquer problema (riscas no ecra por ex) e depois à dois dias as entradas usb do meu pc avariaram também, ficando apenas a funcionar as 3.0, sem ter outro pc para testar componentes o que acham que pode ser? Motherboard ou Grafica? Desde já obrigado.

Boas!
Poderá ser instabilidades com a fonte de alimentação...

Qual é a mesma?

Cumprimentos,

LPC

PS: Desde já bem vindo ao fórum, depois não te esqueças de passar pela secção de apresentação do fórum e fazeres lá a tua apresentação...

Frags
01-03-16, 18:39
Boas!
Poderá ser instabilidades com a fonte de alimentação...

Qual é a mesma?

Cumprimentos,

LPC

PS: Desde já bem vindo ao fórum, depois não te esqueças de passar pela secção de apresentação do fórum e fazeres lá a tua apresentação...

A fonte que tenho é uma Nox 650w, alimenta ou alimentava na altura uma Radeon 7850, i5 3,3 2500k, 8gb ram, um ssd e sata, 4 fans, mais os perifericos (rato, teclado, colunas, pen wireless e gamepad) como posso ter a certeza? Sim irei lá passar, obrigado pelo aviso!

Jorge-Vieira
01-03-16, 18:41
Essa fonte.... medo!!!!!!
Troca de fonte que essa fonte não vale nadinha!!!!

passal
01-03-16, 18:42
Boas :)
Acho que está aí a resposta, Nox... não tens alguém que possa emprestar uma fonte ou testar essa fonte? Tem garantia?

LPC
01-03-16, 18:48
A fonte que tenho é uma Nox 650w, alimenta ou alimentava na altura uma Radeon 7850, i5 3,3 2500k, 8gb ram, um ssd e sata, 4 fans, mais os perifericos (rato, teclado, colunas, pen wireless e gamepad) como posso ter a certeza? Sim irei lá passar, obrigado pelo aviso!

Boa Tarde,

Porque é que estas fontes acabam em tantos sistemas???

Não consigo compreender como qualquer loja de informática de jeito pode recomendar uma fonte destas (ou Halfmann ou 1life tech), etc...

Recomendo-te a troca imediata de fonte para uma XFX de 500w por exemplo...

Cumprimentos,

LPC

Frags
01-03-16, 18:51
Desde já agradeço a todos pelas respostas, bem a fonte vai fazer agora um ano e tenho a fatura da mesma mas acho estranho, porque durante este ano tudo funcionou sem qualquer problema e foi só na semana passada que tudo começou a correr mal, isto é normal?

LPC
01-03-16, 18:52
Desde já agradeço a todos pelas respostas, bem a fonte vai fazer agora um ano e tenho a fatura da mesma mas acho estranho, porque durante este ano tudo funcionou sem qualquer problema e foi só na semana passada que tudo começou a correr mal, isto é normal?

Boas!

Essas fontes não são fiáveis... Podem estar bem e a seguir queimar tudo o que lá está ligado...
São feitas com componentes de fraca qualidade e protecções de segurança é uma miragem...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Frags
01-03-16, 18:58
Boas!

Essas fontes não são fiáveis... Podem estar bem e a seguir queimar tudo o que lá está ligado...
São feitas com componentes de fraca qualidade e protecções de segurança é uma miragem...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Obrigado LPC, vou tentar ir à loja trocar por outra, recomendas então uma xfx 500w? E será forte o suficiente para aguentar com uma gtx950? (vou trocar de gráfica brevemente)

Frags
01-03-16, 19:02
Aproveito só para deixar aqui o link da fonte já agora: http://www.alientech.pt/product_info.php?cPath=180_14&products_id=23299

Jorge-Vieira
01-03-16, 19:02
Sim, essa fonte chega.
Se quiseres podes ir até 600W ou 750W para ficares descansado.
Procura por:

XFX
Seasonic
Super Flower
EVGA
Antec
Corsair RMX

Recomendo que procures com certificação 80 Plus ou superior.
Com qualquer uma destas marcas ficas bem servido.

LPC
01-03-16, 19:05
Aproveito só para deixar aqui o link da fonte já agora: http://www.alientech.pt/product_info.php?cPath=180_14&products_id=23299

Boas!
Sim eu sei qual é...

Lixo com isso...

Se puderes compra esta:

- http://www.alientech.pt/product_info.php?cPath=180_14&products_id=9665

Pelo preço é impecável e construída pela SEASONIC um dos melhores fabricantes mundiais de fontes!

Cumprimentos,

LPC

Frags
01-03-16, 19:09
Bem muito obrigado a todos! Vou tentar então fazer o que me disseram e depois dou noticias. Abraço!

Enzo
02-03-16, 01:10
Quando estás na praia ao Sol a torrar, também não ficas imediatamente queimado..vais queimando, queimando, queimando. Passado algum tempo é que notas. Com as fontes de fraca qualidade, apesar de terem bom aspecto, marketing e preço, acontece o mesmo. E passado algum tempo, estás no Portugal Tech a perguntar porquê;)

Frags
03-03-16, 18:18
Bem amigos, tenho novidades, pedi a um familiar para passar pela loja para trocar a nox e infelizmente vai ficar lá duas semanas no técnico. Estou desgraçado. :facepalm:

Frags
03-03-16, 18:19
Quando estás na praia ao Sol a torrar, também não ficas imediatamente queimado..vais queimando, queimando, queimando. Passado algum tempo é que notas. Com as fontes de fraca qualidade, apesar de terem bom aspecto, marketing e preço, acontece o mesmo. E passado algum tempo, estás no Portugal Tech a perguntar porquê;)

Pois, aprendi isso da pior maneira claramente. :facepalm:

dblaster
03-03-16, 18:37
Desde que passei a investir em fontes de qualidade numca mais tive stresses. Vim de umas maradas > Corsair hx620(seasonic) > evga supernova p2 (superflower) e nunca mais tive falta de power ou molexes estragados ;)

Frags
03-03-16, 22:06
Tenho mais novidades, consegui arranjar uma xfx550 emprestada de um amigo meu para experimentar e o resultado foi que o PC iniciou mas depois do loading do windows o ecrã fica preto e tenho de desligar, quanto às entradas usb continuam sem funcionar, apenas as 3.0 funcionam. O pc arranca normalmente quando o display está ligado à board, mas as entradas não funcionam na mesma, estou completamente confuso com esta situação.

MTPS
03-03-16, 22:47
O mal pode já estar feito.

Essa fonte que tinhas é lixo.

Investe nessa XFX ou até algo mais barato, como uma Seasonic S12II 350 W / 430W / Antec VPF / Enermax MaxPro / etc, tudo menos isso.

Possivelmente foi a board que não aguentou a instabilidade das voltagens que lhe eram fornecidas / memória danificada.

Enzo
03-03-16, 23:12
Que windows tens instalado?

Frags
04-03-16, 14:23
Que windows tens instalado?

Tenho instalado o windows 10

Frags
04-03-16, 19:47
1025 Boas amigos, trago mais updates, hoje tentei ligar novamente a gráfica para vos mostrar o que acontece, e é isto, às vezes o ecrã fica totalmente preto, outras totalmente azul e por fim fica também assim.

passal
04-03-16, 21:40
Isso poderá ser realmente problema de gráfica / board. Se puderes testar a placa gráfica noutro computador ou então em algumas motherboards tem 2º encaixe pci-ex para a gráfica. Em tempos tive uma situação que o PC não fazia boot nem dava imagem, mudei a gráfica para o 2º slot pci-ex e ficou logo a funcionar... Em relação às portas USB, tenta ligar noutro encaixe USB interno, se continuar poderá ser tarde para reverter a situação...

Frags
04-03-16, 21:53
Isso poderá ser realmente problema de gráfica / board. Se puderes testar a placa gráfica noutro computador ou então em algumas motherboards tem 2º encaixe pci-ex para a gráfica. Em tempos tive uma situação que o PC não fazia boot nem dava imagem, mudei a gráfica para o 2º slot pci-ex e ficou logo a funcionar... Em relação às portas USB, tenta ligar noutro encaixe USB interno, se continuar poderá ser tarde para reverter a situação...

Boa noite passal, infelizmente já tentei ligar noutro encaixe interno (ou todos) e o resultado foi o mesmo, nada.. apenas as 3.0 funcionam, vou experimentar ligar o 2ºencaixe pci-ex mas se isso não funcionar vou ter de ir a uma loja de um conhecido testar componentes para chegar ao fundo da questão.

Enzo
04-03-16, 22:54
Pois. E o Windows nao te desinstalou as drivers para parte dos usb por algum motivo? Experimenta reinstalar.
Verifica na bios se alguma coisa foi desactivada e se consegues fazer tudo normalmente.
Um detalhe importante que muitas vezes menosprezamos é o cabo. Se possivel testa com outro.

Frags
04-03-16, 23:09
Pois. E o Windows nao te desinstalou as drivers para parte dos usb por algum motivo? Experimenta reinstalar.
Verifica na bios se alguma coisa foi desactivada e se consegues fazer tudo normalmente.
Um detalhe importante que muitas vezes menosprezamos é o cabo. Se possivel testa com outro.

Acho pouco provável, eu já tinha o win10 a algum tempo e sempre rodou impecavelmente sem qualquer problema, ainda não me lembrei de ir a bios, vou ver o que apanho por lá, quanto ao cabo, já testei com um hdmi e com hdmi-dvdi e nada na mesma, porem não testei com um vga, mas não custa tentar. Depois passo por cá

Enzo
04-03-16, 23:15
:) eu tambem tenho o windows 10 ha meses e só no mês passado é que fiquei sem 1/4 dos programas que tinha instalado...
Se já testaste com outro cabo e nao deu, em principio do cabo nao é.

passal
05-03-16, 15:09
Boa noite passal, infelizmente já tentei ligar noutro encaixe interno (ou todos) e o resultado foi o mesmo, nada.. apenas as 3.0 funcionam, vou experimentar ligar o 2ºencaixe pci-ex mas se isso não funcionar vou ter de ir a uma loja de um conhecido testar componentes para chegar ao fundo da questão.

E se ligares apenas USB 2.0 e desligares 3.0?
Em relação a gráfica se não funcionar, o melhor será testares isso nesse local...

Frags
05-03-16, 19:41
E se ligares apenas USB 2.0 e desligares 3.0?
Em relação a gráfica se não funcionar, o melhor será testares isso nesse local...

Só consigo desligar as 2.0, as 3.0 são integradas na board, mas as 2.0 integradas também não funcionam.

passal
05-03-16, 20:06
Poderá ser mesmo uma avaria na board, no entanto se puderes testar assim terás a certeza que é mesmo anomalia da board e se a gráfica também estará danificada...

Frags
05-03-16, 20:08
Aconteceu mesmo agora mais uma coisa estranha, tentei ligar a grafica com outro cabo, sem sucesso, e até troquei a pilha da board, mas quando voltei a ligar o cabo hdmi à board o pc deixa de arrancar de vez, aparece o logotipo da board, seguido de um ecrã preto com um traço branco a piscar no canto superior esquerdo. Alguma ideia do que possa ser amigos?

Frags
05-03-16, 20:14
Poderá ser mesmo uma avaria na board, no entanto se puderes testar assim terás a certeza que é mesmo anomalia da board e se a gráfica também estará danificada...

Segunda feira irei por tudo em pratos limpos quando for testar componentes

passal
05-03-16, 20:24
Isso está relacionado com o boot, poderá ser a board em conflito com algum periférico, memória, disco... Experimenta desligar tudo e voltar a ligar para ver se consegue iniciar...

Como tens possibilidade de testar, será melhor, em ultima caso tentas arranjar uma board pois a tua configuração é porreira

LPC
05-03-16, 21:00
Boas!
Muito sinceramente penso que a fonte matou a board...

Espero é que não tenha levado a gráfica e as memórias com ela...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

dblaster
06-03-16, 08:47
Já dizia o velho ditado. O barato sai caro

Check: https://youtu.be/JP8nFQYQW34

tiran
06-03-16, 23:32
Boas!
Muito sinceramente penso que a fonte matou a board...

Espero é que não tenha levado a gráfica e as memórias com ela...


Isto...

Frags
10-03-16, 18:31
Boas amigos, a unica coisa que queimou foi a gráfica, a motherboard já bomba outra vez e para já tenho uma xfx emprestada a segurar a coisa, quando ligarem da garantia vou substituir por outra xfx. mais uma vez obrigado por toda a ajuda.

passal
10-03-16, 18:49
Boas :) menos mal... agora e uma fonte e gráfica para isso ficar a bombar outra vez :)
O Enzo tem uma palete de GPUs :D

Enzo
12-03-16, 14:56
O Enzo tem uma palete de GPUs :D
Obrigado passal, mas ainda só agora passou do formato caixinha para o formato caixa. Para palete ainda falta um bocado:)