PDA

View Full Version : Novo desktop



crazytuga
23-05-17, 11:36
Boas

Bem está na hora que montar aqui um computador, queria a vossa opinião, vou deixar aqui tudo em links.

O propósito deste computador não será para jogar, mas sim para as funções básicas, entenda-se navegar pela net/youtubes etc, tudo menos jogar (ok aqui posso jogar de longe a longe mas não será para esse efeito o computador), para isso tenho consolas, no entanto quero fazer estas tarefas de forma rápida sem ter de andar aqui com stresses da lentidão do computador em si:




Questionário:

1- Qual o orçamento disponível?
600€+/-


2- Quando pensas comprar o sistema ?
Em breve e com calma


3- Que tipo de uso terá o sistema?
a- Para jogar, por favor referir a que resolução estas a pensar jogar e que jogo/s
b- Se é para trabalhar, por favor indicar que programas irás utilizar

A: muito pouco ou quase nada
B- o básico, poderei meter algo mais pesado de futuro


4- Tens algum componente que se vá aproveitar para o sistema ?
teclado e rato


5- Necessitas de periféricos ? Quais ?
monitor mas isso pode ficar para outra altura


6- Pensas em fazer overclock ?
não nem sei fazer


7- Tens preferência por loja ? Ou zona do país ?
onde for mais barato


8- Sabes montar o sistema ?
sim



https://www.amazon.it/gp/product/B01MG3IX4F/ref=oh_aui_detailpage_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

https://www.pcdiga.com/processador-amd-ryzen-5-1600-hexa-core-3-2ghz-c-turbo-3-6ghz-16mb-sktam4

https://www.pcdiga.com/motherboard-msi-b350m-bazooka

https://www.pcdiga.com/fonte-seasonic-s12ii-430w-ss-430gb

https://www.pcdiga.com/ssd-samsung-2-5-850-evo-250gb-mz-75e250b-eu

Falta as memorias e a caixa que pode ser qualquer coisa reles

está aí +/- a coisa alinhada, já dá para ter uma noção do orçamento.

Obrigado

crazytuga
23-05-17, 19:27
Ninguem? [emoji26]

APLinhares
23-05-17, 20:18
faz o questionário ...

passal
23-05-17, 22:51
Se for só para navegar na internet youtube e afins, um cpu com 6 cores e 12 threads acho que é um pouco overkill para um sistema com essas funções. Poderias reduzir no cpu de momento e se calhar até apostar numa board melhor tipo a MSI Tomahawk e assim o CPU poderia ser para um próximo futuro upgrade... Em relação às memórias pelo que o pessoal tem postado por aqui os Ryzen gostam de velocidade portanto DDR4 3200mhz ;) Caixa é a gosto pessoal e os restantes artigos fonte e discos estão bem escolhidos :)

crazytuga
23-05-17, 23:32
Se for só para navegar na internet youtube e afins, um cpu com 6 cores e 12 threads acho que é um pouco overkill para um sistema com essas funções. Poderias reduzir no cpu de momento e se calhar até apostar numa board melhor tipo a MSI Tomahawk e assim o CPU poderia ser para um próximo futuro upgrade... Em relação às memórias pelo que o pessoal tem postado por aqui os Ryzen gostam de velocidade portanto DDR4 3200mhz ;) Caixa é a gosto pessoal e os restantes artigos fonte e discos estão bem escolhidos :)


Questionario feito.

Obrigado pela opinião, o proposito aqui é que isto dure me alguns anos, no entanto e mantendo o processador, é ideal a troca da board por essa da MSI?
https://www.pcdiga.com/motherboard-msi-b350-tomahawk

MTPS
24-05-17, 12:22
Aposta na Asus Prime B350.

passal
24-05-17, 12:30
Não sou o mais indicado para te falar sobre a bazooka mas pelo que entendi aqui pelo pessoal (Winjer e LPC têm uma MSI B350 Tomahawk) e tal como o MTPS referiu a Asus B350 Prime também é uma boa solução em relação de melhor qualidade / preço. Agora tens de ter em conta que a MSI B350 Tomahawk e ASUS Prime B350 são ATX ou seja ligeiramente maiores que o modelo MSI B350 Bazooka ou até ASUS Prime B350M-A são M-ATX. Isto irá influenciar a caixa que irás escolher.

LPC
24-05-17, 13:02
Boas!

Como foi dito tanto eu como o Winjer temos a B350 Tomahawk, e posso dizer que até ao momento nada a apontar face á board...
Muito estável e sólida. O suporte a nível de bios tem sido excelente e a plataforma Ryzen é brutal!

Poderás ir para a Asus se gostares mais da marca ou do desenho da board em si.
Eu pessoalmente gostei desta e até agora estou satisfeito.

Existe a situação dos VRM´s e mosfets serem de uma qualidade supostamente inferior que outras marcas no mesmo segmento, mas sinceramente não tenho tido qualquer problema e estou com um cpu superior ao que vais meter...
Portanto se vais para um 4/8 ou 6/12 estás mais que bem servido...

Cumprimentos,

LPC

APLinhares
24-05-17, 20:00
Na minha opinião, 600€ dá um bom pc para net e office, com monitor.
Agora hexacore vale apena?
Fonte é boa escolha, RAM era comprar memórias GSKill (10anos) e 3200mhz, apostava numa boa caixa microATx (ou mesmo mini-ITX) Cooler Master N200 ou mesmo Cooler Master Silencio 352 Matte, ou até mesmo com filtros de pó, face ao uso pretendido.
Pessoalmente não vou à bola com MSI, os relatos de componentes de qualidade inferior já não são de agora e isso implica na durabilidade a longo prazo.
Para o efeito eu preferiria pessoalmente uma Asus Prime B350M-A (3anos) ou Gigabyte AB350M GAMING 3.

reiszink
24-05-17, 20:17
CPU de 250€ numa máquina para navegar na internet!

http://i1.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/353/279/e31.jpg

(H.)

APLinhares
24-05-17, 20:26
E com a ideia de futuro upgrade de cpu.
Eu não passava do R5 1500(X)

passal
24-05-17, 21:37
É no segmento do LPC ter um CPU com 32 threads para abrir a STEAM :P Vídeos no Youtube com 12 Threads e 16GB de RAM irá bombar nas horas :D :D

Se eu tivesse os 600€ preferia colocar um R5 1400 e apostar até num componente ou periférico melhor ( como não seria para jogar a gráfica ficaria para 2º plano, portanto apostaria num monitor superior )

Até porque se repararem os 4 artigos CPU - Board - Fonte - SSD perfazem quase 500€, ainda falta RAM e somar a 1050 Ti à parte da Amazon... Para não falar do Monitor

Acho que é necessário reflectir um pouco sobre o que é pretendido, pois se não é para jogar não há necessidade de gastar 150€ numa placa gráfica...

Enzo
24-05-17, 22:12
Espera mais um pouco e vai buscar um Ryzen com graficos integrados e investe os 150eur num monitor que dure no minimo uns 5 anos sem chatices.

reiszink
24-05-17, 23:39
No máximo isto, e mesmo assim já é demasiado para a finalidade da máquina.

Estes componentes perfazem cerca de 550€, juntas agora uma caixa a teu gosto até aos 600€.

https://s22.postimg.org/iu98dota9/Sem_T_tulo.jpg (https://postimg.org/image/5q3o1018d/)

Outra hipótese que tens é o fantástico Pentium G4560 a 60€, juntamente com uma board H110 de 60€ e fazes a festa.

O CPU já tem gráficos integrados, era mais uma poupança que fazias. Por pouco mais de 500€ já levavas tudo, caixa e monitor incluídos.

E para a finalidade do PC, não irias notar qualquer diferença para um Ryzen 5 ou Core i5.

crazytuga
25-05-17, 00:19
Obrigado a todos.

Bem agora é que já estou todo baralhado com isto, o proposito é que isso dure me alguns anos, daí querer apostar em algo recente mas que seja duradouro

crazytuga
25-05-17, 00:31
No máximo isto, e mesmo assim já é demasiado para a finalidade da máquina.

Estes componentes perfazem cerca de 550€, juntas agora uma caixa a teu gosto até aos 600€.

https://s22.postimg.org/iu98dota9/Sem_T_tulo.jpg (https://postimg.org/image/5q3o1018d/)

Outra hipótese que tens é o fantástico Pentium G4560 a 60€, juntamente com uma board H110 de 60€ e fazes a festa.

O CPU já tem gráficos integrados, era mais uma poupança que fazias. Por pouco mais de 500€ já levavas tudo, caixa e monitor incluídos.

E para a finalidade do PC, não irias notar qualquer diferença para um Ryzen 5 ou Core i5.



Já estive a ver, 551,40€, será que fico bem servido com essa configuração, é que estar a comprar e depois passado uns meses e já está tudo ultrapassado, e claro o importante é que se mexa bem.

Por exemplo o que tenho actualmente, um i3, ligo aquilo, passado meia hora é que abre o firefox e escrevo lá qualquer coisa para pesquisar passado um pouco é que começa a aparece o que escrevo, é preciso muita paciência para aquilo, nem com um ssd melhorou.

E tem 8GB de memoria.

crazytuga
25-05-17, 01:04
Já agora que alternativas existem a esta fonte:

https://www.pcdiga.com/fonte-seasonic-eco-430w-ssr-430st

reiszink
25-05-17, 01:17
Não me parece que o problema venha do Core i3, mesmo que seja um da primeira geração nascido em 2010, não há razão nenhuma para nem sequer dar para navegar na internet.

Ainda há dias estive num PC com um CPU bem inferior (E8400) e para as coisas básicas funcionava maravilhosamente.

Trabalho todos os dias com um Core i3 3220 (5 anos), 8GB de Ram, SSD, onde faço uma utilização de office, e-mails, navegar na net, software de gestão/facturação, etc, e a diferença nessas tarefas para os meus outros PCs, quantificado a olho nu, é zero.

Se levares a configuração que te coloquei acima com o Ryzen 5 1400, só me vais agradecer. Eu próprio tenho esse CPU no meu PC secundário com uma RX 580 e "come" tudo, no teu caso como só seria para net e pouco mais, basicamente ias ter o CPU a dormir. (H.)

Como te disse, até com o Pentium G4560 ias bem servido para muito tempo, caso quisesses gastar mesmo o mínimo possível. E na configuração que postei acima ainda podes poupar na gráfica, como não vais jogar, não tens necessidade da GT 1030, uma gráfica básica serve.

crazytuga
25-05-17, 01:43
Neste caso é um portatil, ainda pensei que fosse do disco de 5400rpm, mas depois de la meter um ssd (120gb kingston), não vi melhoras, apenas ligava/desligava o portátil mais rapidamente o que apenas para isso não tenho grande interesse, porque de resto mesmo a abrir o firefox aquilo embrulhava se todo, e nem uso extras por aí alem, adblocker por ex.

asus x552cl- sx022h, core i3

ainda pensei em por la outro ssd da samsung por ex, as vezes pode ter sido uma má experiencia com o da kingston que ao fim de dias vendi

P0rn-Star
25-05-17, 02:24
Corre um mem test nisso. A máquina está a fazer os clocks normais ou estará a baixar por aquecimento? O que relatas não bate certo. Isso é comportamento para uma máquina com mais de 15 anos, não um i3

crazytuga
25-05-17, 07:52
ei de correr e depois posto o resultado

tiran
25-05-17, 08:59
Não me parece que o problema venha do Core i3, mesmo que seja um da primeira geração nascido em 2010, não há razão nenhuma para nem sequer dar para navegar na internet.

Ainda há dias estive num PC com um CPU bem inferior (E8400) e para as coisas básicas funcionava maravilhosamente.

Trabalho todos os dias com um Core i3 3220 (5 anos), 8GB de Ram, SSD, onde faço uma utilização de office, e-mails, navegar na net, software de gestão/facturação, etc, e a diferença nessas tarefas para os meus outros PCs, quantificado a olho nu, é zero.

Se levares a configuração que te coloquei acima com o Ryzen 5 1400, só me vais agradecer. Eu próprio tenho esse CPU no meu PC secundário com uma RX 580 e "come" tudo, no teu caso como só seria para net e pouco mais, basicamente ias ter o CPU a dormir. (H.)

Como te disse, até com o Pentium G4560 ias bem servido para muito tempo, caso quisesses gastar mesmo o mínimo possível. E na configuração que postei acima ainda podes poupar na gráfica, como não vais jogar, não tens necessidade da GT 1030, uma gráfica básica serve.

Ainda ontem meti um SSD num E8500 e a pessoa ficou maravilhada... Pelo menos a ir a net e ver abir uns ficheiros de video, word excel, estava muito aceitável...

Enzo
27-05-17, 16:01
Neste caso é um portatil, ainda pensei que fosse do disco de 5400rpm, mas depois de la meter um ssd (120gb kingston), não vi melhoras, apenas ligava/desligava o portátil mais rapidamente o que apenas para isso não tenho grande interesse, porque de resto mesmo a abrir o firefox aquilo embrulhava se todo, e nem uso extras por aí alem, adblocker por ex.

asus x552cl- sx022h, core i3

ainda pensei em por la outro ssd da samsung por ex, as vezes pode ter sido uma má experiencia com o da kingston que ao fim de dias vendi

A menos que tenhas o firefox instalado no disco de 5400rpm e ele esteja com problemas. Ou na pior das hipoteses, é da net:)

crazytuga
27-05-17, 22:45
A menos que tenhas o firefox instalado no disco de 5400rpm e ele esteja com problemas. Ou na pior das hipoteses, é da net:)

Sim é um disco de 500gb e o FF tem a sincronização activa dos favoritos passwords etc.

Da net não é, a pouco entao estava a navegar e queria seleccionar as coisas e nada, tinha de esperar que o ponteiro do rato passasse para a maozinha, a vontade de pregar um murro no portatil estava eminente.

bem ja vem um ssd da crucial 275GB a caminho, a ver se a experiencia melhora ou não, ja que com o da kingston nao foi grande coisa.