PDA

View Full Version : Migração de discos



PaulaM
08-11-16, 09:45
Bom dia a todos.

Tenho um servidor com dois discos de 300 GB em RAID1. Preciso migrar para discos de maior capacidade.

Qual é o processo mais simples para clonar a informação e fazer a migração? Obrigada a todos.

LPC
08-11-16, 10:04
Bom Dia,

Se tem o servidor com mirroring nos discos, pode fazer de duas formas...

Colocar um novo disco maior no lugar do segundo disco e deixar que o array faça o rebuild nesse novo disco (copiar a informação do primeiro para o segundo, mas conservando a partição nova).
E depois de clonado o disco 1 para o 2, trocar o disco 1 por outro disco igual ao disco 2 e esperar que o array faça novamente o rebuild clonando o disco 2 para o disco 1.

A outra solução é mais trabalhosa, e implica primeiramente ter um disco externo (até pode ser um dos discos novos), copiar manualmente TODA a informação de um dos discos usando uma ferramenta de clonagem (existem diversas gratuitas na internet, eu por exemplo gosto de usar o norton ghost).
Depois de clonado o primeiro disco, retira ambos os discos do servidor e coloca apenas o que foi clonado lá. Liga a máquina e verifica se o disco foi clonado correctamente.

Se foi, então desliga o servidor e coloca o seguindo disco e liga o servidor. O mesmo será detectado como segundo disco do Raid 1 e irá iniciar o processo de rebuild do array.
Depois de terminado terá então ambos os discos a espelhar a informação, e claro em discos novos e de maior capacidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC