Boas Tardes Pessoal...

Gostava de ouvir algumas opiniões sobre este assunto...

Com o lançamento iminente do Z170 e os Skylake, começam a sair leaks sobre o mesmo...
Essencialmente temos um crescimento residual a nível de IPC e razoável a nível de IGPU. No entanto para os entusiastas o que interessa é:

Performance do CPU, já que a nível de GPU tudo já tem pelo menos uma 970 ou equiparado.
Aqui pelo que vi o CPU é 10 a 20% melhor em performance por core que o Haswell/Broadwell, e para ai 20% a 30% mais rápido com IvyBridge.
Ora isto são tudo valores á partida teoricos já que na verdade só saberemos isto quando forem lançadas as reviews.
Mas é esperado este tipo de salto mínimo.... Em termos de preços o I7 andará nos 300 e picos euros e as boards de jeito nos 200€.

Com isto dito temos ainda a situação das memórias DDR4 que parecem não fazer grande diferença na plataforma.

Estou a pensar actualizar o sistema em breve para algo mais recente... E estou na duvida entre o Z170 e o X99.

O X99 é uma plataforma plena... super rápida e as ddr4 voam em quad channel... O cpu mais fraco é um seis cores com 12 threads e é um I7.
As boards andam nos 200 e qualquer coisa euros para cima.

Aqui o que me divide é...

Mais cores ou mais IPC?

A plataforma X99 ainda irá ter mais uma ou duas gerações de cpus (Haswell-E ou Broadwell-E).
Não estou certo se terá Skylake-E

O que dizem?

Cumprimentos,

LPC