Citação Post Original de Sardo Ver Post
Não os crítico pela demora, bem pelo contrário. Não acredito que eles estejam a dormir à sombra de glórias passadas. A responsabilidade é grande e o desafio ainda é maior e penso que eles têm muita noção disso. O objectivo não é simplesmente lançar um jogo bom, mas voltar a repetir o impacto que os outros 2 (e expansões e episódios) tiveram e isso vai ser incrivelmente mais difícil hoje em dia.

Quando o HL 1 saiu, para além de toda a componente técnica fantástica, ofereceu algo que os FPS até à altura não tinham - uma história! Por muito limitada que a história do 1 pareça hoje em dia, foi realmente o primeiro fps realmente bom a fazê-lo. O 2 (pelo que sei e não por experiência própria) voltou a repetir a fórmula, ajustando-a aos tempos que corriam - mecânica de jogo espectacular para a época, história mais elaborada - voltava a estar lá. Mas do que eu me lembro, em 2004 o cenário não era muito diferente daquele de 98. O que quero dizer com isto é que os fps continuavam fps, os rpg continuavam rpg, etc - you got the point.

A verdade é que de 98 a 2004 consegui encontrar 4 jogos que na minha opinião possam tentaram oferecer algo diferente (sem contar com aqueles baseados na segunda grande guerra ou que tenham contribuído significativamente para a componente multiplayer):
System Shock 2 (1999) - FPS? RPG? Survival horror? De tudo um pouco.
Deus Ex (2000) - grande profundidade de história. Daquilo que me lembro foi o primeiro jogo em que as tuas reacções realmente tinham influência no decorrer da acção e a oferecer finais alternativos.
Red Faction (2001) - cenários destructivos, mas basicamente só isso.
Rainbow Six 3 Raven Shield (2003) - possibilidade de comandar squads. Podia ter falado de qualquer outro jogo da saga Rainbow Six ou Swat, mas para fim foi o primeiro a fazer-me sentir imerso e a realmente valer a pena jogar.

No entanto, nenhum destes jogos realmente parece te conseguido marcar uma tendência ou um ponto de viragem. Depois veio o ano de 2004 e com eles grandes FPS - Doom 3, Far Cry e Half-Life 2. Mais uma vez o Half-Life sobressaiu com o FPS mais sólido alguma vez feito. Mas repito, nesta altura continuava a ser cada macaco no seu galho, situação que começou seriamente a mudar a partir daqui e até à actualidade.

Já não há só 4 FPS inovadores a separar o Half-Life do seu sucessor. Há muito mais jogos a separa e pior, há muito mais jogos que pegaram no género e o fixaram bastante mais acima: FEAR 1 (só), Bioshock (1 a "3"), Crysis (1 a 3 + derivados), Mass Effect (1 a 2.5 )... a lista podia ficar por aqui que bastava! Mas a estes podem-se juntar outros tantos jogos, de menor impacto é certo, mas que terão deixado a sua marca e influência em muito boa gente, como os STALKER (1 e "2"), Far Cry (2 e 3), Left 4 Dead (1 e 2), Metro 2033, Deus Ex: Human Revolution).

Penso que a influência deste segundo grupo no panorama actual será muito semelhante à influência que tiveram os outros 4 jogos entre o HL 1 e o 2. Por isso estamos a falar de pelo menos 19 anos num espaço de tempo mais ao menos semelhante ao anterior.

A parada subiu e muito e a Valve vai ter que trabalhar muito para a cobrir. E eles sabem isso

LPC pelo que já percebi de ti pelos posts aqui do forum, sei que no teu comentário não esqueceste isto e que o que disseste foi o simples desabafo de um gamer entusiasta. No entanto, achei que isto poderia ser interessante para a conversa
Boas Sardo!
Excelente Post!

Também concordo que a nivel de FPS apenas alguns conseguem ter uma história que alie ao que estamos a jogar...
Nesse aspecto o HL tem das melhores histórias para este tipo de jogo! O HL2 trouxe uma profundidade á história que aliou uma boa mecanica com o que realmente se passava á sua volta...

Não só isso como é um jogo bastante longo e uma história de sobrevivência...

O jogo tem tanto potencial para ser algo de outro mundo, que faz com que a comunidade desespere para saber o que vai acontecer agora com o Gordon e Alyx na continuação do jogo...

Cumprimentos,

LPC