PDA

View Full Version : Tomada de protecção, qual escolher??



PT_AH
28-09-16, 15:41
Queria saber de uma tomada de protecção para adquirir até inicio de Novembro.
Fonte que vou trocar no sistema: Corsair RMx 650w
Preço disponível para dar pela tomada: 35€
Vai ser para usar o desktop, monitor e para carregar o telemovel.
Se tiver 2 entradas USB para carregar smartphones e tablets pode vir a dar geito.
Min: 3 x saidas.

Tenho de fazer isto devido aos picos de energia que causa na minha zona na altura do inverno e ficar com a electrecidade com pouca intensidade.

APLinhares
28-09-16, 16:39
Mas é mesmo tomada de protecção? É que só serve para suprimir picos de corrente pontuais, não estabiliza nem retifica corrente.
E de alguma marca jeitosa deve servir, tipo Belkin Tomada Protecção 6 Saídas (BSV603vf2M) (25€)
Vi também esta, mas não confiava muito na 1Life sps:socket 10 Tomadas/USB.

Não é preferível uma UPS ?
tipo UPS Conceptronic Office 600VA 300W (60€) ou UPS PowerWalker VFD 800 APFC (80€) ?

passal
28-09-16, 17:25
Julgo que foi neste último fim de semana de promoção na PCDIGA que esteve uma UPS por cerca de 40€... Cá em casa também uso uma UPS APC 500 precisamente pelos factos que indicas e uma UPS dá-te muito mais estabilidade do que essas ditas tomadas. De momento tenho apenas ligado o computador e o monitor mas a minha ideia seria ligar a uma extensão de tomadas tipo isto:

http://www.phasak.com/data/imagenes/cache/449_800_bns1206t-1d.jpg

APLinhares
28-09-16, 18:36
As UPS além da capacidade de alimentação quando a luz falha, tem a capacidade de estabilizar e manter a corrente regulada. E os preços são aceitáveis.
APC 👌

passal
28-09-16, 18:46
@APLinhares - Exactamente :) Já tenho há vários anos e com uma ou outra situação para ligar mas até ao momento tem se portado bem :)

PT_AH - Acho que deverias juntar um pouco mais e ficares com algo de melhor qualidade para salvaguardar os teus equipamentos ;)

tiran
28-09-16, 19:03
Também acho... UPS's baratas é algo que me deixa de pé atrás... :S E é uma coisa que pode passar de sistema para sistema, por isso justifica investir mais um bocadinho... Na minha opinião claro...

LPC
28-09-16, 19:18
Também acho... UPS's baratas é algo que me deixa de pé atrás... :S E é uma coisa que pode passar de sistema para sistema, por isso justifica investir mais um bocadinho... Na minha opinião claro...

Boas!
Sem dúvida...

Alias existem também uns estabilizadores de corrente muito bons que aguentam disparos de raios e tudo. Eu tenho vários por cá e têm seguro e tudo integrado pela empresa (na eventualidade de lixares algo porque aquilo deixou passar o pico).

São alemães e custam perto de 20€ cada (dá para uma tomada apenas).

Nestas coisas nunca convém descurar a segurança... á Falta de uma boa UPS, pelo menos uma boa régua de protecção.

Cumprimentos,

LPC

LPC
28-09-16, 20:03
Boas...

Lá consegui recuperar o tópico...

A ver se não bloqueia novamente...

Cumprimentos,

LPC

PT_AH
28-09-16, 20:06
Aonde está o que eu escrevi? :(
consegues arranjar..

Edit by LPC (Sim consigo).

Segundo a ideia e aqui no inverno com a pouca instabilide normalmente costuma haver falha de electrecidade, nao sendo poucas as vezes.
Uma duvida, para usar uma fonte 650w como indiquei, tenho de usar uma UPS de 650w, 700w ou superior ou posso usar de 450W?
Gostei desta que me sugeriram: UPS PowerWalker VFD 800 APFC (80€). ou esta UPS Eaton 5E 850VA USB (65€).

Esta fonte ainda tem duração e vou apostar algum do dinheiro que ia para a fonte para uma UPS até 90€ e o resto para mais tarde.

Mais umas duvidas:
Preciso de trocar as baterias daqui a quanto tempo, ou nao é necessário?
existe UPS que de para programar com o pc, quando falta a energia ele automaticamente hibernar ou encerrar aos 50% de carga?
Pc serve para trabalhar e jogar, não ha problema que nao rebento com equipamento certo?

PS: desculpem as perguntas, é que gosto de gastar de uma vez mais alguns € e ficar servido do que andar a gastar € contantemente.

LPC
28-09-16, 20:13
Boas,
Tens que repetir novamente, esse post por algum motivo ficou corrompido e não deixava abrir o tópico...

Cumprimentos,

LPC

LPC
28-09-16, 20:19
Aonde está o que eu escrevi? :(
consegues arranjar..

Edit by LPC (Sim consigo).

Segundo a ideia e aqui no inverno com a pouca instabilide normalmente costuma haver falha de electrecidade, nao sendo poucas as vezes.
Uma duvida, para usar uma fonte 650w como indiquei, tenho de usar uma UPS de 650w, 700w ou superior ou posso usar de 450W?
Gostei desta que me sugeriram: UPS PowerWalker VFD 800 APFC (80€). ou esta UPS Eaton 5E 850VA USB (65€).

Esta fonte ainda tem duração e vou apostar algum do dinheiro que ia para a fonte para uma UPS até 90€ e o resto para mais tarde.

Mais umas duvidas:
Preciso de trocar as baterias daqui a quanto tempo, ou nao é necessário?
existe UPS que de para programar com o pc, quando falta a energia ele automaticamente hibernar ou encerrar aos 50% de carga?
Pc serve para trabalhar e jogar, não ha problema que nao rebento com equipamento certo?

PS: desculpem as perguntas, é que gosto de gastar de uma vez mais alguns € e ficar servido do que andar a gastar € contantemente.

Boas!

Umas considerações sobre as UPS...

VA´s não são Watts, pelo que 1000Va´s são 600w.
Deves considerar sempre uma ups acima da capacidade média do teu sistema... (o consumo e não a capacidade da tua fonte).

Eu normalmente recomendo pelo menos 1000va´s para não ficar muito apertado em termos de autonomia.

Marcas só te recomendo 2:

APC ou EATON, depois tens algumas como phasak que não é má de todo...

As baterias viciam-se entre 1 a 2 anos, sendo que podes ver isso, se retirares a corrente na UPS e depois a UPS se desligar logo.
Convem depois trocares as baterias (abrir com cuidado a UPS e verificar o modelo e voltagem da Bateria).

Em relação á hibernação, sim, podes e deves ligar por USB as UPS que tenham essa ligação. O software delas irá controlar o funcionamento, o estado da UPS e as configurações de energia, em caso de falta ou pico de corrente.
As UPS são mesmo pensadas para proteger os computadores... não te preocupes que não rebentas o PC com as UPS!

Cumprimentos,

LPC

PT_AH
28-09-16, 20:32
Eu estive aqui a ver/ler as voças recomendações e secalhar o melhor é apostar mesmo na UPS, pois tambem costumo ter quebras de luz e nao sao poucas...
andei a ver UPS gostei desta indicada, UPS PowerWalker VFD 800 APFC (80€) e vi isto UPS Eaton Elipse Eco 650 VA DIN (100€).
os € que ando a poupar de parte vou tirar algum da fonte(adquiro mais tarde) e meto orçamento para 100€.
acham que esse orçamento são muitos € para uma UPS e é mandar dinheiro ha rua, prefiro gastar já para algo que dure e seja mesmo bom.
-----
questoes porque nao percebo muito da coisa:
posso jogar/trabalhar a vontade e nao me rebenta as baterias (fonte nao vai passar dos 650w)?
quanto em quanto tempo tenho de fazer manutenção a UPS, baterias ou alguma coisa?
se é possivel programar o PC, quando estiver a 50% da bateria, irá se encerrar sozinho ou hibernar. Como uso para trabalho tambem poderei nao estar no local que houve corte de energia.

obrigado :)

PT_AH
28-09-16, 20:36
Boas!

Umas considerações sobre as UPS...

VA´s não são Watts, pelo que 1000Va´s são 600w.
Deves considerar sempre uma ups acima da capacidade média do teu sistema... (o consumo e não a capacidade da tua fonte).

Eu normalmente recomendo pelo menos 1000va´s para não ficar muito apertado em termos de autonomia.

Marcas só te recomendo 2:

APC ou EATON, depois tens algumas como phasak que não é má de todo...

As baterias viciam-se entre 1 a 2 anos, sendo que podes ver isso, se retirares a corrente na UPS e depois a UPS se desligar logo.
Convem depois trocares as baterias (abrir com cuidado a UPS e verificar o modelo e voltagem da Bateria).

Em relação á hibernação, sim, podes e deves ligar por USB as UPS que tenham essa ligação. O software delas irá controlar o funcionamento, o estado da UPS e as configurações de energia, em caso de falta ou pico de corrente.
As UPS são mesmo pensadas para proteger os computadores... não te preocupes que não rebentas o PC com as UPS!

Cumprimentos,

LPC
90/100€ o que me recomendam e que faça isso que pedi?
Assim fico já com anotação da UPS aqui comigo e caso apanhe em promoção eu compro :)

Muito Obrigado

LPC
28-09-16, 20:48
90/100€ o que me recomendam e que faça isso que pedi?
Assim fico já com anotação da UPS aqui comigo e caso apanhe em promoção eu compro :)

Muito Obrigado

Boas!
Penso que se puderes puxar um pouco mais o orçamento ficarias melhor servido.

Recomendava-te esta UPS se puderes dar o guito:

Boa UPS:
- https://www.pcdiga.com/2/15994/UPS-Eaton-5E-1100VA-USB-5E1100iUSB

Excelente UPS (é a que eu tenho):
- https://www.pcdiga.com/2/16878/UPS-Eaton-Ellipse-1200VA-USB-DIN-EL1200USBDIN

Cumprimentos,

LPC

APLinhares
28-09-16, 21:23
Eaton é boa escolha, claro que APC é outra liga 😎
Se puderes comprar maior, melhor pois mais equipamentos e autonomia consegues.

Das potências, deves ter em atenção que apesar de teres uma fonte de por ex 750w tu estás a consumir menos que isso...
Eu tenho 2 PCs ligados a uma mustek com 600VA (fontes de 450 e 550w) pq geralmente o consumo combinado ronda os 300w, para mim suficiente.
Baterias são fáceis de sair e trocar, geralmente duram 1 a 2anos.

PT_AH
28-09-16, 23:04
Boas!
Penso que se puderes puxar um pouco mais o orçamento ficarias melhor servido.

Recomendava-te esta UPS se puderes dar o guito:

Boa UPS:
- https://www.pcdiga.com/2/15994/UPS-Eaton-5E-1100VA-USB-5E1100iUSB

Excelente UPS (é a que eu tenho):
- https://www.pcdiga.com/2/16878/UPS-Eaton-Ellipse-1200VA-USB-DIN-EL1200USBDIN

Cumprimentos,

LPC
Para aprefundar mais a tua esplicação: http://www.eletroaquila.net/converter-va-watts :)
Vou tentar apostar em essa boa UPS:
- https://www.pcdiga.com/2/15994/UPS-Eaton-5E-1100VA-USB-5E1100iUSB
e pode ser que faça, uma promoçaozita para os 100€ certos do outro fim de semana em diante.

a excelente já é algo demais para mim€.

visto o que @APLinhares escreveu...

https://www.pcdiga.com/2/16220/UPS-Eaton-5E-850VA-USB-5E850iUSB
e esta não chega?
850VA*0.65=552W
estive a calcular e para full load neste momento, o que tenho não chega a 400W + 30w para o monitor principal.
mesmo que puche bem pela grafica nao chega lá.
Ainda me dá margem de manobra...

Obrigado :)

LPC
28-09-16, 23:09
Para aprefundar mais a tua esplicação: http://www.eletroaquila.net/converter-va-watts :)
Vou tentar apostar em essa boa UPS:
- https://www.pcdiga.com/2/15994/UPS-Eaton-5E-1100VA-USB-5E1100iUSB
e pode ser que faça, uma promoçaozita para os 100€ certos do outro fim de semana em diante.

a excelente já é algo demais para mim€.

visto o que @APLinhares escreveu...

https://www.pcdiga.com/2/16220/UPS-Eaton-5E-850VA-USB-5E850iUSB
e esta não chega?
850VA*0.65=552W
estive a calcular e para full load neste momento, o que tenho não chega a 400W + 30w para o monitor principal.
mesmo que puche bem pela grafica nao chega lá.
Ainda me dá margem de manobra...

Obrigado :)

Boas!
Essa é uma boa UPS, mas tem atenção algumas coisas...

Essa não usa as tomadas tradicionais onde podes ligar o que quiseres, essa usa as ligações de computador.
Depois é activa. O problema das activas é que normalmente a ventoinha é ruidosa e não tem controlo de rotação da ventoinha...

Sempre que possível opta pelas passivas que são muito mais silenciosas.

850va´s é para mim o mínimo que se deve ter.... Existem as de 600va´s mas nessas é mesmo para uma torre simples sem grandes consumos.

Cumprimentos,

LPC

PT_AH
29-09-16, 08:52
@LPC , ja agora como destingo isso do passivo e activo?
O meu monitor é benQ e o pc tem essa entradas. Na caixa quantos cabos traz para ligação?
E já agora porque aquilo tem um encaixe para o cabo de rede para que seve? ?

Obrigado :)

passal
29-09-16, 09:04
UPS activas ou passivas também não te sei explicar pois também não sei... Talvez devido ao método de arrefecimento da mesma...

Em relação à ligação de cabo de rede julgo que seja para controlar via software. A minha APC tem essa ligação e eu tinha um cabo RJ45 numa ponta e na outra era USB para ligar ao computador e fazer a monitorização, só que já perdi esse cabo ehehe :D :D :D

LPC
29-09-16, 09:14
@LPC , ja agora como destingo isso do passivo e activo?
O meu monitor é benQ e o pc tem essa entradas. Na caixa quantos cabos traz para ligação?
E já agora porque aquilo tem um encaixe para o cabo de rede para que seve? ?

Obrigado :)

Boas!
O passal disse correctamente...

Vês as imagens da UPS, em especial atrás, se vires lá uma ventoinha, é arrefecimento activo. Se não tiver nada é passivo.

Á pros e contras de cada solução, as activas são melhores quando em modo bateria, já que o sistema aquece (e as baterias tb) e a ventoinha irá controlar as temperaturas.
As passivas vão aquecer o corpo todo para dissipar o calor...

Recomendo as activas se as mesmas estiverem num local que não incomode e possa fazer barulho. As passivas para divisões pequenas onde estará o sistema.

Em relação á linha RJ45 e mesmo as Linhas de telefone (existem algumas ups com essas entradas e saidas), serve para controlar por software a ups (em alguns modelos através da rede interna) e também para filtrar o sinal impedindo que existam descargas através desses fios de telefone (agora já não se vê tanto).

Cumprimentos,

LPC

PT_AH
29-09-16, 09:45
Vou procurar o barulho de uma ups dessas activas no YouTube.
Caso vou usar ao pé de mim debaixo da mesa aonde está o pc.
Se fizer pouco barulho é tranquilo...

APLinhares
29-09-16, 09:58
Eu sempre optei por passivas visto que tenho junto à cama (lol)
Mas convem boa ventilação natural, aquecem um pouco.
E atenção ao ponto que te falaram, no caso das EATON tens as versões DIN com a tradicional tomada (Schuko).
As normais trazem uma ficha como a das fontes e depois ou usas adaptador (https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=iec+320+c13+to+schuko+female) ou fazes como eu fazia, cortas um cabo (iec 320 c13) para uma extensão pequena hihihi
Exemplo: https://www.pcdiga.com/2/16876/UPS-Eaton-5E-850VA-USB-DIN-5E850iUSBDIN

passal
29-09-16, 10:02
APLinhares é o que tenho de fazer na minha APC que só tem 3 ligações dessa tomada (schuko) e tenho de adaptar um cabo para ligar numa extensão. Também existiam umas já de origem com esse encaixe mas cada vez é mais complicado comprar, tal como tinha referido inicialmente e com uma imagem ilustrativa do encaixe. Desconhecia era esse tipo de adaptador sempre é melhor para quem não está muito à vontade para alterar componentes eléctricos :)

APLinhares
29-09-16, 10:06
Os chineses têm de tudo xD

PT_AH
29-09-16, 10:15
https://www.pcdiga.com/2/19564/Cabo-Alimentacao-Gembird-C13-C14-3M-PC-189-VDE-3M

Então é isso, vem essa EATON de 850VAS, que chega para o meu sistema, com mais 2 cabos desses que referi e ainda posso fazer um exerto desses para 1 tripla de 3x. E connecto o routher também apenas. Sendo que o routher gasta bem menos que o monitor.
O que dizem?
Assim não tenho problemas e é bom para o meu pai em caso que falhe a luz tem tempo de fechar programas online e salvar as coisas nesses mesmos.

LPC
29-09-16, 10:26
https://www.pcdiga.com/2/19564/Cabo-Alimentacao-Gembird-C13-C14-3M-PC-189-VDE-3M

Então é isso, vem essa EATON de 850VAS, que chega para o meu sistema, com mais 2 cabos desses que referi e ainda posso fazer um exerto desses para 1 tripla de 3x. E connecto o routher também apenas. Sendo que o routher gasta bem menos que o monitor.
O que dizem?
Assim não tenho problemas e é bom para o meu pai em caso que falhe a luz tem tempo de fechar programas online e salvar as coisas nesses mesmos.

Boas!
Parece-me bem!

Aposta nisso!

Cumprimentos,

LPC

PT_AH
29-09-16, 10:37
Boas!
Parece-me bem!

Aposta nisso!

Cumprimentos,

LPC

Então assim brevemente irá chegar... depois posto fotos :)
obrigado a todos :)

passal
29-09-16, 10:43
Também podes comprar na AquaPC a tomada http://www.aquapc.com/loja/produto.php?p=10852 ou numa outra loja de eletrónica. Tem de ser extensão C14 (é o tipo de conetor para ligar diretamente na UPS) :)