PDA

View Full Version : TV qual a opção?



Enzo
03-04-18, 00:25
É precisamente para essa ou C7 que ando a olhar. A A1 da Sony tambem está na lista, mas basicamente, são estes três modelos. Na loucura da loucura, vendendo a casa que nem é minha, posso ponderar a de 65" :) é um assombro de TV

(Peço para a moderação mudar o tópico para outro lado que seja mais conveniente)

EM BUSCA DA TV DE SONHO

Na sequencia da ida ao Mediamarket, que tinha uma excelente exposição de TV's por lá, aproveitei para ver mais a fundo (umas duas horas, já que o valor a gastar não me é fácil de dar "assim"). Levei também o amigo Google comigo para ir vendo preços dos mesmo modelos por essas nets fora e alguma duvida extra que pudesse ter, cujos trabalhadores daquela superficie eu não arriscaria perguntar.

Verifiquei da LG:
B7 de 55"
B7 de 65"
C7 de 55"
C7 de 65"
A7 de 55"

Sony:
A1 de 55"
A1 de 65"

Samsung:
Q7F de 55"
Q8F de 55"

Passei ao lado de outros tantos modelos, todos anteriores a estes que refiro. Destaco uma TV Samsung de 75" a 2 mil e picos euros.
Ainda não tinha visto nada da série A7 da LG pela net, pois nas minhas pesquisas referia-me a TV´s 4K. Como tal, A7, ou 9A7V como o Reis refere de forma mais completa, que é FHD não poderia aparecer.
Olhei então para as QLED da Samsung. Por nenhum motivo em especial, não perdi tempo sequer a passar para as de 65". A tecnologia QLED não me chama. As cores são mais vivas sim, mas penso que são excessivamente vivas, quase abonecadas, diria. Além de ser a primeira geração de QLED´s, o que provavelmente deixará headroom para improvements, acho que a minha aposta fica mesmo nas OLEDs.

Sendo então as B7, C7 e A1 o mesmo painel, a diferença de preços (Sony mais cara) teria de vir de outro lugar. Vem do som embutido no ecrã, alem do suporte/base da Sony ter ainda um subwoofer incorporado.
Da B7 para a C7, ambas LG portanto, as únicas diferenças notaveis são na base, nas ligações e a quantidade de som, sendo a base e o som mais apelativos no modelo mais caro, C7.
Aqui entraria noutro campo que tambem sou fã, o som. Posso mais tarde ligar um sistema de som a uma B7? Compensa a diferença de preço? Ou ficaria pela C7 e estava despachado? Não consegui decidir até entrarem as Sony´s pelo meio. As LG têm ligeiro brilho, mais branco, mais puro, tipo pure white. Do outro lado, os brancos das Sonýs têm uma cor mais azulada, tipo um white não tão "pure". No outro lado do espectro, as Sony´s têm mais preto. Preto mais preto que as LG. Não entendo muito bem como, menos ainda sei explicar como ou porquê. O que eles referem é que cada pixel se apaga para produzir os negros perfeitos, logo, se ambas fazem isso, deveria ser igual. Mas aí acho que também se aplicaria aos brancos/brilhos não? E nunca haveria diferenças rigorosamente nenhumas entre o mesmo painel.
A nivel de cores, na minha opinião e de acordo com aquilo que estava a correr, são mais realistas nas Sony´s, porém, o movimento nelas é mais arrastado ("50fps" vá...) que nas LG (90.......). Não consegui espreitar para a parte de trás das Sony's para concluir algo acerca das ligações, mas o som a vir do lado imagem que está a produzir o barulho correspondente é qualquer coisa....
Por isso, com uma excelente imagem e um som inovador, decidi que iria para uma Sony. Só que no momento da decisão achei que a de 55" não me enchia a vista e a de 65" esvaziava-me a carteira do ano passado, deste e do próximo. Ponderar nestas condições fica muito dificil mesmo. Como tal, voltei para casa com um sonho por realizar.
Entretanto, nos próximos semanas vão sair os novos modelos. 2a geração de QLEDS, as AF8 para as Sony e as series 8 da LG...

reiszink
03-04-18, 01:07
Esquece QLED, não passam de TVs LED com um nome pomposo.

Se deres uma vista de olhos por algumas reviews, vais constatar que todas chegam à mesma conclusão, OLED é a tecnologia rainha para quem quer qualidade de imagem.

Conclusão de uma:


When pitting QLED vs. OLED in terms of picture quality, OLED comes out on top, even though the latter technology represents a significant advancement over the LED TVs of old. OLED is lighter, thinner, uses less energy, offers the best viewing angle by far, and, though still a little more expensive, has come down in price considerably.

Conclusão de outra:


So which is better, QLED or OLED? Just ask Sony. It started using LG's OLED panels for Sony's top-of-the-line TVs this year, and we praised the Sony Bravia OLED XBR-65A1E (https://www.tomsguide.com/us/sony-bravia-oled-xbr-65a1e,review-4611.html)for having the best picture quality on the market. If a pristine picture is what you want, OLED is the way to go.

Mais uma:


If you are after the very best in picture quality, the advice is simple; buy an OLED TV.

Podia estar aqui toda a noite, basicamente é tudo dentro disto! Havendo orçamento para chegar ao patamar das OLED, para mim não há qualquer duvida.

Enzo
03-04-18, 08:19
Os angulos de visualização seria fator que não me incomodaria muito. Isso de estar quase a ver a TV de lado não é para mim.
Estou a tentar chegar ao patamar das Oleds. Ao segundo. Ao primeiro não seria problema. Um gajo num sitio tão amplo como mediamarket, não consegue ter noção de tamanhos. Mais ainda quando tens uma TV maior ao lado, a pequena parece...ainda mais pequena.
Tive oportunidade de ler um comparativo ontem que já me faria repensar tudo novamente. Sony A1 vs LG B7, a Sony tem melhor imagem e som, porem, "só" tem suporte nativo para HDR (Dolby Atmos, poderá vor a ter via atualização de firmware), dificlmente a poes numa parede devido à base, e pior, o HDMI é apenas 1.4 e não 2.0 como na LG. Mais uma vez depende de atualizações. Ora, sair de um monitor gaming para uma OLED já é mau, mas especificamente com uma spec que nao mete aquilo nos 60hz@4k.......

reiszink
03-04-18, 10:54
A Sony 55A1 é muito mais cara, sinceramente acho que não vale a pena. A LG B7 55" já se encontra em vários locais a pouco mais de 1500€, é muito bom preço para a extraordinária TV que é.

Se o som é muito importante, podes sempre colocar uma soundbar, que chuta para canto qualquer som embutido nas TVs. E mesmo assim, ainda estarias a poupar muito dinheiro face à Sony.

Ver as TVs nas grandes superfícies é complicado, não se sabem as calibrações, nem a qualidade das fontes que estão a emitir a imagem. Basta por exemplo, uma estar melhor calibrada a nível de white balance, para o resultado final ser notório.

Nirvana91
03-04-18, 16:39
Já viram a nova Xiaomi MI 4 TV de 65"?

Pode não ser OLED, mas tendo em conta o historial da marca em só lançar produtos com alta qualidade vs. preço pedido.... Vê lá se não é uma boa hipótese.

Enzo
03-04-18, 19:40
Já viram a nova Xiaomi MI 4 TV de 65"?

Pode não ser OLED, mas tendo em conta o historial da marca em só lançar produtos com alta qualidade vs. preço pedido.... Vê lá se não é uma boa hipótese.

Sem duvida que terá um racio de qualidade-preço fabuloso, mas a prioridade neste momento é mesmo OLED para mim.

Quanto às calibrações, é realmente um fator a ter em conta, mas já teria de ser numa loja mais pequena, para ter essas benesses.

LPC
03-04-18, 22:47
Sem duvida que terá um racio de qualidade-preço fabuloso, mas a prioridade neste momento é mesmo OLED para mim.

Quanto às calibrações, é realmente um fator a ter em conta, mas já teria de ser numa loja mais pequena, para ter essas benesses.

Boas!
Tens duas opções...

LED com Local Dimming (de preferencia com 200 zonas) ou OLED.

A vantagem do LED vai para o muito maior poder de iluminação que é muito útil para criar boas cenas em HDR, se tiver local dimming consegues na mesma os pretos profundos.
Á partida também te durará mais em termos de painel, já que o OLED perde iluminação com o tempo.

A Samsung está mesmo muito á frente na combinação do LCD LED com Local Dimming e HDR...

Não é apenas um LCD Glorificado... As novas tecnologias estão mesmo muito boas...
Até á algum tempo atrás o OLED realmente ganhava... Mas neste momento já é muito mais complicado...

Em termos de dimensões no mínimo 50"... Para mim 60" ou superior...

Ou seja em OLED... 55" ou 65"

Cumprimentos,

LPC

reiszink
04-04-18, 10:25
LPC, nunca vais ter no LED ou na variante FALD (Full Array Local Dimming) o nível de pretos que o painel OLED oferece, é tecnicamente impossível.


LED LCD TVs can never match OLED in black levels. No amount of dynamic contrast tinkering and local dimming in an LCD TV can match the actual absence of light offered by OLED.

Tirado de uma review do final de 2017, e portanto, já abrange toda a tecnologia xpto actualmente disponível:


Okay, so what type of screen should you buy? A lot of sites will waffle this part and tell you that you should get the one that works best for you. However, there is a very clear winner here and it’s OLED. OLED tech is the best tech for displays right now. It has some pros and cons like everything else, but when you watch a space scene in a movie and space is jet black, you’ll get it. There is no shame in having other tech, though. They all still display colors and they all have the capacity for HDR and wide color gamuts. It’s just that OLED is the best.

Anyone who just uses a TV for normal stuff like watching TV, the occasional movie, or playing the original game will be well served by any of the three panel types. FALD is better than LCD and OLED is better than both of them. However, it’s worth noting that upscaling old 480p cable TV looks a little rough on all of them. Generally speaking, any of these technologies can have excellent picture quality for most stuff. We’re just doing high-level comparing here.


E agora uma já de 2018:


Should I buy an OLED, QLED, LCD or LED TV?

Most TV brands sell whatever TV technology is popular. However, there is a schism in the market; there is no brand that sells both OLED and QLED. OLED panels are manufactured only by LG, and QLED panels only by Samsung. Other brands use them on license and try and add their own secret sauce to give their particular models the edge.
What you decide to buy largely comes down to price. Future innovations could turn that advice on its head, but for now, if you have money to burn and want the best, go for an OLED – no question.

Estou a insistir nisto, porque custa-me ver por aí pessoal a gastar balúrdios em TVs LED, sem sequer saberem de alternativas melhores ou apenas por se deixarem ir pelo marketing agressivo da Samsung.

Não me interpretem mal, existem TVs LED com grande qualidade, não é isso que está em causa. Apenas que, quando começam a entrar nos valores das OLED, fica muito mais difícil de recomendar!

Actualmente, mesmo que até haja orçamento para OLED, recomendava LED para duas situações:

1 - Quando a TV é por exemplo para estar num local aberto, onde a claridade é imensa.
2 - Quando a TV é usada para reproduzir essencialmente imagens estáticas 24/7 (por exemplo lojas e companhia).

Penso que muitas pessoas quando virem uma TV OLED calibrada como deve ser e não à martelada numa grande superfície, vão mudar radicalmente de opinião. ;)

LPC
04-04-18, 10:53
Boas!
As novas OLED´s da Sony, Panasonic e LG, estão com mais "nits" de iluminação, tornando-as mais "claras" em contexto de muita luz...
No entanto não sei até que ponto ainda se nota que ficam mais esbatidas numa sala...

Eu se tivesse tido o orçamento (e promoção) que a Samsung me deu mas para um OLED da LG.

Teria sem dúvida comprado o OLED...
Queria no entanto 60" e no OLED não tens... ou tens 55" ou 65"

E os de 65" já se mandavam na altura para os 3500€...

O facto é... que por 1500€ não conseguia melhor em termos de TV... esta que eu tenho é muito boa mas APENAS, quando tens o filme em fullscreen sem barras (filmes da WB por exemplo).

Quando tens a barras pretas e fruto de não ter local dimming, notas a variação a nível de barra vertical quando aparecem as legendas dentro da barra preta...
É um pouco irritante por acaso... Consegui resolver em parte isso ajustando o contraste automático, mas assim anula-se a parte de ter os melhores "pretos" na imagem...

Cumprimentos,

LPC

Enzo
07-04-18, 09:06
1 - Quando a TV é por exemplo para estar num local aberto, onde a claridade é imensa.
2 - Quando a TV é usada para reproduzir essencialmente imagens estáticas 24/7 (por exemplo lojas e companhia).

Não é o meu caso para nenhuma das situações.

@LPC
Talvez 60" fosse o ideal para a minha sala. Mas como não há, tem mesmo de ser ou acima ou abaixo.

Enquanto espero pelas novas Sony e LG, encontrei uma Samsung curva no lixo com o ecrã partido. Vou limpar e tentar perceber o que houve para aqui

LPC
07-04-18, 11:50
Não é o meu caso para nenhuma das situações.

@LPC
Talvez 60" fosse o ideal para a minha sala. Mas como não há, tem mesmo de ser ou acima ou abaixo.

Enquanto espero pelas novas Sony e LG, encontrei uma Samsung curva no lixo com o ecrã partido. Vou limpar e tentar perceber o que houve para aqui

Se tem o ecran partido, o arranjo é uma nova...

Aqui o meu puto partiu-me o painel, e no seguro o custo de um novo painel era de 1250€! :)
Tinha seguro, pelo que trocaram-me o painel senão mais valia comprar uma TV nova...

Cumprimentos,

LPC

reiszink
07-04-18, 12:30
Exacto, quando se trata de ecrã não vale a pena, é comprar uma nova. Essa devia estar no lixo por isso mesmo.

O filho de um familiar meu tombou-lhe a TV há uns meses atrás, rachando o ecrã, é o arranjo ficava ao preço de uma nova, basicamente.

PS: Quem tem miúdos pequenos em casa é sempre bom fazer estes seguros, principalmente quando são TVs de alta gama caríssimas!

Enzo
07-04-18, 13:34
Ok. É uma Samsung UE40K6100K curva, 4k. Aparentemente está tudo ok com ela, até os plásticos tem à volta da moldura. Tem som, imagem é que obviamente não.
Entretanto liguei para a assistência técnica Samsung na minha zona a perguntar valores de reparação. Claro que não dizem por telefone...mas arranjei forma. Perguntei quando tinha sido a ultima reparação dum modelo igual ao meu e em quanto ficou: menos de 2 meses por 310eur. Que dizem?

Enzo
14-04-18, 18:53
Bem. O orçamento ficou em 308eur. Concordei, já está arranjada e a funcionar cá em casa, com dois anos de garantia para todo o equipamento.

Posso dizer ainda que a experiência em ecrã curvo, nada de novo tras à experiencia de ver televisão....acho que possa ter mais impacto numa TV bem maior ou em monitores.

Enzo
19-04-18, 22:09
LPC, tu que és fã de Hisense, curte isto
https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/novos-televisores-da-hisense-uma-grande-janela-para-o-futuro

LPC
19-04-18, 23:08
LPC, tu que és fã de Hisense, curte isto
https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/novos-televisores-da-hisense-uma-grande-janela-para-o-futuro

Boas!
Muito bom mesmo!

O conceito parece-me interessante, resta saber como é que aquilo irá corresponder na realidade...

Cumprimentos,

LPC

Enzo
25-05-18, 00:19
Li agora uma novidade, para mim:
Verdadeiro RGB 4k vs RGBW 3k

Fica a dica para quem tenha interesse em comprar uma verdadeira TV 4k. E uns links.
https://youtu.be/Rssh8FqMI_8

http://4k.com/news/lthree-of-lgs-4k-tvs-offer-pseudo-uhd-and-a-raw-deal-for-consumers-uh6400-uh6100-uf6800-16649/

https://forums.redflagdeals.com/folks-beware-fake-4k-lg-tvs-2066358/

Enzo
02-06-18, 14:01
Xiaomi a dar-lhe forte. 75" por 1400eur!
https://www.leak.pt/xiaomi-tv-4k/amp/

A mais barata que tinha visto era uma SABA por 1499.

LPC
02-06-18, 20:46
Xiaomi a dar-lhe forte. 75" por 1400eur!
https://www.leak.pt/xiaomi-tv-4k/amp/

A mais barata que tinha visto era uma SABA por 1499.

Boas!
Onde comprar essa XIAOMI?

Cumprimentos,

LPC

Enzo
03-06-18, 00:13
Para ja ainda nao esta disponivel.
Só a de 49 na gearbest
https://m.gearbest.com/desktop-computer-monitor/pp_667730.html

Enzo
15-10-18, 23:44
E como a Xiaomi não ficou contente, agora lançou mais 4 novas TV's, e do que conheço do mercado, todos os modelos estão a preços imbativeis
https://4gnews.pt/xiaomi-revela-4-novas-televisoes/amp/

TheForgotten
16-10-18, 12:50
Essa Mi TV 4X cheira mesmo bem. Não sei como vão ser os preços cá, mas se se mantiverem devo ir ou para essa ou para a 4C.

Enzo
16-10-18, 13:48
Essa Mi TV 4X cheira mesmo bem. Não sei como vão ser os preços cá, mas se se mantiverem devo ir ou para essa ou para a 4C.

Estão mesmo bué apelativos esses preços

Viriat0
16-10-18, 14:31
Eu ando a organizar modelos e preços para depois comparar na BF e Cyber Monday.

UE43NU7405 ( Existem duas versões uma com painel VA e outra IPS) Procuro o VA
UN43NU7100
Samsung 49NU8005
Hisense 43A6500

MTPS
16-10-18, 15:02
43" não é pequeno?

Viriat0
16-10-18, 16:28
43" não é pequeno?

Para o espaço em questão era o ideal, mas vai depender do modelo e do preço claro!

Sonas
26-10-18, 13:33
Eu ando a ver de 55” ou 65”... BF é quando mesmo? Vou andar atento pois também ando a ver na pccomponentes e Amazon preços de umas OLED

@reiszink que modelos OLED recomendas? Ou QLED (se for melhor) :)


Sent from my iPhone using Tapatalk

reiszink
26-10-18, 15:24
Se queres o melhor, Sony A9F. Pagas como gente grande, mas sabes que tens a melhor qualidade de imagem que existe, aliado a baixo input lag (bom para gaming).

Se procuras algo com boa relação qualidade/preço, sem descurar também a qualidade, a LG B7V. Por vezes aparecem promoções nos 1300€ para o modelo de 55", o que a torna num bom negócio.

Se tiveres algum complexo em comprar uma TV de 2017 este ano, podes ver por exemplo as B8 e C8 da nova linha da LG. São um pouco mais caras, mas ficas com algo mais recente.

Por acaso a Amazon alemã até está com um óptimo preço na LG B8 55", 1390€. Pode é não enviar para certos sítios.

EDIT: Já subiu, está nos 1560€ agora.

https://www.amazon.de/TELEVISOR-OLED-LG-55B8PLA-INTELIGENCIA/dp/B07CL963W6?SubscriptionId=AKIAIO5XGFZDXTA6STSQ&tag=zwa0f-21&linkCode=xm2&camp=2025&creative=165953&creativeASIN=B07CL963W6

DuarteM
26-10-18, 16:41
A sony A9F não vale o dinheiro. Não é melhor que a C8 em nada.

Sonas
26-10-18, 16:52
Bem consigo a OLED LG 55C8 por 1600€ e a LG OLED65B8PLA 65" OLED UltraHD 4K por 1980€


Penso que a de 65” compensa largamente!

A Sony não consigo ver o preço mas também não justifica se for igual em specs que as outras!

Qual é a diferença da B8 para a C8? Notória ?


Sent from my iPhone using Tapatalk

DuarteM
26-10-18, 16:56
Nada de relevante. A C8 tem um processador melhor e talvez estética.

B8:
https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/b8-oled

C8:
https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/c8

Viriat0
26-10-18, 17:01
OLED preço proibitivo para estas bandas! É outro campeonato!

Eu gosto muito das Samsung Q6FN! Pena o preço salgado.

Sonas
26-10-18, 17:36
OLED preço proibitivo para estas bandas! É outro campeonato!

Eu gosto muito das Samsung Q6FN! Pena o preço salgado.

Não é mais cara que a lg

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181026/5f62a43d0edba3e89548c3c107b430b3.jpg

Eu consigo sem iva.

QLED perde em pretos né? Mas vale mais a pena ou é tudo igual?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Sonas
26-10-18, 17:46
Tive a ler também em relação ao burn in, será que é preocupante ou mais marketing (mau) que outra coisa ?

Diria que a TV estará ligada algumas horas por dia (noite principalmente) e que os canais até fazem refresh aos logos..


Sent from my iPhone using Tapatalk

reiszink
26-10-18, 17:52
Tive a ler também em relação ao burn in, será que é preocupante ou mais marketing (mau) que outra coisa ?

Diria que a TV estará ligada algumas horas por dia (noite principalmente) e que os canais até fazem refresh aos logos..


Sent from my iPhone using Tapatalk

Para 99% das pessoas isso é uma não questão. Há muito drama sem razão em volta disso.

A não ser que uses a TV com imagens estáticas durante horas e horas a fio e com níveis de brilho perto do máximo, dificilmente terás problemas.

Sonas
26-10-18, 17:52
Ok! Obg man!

Devo ir pra a C8 de 55” :) esperar pela BF :)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Enzo
26-10-18, 22:19
Qual é a diferença da B8 para a C8? Notória ?


A Sony conseguiu algumas melhorias com o update de firmware para a v1.2, nomeadamente a nivel de cor e HDR in-game. Mesmo assim, tirando a qualidade de construção acho que não justifica a enorme diferença de preço.
Vê mais sobre ambas ao pormenor aqui
https://www.rtings.com/tv/tools/compare/lg-c8-vs-sony-a9f/600/684

Enzo
03-12-18, 15:26
Oficalmente, esperarei pela "55C10"
https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/lg-promete-novas-televisoes-oled-para-2019-com-suporte-de-imagem-a-120-fps

DuarteM
03-12-18, 15:53
Oficalmente, esperarei pela "55C10"
https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/lg-promete-novas-televisoes-oled-para-2019-com-suporte-de-imagem-a-120-fps

Fiquei sem saber o que é aquele High frame rate de 120fps.....HDMI 2.1?

Enzo
03-12-18, 18:18
Fiquei sem saber o que é aquele High frame rate de 120fps.....HDMI 2.1?

Não vejo outra opção. Não iam lembrar-se de um display port, ou pior ainda, uma ligação OEM.

APLinhares
12-12-18, 08:56
E que dizem da Haier 55" 4k SmartTV Wifi ? promoções entre 366 e 500€ :O

Enzo
12-12-18, 09:17
E que dizem da Haier 55" 4k SmartTV Wifi ? promoções entre 366 e 500€ :O

É esta?
https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-smart-tv-4k-haier-u55h7000-55/

APLinhares
12-12-18, 12:52
Sim, obrigado [emoji106]