Intel pode vir a ser adquirida pela Apple - https://www.windowscentral.com/hardw...etter-standing
Uma maneira de manter todo o conhecimento e tecnologia que a Intel tem debaixo de mãos americanas...
Intel pode vir a ser adquirida pela Apple - https://www.windowscentral.com/hardw...etter-standing
Uma maneira de manter todo o conhecimento e tecnologia que a Intel tem debaixo de mãos americanas...
Andei afastado destas lides uns bons tempos porque:
- Comprei casa
- Comprei carro(s)
- Arranjei namorada e tinha perspectivas
Mas...
A vida nem sempre corre como queremos. E pronto, em Abril caiu-me tudo em cima e...
- A namorada deixou-me (ao fim de 3 anos de relação)
- A Samsung decidiu despedir 1/3 da sua equipa de promotores
Como tal, agora estou aqui mais as paredes da casa e tenho de arranjar coisas para fazer, enquanto o novo trabalho não aparece (e a indemnização do anterior não cai na conta até ao fim do mês...)
Bem, voltei aos planos futuros e estou indeciso. Carro... ou nova torre? A Corsair 1000D (sim esse monstro de vidro temperado ainda o tenho) está ali no escritório a aguardar nova build faz algum tempo, pois acabei por vender a build do i5 8600k a um amigo. Mas anda-me no goto faz algum tempo também um Audi A5 Sportback 2.0 211cv TSFI full extras (caixa automática, jantes 20", travão de mão elétrico, etc etc etc). Uma coisa é certa, não o compro na roubalheira portuguesa...
Hum... sei que conseguirei juntar uma boa quantia de dinheiro nos próximos tempos derivado da indemnização e algumas vendas de coisas que considero dispensáveis neste momento... e fico com a indecisão se irei guardar esse dinheiro para o Audi... ou a torre... isto claro, nunca antes de retornar ao mercado de trabalho... mas agora sozinho e sem uma mulher a controlar e meter travões os meus objectivos mudam...
Adoraria montar a torre e poder jogar GTA VI full maxed out nela, mas como já conhecemos a Rockstar, se o jogo só sai nas consolas em 2026... no PC só um ano depois! Por isso montar a torre a pensar no jogo é muito prematuro. Mas claro, ela pode render para muitos outros jogos... e até trabalho!
Tenho um Ibiza que é um carrito poupadinho, que faz o que lhe compete, não dá despesas... mas claro, não tem o conforto de outros voos... Se avançar para o A5 nunca será para andar com ele a toda a hora, pois aquilo na oficina também não deve ser coisa leve de sustentar, além das idas ás bombas...
Novos tempos, novidades a caminho de serem anunciadas por aqui... mas quais... o tempo o dirá!
PS: Tive uma VW Passat 2.0 140cv TDI de 2006 versão Highline (full extras)... nem vos quero contar... foram anos de tormentos... custou 5k e enterrei lá mais 5.5k em arranjos... finalmente vi-me livre do cancro!!
Última edição de Dape_1904 : 12-05-25 às 23:21
Boas!
Vamos então por pontos...
Então como é que acabou a relação ao fim de 3 anos? Dizes que ela deixou-te... então mas já havia problemas na relação?
Foste também despedido, irás receber alguma compensação... Não achas que é mais prudente guardares o dinheiro que vais receber, porque podes não conseguir logo arranjar novo trabalho e se dizes que compraste casa, deverás ter uma prestação para pagar correcto?
Sobre os carros, tem juízo! Eu percebo o apelo dos carros já de qualidade premium, mas a realidade é que compras o carro e depois? Manutenções, custos com combustível, seguros, etc...
Deixa-te estar com o Ibiza que para já não te está a dar problemas...
Cumprimentos,
LPC
CPU: AMD Ryzen 7 9800X3D :-: Board: ASUS PRIME B650 PLUS :-: RAM: 64 GB DDR5 PATRIOT VIPER VENON 6000 MT CL30 :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
CPU Cooling Solution: ThermalRight PHANTOM SPIRIT 120 EVO :-: Storage: Kingston KC3000 NVMe 2 TB + Kingston NV3 NVMe 1 TB
Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
GPU: ASUS TUF GAMING AMD RADEON RX 9070 XT - 16 GB :-: Monitor: AOC Agon Pro AG326UD QD-OLED 4K 165hz HDR
Sim claro, uma relação de vários anos vai sofrendo o seu desgaste. Principalmente quando se passa a morar junto. Ambos éramos e somos perguiçosos. E era o jogo do empurra... faz tu... ás vezes tinha ela razão outras eu... assumo que nem sempre fui o mais assertivo nas palavras... chegar a casa e ver a casa de banho cheia de cabelos dela ou o carro dela com coisas espalhadas e passar me e chamar porca foi ir longe de mais... tivemos as nossas discussões...
Mas nos últimos 2 meses não via sinais de algo andar mal... mas pelos vistos na cabeça dela sim... ela disse que andava a tentar mas que já não se sentia bem nesta casa... as lembranças das discussões a pesar... e depois conheceu um tipo... ele tem uma empresa... paga uma viagem de férias uma semana na Itália... passa lhe o Tesla para a mão... e ela começa a fazer contas... dar uma nova chance a uma relação que já teve pontos altos mas também pontos baixos ou testar este que não tem bagagem negativa? Fora que andámos meses a resolver problemas financeiros... a passat problemática não ajudava... foi todo um conjunto de coisas... e no dia em que me vem buscar as coisas vem montada num Tesla... quando ela me disse ao terminar que não saia de uma relação de 3 anos para se enfiar logo noutra... financeiramente não posso competir com o sujeito e talvez isso pese... no entanto sei o quanto ela gostou de mim, ao ponto de ter também aqui muito dinheiro dela investido em casa... do qual ela abre mão na totalidade (não lhe posso apontar o dedo quanto a ser agarrada). A situação é extremamente complexa derivado ao tipo de relação que tinhamos e que digamos, não era uma relação convencional. Confiava cegamente nela e como tudo me parecia bem, foi que nem uma bomba... acreditava que me chamaria para uma conversa de que X,Y e Z estavam mal para ela, em vez de procurar uma solução nas minhas costas...
A situação da Samsung já era previsível pois nós promotores recebiamos os ficheiros excel com as percentagens de vendas face aos objectivos... e muitas lojas nem a 50% andavam... já esperava... e estava a aguardar serenamente o partir da corda para receber a indemnização... várias vezes equacionei sair mas sempre me lembrei que mais valia esperar a corda partir e receber algum...
O que aconteceu foi que foi tudo ao mesmo tempo! Ela está para lá a viver com o gajo e eu, longe de estar na falência, mas estou aqui agora em período de férias até fim do mês quando finaliza o contrato... e dou comigo a pensar que se calhar fui isto e aquilo e que podia ter sido diferente. Ultrapassar um fim de relação com alguém novo ao lado deve ser muito mais fácil mesmo que se sofra alguma coisa se se gostou a sério da pessoa.
Só planeio fazer investimentos DEPOIS de regressar ao mercado de trabalho. Sei que consigo alinhavar uns 6k (indemnização e mais uns extras). Na realidade também sei que seja um PC ou um carro isto nunca serão investimentos mas sim coisas para perder dinheiro. Mas pronto são coisas que gosto e o dinheiro serve me para isso.
Felizmente paguei 1/3 da casa na entrada e tenho uma prestação baixíssima (270+seguros totaliza 300). O que me dá uma segurança extra por não ter 500 ou mais para pagar mensalmente. Caramba, se não arranjar 300 por mês para a casa a vida tem de estar mesmo na valeta!
O Ibiza foi um negócio arranjado pelo meu mecânico que trabalha na representante da VW cá do sítio. Era para o filho dele. Ele comprou e arranjou tudo o que encontrou. Mas o miúdo precisou de fazer uma operação e ele teve de vender o carro. O mesmo mecânico que sempre foi contra eu comprar a Passat mas eu armaro em chico esperto pensei "em 100 não são todas problemáticas!". E pronto. Ele avisou que o 2.0 TDI era problemático... e foi. Cabeças e injetores era a previsão... e foi. Levou uma cabeça (vinha rachada e foi colada mas partiu) e a carrinha bufa branco ao ligar o que ele disse logo ser injetores que já não estão a 100%... fora que veio cheia de fugas de oleo e agua (levou para lá O-Rings que se fartou)... levou um turbo... uma embraiagem bimassa... resumindo... além do motor ser de má fama... foi tratada a pontapé! E com 300k marcados mas provavelmente aldrabados...
Mas pronto lá me livrei do cancro...
Sempre tentei ajudar aqui na rua os gaticos que iam aparecendo e adotei alguns... dois machos morreram... duas femeas safaram se... lá os dei... uma gata andava grávida deixei a ter os gatos com a ideia de a esterilizar e dar os gatos... teve 4, 2 machos e 2 femeas... estão praticamente a fazer os 2 meses para estarem prontos para dar... hoje uma das fêmeas estava com uma respiração muito ofegante e uma baba esquisita... lá fui ao veterinário... 300 paus em exames e análises e tratamentos... coitadinha tão pequenina fiquei em pânico ao ver aquilo... tenho duvidas que se safe... mas ficou lá para esses exames e análises e depois se decide o que fazer... a ver se acabo com a gataria e isto estabiliza cá em casa... mas ai pronto.... nem os pequeninos para ver vou ter...
Estou numa fase complicada... mas melhores dias virão...
Última edição de Dape_1904 : 13-05-25 às 21:45
Para mudares radicalmente... só trocares o samsung por iphone
Tudo a correr melhor de futuro
+ Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
+ Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
+ Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
Whitecupra no Twitch
Não... meu deus... cruzes credo... passei os últimos anos a batalhar a Apple... que trauma... de momento irei manter-me na Samsung... mas creio que irei para a Google. Não já pois acho que a Google ainda não está no nível da Samsung a nível de lineup (tablet, smartwatch, smartphone e auriculares).
Estão a evoluir e eventualmente irão chegar lá... mas ainda falta. Creio que nos Pixel 10 finalmente vão avançar para SOC desenhado in-house (e livram-se dos Exynos da Samsung e dos seus problemas de aquecimento e gestão energética). Vamos ver no que isso vai dar. Fora a força da Samsung nos programas de retomas e promoções em loja... a Google está muito longe disso ainda...
Esperar até fim do mês para ver como as contas se organizam... para já vou orientando as coisas cá por casa a solo e fazendo pequenas compras. Veio uma pen da Kingston, uma DataTraveler Max 512GB USB-C (1000 megas de escrita e 900 megas de leitura) e ainda um cartão de memória da Sandisk, um Sandisk Extreme Pro 512GB. Ainda virão uns auscultadores da Corsair, uns HS55 Wireless. Portanto nada de compras muito grandes mas está dado o tiro de partida para coisas maiores... mais para a frente neste ano...
Tens várias opções.
Dentro da Samsung tens o A55 mas a versão 128GB (não sei se é o suficiente para ti) que permite cartão MicroSD ainda. Também tens o A36 256GB (já não permite cartão MicroSD). O A55 tem um SoC melhor, melhor processador, melhor gráfica. O A36 tem uma câmara de selfie melhor e mais espaço, sendo a RAM igual (8GB nos dois) e carrega mais rápido (o A36 aceita até 45W enquanto o A55 se fica pelos 25W). Ambos estes equipamentos têm excelentes ecrãs, câmaras competentes e qualidade de construção boa (resistência a pó e a mergulho em água até 1 metro).
Na Motorola tens o Edge 60 Fusion. Excelente ecrã, um processador competente (mas inferior ao do A55, mais ao nível do A36), tem 256GB de espaço e 8GB de RAM. Face ao A55 tem memórias mais lentas (UFS 2.2 vs UFS 3.1 no A55) o que a juntar a um processador inferior resultará sempre numa performance inferior. Para fotografia será mais coisa menos coisa ao nivel do A55, nenhum dos dois tem zoom ótico (é tudo digital) por isso apertar com eles vai resultar na mesma coisa... ganharem ambos grão na imagem quando se apertar com zoom. Face ao A55 e A36 este Motorola tem menos anos de suporte de SW (3 contra 4 do A55 e 6 do A36). Apesar de tecnicamente ser inferior ao A55 este Motorola também custa menos 100 euros (299 vs 399 do A55) e isso pode pesar na decisão.
Depois tens a Honor com o Magic 7 Lite 5G. Quase ao preço do A55 (379 vs 399 do A55) com um processador claramente inferior (ao nivel do A36) mas com MUITO mais espaço (512GB vs 128GB no A55 e 256GB no A36). Se deres muito valor ao espaço interno este tem de ser a opção porque é o único na MEO a ter 512GB até aos 400 euros. Sinceramente acho que é um exagero e mais vale ter 256GB e ter melhor processador ou memórias mais rápidas mas isto sou eu. É a única coisa que se destaca deste equipamento, pois tem um processador nada de especial para os quase 400 euros pedidos. Tem um bom ecrã, mas por exemplo a selfie não consegue gravar video a 4k e fica-se pelos 1080.
Na Xiaomi tens o Redmi Note 14 Pro 5G. O maior entrave para mim na Xiaomi é a inclusão de publicidades nos equipamentos, mesmo sendo possivel desativar algumas ou a maioria, há delas impossíveis de evitar. O ecrã é bom, tem 3 anos de suporte de SW, boa qualidade de construção com resistência a pó e imersão de água, um sensor de 200MP (que numa gama intermédia destas é mais fogo de vista que outra coisa, os verdadeiros sensores de 200MP estão nas gamas acima de 1000 euros mas pronto), uma selfie que novamente se fica pelos 1080 na gravação de vídeo...
O A55 é o que oferece a proposta mais equilibrada, seja pela qualidade de construção, aliada ao suporte de SW, o bom ecrã, o bom processador (eu sei que os Exynos da Samsung são muito criticados online mas o Exynos 1480 do A55 saiu-se bem seja em aquecimento seja em performance, dentro da sua gama de preços), memórias rápidas (mesmo sendo "apenas" 128GB pode chegar para muita gente e ainda permite o cartão de memória), faz gravação de vídeo em 4K seja atrás ou na selfie. Mas também temos de ver que estão a pedir 399 por um telefone que tecnicamente está descontinuado e substituído pelo seu sucessor A56 deste ano.
Tendo em conta isto... ou ia para o A55 ou ia para o Motorola, porque a 299€ é um bom preço para o equipamento que é. Custa 100 euros a menos que o A55, é tecnicamente inferior, mas são 100 euros a menos... e o que um faz o outro também... a longevidade dos equipamentos poderá ser diferente derivado ao HW do A55 ser superior, mas nunca se pode esperar que nenhum destes 2 seja telefone para mais de 3 ou 4 anos. São gamas intermédias e tem de se ter essa noção. Xiaomi não me metia nisso, pagar por um produto e ainda ser eu o produto e ter de levar com as publidades não obrigado. O Honor acho que em termos de máquina será o que terá pior desempenho e tendo isso em conta, o preço pedido de 379€ é um absurdo e não são os 512GB que o podem justificar.
É este - https://loja.meo.pt/produto/motorola...onto-pagamento
A Motorola está aí com propostas com algumas coisas engraçadas, tem nome, bons preços... eles vão ganhar a sua quota em Portugal. E pelo que li algures estão no top 5 europeu já.
O A55 é melhor. Mas no fim do dia ambos fazem as mesmas coisas. Supostamente, no papel, o A55 é equipamento para durar mais por ser HW melhor. Mas isso é tudo um suponhamos... garantido é que estão a pedir 400 paus por um equipamento com 1 ano e tal de mercado. É por ser da Samsung só pode. Fora Apple e Samsung mais ninguém se dá ao luxo de passado tanto tempo ainda pedir valores assim...
Última edição de Dape_1904 : 23-05-25 às 19:13
Estive esta tarde a ver e.... ANDA TUDO DOIDO?! Uma motherboard de desktop a custar 1100 euros?! As gráficas andarem a preços loucos já não é novidade.... mas as motherboards também?! Tudo bem que seja a Maximus Extreme da ASUS mas fogo... 1100 euros?! Alguns casos de 1400 e coisas assim?! E eu a pensar que 700 ou 800 por uma motherboard era o limite dos limites que se veria por aí pois vi algumas motherboards Extended-ATX nesses valores... mas uma ATX a 1100... 1400?!
Boas!
Mas a culpa é do mercado... que as compram...
Só se eu estivesse maluco da cabeça é que gastava tanto numa board...
Alias para veres depois de analisar algumas boards para AM5, fiquei-me pela ASUS Prime B650-PLUS. Custou-me 120€ senão me engano.
É uma board de facto algo simples, mas tudo o que tem, usa-se e não é por ai além... Tem duas slots de nvme, suporte para os melhores cpus (tudo bem que os de 16 cores, já será mais complicado).
Para cpu meti um 9800x3d, já para ficar para algum tempo (é o melhor cpu para jogos). E para gráfica... uma Asus Tuf 9070 XT.
Aqui de facto paguei um pouco mais, mas os preços estão de logos em todas as gamas de preços...
Com isto dito, aponto o dedo a TODA a industria do PC, por estar a matar o hobby a milhões de pessoas...
Os preços estão desgovernados e dantes com 1000€ fazia-se um PC relativamente bom... agora com esses mesmos 1000€ tens um PC de gama de entrada e escolhendo muito bem todos os componentes....
Cumprimentos,
LPC
CPU: AMD Ryzen 7 9800X3D :-: Board: ASUS PRIME B650 PLUS :-: RAM: 64 GB DDR5 PATRIOT VIPER VENON 6000 MT CL30 :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
CPU Cooling Solution: ThermalRight PHANTOM SPIRIT 120 EVO :-: Storage: Kingston KC3000 NVMe 2 TB + Kingston NV3 NVMe 1 TB
Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
GPU: ASUS TUF GAMING AMD RADEON RX 9070 XT - 16 GB :-: Monitor: AOC Agon Pro AG326UD QD-OLED 4K 165hz HDR
E curiosamente nem vejo nenhuma board Extended-ATX para o novo socket 1851 da Intel. Nem a Maximus Extreme, que se fica por ATX. É que a minha caixa (é mais um caixão que uma caixa mas pronto) é a Corsair 1000D. Uma board ATX nesta besta de caixa parece pequena. Parece não... é!
Tenciono voltar a construir uma torre mas aos poucos. Vou comprar o disco e a ram primeiro e depois o WC. Depois CPU e MB. Reutilizo a fonte da build anterior e o gpu. Esses troco depois. Neste caso a fonte é uma Seasonic 650W Titanium. E o GPU uma RTX 2060 12GB, chegará para o desenrasque inicial. A parte do SSD, RAM e WC não será muito complicado. O CPU e a MB (pelo que parece!) é que sim. Claro posso comprar uma MB de gama média ou assim... mas numa caixa destas? Para fazer parelha com um i7 que terá acoplado um WC a condizer? Não sei... parece me que fica ali a MB a destoar... sei lá... uma MB de 120 euros num CPU de entre 400 a 500, um WC de entre 200 a 300...
PS: Já vi que a Maximus Extreme da ASUS e a Godlike da MSI são E-ATX, esqueçam
Última edição de Dape_1904 : 10-06-25 às 20:20
E...
Começou a nova build! Em primeiro lugar vem aí a RAM, para começar por baixo em termos de gastos...
Corsair Vengeance RGB Black CL36 32GB (2x 16GB) 6400mhz DDR5 - https://www.globaldata.pt/corsair-ki...paign=catalogo
O CPU será um Intel Core Ultra 7 265k e a MB a MSI Godlike Z890, acompanhados pelo WC Corsair iCue Link Titan 360 RX LCD. Mas... uma coisa de cada vez...
Temporariamente o disco será o meu disco externo que passará para dentro da caixa até haver o substituto. É um SSD M.2 Western Digital Blue 1TB (SATA 3). Vai dar para desenrascar mas claramente vai limitar a performance. A fonte transita da build anterior (Seasonic 650W Titanium) e será para trocar mais tarde também, tal como o GPU que também transita da build anterior (RTX 2060 12GB). A caixa vem da build anterior também mas será a única coisa a não trocar, é a Corsair 1000D. Um portento de caixa.
Agora, lentamente, peça a peça a coisa lá se vai compor...
Então para já a build vai ser composta por:
CX: Corsair 1000D (já tenho)
MB: MSI Godlike Z890 skt 1851 Extended-ATX (por comprar)
RAM: Corsair Vengeance RGB Black 6400mhz 32GB (2x16GB) (comprada, a aguardar a chegada)
CPU: Intel Core Ultra 7 265k (por comprar)
GPU: Nvidia RTX 2060 12GB (já tenho)
PSU: Seasonic 650W Titanium (já tenho)
WC: Corsair iCue Link Titan 360 RX LCD 360mm Black (por comprar)
SSD: Western Digital Blue 1TB M.2 SATA III (já tenho)
Assim que tiver montado, depois troco o SSD, a PSU e o GPU, para aí sim ficar uma build completamente equilibrada.
Edit: alterei a MB da ASUS Maximus Extreme para a MSI Godlike Z890. Preços semelhantes mas a Godlike permite 256GB de RAM e a ASUS "apenas" 192GB.
Última edição de Dape_1904 : 10-06-25 às 17:30
Já chegou a RAM
Fica a sobrar o WC, o CPU e a MB...
Estão neste momento 7 users a ver esta thread. (0 membros e 7 visitantes)
Bookmarks