PDA

View Full Version : Disco externo de ~4TB



AgentSuave
02-03-16, 00:58
Boa noite, o abelhas.pt, uma nuvem de espaço ilimitado e que dava para streaming vai acabar este mês (tanto upload que eu fiz para nada), e vou perder uns 4TB de ficheiros se não arranjar um disco externo rapidamente.

Portanto, que discos externos de 4TB com preços em conta me podem aconselhar, sendo que:
- interessa-me a fiabilidade dos dados gravados, não quero obviamente que o disco deixe de funcionar passados 2 meses
- não me interessa a velocidade de escrita/gravação (grandes velocidades fica mais caro)
- USB 2.0 ou 3.0 é-me indiferente
- marcas não me interessam desde que sejam de confiança

há alguma coisa destas barata que me consigam aconselhar? por ex há este Intenso Memory Center 4TB 3,5 USB 3.0 (https://www.amazonite.pt/produtos-detalhes?ref=A252775) que custa 115€, mas não sei se será bom, recomendam-me esta marca? (já tive CDs dessa marca, a parte de cima prateada descascava com alguma facilidade)

Também podia comprar em 2ª mão mesmo aqui no fórum, mas tenho receio do uso (e tempo de vida) que ainda poderá ter.

Sonas
02-03-16, 09:02
Boas AgentSuave,

Se queres ter uma melhor segurança do que guardas 1 disco pode não ser o suficiente, ou seja, um RAID 1 de 2x4TB talvez fosse melhor para ti (visto teres tudo gravado em redundância), contudo isso traz custos extras claro (2 ou mais discos).
Eu não sou muito adepto desses "pacotes" caixa + disco já montado pois não sabes ao certo que disco usam nisso... digo isto pois tens tipo discos de storage (para o que queres) da WD que so o disco custa 150€+ e esse com caixa custa 115€... algo está estranho ai e nao e' so a velocidade ;)

Já ponderaste numa NAS? Tens boas soluções no mercado e com possibilidade de streaming e aceder pelo tlm e afins... :)

Se queres ter algo para guardar e usar e depois apagar parece-me bem, mas se queres algo para guardar penso que esse disco não seja o mais adequado, digo eu!

Abraços!

AgentSuave
02-03-16, 11:59
Olá, obrigado pela resposta, mas 2 discos de 4TB ou um NAS já sai fora do meu orçamento :)

Sonas
02-03-16, 14:12
Olá, obrigado pela resposta, mas 2 discos de 4TB ou um NAS já sai fora do meu orçamento :)

Foi o que pensei... :(
Contudo o disco que indicaste ai não posso dar uma opinião concreta, ja viste reviews do mesmo?
Existem sem duvida como disse HDD melhores para NAS/STORAGE etc... mas no fim todos podem avariar... agora existe uns que são mais propícios a tal :)

Desde que bem tratado, sem "desligar" a meio de copias, ligar e desligar vezes seguidas (da corrente) ter uma boa rede electrifica em casa (ajuda nao so no hdd) tudo isto ajuda à durabilidade dos mesmos.

AgentSuave
02-03-16, 18:57
O disco da intenso era um WD, e um outro externo da seagate tem la´dentro um samsung :D Globalização nos discos.

AgentSuave
02-05-16, 21:22
Comprei um WD "My Passport" de 3TB, para já está a portar-se lindamente e tem espaço que nunca mais acaba, aquilo parece a mala da Mary Poppins :D