PDA

View Full Version : PC não inicia (No bootable device)



Hopscotch
10-07-13, 11:20
Olá a todos,

Venho pedir a vossa ajuda. Ontem desliguei o pc normalmente, mas hoje de manhã quando o liguei apareceu a seguinte mensagem:

"Intel UNDI, PXE-2.1 (build 082)
For Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet Controller v1.07 (080320)
PXE-E61: Media test failure, check cable
PXE-M0F: Exiting PXE ROM.
No bootable device -- insert boot disk and press any key"

Quando clico F2 para ir para o setup, aparece 'None' referente ao disco.

Isto tem solução, ou só mesmo substituindo o disco? Porque é que o pc deixou de reconhecer o disco de um momento para o outro?

Muito obrigada desde já.

Racpu_
10-07-13, 11:26
Boas,

Obrigado por te juntares a esta comunidade.

Em 1º lugar vai a bios e vê se o disco esta a ser detectado, caso esteja pode ser o disco que morreu ou então alguma coisa ficou mal com o arranque.

Depois se não detectar abre o PC e desliga os cabos de alimentação e sata do disco e liga novamente e testa outra porta sata, depois liga o PC ver se já arranca.

Cumps

LPC
10-07-13, 19:21
Boas!
Parece-me erro de leitura da controladora do disco..

Verifica os cabos do disco, se ligares e o disco arrancar, encosta o ouvido e verificar se o disco está a girar e se não está a dar algum tipo de estalo de forma regular...
Se não ligar, verifica se o fio de energia está correctamente ligado. Caso esteja, verifica os fios de dados quer no disco, quer na motherboard.

Caso esteja tudo ligado e o erro persista, tenta arrancar outro cabo sata e liga-o na motherboard e no disco, mas desta feita noutra ficha... e verifica se o erro ainda ocorre...
Caso ainda ocorra, é porque o disco tem a controladora interna avariada, pelo que a solução passará pela troca por outros disco...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Dape_1904
10-07-13, 20:08
Isso já me aconteceu. Já não me lembro bem como resolvi mas não me esqueço que foi o cabo dos trabalhos!

X-Virus
11-07-13, 15:34
A partida MBR do disco ao ar. Tenta noutro pc.
Mas a partida Dead.