PDA

View Full Version : Melhorar um Portatil



IceNight
29-01-17, 11:52
Boas pessoal, acabei de me registar aqui e é o seguinte, estou com um problema, o meu portátil está bastante lento, eu tenho um Acer Aspire TIMELINE X 5820TG
O computador demora imenso a arrancar, qualquer programa mais pesadito, demora imenso a abrir, a minha placa grafica tambem esta com alguns problemas e nao sei o pq, sera que alguem me podia ajudar? o que deveria melhorar?

Winjer
29-01-17, 12:37
Começa por formatar e reinstalar o Windows e programas.
Isto deve melhorar um bom bocado o desempenho.

também podes usar o MSCONFIG e o services.msc para desligar alguns serviços e programas desnecessários que arracam com o Windows.

Por fim, podes instalar um SSD no teu PC e instalas lá o Windows e Programas.

IceNight
29-01-17, 12:41
obrigado pela ajuda, eu ja o formatei (tenho o w10) em certos jogos, como hearthstone, o fundo fica todo preto e aparece o cursor do jogo, e nao consigo entender o pq, ja instalei os drivers e tudo, que ssd aconselha? estou um pouco em branco sobre esse assunto

Winjer
29-01-17, 13:56
Quanto estás disposto a gastar?

Recomendo um SSD da Samsung, pois são bastante bons e com tecnologia de topo.

IceNight
29-01-17, 14:04
a volta dos 500g

LPC
29-01-17, 18:19
Boas!
Já viste se as ventoinhas do portatil estão limpas?

Pode estar a aquecer demais o gpu e por isso dar algum problema no 3D...

Já pensaste em actualizar o disco rígido? um SSD é mais rápido e gasta menos energia.

Cumprimentos,

LPC

IceNight
29-01-17, 20:53
pois estou a pensar em comprar um ssd mas estou com muito poucas luzes sobre isso, btw, um com 500Gb e que nao me saia mt caro, que aconselhas? pois, talvez leve isso a uma casa aqui da zona, para me verem isso

Winjer
29-01-17, 21:04
Para 500Gb tens SSDs a rondar os 130-140 euros.

Um bom seria o Samsung 750 Evo 500Gb.

LPC
29-01-17, 21:07
pois estou a pensar em comprar um ssd mas estou com muito poucas luzes sobre isso, btw, um com 500Gb e que nao me saia mt caro, que aconselhas? pois, talvez leve isso a uma casa aqui da zona, para me verem isso

Boas!
Qual é a tua zona?

Um SSD é tipo um disco normal, mas não tem peças móveis... é tudo memória por assim dizer...
E por ser memória é muito mais rápido os acessos aos ficheiros e á informação.

Podes também ver se precisas de mais memória para o computador...

Cumprimentos,

LPC

Tchoui
29-01-17, 22:38
Ram, ssd, instalar Windows, abrir e limpar tudo, se nada funcionar comprar outro portátil 😂

LPC
29-01-17, 23:04
Ram, ssd, instalar Windows, abrir e limpar tudo, se nada funcionar comprar outro portátil 

Boas!
Resumiste praticamente tudo o que se pode fazer num portátil!

Cumprimentos,

LPC

:P

Enzo
30-01-17, 13:36
Ram, ssd, instalar Windows, abrir e limpar tudo, se nada funcionar comprar outro portátil Melhor resposta eleita pelos leitores do Readers Digest.

Ps: Para quem tem paciencia, ferramentas e conhecimentos, incluiria trocar massas térmicas e tirar o pó a tudo com aspirador/compressor de baixa potência

IceNight
02-02-17, 11:33
é assim eu sou de viseu, tenho aqui umas quantas lojas na zona que sao capazes de me alterar os componentes do computador, acham que vale a pena alterar a ram? devo mudar a pasta termica, ha alguma maneira caseira de ver a temperatura do computador?
que ram deveria colocar? em princpio devo comprar esse ssd da samsung

Tchoui
02-02-17, 12:13
é assim eu sou de viseu, tenho aqui umas quantas lojas na zona que sao capazes de me alterar os componentes do computador, acham que vale a pena alterar a ram? devo mudar a pasta termica, ha alguma maneira caseira de ver a temperatura do computador?
que ram deveria colocar? em princpio devo comprar esse ssd da samsung
Alterar a ram até tu podes fazer. Deve ter uma tampa por baixo que dá acesso a ram. Se não for daqueles todos tapados.

Mudar a pasta térmica já exige mais conhecimentos. Pode ajudar mas primeiro vê a temperatura.

Instala por exemplo o coretemp ou o hwinfo

IceNight
03-02-17, 10:04
Que RAM aconselhas? O PC tb precisa de uma bateria nova, qual aconselham?

Nirvana91
03-02-17, 10:28
Ram, ssd, instalar Windows, abrir e limpar tudo, se nada funcionar comprar outro portátil 😂

Inverte a ordem -> SSD -> Instalar Windows -> Ram.

Tchoui
03-02-17, 13:49
Inverte a ordem -> SSD -> Instalar Windows -> Ram.
Sim também preferia primeiro o ssd dependendo da quantidade de RAM atual. Se for 1gb aposto 1o na ram. Não pesquisei o modelo do portátil.

passal
03-02-17, 14:40
Eu apostaria primeiro num disco SSD e instalava novamente o sistema operativo. Após a instalação do sistema analisaria o desempenho, tal como o utilizador indicou tem algumas interferências gráficas, poderá ser apenas um sobreaquecimento mas também poderá ser algo mais... Se pretender também uma bateria nova, aqui o melhoramento começa a ficar mais expressivo €€€€. Comprar logo SSD, RAM e bateria para melhorar um portátil que poderá ter uma anomalia na gráfica para mim é um investimento arriscado.

Daí também indicar o mesmo que o Nirvana91 numa primeira fase: comprar um disco SSD e até instalar o windows 7 (na minha opinião melhor que o Windows 10 até ao momento). Depois tentar perceber quais as temperaturas e qual o comportamento da gráfica até com novos drivers.

Nirvana91
03-02-17, 14:48
Não tinha lido o problema da anomalia gráfica... Sendo assim o portátil pode ter um problema grave que não justifica o gasto.

passal
03-02-17, 15:18
O disco SSD poderia ficar para um outro sistema, mas se for possível analisar o estado do portátil antes de investir será melhor para o utilizador :)




IceNight instala este programa HWMonitor em http://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.30.zip e indica quais as temperaturas do Processador e da Gráfica quando o portátil está em IDLE (sem nenhuma tarefa específica) e depois testa uns vídeos no youtube e verifica se as temperaturas alteram muito. E por fim testar um jogo para ver se o processador e a gráfica vão aos 100% e quais as temperaturas.

Depois diz algo ;)

Enzo
03-02-17, 19:35
Pode ser problema da grafica como do inverter como da fita que liga ao ecra. Não é algo que se possa resolver a fazer upgrades ao PC. O problema menos problematico ainda assim é se for sobreaquecimento da grafica, mas dá trabalho na mesma, abrir, limpar, trocar a pasta e fechar tudo de novo corretamente.

passal
03-02-17, 20:14
Exacto Enzo, por isso é que convinha excluir algumas questões sobre o portátil, senão irá estar em investir de forma errada.

IceNight
04-02-17, 11:30
desde ja muito obrigado as demais respostas, e assim, aqui na zona tenho algumas lojas de informatica, como por exemplo a chip7, ou a fnac (nao sei se fazem esse tipo de avaliaçao) e estou a pensar em levar la o pc para eles me dizerem quais os principais problemas, e tentar resolver os problemas com eles. mas ainda nao sei bem o que fazer

Winjer
04-02-17, 12:25
Grandes superfícies e grandes lojas, esquece. Vais ser mal atendido e pagas caro.
Por isso esquece a Fnac. E mesmo a chip7......

Eu recomendo sempre uma pequena loja informática de esquina, onde trabalha um "nerd" que tem gosto pela coisa.

Tchoui
04-02-17, 13:26
Credo amigo. Nem uma nem a chip7. Onde moras?

passal
04-02-17, 13:38
Ele está na zona de Viseu... Não conheço as lojas daí mas a chip7 pagas para que te façam o diagnóstico ou então efectuas lá a reparação e o feedback sobre o trabalho deles não é lá muito bom... Tenta sondar um pouco mais as possíveis lojas que por aí existem

IceNight
04-02-17, 14:14
é assim tb há aquelas no centro comercial, que são uma espécie de barracas, com um ou dois gajos e com montes de pcs a volta dele, e tb há varias pela cidade, mas nao conheço mt bem

passal
04-02-17, 14:21
Esses do shopping normalmente tem uma taxa como eu referi no post anterior. Pelo menos aqui pelo Porto é assim, cobram em média 30€ pelo diagnóstico e se for para reparar pagas o valor da reparação senão pagas o valor do diagnóstico. Mas também é uma questão de passares por lá e informares-te melhor como trabalham ;)


Estive a pesquisar no google, conheces esta Douroweb? Rua Nova da Balsa Bl A R/c Dt. Junto ao Estabelecimento Prisional Viseu. 965 214 164 - 232 458 321 info@douroweb.pt https://www.douroweb.pt/

IceNight
04-02-17, 23:17
Esses do shopping normalmente tem uma taxa como eu referi no post anterior. Pelo menos aqui pelo Porto é assim, cobram em média 30€ pelo diagnóstico e se for para reparar pagas o valor da reparação senão pagas o valor do diagnóstico. Mas também é uma questão de passares por lá e informares-te melhor como trabalham ;)


Estive a pesquisar no google, conheces esta Douroweb? Rua Nova da Balsa Bl A R/c Dt. Junto ao Estabelecimento Prisional Viseu. 965 214 164 - 232 458 321 info@douroweb.pt https://www.douroweb.pt/

Wow, é assim eu conhecia algumas aqui da zona, ate tenho um amigo meu que o pai e dono de uma, mas essa desconhecia completamente, vou já investigar, mt obrigado

passal
04-02-17, 23:25
Lá não indica os preços mas como indicam que reparam vários tipos de equipamentos até me pareceu uma boa empresa ou pelo menos deixou-me uma boa imagem :)

Investiga lá isso e depois diz algo ;)

Tchoui
04-02-17, 23:31
Se quiseres passar em gaia eu tenho um amigo dono de uma loja de reparação de pc's. Fica longe claro

passal
04-02-17, 23:44
Vem passear até ao Porto, ainda almoço uma bela francesinha e vai com o portátil arranjado :) Claro que também leva a carteira mais vazia ehehe :D :D