PDA

View Full Version : Frequência e timings na DDR4



Gyzdark
24-01-17, 00:23
Bem, no seguimento da minha vontade de finalmente trocar de plataforma e do tópico que criei aqui para me ajudarem no assunto vocês esclareceram-me (e muito bem, obrigado malta!) que nesta última geração de RAM (DDR4) a frequência principalmente a partir dos 2400MHz não faz absolutamente diferença nenhuma, antes pelo contrário, ás vezes até cai um nadinha a performance com frequências superiores.
Andava eu a ver uns pentes de RAM acessíveis a 2400MHz quando me deparei com umas 2666MHz CL13 quando o mais normal é encontrar CL15 independentemente da frequência. Como estavam ao preço de qualquer pente DDR4 vanilla acabei por os comprar apesar de saber que à partida não haverá qualquer diferença na performance.

Ora a minha questão agora: tendo como ponto assente que a frequência (principalmente a partir dos 2400MHz) não faz diferença (quase nenhuma), atualmente a latência tem alguma influência na performance?

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

LPC
24-01-17, 00:33
Bem, no seguimento da minha vontade de finalmente trocar de plataforma e do tópico que criei aqui para me ajudarem no assunto vocês esclareceram-me (e muito bem, obrigado malta!) que nesta última geração de RAM (DDR4) a frequência principalmente a partir dos 2400MHz não faz absolutamente diferença nenhuma, antes pelo contrário, ás vezes até cai um nadinha a performance com frequências superiores.
Andava eu a ver uns pentes de RAM acessíveis a 2400MHz quando me deparei com umas 2666MHz CL13 quando o mais normal é encontrar CL15 independentemente da frequência. Como estavam ao preço de qualquer pente DDR4 vanilla acabei por os comprar apesar de saber que à partida não haverá qualquer diferença na performance.

Ora a minha questão agora: tendo como ponto assente que a frequência (principalmente a partir dos 2400MHz) não faz diferença (quase nenhuma), atualmente a latência tem alguma influência na performance?

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

Boas!
Tal como nas gerações anteriores, a Latência (ciclo) é mais importante que a frequência, ainda para mais quando as frequências interferem com a capacidade de overclock do controlador de memória integrado no cpu.
Quanto mais curto o ciclo melhor performance oferece.

O mesmo acontece nas DDR´s 4. Menor a latência mais rápidas se tornam as memórias. Podes considerar a seguinte escala. A cada 1 CL equivale a um salto na frequência com a CL imediatamente a seguir.
Na prática duvido no entanto que notes o que seja...

Cumprimentos,

LPC

Gyzdark
24-01-17, 02:34
Então as 2666MHz que comprei a preço vanilla até foi boa aquisição tendo em conta que são CL13, certo?

LPC
24-01-17, 02:52
Então as 2666MHz que comprei a preço vanilla até foi boa aquisição tendo em conta que são CL13, certo?

Boas!
Sim sem dúvida...

Mesmo que fossem 2400mhz com cl12 ou mesmo 13 são boas na mesma... :)

Cumprimentos,

LPC

Nirvana91
24-01-17, 13:35
Ainda à uns 3 ou 4 dias vi um video do Linus a fazer benchmarks. As diferenças eram completamente negligenciáveis entre as várias velocidades.

Gyzdark
02-02-17, 13:04
Ainda à uns 3 ou 4 dias vi um video do Linus a fazer benchmarks. As diferenças eram completamente negligenciáveis entre as várias velocidades.

independentemente das frequências e latências, ou era por exemplo 2133MHz CL14 Vs 2400MHz CL15? não encontrei nada que comprarasse por exemplo 2400MHz CL15 Vs 2400MHz CL14

Nirvana91
02-02-17, 13:47
Pelo que vi noutros comparativos as diferenças são completamente negligenciáveis.

Se calhar a abrir um programa, nas de 2400Mhz vais abrir em menos "0.1s" que as 2133Mhz... Em jogos vais ganhar "0.5fps"....

Compra as mais baratas e pronto.

LPC
02-02-17, 17:20
independentemente das frequências e latências, ou era por exemplo 2133MHz CL14 Vs 2400MHz CL15? não encontrei nada que comprarasse por exemplo 2400MHz CL15 Vs 2400MHz CL14

Boas!
Neste momento imagina o seguinte...

Tens uma estrada com 8 faixas de rodagem, mas só usas 3...

O CL e a Velocidade é apenas adicionar mais faixas, mas se não as usas... não tens quaisquer ganhos...

Compra a mais barata e dá prioridade á capacidade sobre a velocidade...

Cumprimentos,

LPC