PDA

View Full Version : Dúvidas - Situação profissional



Nirvana91
28-07-13, 11:18
Bons dias,

Vou fazer 27 anos em Dezembro e encontro-me com umas dúvidas quase existênciais.

No meu percurso académico sempre fui muito "deixa andar"...

Entrei em Eng. Mecânica mas o meu pai - que é eng. mecânico de formação - sempre me disse "nunca vais conseguir, nunca vais conseguir"... Lá desisti, ia no 1º semestre.

A seguir, cometi o pior erro da minha vida, que foi tirar uma licenciatura em Marketing. Algo que para além de não gostar, não tenho qualquer apetência (apesar de ser divertido / extrovertido).

Licenciei-me com 23 anos e passados uns 5 meses arranjei um trabalho como técnico de vendas numa empresa de audiovisuais.. O contrato era de 8 meses mas passados 6 meses rescindi pois já não aguentava mais a pressão e mandei tudo para o caralh* a bem dizer.

A seguir a isso tive uma pequena experiência como vendedor de rua da Zon, escusado será dizer que pouco tempo estive lá (1 semana?).

Seguiu-se 1 ano e 6 meses de desemprego. Sinto-me neste encruzilhada, só tenho habilitações para Marketing/Vendas que é precisamente o que mais odeio!!!

Neste momento estou como responsável de um parque de diversões, trago para casa à volta de 1000€ (muito bom considerando a realidade deste país) mas o contrato acaba em Fevereiro de 2014. Poderei ter a hipótese de renovar... mas será que faz sentido continuar numa área (MKT / gestão / vendas) na qual não gosto?

O meu trabalho resume-se a gerir o Parque de Diversões, aturar miúdos (não é fácil... mas às vezes os pais são 100x piores..), ter apenas 1 folga por semana (que não dá para descansar!!), trabalhar Sábados/Domingos...

A minha dúvida, no fundo, é o que fazer visto que já conto com quase 27 anos... Tirar uma nova licenciatura, um curso profissional, o quê?

Diogo28
28-07-13, 13:59
Tenho um amigo que tem uma historia algo semelhante a tua.. Entrou em Eng. Informatica mas nunca saiu do primeiro ano.. E depois teve muito tempo sem fazer ponta. A pouco tempo tirou um curso de que gosta no Cenfim em Ermesinde e neste momento trabalha na Efacec.

Portanto a minha sugestao para ti seria tirares um curso profissional numa aera que gostes. Escolas como o Cenfim rapidamente te arranjam um estagio no final da curso e tens sempre grandes hipóteses de ficar efetivo.

LPC
28-07-13, 14:01
Boas!
Obrigado desde já por partilhares um pouco da tua vida connosco.
Sei que não é fácil por vezes pedir ajuda e no fundo assumir erros do passado...

Também já os fiz e sei bem o que é depois quando somos mais velhos virmos a pagar as consequências das nossas escolhas (erradas)...

Sou-te sincero, não acredito muito nas licenciaturas... Actualmente como o pais está ter ou não ter é igual... a precariedade é quase a mesma...
Portanto para todos os efeitos, estares licenciado poderia eventualmente dar para algo na função pública, onde irias entrar como técnico superior em vez de técnico administrativo.

De resto no privado estás um pouco tramado... A não ser que trabalhes na área que te licenciaste (o que já disseste que odeias), terás no fundo apenas o 12º Ano para te valeres.
Dizes que estás num parque de diversões e que tiras 1000€ por mês com 6 dias de trabalho com folga á semana...

Também já tive numa situação parecida onde tirava praticamente isso, mas trabalhava das 10 da manha praticamente ás 10 da noite e apenas folgava ao domingo...
Escusado será dizer que ao fim de 6 meses não aguentei o ritmo... pois apesar de ganhar bem, não tinha tempo para o gastar e no domingo se dormisse a manhã (o que era quase sempre) só tinha já meio dia para gozar, o que não dá para nada...

Primeiro que tudo deverás analisar afinal o que sentes interesse...
Depois deverás fazer um pequeno estudo no mercado para ver se existe de facto procura no que tu queres.

Deverás também ver se existe esse curso superior e se no mesmo existem cadeiras iguais (que ficam já feitas devido á anterior licenciatura). Somas tudo e vês se é possível tirares o curso depois do trabalho...
Se for possível poderás tentar esse caminho.

A outra solução é um ou vários cursos profissionais ou workshops em áreas que tu gostes, normalmente os cursos profissionais têm estágio em várias empresas do curso... Pode até ser que consigas ficar logo nessa empresa e tudo!
Por fim poderás tentar a tua sorte num trabalho só teu... ou seja tentares ter tu uma empresa ou trabalho individual como patrão de ti próprio...

É um caminho arriscado mas que pode compensar, pois ai mesmo que trabalhes até cair para o lado, será sempre para o teu trabalho e o teu projecto.
Foi o que eu fiz!
Trabalhei perto de 8 anos numa empresa municipal na parte das piscinas municipais, era no fundo "pau para toda a obra", onde fazia a parte de secretaria (técnico administrativo) e depois tinha a parte de manutenção das piscinas (onde fazia-se os tratamentos, limpeza, análise, etc...).
Tinha folgas rotativas e perdia sempre uma para ir fazer a limpeza alongada das piscinas (eram 2, e implicava ir no domingo para dentro delas com um aspirador de água aspirar todo o fundo da piscina)...
Por tudo isto ganhava pouco mais de 500€!!
Aguentei 8 anos a situação, muito por causa de no inicio ter falecido o meu pai e a minha mãe ter ficado numa situação muito complicada, com problemas de saúde e várias dívidas que haviam sido feitas para obras em casa dela e a própria casa em si...

No entanto a meio desses 8 anos, em brincadeira com uns amigos arrancamos os 3 com uma pseudo-empresa chamada tugasolutions...
Essa "empresa", fazia venda de alojamentos e revendas apenas para empresas (nem site tinha nem nada...).
Tive 1 ano com eles a testar as coisas... e efectivamente viu-se que havia mercado para as coisas que vendíamos... O pior mesmo era a completa desorganização que os meus restantes "sócios" geriam a coisa... Não havia qualquer controlo de nada, nunca se sabia quando os clientes voltavam a renovar, e o dinheiro ia para os bolsos do pessoal, nunca havendo nada em conta (que também não existia!).
Vi o potencial da coisa, e lancei-me ao ataque... Comprei a parte do meu sócio que entretanto se fartou daquilo, ficando sócio maioritário, com o outro sócio, delineei uma estratégia para avançarmos e nova organização das coisas... Dei-lhe a "pasta" dos emails técnicos e comerciais dos clientes.
Com tudo alinhavado em 2005 lancei a PTServers, renovei toda a oferta e apresentei-me ao mercado...

Escusado será dizer que a coisa floresceu... Durante 2 anos e o meu sócio andamos a avançar com as coisas... No entanto o meu sócio descobriu as "mulheres" e pronto... deixou de querer saber daquilo (também era um miúdo com 18 anos... que dizer...).
Acabei por estar sempre eu a fazer tudo... No fim acabei por lhe comprar a parte dele e ficar como dono de tudo.

Em 2006 reestruturo a PTServers, com novo site e novos produtos... Com uma ideia para onde ir e sem a barreira dos sócios, avancei a todo o gás...
E acabei por andar 4 anos a trabalhar na empresa municipal e na PTServers/Trignosfera. 2 desses 4 anos, foram verdadeiramente de cão, visto que tinha horários rotativos, entrava ás 07:30 para sair as 15:30, depois saia vinha para casa e ia tratar de todo o trabalho que tinha perdido da manhã...
Quando acabava já era quase de noite, e tinha ainda o trabalho da tarde para despachar... Resultado acabava tudo para ai ás 03:00!!! Para depois me levantar ás 06:00 novamente...
Andava dias e dias como um zombie.... Nos dias que entrava no turno da tarde: das 15:30 as 11:30, era o oposto... Acordava por volta das 10:00, e começava a despachar o que podia até ás 14:00 depois ia almoçar e ia para o trabalho, quando saia, voltava e ficava a trabalhar até ás 05:00/06:00 indo depois dormir para voltar a acordar ás 10:00.

Sacrifiquei-me imenso, porque via potencial no projecto e porque sabia que no meu actual trabalho não ia ter qualquer perspectiva de futuro ou mesmo evolução... Iria estar lá 20 anos a fazer a mesma merda e a ganhar a mesma coisa...
A ideia era evoluir o projecto até ao ponto que conseguisse me suportar apenas com a Trignosfera... E tal aconteceu em 2009...
Fartinho da silva do trabalho na piscina e com a vida a correr-me bem na Trignosfera, resolvi colocar um licença sem vencimento de 1 ano. Pensei muito e sofri muitas pressões para não o fazer, pois aquele era pouco mas seguro, bla bla bla...

Nio entanto arrisquei e lancei-me por conta própria...
Parecia que tinha tirado um peso do mundo de cima de mim... E durante 1 a 2 anos nunca vivi tão bem como na altura... Podia ir á fnac e gastar facilmente 200€ em filmes e livros, podia ir com a namorada (na altura), a um bom restaurante com ela, etc...
Tinha efectivamente uma boa vida!

Vida essa que foi acabando em 2010, quando rebentou a crise... As coisas começaram a cair e desde essa altura até agora tem sido sempre a cair...
A Trignosfera nesse período já se ajustou 2 vezes para tentar captar clientes e não perder os actuais, mas efectivamente a coisa está complicada...

Tive que aprender a conter-me nos custos e gastos e a gerir de forma quase sagrada os rendimentos gerados... No entanto não abdico de algo que eu queria e que a muito custo e suor foi criada...

Portanto se o meu exemplo serve para alguma coisa... Espero que sirva para pensares que se tens um sonho, não deves deixar de tentar avançar com ele...
Pois mais vale anos depois dizeres... tentaste e não deu... do que ficares o resto da vida a pensar.... poderia ter tentado... e poderia ter dado!!

O Sonho alimenta a vida e portanto nunca deixes de sonhar e ter objectivos...

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo

Sonas
28-07-13, 14:03
Se gostas de informática e das-te bem a lidar com clientes porque não tiras uma formação SAP? Olha eu fiz uma e não me arrependo nada :)
Não e barato mas na PT SI eles são capazes de te dividir isso (penso que são 8000€ pelo menos a que eu fiz SAP SCM) se levares mais interessados! Nos éramos 3 e deu 2000 e tal a cada!
O mundo de SAP esta um pouco saturado mas há imenso trabalho :)
Esta semana vou a uma entrevista e o que acordos foram 600€/dia ;)

Não são todos os contratos bons nomeadamente se fores para consultoras mas estando numa 2/3 anos consegues depois ir para freelancer e aí ganhar muito mais :)

Abracos

jotinha17
28-07-13, 14:35
Boas,

Bem eu estou exatamente como tu, mas estou à meio ano em casa, trabalhei cerca de duas semanas neste 6 meses e de resto é sem fazer ponta.
Tambem estou a pensar em me meter num curso profissional mas estava a ver se arranjava algo de 2 anos, pois so vejo de 3 anos e não queria muito, ja vi varios e um deles é o Cenfim agrada-me bastante mas são 3 anos, mas la terá de ser, pois não vejo mais nada.

Acho que tens é de pensar bem no curso que queres e não ires para um por ires, eu ja tive em Artes e Design e sai, o ultimo foi em Informatica mas por falta de motivação tambem sai, logo acho que me vou meter na area que gosto que é Automação, Electrecidade e Electronica, e disto não falta é cursos.

Ja agora se alguem souber escola no Porto onde haja cursos de 2 anos que diga, ajudava bastante ;)
Abraço e boa sorte com isso.

Nirvana91
28-07-13, 19:22
Boas!
pois apesar de ganhar bem, não tinha tempo para o gastar e no domingo se dormisse a manhã (o que era quase sempre) só tinha já meio dia para gozar, o que não dá para nada...


Exactamente... é muito mau. Sinto-me, fisicamente, todo partido... Ainda a semana passada peguei na namorada e fui a um Hotel na minha folga... Claro está que não soube a nada.. Entrei às 14h de Quarta Feira (folga) e só de saber que no dia seguinte lá estava eu a dar no duro... pronto... não soube a nada. Não tenho qualquer tipo de tempo para gastar em alguma merda que goste de fazer.. Já não vou a casa à mais de um mês.

Ao nivel monetário não me posso queixar. Vivo com a minha namorada nas residências da Univ. de Aveiro. Portanto, tenho alojamento grátis c/ água e luz!!

Terei de ver alguma situação.. alguns desses cursos poderá ser possível saída.

O meu pior erro foi sair de Engenharia. Mesmo.

reiszink
29-07-13, 10:29
Vão-se habituando, porque hoje em dia o país está para isto. A regra cada vez mais é ganhar mal e trabalhar muito, mesmo para quem tenha curso superior. Já lá vai o tempo em que ter licenciatura era sempre sinónimo de ganhar muito dinheiro, sair todos os dias às 17h da tarde, não trabalhar ao Sábado e Domingo, etc... ou seja, ter um emprego e não um trabalho.

Felizmente quando saí da faculdade consegui logo trabalho e hoje trabalho por contra própria. Não tenho de aturar patrões é verdade, mas também trabalho muitas horas e de Segunda a Sábado, apenas tenho o Domingo para desanuviar. Sermos o nosso próprio patrão também não é fácil como alguns julgam, a responsabilidade é maior, consome mais tempo e mesmo assim parece que há sempre alguma coisa para fazer.

Actualmente a solução para os jovens passa cada vez mais por emigrar, o problema é quando já há cá família formada, mulher, filhos, etc... Mas, quem não tiver compromissos e puder sair do país sem problemas de maior, é uma luz ao fundo do túnel para seguir. Pode não dar em nada, mas Portugal também não dá perspectivas nenhumas, por isso, o melhor é tentar a sorte.

No caso do Nirvana91, se a tua vocação é engenharia, é o que deves seguir, com 27 anos ainda tens a vida toda à tua frente. E como dizes que não tens problemas de dinheiro e podes pagar o curso, acho que devias apostar na licenciatura e não apenas numa solução de desenrasque.

Sonas
29-07-13, 11:29
Vão-se habituando, porque hoje em dia o país está para isto. A regra cada vez mais é ganhar mal e trabalhar muito, mesmo para quem tenha curso superior. Já lá vai o tempo em que ter licenciatura era sempre sinónimo de ganhar muito dinheiro, sair todos os dias às 17h da tarde, não trabalhar ao Sábado e Domingo, etc... ou seja, ter um emprego e não um trabalho.

Felizmente quando saí da faculdade consegui logo trabalho e hoje trabalho por contra própria. Não tenho de aturar patrões é verdade, mas também trabalho muitas horas e de Segunda a Sábado, apenas tenho o Domingo para desanuviar. Sermos o nosso próprio patrão também não é fácil como alguns julgam, a responsabilidade é maior, consome mais tempo e mesmo assim parece que há sempre alguma coisa para fazer.

Actualmente a solução para os jovens passa cada vez mais por emigrar, o problema é quando já há cá família formada, mulher, filhos, etc... Mas, quem não tiver compromissos e puder sair do país sem problemas de maior, é uma luz ao fundo do túnel para seguir. Pode não dar em nada, mas Portugal também não dá perspectivas nenhumas, por isso, o melhor é tentar a sorte.

No caso do Nirvana91, se a tua vocação é engenharia, é o que deves seguir, com 27 anos ainda tens a vida toda à tua frente. E como dizes que não tens problemas de dinheiro e podes pagar o curso, acho que devias apostar na licenciatura e não apenas numa solução de desenrasque.

Sem dúvida!
Olha eu estava estável no meu emprego mas emigrei... à procura de uma vida melhor e encontrei-a.... so e' preciso e' estar disposto a largar o "conforto" de Portugal e abrir horizontes (o que eu acredito que seja complicado para muita gente, para mim e' basicamente facil pois nunca fui muito chegado a merdas de "o meu pais e bla bla bla")
Estar longe da Familia é complicado mas da-se mais valor quando se voltar a ver... e sejamos sinceros trabalhando de segunda a sabado quantas vezes estao com a familia? Se calhar eu agora que estou longe falo mais e estou mais vezes com os meus pais que antes a viver a 100km.

A malta tem de perceber que nem e' o problema de serem cursos bons ou maus... o pais e' que está muito mau e força jovens a emigrar... trabalho há em Portugal mas a mentalidade dos governantes e patrões e' pagar pouco e trabalhar muito... isso está errado...
Aqui na Alemanha nao pensem que se vive como antigamente... nao me posso queixar claro... mas a mentalidade e' outra... para se gastar localmente €€€€ e' preciso ter €€€ logo pagam bem.... ai e' o contrario... paga-se mal... o resto "logo se vê".

Outra coisa que se tem de mudar e rapidamente nem e' mentalidades mas sim serviços.... e' inadmissível que um Pais como Portugal que se intitula como desenvolvido ter serviços tão precários... nao se pode perder 1 dia nas finanças... e sair de lá com merdas por resolver.... ridiculo...

Eu aqui, entrei, registei-me na Câmara fui as finanças obtive o numero fiscal e entrei ao serviço as 9h. demorei 30 min a fazer isto tudo e sem marcaçao.... e em 2 edificios diferentes... isto em Portugal nunca acontece... isto e' que tem de mudar... burocracias sao demais em Portugal e depois nada se resolve falta sempre algo que ao telefone não nos foi dito... isto sim chateia....

Quando os serviços estiverem organizados o pais começa logo a trabalhar melhor!

Outra coisa que não se entende e' IRS... aqui o que descontas e' o correcto logo não há nem a receber (porque descontaste demais) ou a pagar (porque descontaste a menos), todos os anos e' uma "coboiada" pois o Governo ano após ano muda as regras do IRS mas as pessoas descontam mais e mais e recebem menos e menos (e depois a casa já nao da, a saude e' menos o descontavel, a escola dos putos já nao conta... WTF???) e para serviços básicos como saúde e educação pagam mais e mais... situações destas quando mudadas e' meio caminho andado para o país começar a crescer...

Eu tenho pena de ter saído de Portugal pois amo o meu país mas até mudar muita coisa não me vejo a voltar nos próximos anos... Ainda por mais com viagens baratas de avião hoje em dia o longe torna-se perto em questão de 2/3 horas.

chriscosta99
29-07-13, 11:38
Exactamente... é muito mau. Sinto-me, fisicamente, todo partido... Ainda a semana passada peguei na namorada e fui a um Hotel na minha folga... Claro está que não soube a nada.. Entrei às 14h de Quarta Feira (folga) e só de saber que no dia seguinte lá estava eu a dar no duro... pronto... não soube a nada. Não tenho qualquer tipo de tempo para gastar em alguma merda que goste de fazer.. Já não vou a casa à mais de um mês.

Ao nivel monetário não me posso queixar. Vivo com a minha namorada nas residências da Univ. de Aveiro. Portanto, tenho alojamento grátis c/ água e luz!!

Terei de ver alguma situação.. alguns desses cursos poderá ser possível saída.

O meu pior erro foi sair de Engenharia. Mesmo.


Boas, ainda és novo ( não que eu possa falar pois experiência tenho muito pouca) mas pelo que os meus pais me dizem vejo no teu caso so uma coisa má xD nao deves viver da tua namorada, não digo para não a deixares ahhhh calma nem saíres de lá mas enquanto trabalhes deve-se pelo menos ajuda-la seja ela rica ou pobre, i dont care, mas ao ajudares ela vê maturidade e responsabilidade :)

Acho que deves trabalhar enquanto não arranjas outro emprego ou decides estudar... enquanto aos trabalhos e complicado, também trabalhei antes de decidir estudar onde estou, na altura no continente, epá era explorado mas foi uma experiência muito boa e gostei bastante pelo tipo de pessoas e tudo. E nunca ter vergonha de onde se trabalha pois não existem trabalhos menos honrados existem é pessoas menos cultas ou mais estúpidas.

Nirvana91
29-07-13, 18:03
Boas, ainda és novo ( não que eu possa falar pois experiência tenho muito pouca) mas pelo que os meus pais me dizem vejo no teu caso so uma coisa má xD nao deves viver da tua namorada, não digo para não a deixares ahhhh calma nem saíres de lá mas enquanto trabalhes deve-se pelo menos ajuda-la seja ela rica ou pobre, i dont care, mas ao ajudares ela vê maturidade e responsabilidade :)


Oi? É verdade que vivo com ela nas residências, mas tudo o resto é (obviamente) pago por mim (saídas, alimentação, restaurantes, etc...)!! :)

Ela esteve para ganhar uma bolsa de investigação para o Japão e estava decidido eu ir ter com ela passados 1/2 meses. Infelizmente ainda não foi desta!!

Quanto ao emigrar... Existem histórias de sucesso e existem outras de menos sucesso. Uma amiga da minha irmã (licenciada em Segurança e Serviço Social) emigrou para Berlim e ainda andou uns tempos aos "trambulhões"... Mas provavelmente existirão mais histórias de sucesso que insucesso (digo eu).

Emigrava se tivesse algo minimamente certo e numa área que gostasse... Agora, atirar-me de cabeça... not for me.

chriscosta99
29-07-13, 21:08
Oi? É verdade que vivo com ela nas residências, mas tudo o resto é (obviamente) pago por mim (saídas, alimentação, restaurantes, etc...)!! :)

Ela esteve para ganhar uma bolsa de investigação para o Japão e estava decidido eu ir ter com ela passados 1/2 meses. Infelizmente ainda não foi desta!!

Quanto ao emigrar... Existem histórias de sucesso e existem outras de menos sucesso. Uma amiga da minha irmã (licenciada em Segurança e Serviço Social) emigrou para Berlim e ainda andou uns tempos aos "trambulhões"... Mas provavelmente existirão mais histórias de sucesso que insucesso (digo eu).

Emigrava se tivesse algo minimamente certo e numa área que gostasse... Agora, atirar-me de cabeça... not for me.

calma nao entendas mal tou a falar em despesas fixas casa e agua luz elas adoram isso :P se tiveres possibilidade :P no dia em que disseres eu pago a luz e tal até tens uma noite "afriko beat trance lady night na horizontal" :)

quanto a emigrar nao aconselho a ninguem, tenho muita familia la fora e dizem... melhor que o nosso portugal nao ha mas se emigrares desejo-te a melhor sorte:)

Nirvana91
29-07-13, 21:20
calma nao entendas mal tou a falar em despesas fixas casa e agua luz elas adoram isso :P se tiveres possibilidade :P no dia em que disseres eu pago a luz e tal até tens uma noite "afriko beat trance lady night na horizontal" :)



Erraste outra vez. Na UA pagas 63€ e tens direito a tudo (Luz / água).

Sonas
29-07-13, 22:17
calma nao entendas mal tou a falar em despesas fixas casa e agua luz elas adoram isso :P se tiveres possibilidade :P no dia em que disseres eu pago a luz e tal até tens uma noite "afriko beat trance lady night na horizontal" :)

quanto a emigrar nao aconselho a ninguem, tenho muita familia la fora e dizem... melhor que o nosso portugal nao ha mas se emigrares desejo-te a melhor sorte:)

Chris tem calma moco :)
Isso do pagar contas era em 1980 hoje em dia e tudo dividido! Mulheres que gostam que lhes paguem tudo têm um nome :) (sem ofensa claro)
Hoje em dia o que há de melhor e dividir! Independência de cada um e um inicio para algo melhor!
Aqui na Alemanha ficam ofendidas se lhes pagas algo, elas estão habituadas a ter a sua independência e não querem nenhum homem a sustenta-lãs ( o que eu acho muito bem pois o contrario mais cedo ou mais tarde da merda, vai por mim que falo com experiência :) )

Quanto a emigrar oh Nirvana atiras-te de cabeça nunca!
Eu vim para a Alemanha com o contrato assinado! Isso era antigamente nos anos 50/60/70 que se emigrava e tinha-se emprego, agora não e bem assim!

Mas tens imensos sites de empregos no estrangeiro por isso o que não falta e emprego tem e de se procurar!

tiran
30-07-13, 09:09
Um bocado em offtopic, mas entraste sem aquecer... mulheres que gostem que lhes paguem coisas...pff...

Reiszink, alguém que me compreenda... o pessoal as vezes pensa que ser patrão é só dias de sol, arco-íris e unicórnios... Tem as suas vantagens, mas dá muita dor de cabeça e envelheces mais rápido...

Nirvana91
31-07-13, 11:02
Se gostas de informática e das-te bem a lidar com clientes porque não tiras uma formação SAP? Olha eu fiz uma e não me arrependo nada :)
Não e barato mas na PT SI eles são capazes de te dividir isso (penso que são 8000€ pelo menos a que eu fiz SAP SCM) se levares mais interessados! Nos éramos 3 e deu 2000 e tal a cada!
O mundo de SAP esta um pouco saturado mas há imenso trabalho :)



Confesso que estive no site SAP mas não percebo o que é?

Podes explicar?

Sonas
31-07-13, 16:54
Confesso que estive no site SAP mas não percebo o que é?

Podes explicar?

Boas claro, SAP e' o maior software de gestão do mundo :)
Para teres uma noção uma implementação de SAP pode ir de uns meros milhares de euros (quando digo meros digo centenas) até largos milhões :)

Uma simples introdução:

Os passos iniciais para que o SAP viesse ao mundo começaram a ser dados em 1972, na cidade de Mannheim, Alemanha, quando cinco engenheiros, ex-funcionários da IBM: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner,Klaus Tschira e Claus Wellenreuther, decidiram criar sua própria empresa de desenvolvimento de sistemas: a SAP AG. Tinham a Visão de desenvolver um software aplicativo padrão para processos de negócios em tempo real.

Podes ler mais AQUI (http://pt.wikipedia.org/wiki/SAP_AG)

Tens casos como o projecto PRO UNO da PT, Sonae, continente, levis, pep-jeans, nestle, carris.... tens imensas empresas em Portugal com SAP.
O bom e o mau do mundo SAP e' que para ganhares €€€€ tens de vir para fora de Portugal pois com a crise ninguem implementa um sistema SAP de raiz hj em dia! São apenas pequenas custumizações e pequenos desenvolvimentos, dai ter dito que para ganhares "calo" o melhor e' mesmo ires para uma Accenture, ROFF (a melhor em PT), capgemini, reditus.... tens várias, para ganhar experiencia....

O SAP está dividido em vários modulos:

Principais módulos



SAP MM - Material Management

SAP SD - Sales and Distribution
SAP FI - Financial Accounting
SAP PP - Production Planning and Control
SAP HR - Human Resource
SAP PS - Project System
SAP CO - Controlling
SAP QM - Quality Management
SAP PM - Plant Maintenance
SAP IS - Industry Solutions
SAP BW - Business Warehousing
SAP RE - Real Estate

Eu trabalho com MM e SD e sou consultor MDM (Master Data Management), basicamente sou responsável por todos os dados mestres do sistema na empresa onde estou, sou eu que crio, altero, edito, adiciono e ajudo utilizadores a trabalhar com os mesmos.

Estou agora a ajudar o projecto a migrar de sistemas antigos SAP para o novo usando a ferramenta LSMW (Legacy System Migration Workbench (SAP tool for accelerating the transfer of data)), basicamente aqui podes criar programas para carregamento/alteração de dados em massa.

E' um mundo enorme por isso existem consultores de tudo... ninguem sabe tudo, tenhas 2 anos ou 20 de experiencia!
O que acontece e' tornares-te especialista num modulo ou 2 que te identifiques e segues a tua carreira por ai ;)

Se gostas de programação, o SAP usa ABAP (Advanced Business Application Programming) é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela empresa de software SAP. É a principal linguagem utilizada no produto mais conhecido desta empresa, o SAP R/3, um software ERP. O ABAP tem uma sintaxe semelhante ao COBOL.

Podes ter uma ideia AQUI (http://pt.wikipedia.org/wiki/ABAP)

O melhor e' tirares uma formação primeiro (cuidado que e' um mundo...) para teres uma noção das transacções e como se mexe no SAP depois o céu e' o limite :)

LPC
31-07-13, 17:41
Boas!
Sem dúvida algo muito interessante e que valerá a pena explorar para quem gosta de programação e afins! :)

Cumprimentos,

LPC

Sonas
31-07-13, 18:35
Boas!
Sem dúvida algo muito interessante e que valerá a pena explorar para quem gosta de programação e afins! :)

Cumprimentos,

LPC

sim mas programaçao apenas fazem os ABAPS :) o resto e' customizações (tipo parameterizações de sistema, forms, criaçao e adaptaçao das transações à medida da empresa).

O giro e' que cada projecto e' algo novo :) pois o SAP adapta-se a qualquer tipo de negocio... seja ele plasticos, roupa, aluminios, comida, tecnologia :) e' giro! eu gosto imenso!

Nirvana91
21-10-13, 11:29
Pois é meus amigos,

Depois de 11 meses a trabalhar nesta dita "empresa", fui dispensado. E dispensado porquê? Por dizer algumas verdades num email enviado à diretora na ultima segunda feira.

Cansado de abusos, enviei um mail a dizer a quantidade de horas (que me lembrava...) à qual tinha direito. A tal diretora respondeu-me que eu nem sequer cumpria os objectivos quanto mais darem-me as horas todas. :)

Respondi o seguinte:


Eu não cumpro objectivos? Ok.

Qual a motivação de trabalhar numa empresa para onde se enviam mails e mails, sem qualquer tipo de resposta?

Qual a motivação de trabalhar num parque "incompleto" e ainda ter de dar a cara por ele?

Qual a motivação de trabalhar num equipamento tipo rampa, sem qualquer tipo de certificação, sem qualquer tipo de manutenção desde que abriu (onde já se lançaram centenas ou mesmo milhares de crianças) e onde eu hoje chego à conclusão que aquilo mais dia menos dia talvez fosse desabar comigo e com mais crianças lá dentro?

Qual a motivação de trabalhar num parque onde as avarias demoram N tempo até serem resolvidas?

Qual a motivação de trabalhar fora de horas, não ter qualquer mérito por isso e ainda ter de pagar almoços/jantares do meu bolso? É preciso fazer 14h? Ok, bora. Alguma vez vos disse que não..?

Qual a motivação de trabalhar depois de dois acidentes GRAVES num equipamento que já se sabia há muito que não estava em condições. E mais te digo, as coisas não tomaram outras proporções pois fui eu quem falou/tratou com as pessoas lesadas. E sabes bem que não sou pessoa de me gabar, muito pelo contrário. É talvez das únicas coisas que levarei positivas desta empresa, o facto de ter percebido que consigo criar uma espécie de ligação completamente informal com as pessoas sem as conhecer de nenhum lado e que vos safou muitas vezes.

Qual a motivação de ter ido para o Hospital, acompanhar uma criança e ter-me despedido das pessoas lesadas com lágrimas nos olhos, não de tristeza, mas de frustração??? Foram mais que avisados que o insuflável não está em condições!!!!

Qual a motivação de trabalhar numa empresa onde o agradecimento simplesmente não existe??

E mais coisas mas deixa lá... tudo o que eu sei fazer é queixar-me, já entendi.

Já pensaste que somos todos pessoas sem experiência e se há pessoas que se adaptam completamente, há outras que têm um ritmo totalmente diferente? Serei assim tão mau? Em Aveiro as coisas correm assim tão mal??

Mas bom, falta pouco até Fevereiro.



Tal como disse, era responsável de um parque de diversões em Aveiro aos quais podemos dizer:

- Fazia mais de 40h semanais (cheguei várias vezes a trabalhar 12 e 14h por dia)... folgas nem vê-las... ;
- Fazia, sozinho, a gestão de uma loja com mais de 1000m2... Limpeza, stocks, manutenção (sem ter bases nenhumas para)... Óbviamente que para fazer uma coisa deixava 3 ou 4 por fazer... Coisa que nunca perceberam... ;
- 1 folga por semana à quarta feira (trabalhava feriados e sáb/domingos sem qualquer tipo de compensação) ;
- Tivemos 2 acidentes graves num dos equipamentos que já estava há muito sinalizado por mim e sabia-se que estava em más condições. Felizmente soube lidar com as situações e as pessoas não apresentaram queixa ;
- Vários equipamentos com graves falhas de segurança e sem qualquer tipo de manutenção ;
- Pressão constante para ter o minimo de pessoas a trabalhar (trabalhamos com crianças) ;
- Nem uma máquina registadora tinhamos. Era tudo a dinheiro. Não aceitávamos cheques ou multibanco. Tudo "limpinho" se é que me entendem.
- Sem qualquer tipo de inspecção ou certificação.

O grupo de lojas de que falo é o Feijão Verde: https://www.facebook.com/feijaoverdediversao . Eu estava encarregue de Aveiro.

São neste momento 15 lojas, sem qualquer certificação, sem qualquer tipo de inspecção, nada. Perguntam-me "como é possivel abrirem"... Pois, também não sei.

A empresa é a Pluri-Diverte, e a mesma tem várias sub-empresas (Glide MKT / NOK NOK... etc). Eu estava num estágio profissional para a Glide MKT, mas na realidade estava a trabalhar como responsável em Aveiro de uma das lojas do Feijão Verde (que nada tem a ver com a Glide)...

Esse email que transcrevi em cima foi enviado na segunda-feira. Não me disseram mais nada. Na quinta estava dispensado do Feijão Verde. Pois.......

Para quem não sabe, os estágios profissionais têm de ser feitos na sede da empresa. Ou seja, teria de estar em Barcelos, na Glide, a fazer o estágio. Coisa que não aconteceu. Agora, querem que eu vá para Barcelos....... Sim, porque não me podem despedir visto não terem justa causa. De repente, querem que eu assim sem mais nem menos vá trabalhar para Barcelos até ao fim do contrato (Fevereiro)... Ou seja, é mesmo naquela do "vamos forçá-lo a despedir-se".

Já marquei reunião para a próxima quinta feira com a pessoa que tem o meu processo de estágio profissional e vou contar tudo. Estou com algum receio pois fiz tudo menos o que o contrato de estágio dizia. Tenho medo de ser penalizado de alguma maneira.

LPC
21-10-13, 14:14
Boas Tardes,
Espero que tenhas-te precavido e juntado as provas necessárias para apresentar queixa na inspecção geral do trabalho e de segurança profissional.

Além disso deverás apresentar queixa na Inspeção Finaceira e Tributária...
Por fim sempre podes apresentar também uma denúncia á ASAE, para uma verificação de todas as situações que indicaste.

Penso que este tipo de empresa não pode continuar a operar e muito menos a operar com crianças.
Não dizeres nada ás entidades em questão é no mínimo compactar com uma situação errada e que poderá causar graves problemas e acidentes graves ás crianças que vão para lá e aos pais que estão desncasados sem terem noção de quanto perigoso está o local onde metem os seus filhos.

Mais do que um trabalho/emprego, deves ter a motivação de terem a noção do que é fazer bem e não fazer simplesmente nada...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Sonas
21-10-13, 14:26
Boas Tardes,
Espero que tenhas-te precavido e juntado as provas necessárias para apresentar queixa na inspecção geral do trabalho e de segurança profissional.

Além disso deverás apresentar queixa na Inspeção Finaceira e Tributária...
Por fim sempre podes apresentar também uma denúncia á ASAE, para uma verificação de todas as situações que indicaste.

Penso que este tipo de empresa não pode continuar a operar e muito menos a operar com crianças.
Não dizeres nada ás entidades em questão é no mínimo compactar com uma situação errada e que poderá causar graves problemas e acidentes graves ás crianças que vão para lá e aos pais que estão desncasados sem terem noção de quanto perigoso está o local onde metem os seus filhos.

Mais do que um trabalho/emprego, deves ter a motivação de terem a noção do que é fazer bem e não fazer simplesmente nada...

Com os meus melhores cumprimentos,

LPC

Ora nem mais! ;)
Man primeiro que tudo e' fazeres já queixa as entidades responsáveis e fazer com que o que se passou não se passe mais, nem precisas de ter receio pois quem nao deve nao teme.

Em relação ao estágio estás sempre safo pois fizeste mais do que devias (e acho que aqui e' que te podias ter dado mal)!
Dado mal, passo a explicar, porque quando um trabalhador faz horas a mais num local de trabalho têm de ser previamente autorizadas pela chefia e nunca mais de 16h com pelo menos 8 horas de intervalo e nunca mais do que as 40h semanais sem qualquer folga no meio.. isto e' simples está no contrato geral de trabalho. (não interessa o que diz o estágio não se pode sobrepor ao contrato geral de trabalho)

O problema em PT e' que ninguém cumpre isto... mas se uma inspecção de trabalho te apanhar a fazer horas extras sabes quem e' que se lixa ??? pois meu caro es tu :) pois as horas não estão acordadas ou assinadas (se for o caso) se tiverem lixam-se os 2.
Aconteceu com um colega meu quando eu estava a fazer um estágio num banco, a primeira coisa que a pessoa responsável do estagio disse foi "16:30h fora do banco, não quero saber se vos pedem mais horas, eles que falem cmg", porquê? por isso mesmo... a multa foi o meu colega que a pagou... :/ (que entretanto o banco pagou-lhe pois o gerente deu a cara)

Agora e' força nisso e boa sorte para o futuro... cá fora.. caga-te nisso man ;)

Nirvana91
21-10-13, 19:44
Tudo isso que me falaram será feito.

Farei as respectivas queixas.

French
22-10-13, 21:25
Tudo isso que me falaram será feito.

Farei as respectivas queixas.

Trabalho mesmo ao teu lado e por acaso assustei-me com o aparato das ambulâncias e inems que lá estavam no dia do acidente, como estava em campanha sem iva na loja (28-29 Setembro) nem cheguei a perguntar o que se tinha passado.