Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 31 a 33 de 33

Tópico: DirectX

  1. #31
    Tech Ubër-Dominus Avatar de Jorge-Vieira
    Registo
    Nov 2013
    Local
    City 17
    Posts
    30,121
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    2
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Eu também não tenho memoria recente sobre tal feito, pois já falamos aqui, a cada novo DX era preciso novo hardware, embora eu ache que nós neste momento não sabemos tudo e muito provavelmente o novo DX terá alguma coisa mais que as actuais graficas não suportarão. Caso isso não aconteça, a unica justificação será mesmo a consola Xbox One estar com um chip GCN geração Dx11.

    Tirando este pormenor, eu já contava que o DX fosse algo identico ao Mantle e isso confirmou-se ontem.
    Última edição de Jorge-Vieira : 21-03-14 às 18:18
    http://www.portugal-tech.pt/image.php?type=sigpic&userid=566&dateline=1384876765

  2. #32
    Tech Mestre
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    6,568
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    8
    Avaliação
    3 (100%)
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Eles falam em ganhos de desempenho até 50%. É bom que espremam bem esses 50% na Xbox, para ver se conseguem ombrear com a PS.

  3. #33
    Tech Membro Avatar de MAXLD
    Registo
    Mar 2013
    Local
    C.Branco
    Posts
    2,326
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Jorge-Vieira Ver Post
    Bem, vamos ao que interessa, o novo Dx12 pelo que eu li é basicamente um Mantle mas com nome DX, ou seja, para mim o Mantle da AMD serviu para este avanço do DX e acho que o Mantle vai ter os dias contados dado que o o novo DX permite a mesma coisa, ou seja, programação ao nível do metal, redução de carga de CPU e optimização multi-core.
    Estranhamente ontem a noticia da AMD a dizer que estava a trabalhar desde o inicio com a Microsoft para o desenvolvimento do DX apanhou-me assim um pouco de surpresa, pois pensei que as mesmas empresas estivessem zangadas por causa do Mantle.
    A partir do momento em que a AMD passou a projectar o hardware da Xbox com base GCN, a Microsoft digamos que perdeu parte do controlo da sua programação.

    A questão no PC é que até agora a M$ manipulava as coisas a seu belo prazer e bem fechadas nos DX. Daí ser menos eficiente no que toca ao low level. Mas a partir do momento em que as novas consolas são basicamente "PC", e que há muito mais optimização concreta com o hardware, especialmente AMD, a coisa seria difícil de conter a partir daí. Há muito tempo que certas Produtoras evitavam ter ports para PC, porque o DX complicava ainda mais o código do jogo devido a não deixar trabalhar nem deixar optimizar da melhor forma, incluíndo introduzindo variados bugs... e isto tudo junto é uma carga de trabalhos e de dinheiro dispendido.

    A AMD o que fez com o Mantle foi fazer o pressing para que o standard mude realmente nos PCs. Primeiro porque tem agora uma boa posição para isso, e porque lhes dá jeito que os jogos dependam mais das gráficas e menos dos CPUs... já que nesse departamento as coisas andam a fraquejar bastante "vs Intel".

    A Microsoft não tem qualquer alternativa a não ser entrar no comboio, porque independentemente dos ganhos até agora do Mantle, o conceito em si é o caminho correcto a seguir para o futuro. Eles não vão querer que o DX passe a ser menos usado ou passe a deixar de ser o standard vs OpenGL e Mantle, abrindo até algumas possibilidades para Linux ganhar alguma pequena margem.
    Além disso, a M$ vira-se agora um pouco mais para o PC, e não admira, porque o mercado está em alta e a render (devido às vendas digitais dos últimos anos), e agora também porque a PS4 está a dar um banho de vendas à Xbox. A única forma é tentar fazer com que se dê um boost em jogos exclusivos Xbox/PC e se mantenha essa a dominância do DX no mercado PC, em detrimento de uma nova API que não controlam.

    Portanto o DX12 é apenas o assumir que vão ter de abrir mais a janela ao low level e que pretende continuar a ser o standard. O facto de ser suportado por gráficas actuais não admira muito, porque aquilo por baixo vai ter muito do que é o "Mantle" (já que virá a replicar o que se passa nas consolas actuais que são "semi-PCs"), e é tudo mais optimizações de programação, gpu e cpu, do que propriamente novas features.

    À nVidia também lhe interessa isto, porque o ser DX12 vai querer dizer: algo mais standard que o Mantle, e a nVidia terá uma palavra a dizer quanto ao seu desenvolvimento, para que se adapte também ao seu hardware. Além das vantages óbvias de optimização e valorização de gpu face a cpu. Embora para eles o ideal seria continuar a promover as suas techs exclusivas PhysX e fazendo querer render o seu peix€ e justificar preços mais altos... mas isso já não é novidade no lado das verdinhas. O problema para eles é não há muitos que vão na cantiga, e a solução mais viável contra a possível ameaça do Mantle (e novas consolas) seria precisamente a M$ aceitar este tipo de contacto "low-level" e fazer dele standard no DX.

    Portanto Mantle está a fazer o seu trabalho, que é mexer os standards.

    Só falta acontecer o mesmo no campo do "variable frame rate"...

 

 
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •