Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 28
  1. #1
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Guia Kodi SMC – HARDWARE, SISTEMA OPERATIVO E CONFIGURAÇÕES INICIAIS By Carlos

    Guia Kodi SMC – HARDWARE, SISTEMA OPERATIVO E CONFIGURAÇÕES INICIAIS By Carlos

    Boas pessoal , como prometido aqui está o Guia Kodi SMC ( Simples mas Completo ) devido ao facto do Guia ser bastante extenso está dividido em 2 Partes , tentarei abordar os assuntos de forma breve e resumida em ambas pois muito texto torna-se confuso e não só, também muito aborrecido. Por isso vamos lá começar..
    Por onde havemos de começar ? Como em tudo na vida, pelo principio claro.

    Sejam meigos que foi o primeiro guia .
    Deixem Comentários ^^

    1 -| HARDWARE |( Caso já tenham escolhido o hardware passem ao passo 2)

    Antes de Pensarmos na Instalação do KODI , devemos primeiramente pensar onde vamos correr o KODI caso tenham um computador antigo (Ou que simplesmente não utilizem) podem utiliza-lo pois com a entrada HDMI basta ligar a TV e pronto, desta forma poupam alguns €€. Mas caso prefiram um Sistema dedicado (Como eu) existem boas opções por baixos preços.
    Nos dias de hoje não é necessário gastar fortunas em Sistemas de boa qualidade capazes de correr o KODI. Pode se comprar pequenos “monstros” por pouco dinheiro. Pessoalmente eu uso um Raspberry PI 3b , devido ao facto de quando se instala o KODI nele este faz Direct boot ou seja poupa-se tempo a ligar e a meu ver parece mais “Chique” e “PRO”,mas claro como em tudo na vida o Raspberry PI tem os seus “contras”, a sua pouca memoria RAM e Processador de fraca capacidade (1.2 Ghz) torna-o fraco, lento e por vezes lento em comparação com as Android TV BOX mais actuais (Ex. Beelink GT1). Apesar de haver possibilidade de OC no Raspberry PI isto diminui o seu tempo de vida crucialmente. ( Sim, falo por experiencia própria )

    1.1-| COMO ESCOLHER |
    Quando se vai escolher um aparelho para correr o KODI deve-se ter em conta algumas coisas em particular, apesar de esta ser uma aplicação bastante leve e com pouca utilização de recursos, os seus widgets e as acções que se realizam no Media Center, podem trabalhar incorrectamente em Sistemas de baixo Nível/Capacidade. Deve-se ter em atenção o seguinte :

    Memoria RAM :
    Memoria RAM como todos já sabem é um componente importante em computadores, no KODI recebe especial importância na minimização de Buffering. Aconselha-se Sistemas com mais de 1GB RAM para minimizar este problema

    Processador :
    Processador é uma das peças mais importantes no que toca a informática, melhora a resposta do sistema, minimiza os Crash’s e Freeze’s do Kodi. Aconselha-se Sistemas com o melhor processador possível.

    Memoria de armazenamento:
    Quanto maior melhor pois caso queiram fazer gravações, downloads ou instalar addons , e importante ter espaço para os “guardar” tendo sempre memoria de reserva para os Cache’s

    Codecs/Descodificação Vídeo:
    Isto é a vontade do freguês, escolham o que melhor para ver o melhor ( 4K etc..etc… )
    __________________________________________________ __________________________________________

    2 -| SISTEMA OPERATIVO | ( Caso já tenham escolhido e instalado passem ao passo 3)

    Esta parte deve ser das mais simples do guia, escolher a versão do KODI , caso tenham Windows transfiram para Windows e assim sucessivamente, desta forma quando instalarmos o KODI ficará instalado como uma aplicação (Funciona assim em Android , IOS, Windows, e Linux) No caso do Raspberry PI não funciona dessa forma pois não existe uma versão KODI para este, existem sim variações do KODI ( OPENELEC , LIBREELEC , OSMC etc ), que são idênticas mas com o nome diferente..

    2.1 - | COMO INSTALAR (GRANDES PLATAFORMAS |

    - A instalação não difere em grande coisa em todas as plataformas a excepção do Raspberry PI.
    - Aconselha-se a instalar todas as opções que aparecem nas versões WINDOWS e LINUX.
    - Android e IOS basta carregar INSTALAR.

    2.2 - | COMO INSTALAR RASPBERRY PI |

    O processo de instalação é um pouco mais tédio no RASPBERRY PI devido ao facto de este não ter memória interna não traz com ele um sistema operativo instalado, logo cabe ao utilizador realizar essa tarefa para realizarmos isto vamos necessitar de :

    - Raspberry PI (De preferência o 3 que e o mais recente)
    - Fonte de Alimentação oficial /fidedigna
    - Cartão de Memoria Class 10 Acima de 8GB ( Que vai ser usado como memoria interna)
    - Cabo HDMI
    - Teclado e Rato
    - SD FORMATTER ( Aplicação )
    - NOOBS OS ( Sistema operativo )

    Vamos lá começar, ( Caso decidam seguir o guia e precisem de ajuda digam )

    1º Colocar a transferir o NOOBS OS e colocar o cartão de memoria a formatar usando o SD FORMATTER ( Certifiquem-se que as opções estão “Quick format” e OFF”) Caso tenham duvida perguntem.

    2º Copiar o conteúdo da pasta NOOBS que acabaram de transferir para o interior da root do cartão de memoria

    3º Colocar o cartão na ranhura , ligar o bixano a corrente e a TV, conectar o rato e o teclado. E esperar um pouco.

    4º De seguida configurar o WIFI , escolher entres os *Sistemas operativos e esperar que acabe a instalação.

    5º Aproveitem.

    *Sistemas Operativos – Pessoalmente eu uso o LIBREELEC este faz Boots ultra rápidos (4/6 Segundos) e desliga-se a altas velocidades também (2/5 Segundos ) mas e bastante instável crasha , congela e durante um reboot pode perder ficheiros e coisas assim . Para começar aconselho o OSMC e OPENELEC este são 2 dos mais estáveis que eu conheço e experimentei.
    __________________________________________________ ___________________________________________

    3 -| CONFIGURAÇÕES INICIAS |( Vou abordar apenas algumas , as que considero mais oportunas )

    O KODI para um utilizador recente pode ser bastante confuso pois tem enumeras opções e configurações “Camufladas” ( Falo por experiência própria) por isso eu com este guia tenciono ajudar nessa mesma tarefa que ainda te pode causar algumas dores de cabeça . As definições de nível estético ( Temas ) deixarei para o fim do segundo guia .

    1º Primeiramente vamos acertar as horas e a língua em que o sistema se encontra nada muito complicado:

    SISTEMA – APARENCIA – INTERNACIONAL – ALTERAR A VOSSA VONTADE

    2º De seguida vamos alterar algumas definições de Vídeos e as suas legendas :

    2.1 | SISTEMA – VIDEOS – COLECÇÃO –
    Seleccionar os 2 primeiros pontos e “Actualizar coleção ao arrancar“; e “ocultar evolução das actualizações da coleção”

    2.2 | SISTEMA – VIDEOS – REPRODUÇÃO –
    Deixar tudo como está e Seleccionar “Reproduzir automaticamente o vídeo seguinte.

    2.3 | SISTEMA – VIDEOS – LEGENDAS –
    Descarregar legendas para estes idiomas e seleccionar Portuguese, mais abaixo carregar em Serviço padrão para séries de TV , carregar em obter mais e instalar um serviço ( Eu uso opensubtittles.org ) repetir o processo para Serviço padrão para séries de TV.
    Depois disto clicar em Nível de definições até este indicar “Experiente” , fazer scroll para baixo e escolher as opções “Colocar em pausa ao pesquisar legendas” e Descarregar automaticamente a primeira legenda.

    3º Definições de Meteorologia .
    SISTEMA – METEOROLOGIA – GERAL – SELECIONAR UM SERVIÇO (Eu uso OpenWeatherMap)

    4º Definições de serviço ( Util caso queiram usar a app Kore para controlar o KODI enquanto tem ligação a internet via cabo)

    4.1 | SISTEMA – SERVIÇOS – SERVIDOR WEB –
    Seleccionar Permitir controlo remoto via http

    4.2 | SISTEMA – SERVIÇOS – REMOTO –
    Seleccionar “Permitir controlo remoto por programas noutros sistemas”

    5º Para finalizar esta parte do guia vou explicar como organizar filmes e seríes que tenham no Disco Externo e fazer com que estes tenham Capas, Fotos e Resumo. Tudo no conforto de vossa casa. Para organizar os ficheiros no KODI que estão na Memoria Externa , deve-se fazer isto :

    1 - Criar uma Pasta para Filmes e outra para Series na Root da Memoria Externa ( Seja ela PEN ou EXTERNAL HARD DRIVE )

    2 – Passar os filmes para a pasta Filmes e as Series para a pasta Series ( Com as respectivas legendas )

    2.1 – No caso das series dentro da pasta das Series cada serie deve ter a sua própria pasta. Exemplo : Arrow (2012) – Episode 1/2/3/4/etc…

    2.2 – Arrastar os Filmes e Episódios das Series ( Alternadamente ) para o lado esquerdo do programa e Pressionar “Match” e selecionar “TheTVDB” caso seja episódios de uma Serie. E seleccionar “TheMovieDB” caso seja filmes . Carregar “RENAME” e pronto todos os filmes / Series tem o nome correcto.

    2.3 – Por fim , se tiverem seguido tudo a letra e facílimo . No menu principal vão a “Vídeos” ; “FICHEIROS”; “Adicionar Vídeos” ; Indicam o caminho onde os filmes se encontram e renomeiam a fonte de “FILMES” e carreguem OK.

    2.4 – Quando pressionarem OK vai aparecer uma janela POPUP para definir o conteúdo da pasta , seleccionam “Filmes” e devera aparecer 3 opções “The movie database” ; “ Local INFO “ e “ Obter Mais seleccionem a primeira . Mais abaixo pressionem “Analise Recursiva” caso não esteja assinalada.

    2.5 – Repitam o processo (2.3/2.4) para as Series só que em vez de escolherem “The Movie Database” Escolhem “The TVDB”. Agora e só fazer scan das fontes para terem os filmes e series.

    Espero que tenham gostado e que vos tenha ajudado , como sempre deixarei o melhor para o fim ( Para tentar deixar vos com agua na boca xD. A Segunda parte deste guia será sobre Addons (Filmes , Séries , Desporto etc.. Entretenimento resumindo) , como configurar e utilizar a TV AO VIVO do KODI e por fim como acima dito configurações de nivel estectico.
    Última edição de Carlos : 10-10-16 às 14:47

  2. #2
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Estou a ver no telemóvel e não deu para ver com a atenção necessária mas pelos conteúdos e pormenores está excelente. Parabéns por todo o trabalho que tiveste e obrigado por partilhares
    Por aqui tenho um orange pi de 10€ mas o mais certo seria investir numa tv box com android barata
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

  3. #3
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de passal Ver Post
    Estou a ver no telemóvel e não deu para ver com a atenção necessária mas pelos conteúdos e pormenores está excelente. Parabéns por todo o trabalho que tiveste e obrigado por partilhares
    Por aqui tenho um orange pi de 10€ mas o mais certo seria investir numa tv box com android barata
    Muito obrigado. E sempre bom receber algum feedback.
    Demorei um pouco mais do que estava a espera mas la consegui.

    Ainda bem que gostaste, espero que o guia te ajude na escolha da tua nova box.

    Vou tentar publicar quarta feira ou até mesmo amanhã a segunda parte.

    Enviado do meu Dumbphone através de Tapatalk

  4. #4
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Para já ainda estou a testar no Windows Normalmente quando instalas a aplicação instalas com todos os addons? Audio Decoder, Audio Encoder, Audio DSP, PVR e etc...?

    No OrangePI acabei por instalar uma versão do DietPI não sei se conheces? Até é porreiro, permite ligação SSH e controlares logo a partir de um cliente SSH tipo o putty e configurar remotamente todo o sistema operativo De momento não tenho mexido muito pois a TV tem a única ligação HDMI lixada e por isso não dá para explorar muito... Talvez agora com estes teus tutoriais volte a mexer com mais afinco

    Continua que estarei cá para acompanhar

    Em relação à box, gostei do modelo que o LPC mostrou a Beelink GT1, no entanto já ando com a ideia de um sistema Mini-ITX com AM1 5350 e tal... mas já seria para gastar mais do dobro que a Beelink... Enfim é tantos desejos e pouco dinheiro ehehe
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

  5. #5
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de passal Ver Post
    Para já ainda estou a testar no Windows Normalmente quando instalas a aplicação instalas com todos os addons? Audio Decoder, Audio Encoder, Audio DSP, PVR e etc...?

    No OrangePI acabei por instalar uma versão do DietPI não sei se conheces? Até é porreiro, permite ligação SSH e controlares logo a partir de um cliente SSH tipo o putty e configurar remotamente todo o sistema operativo De momento não tenho mexido muito pois a TV tem a única ligação HDMI lixada e por isso não dá para explorar muito... Talvez agora com estes teus tutoriais volte a mexer com mais afinco

    Continua que estarei cá para acompanhar

    Em relação à box, gostei do modelo que o LPC mostrou a Beelink GT1, no entanto já ando com a ideia de um sistema Mini-ITX com AM1 5350 e tal... mas já seria para gastar mais do dobro que a Beelink... Enfim é tantos desejos e pouco dinheiro ehehe
    Boas , sim quando instalo , instalo tudo.
    Conheço , mas infelizmente nunca tive 1. Isso é muito fixe, o Raspberry tambem permite SSH e é simplesmente optimo. Fico feliz por te incentivar .
    O OrangePi também permite SAMBA ?

    Assim que puder lançarei a Segunda parte.

    Antes de comprares, experimenta antes tudo no PC.
    Hahahaha entendo te bem xD

    Mas se for para uso exclusivo do KODI podes comprar algo mais fraquito .

  6. #6
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Referia-me ao sistema operativo, tu utilizas o NOOBS OS, o que eu tenho no meu orangepi e o DietPi, uma versão bastante leve, que permite o SSH e o Samba também o meu orangepi e como o raspberrypi zero, o 3 custa 40€ mais o carregador. Uma tv box por 55€ também permite mais coisas. Um pc m-itx permitiria ainda mais
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

  7. #7
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de passal Ver Post
    Referia-me ao sistema operativo, tu utilizas o NOOBS OS, o que eu tenho no meu orangepi e o DietPi, uma versão bastante leve, que permite o SSH e o Samba também o meu orangepi e como o raspberrypi zero, o 3 custa 40€ mais o carregador. Uma tv box por 55€ também permite mais coisas. Um pc m-itx permitiria ainda mais
    Sim eu sei, mas eu estava a dizer que nunca tive um OrangePi por isso nunca usei o Diet =) . Samba é brilhante.
    Sim permite muito mais, mas tambem custa bastante mais =)

  8. #8
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Também compatível com o raspberrypi tentei usar a distro piplware mas não e muito amigável com esta minha versão do orangepi...
    De qualquer maneira fico a espera da segunda parte do guia
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

  9. #9
    Tech Membro Avatar de Tchoui
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Gaia
    Posts
    1,695
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ainda não testei o meu com filmes mkv principalmente para ver a qualidade de som.

    Bom guia Carlos

    Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
    Hummer TX | i7 5820K | Watercooling 1 Rad 240 + 1 Rad 360 | ASRock X99 Extreme 4 | 16Gb 3000Mhz DDR4 | Msi 1080 Armor OC | Sound Blaster Z
    Corsair RM750x | LG 34" Ultrawide | Rat 5 | In Win 707 | Teclado Gskill

    www.santosseguros.pt

  10. #10
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de passal Ver Post
    Também compatível com o raspberrypi tentei usar a distro piplware mas não e muito amigável com esta minha versão do orangepi...
    De qualquer maneira fico a espera da segunda parte do guia
    Isso não sabia mas sendo assim , vou exprimentar . Não e só no OrangePi acho essa distro bastante "Non-Friendly" em todos os sistemas.

    E sempre bom ter apoio nos guias, agradeço imenso .


    Citação Post Original de Tchoui Ver Post
    Ainda não testei o meu com filmes mkv principalmente para ver a qualidade de som.

    Bom guia Carlos

    Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
    Infelizmente não uso regularmente formato MKV mas quando uso a Imagem/Som está sempre entre Bom/Muito Bom.
    Novamente, e sempre bom ter apoio nos guias, agradeço imenso .

  11. #11
    Tech Membro Avatar de Tchoui
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Gaia
    Posts
    1,695
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Mas preciso de saber ao certo quando ligar isto ao amplificador espero nao ficar desanimado. Se correr bem despacho o que tenho e mantenho apenas o minix. E em vez de falar vou perder 5m e ja testo

    Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
    Hummer TX | i7 5820K | Watercooling 1 Rad 240 + 1 Rad 360 | ASRock X99 Extreme 4 | 16Gb 3000Mhz DDR4 | Msi 1080 Armor OC | Sound Blaster Z
    Corsair RM750x | LG 34" Ultrawide | Rat 5 | In Win 707 | Teclado Gskill

    www.santosseguros.pt

  12. #12
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Tchoui Ver Post
    Mas preciso de saber ao certo quando ligar isto ao amplificador espero nao ficar desanimado. Se correr bem despacho o que tenho e mantenho apenas o minix. E em vez de falar vou perder 5m e ja testo

    Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
    Se o ficheiro for de boa qualidade, não vejo porque não haverá de funcionar perfeitamente.

    Depende tudo do ficheiro não do seu formato, acho eu.

    Mas ficarei a espera do teu veredicto. Depois diz o que achas quando testares.

    Enviado do meu Dumbphone através de Tapatalk

  13. #13
    Tech Membro Avatar de Tchoui
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Gaia
    Posts
    1,695
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ja agora tira uma duvida. Quando estou a ler um ficheiro mkv pelo kodi e saio do filme ele volta ao inicio. Nao da para retomar o ponto que estava?

    Ainda estou aqui a nora com as ligacoes para ligar ao amp lol

    Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
    Hummer TX | i7 5820K | Watercooling 1 Rad 240 + 1 Rad 360 | ASRock X99 Extreme 4 | 16Gb 3000Mhz DDR4 | Msi 1080 Armor OC | Sound Blaster Z
    Corsair RM750x | LG 34" Ultrawide | Rat 5 | In Win 707 | Teclado Gskill

    www.santosseguros.pt

  14. #14
    Tech Novato
    Registo
    Feb 2016
    Posts
    289
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Tchoui Ver Post
    Ja agora tira uma duvida. Quando estou a ler um ficheiro mkv pelo kodi e saio do filme ele volta ao inicio. Nao da para retomar o ponto que estava?

    Ainda estou aqui a nora com as ligacoes para ligar ao amp lol

    Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
    Sim da , basta alterar uma configuração.

    Desta forma :

    SISTEMA - VIDEOS - LISTA DE FICHEIROS - Na primeira opção alterar de "Reproduzir" para "Continuar" .

    Espero ter ajudado .
    Se funcionar diz.

    Enviado do meu Dumbphone através de Tapatalk

  15. #15
    Tech Membro Avatar de Tchoui
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Gaia
    Posts
    1,695
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Impecavel

    Ja agora sabes porque nao consigo passar som atraves de spdif?

    Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
    Hummer TX | i7 5820K | Watercooling 1 Rad 240 + 1 Rad 360 | ASRock X99 Extreme 4 | 16Gb 3000Mhz DDR4 | Msi 1080 Armor OC | Sound Blaster Z
    Corsair RM750x | LG 34" Ultrawide | Rat 5 | In Win 707 | Teclado Gskill

    www.santosseguros.pt

 

 
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •