Boas pessoal

Tenho uma samsung 55KS7000, que segundo dizem tem 10bit para verdadeiro HDR. Painel 120hz.A tv tem uma excelente imagem, e o HDR nota-se bem, no horizon da ps4 pro a diferença é mesmo considerável. Mas ao pesquisar algumas coisas fiquei com umas duvidas que também se podem aplicar a outras tvs.

1- Dizem que o HDR10, tem de ter painel 10bit para conseguir reproduzir a informação de 10bit de cor de cada pixel. Como é que é possivel se o HDMI 2.0b apenas permite transmissão de 8bit de cores? E penso que ainda não há HDMI 2.1 em TVs.

2- O painel tem 120hz, mas a TV não aceita nenhum input de sinal a 120hz! Nem a 1080p. Então para que serve o painel 120hz? Apenas para interpolação de imagem?

Os jogos 30fps fazem-me são para mim uma dor de cabeça (literalmente), o arrasto a duplicação de imagem ao fazer panning é muita. Felizmente os jogos de carros são 60fps na ps4.
No horizon (30fps) se ligar a o auto motion plus (interpolação) o jogo fica incrivel. Parece mesmo um jogo a 120fps, super fluido, sem qualquer blur, arrasto ou judder. Mas com a interpolação de imagem o input lag é enorme, eu sou pouco sensivel a isso mas para eu notar bem é porque é mesmo grande.

Porque ninguém pensa em pegar nesta tecnologia para jogos? Uma interpolação a 120hz bem feita e com baixo input lag seria uma maravilha para as consolas, transformava totalmente a jogabilidade em jogos 30fps.
Sei que há tv que conseguem pouco mais 50ms de input lag com interpolação, mas são muito raras as que conseguem esses valores.