Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 30
  1. #1
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Lightbulb Upgrade para Motherboard + CPU + Fonte

    Questionário:

    1- Qual ou quais componentes queres comprar ?
    Motherboard, CPU, e fonte.

    2- Qual o orçamento disponível ?
    250-270€

    3- Quando pensas comprar ?
    Brevemente.

    4- Qual a configuração do teu computador ?
    Processador Intel i5 3470S
    Motherboard asrock H61M-HVS
    Fonte CX 430
    Memoria 8GB (2x4)
    Placa Gráfica Asus Radeon HD 6750
    SSD 120GB + HDD 1TB
    DVD samsung
    Caixa NOX Zen


    5- Que tipo de uso terá o computador ?
    É de tudo um pouco: ver filmes, office, Photoshop, navegar na net, e Gaming a 1080p — mas por agora não vou escolher placa gráfica que o dinheiro não dá para tudo, fico ainda com a minha fiel Radeon 6750 HD.
    Ou seja, não quero nada muito caro, mas que funcione bem.
    Os jogos são principalmente First person shooter.


    6- Pensas em fazer overclock ?
    Não.

    7- Tens preferência por loja ? Ou zona do país ?
    Lojas online, ebay, ou até Aliexpress (é de confiança?)

    8- Sabes montar o sistema ?
    Sim.





    Boa noite pessoal, a motherboard e fonte do meu PC avariaram (trabalharam bem mas já tinham quase 9 anos), e precisava das vossas sugestões para escolher novo material. O que eu tinha era Intel, mas agora parece que o melhor parece ser AMD Ryzen.


    não quero nada muito caro, mas que funcione bem.


    Queria uma Motherboard simples, sem coisas supérfluas que não vou usar, mas resistente e fiável (condensadores japoneses, etc). Não me interessa aquele "armor poligonal" para enfeitar, nem overclocking, RGB muito menos, mas queria que tivesse 4 slots de RAM e não apenas 2 (para não ter que estar sempre a vender a que tenho de cada vez que fizer upgrade), e de preferencia mas não mandatório, 2 slots pci-E.


    Na relação qualidade/preço/uso que lhe vou dar, ainda recomendam Intel, ou sempre é melhor Ryzen? Já li algures que Intel muitas vezes dá resultados um pouco melhores nos jogos, portanto qual a vantagem da AMD, o preço, ou as possibilidades dessa nova plataforma?


    No caso da melhor escolha ser AMD, estava a pensar num Ryzen 5 1600AF (idêntico ao 2600 pelo que dizem,) ou caso arranje barato em 2a mão, o 3600 para me durar mais. Mas parece haver outros também bons lá pelo meio. Sugestões?


    A fonte escolham vocês, mas algo que seja fiável, durável, que proteja os componentes do PC, e que dê para tudo isto, mais o resto das minhas coisas tais como um disco rígido, um SSD, periféricos normais, e uma futura placa gráfica que dê para jogar os jogos actuais a pelo menos uns 60fps a 1080p com tudo no máximo (esta parte é mais a "olhómetro").
    A fonte não tem que ser 80 "plus gold", uma bronze, económica mas boa deve chegar. Marcas tipo Corsair ou outras equivalentes de confiança.
    Segundo sei agora as fontes evoluíram muito e quando antes se precisava de umas a 600, 750 W, agora bastam umas de 450 não é? Têm um nome qualquer, "comutadas", "bridge", ou algo assim.

    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    Última edição de AgentSuave : 14-02-21 às 22:57

  2. #2
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,814
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Tendo em conta que o orçamento é bastante apertado, tem que se pensar muito bem no que comprar...

    CPU seria o R5 1600AF, não encontras melhor relação preço/oferta.

    Se conseguisses um 3600 baratuxo é que era... mas agora estás numa situação complicada.
    Em termos de board, eu andaria a ver alguma B450 que estivesse ai nos 70 a 90€.

    Se puderes comprar tens as MSI Tomahawk ou a Mortar (max). Que são do melhorzito nesse modelo.

    Para fonte não apostaria menos de 550w. Em termos de marcas, tens várias boas... Corsair, Seasonic, CoolerMaster.
    Aposta no mínimo para as 80 Bronze.

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  3. #3
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Obrigado pelas dicas LPC. Vi uns R5 3600 no Aliexpress a 144€ (usados suponho) de vendedores com reputação máxima, será de confiança? Se conseguir um desses apenas 20€ mais caro que um AF, aí posso esticar o orçamento. Também os há a 100€ vendidos por gente com reputação mínima, mas esses é marosca na certa.

    Quanto às fontes, e aquelas marcas com nomes mais fatelas mas boa fama, as !Bequiet e qq-coisa-flower, ainda se recomendam?
    e a XFX?

    Quanto à MB, descobri esta a 71€, a MSI B450M PRO-VDH MAX AM4 Micro-ATX
    carte-mere-msi-b450m-pro-vdh-max-am4-micro-atx_152807__480.jpg

    O que é que as tomahawk ou mortar têm a mais, além de mais um slot PCIe, são mais duradouras?
    Última edição de AgentSuave : 15-02-21 às 10:56

  4. #4
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não te metas nisso. Compra um 2400G ou 3400G com mobo B450 e 16GB DDR4 3200MHz min.

    Ficas com algo vastamente superior à tua 6750...dá para uns joguitos 1080p e não vais notar falta de processamento (são 4 cores e 8 threads).

    Não tens que mudar de fonte obrigatoriamente. Mas se quiseres gastar, pensa na Biftenix Formula 450W 80 Plus Gold (64 paus) ; Bequiet PurePower 11 400W 80 Plus Gold (60 paus); Corsair CX450 (55 paus), por esta ordem de preferência.
    Última edição de MTPS : 15-02-21 às 14:28

  5. #5
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de MTPS Ver Post
    Não te metas nisso. Compra um 2400G ou 3400G com mobo B450 e 16GB DDR4 3200MHz min.

    Ficas com algo vastamente superior à tua 6750...dá para uns joguitos 1080p e não vais notar falta de processamento (são 4 cores e 8 threads).

    Não tens que mudar de fonte obrigatoriamente. Mas se quiseres gastar, pensa na Biftenix Formula 450W 80 Plus Gold (64 paus) ; Bequiet PurePower 11 400W 80 Plus Gold (60 paus); Corsair CX450 (55 paus), por esta ordem de preferência.
    Viva. Esses processadores têm menor pontuação (menos de 10 000) no site CPUBenchmark, do que o 2600 (13 217) e o 3600 (17 800), embora o preço ande entre estes 2 últimos, suponho que por terem gráfica interna. Nesse caso quão boa será ela? (Vega 11). É que eu planeio comprar mais tarde uma dedicada, que sempre deve dar melhores resultados, e nesse caso irei ficar com um processador menos ideal com uma gráfica interna que não usarei mais.
    Agora é que não me dá jeito comprar já uma dedicada, porque além de estarem caríssimas, ando a ter grandes despesas com o telhado.
    ja agora, o que achas do Aliexpress?


    Quanto às fontes, preciso duma sim, que esta deu um estalo e viu-se uma luz azul lá dentro, e olha que ela não tem LEDs
    Parecem ser boas sugestões essas fontes que mencionaste, vou averiguar. Obrigado pelo feedback.
    Última edição de AgentSuave : 15-02-21 às 15:49

  6. #6
    GIF Master Avatar de tiran
    Registo
    Apr 2013
    Local
    Moscovo
    Posts
    5,641
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    21
    Avaliação
    16 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Hardware no Aliexpress é algo em que eu não me metia...
    GOD OF AWESOME SIGNATURES - KING OF GIFS - TRIGGER OF TROLLS



  7. #7
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de tiran Ver Post
    Hardware no Aliexpress é algo em que eu não me metia...
    Pois, também estou na dúvida, mas segundo li, desde que se escolham vendedores com grande pontuação, e que enviem a partir de loja europeia (sem alfândega e 7 dias de envio), é seguro, e que o Aliexpress só paga ao vendedor quando recebermos o produto. Queria era saber feedback aqui da malta .

  8. #8
    Tech Membro Avatar de MR
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Aveiro
    Posts
    2,776
    Likes (Dados)
    76
    Likes (Recebidos)
    8
    Avaliação
    15 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ve lá se nao sao cpus com pinos reparados ou algo do genero...Aconteceu comigo mas foi com boards.
    Tempest Vision | i5 14600kf 5.7ghz 1.252v ht off ecore off AC Freezer 34 | MSI Z790 Tomahawk DDR4 WIFI | Crucial 2x8GB 3600 c16 DDR4 | Zotac RTX4060 8GB | 2x Kingston nv2 1tb | Corsair HX750W
    Asus VG249qm1a 270hz | Steelseries Apex Pro Mini 0.1+rapid trigger | G Pro Superlight 1+ Tempest Mousepad 46x36 | Valorant


  9. #9
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de MR Ver Post
    Ve lá se nao sao cpus com pinos reparados ou algo do genero...Aconteceu comigo mas foi com boards.
    Bem lembrado.

  10. #10
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Têm menos pontuação, mas para o que tu fazes vão parar ao mesmo...o 3400G é um bruto CPU.

    A gráfica dedicada equivale a uma gráfica de 100€. É possível jogar qualquer jogo 1080p com settings ajustadas.

    Agora depende do que tu quiseres fazer...se fores comprar placa a curto prazo, OK, aposta na base. Se for para isso que fazes, podes comprar o um dos G ir usando e mais tarde meter placa se realmente necessitares, porque para placas de 200-300€ portam-se perfeitamente...

  11. #11
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Sim, tenciono ir para um sistema base, e comprar a placa gráfica depois, até porque assim o CPU e sistema ficam com mais longevidade, mais "future proof". Como já tenho alguns componentes para vender inclusive 2 CPUs, não queria acrescentar mais um à lista.
    É tentador ter tudo num CPU e não ter de comprar placa gráfica, mas além do CPU poder aquecer bastante mais, ainda há o facto dum sistema assim não aguentar com muitos mais jogos que se venham a fazer, os quais serão cada vez mais exigentes e complexos, e essa gpu interna Vega 11 já só roda os jogos mais recentes a 720p e settings em médio ou mínimo.

  12. #12
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,814
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de AgentSuave Ver Post
    Sim, tenciono ir para um sistema base, e comprar a placa gráfica depois, até porque assim o CPU e sistema ficam com mais longevidade, mais "future proof". Como já tenho alguns componentes para vender inclusive 2 CPUs, não queria acrescentar mais um à lista.
    É tentador ter tudo num CPU e não ter de comprar placa gráfica, mas além do CPU poder aquecer bastante mais, ainda há o facto dum sistema assim não aguentar com muitos mais jogos que se venham a fazer, os quais serão cada vez mais exigentes e complexos, e essa gpu interna Vega 11 já só roda os jogos mais recentes a 720p e settings em médio ou mínimo.
    Boas!
    Isto é um equilíbrio de escolhas...

    Visto o orçamento ser limitado, tens que pensar o que podes ter AGORA.

    E se calhar um APU pode ser uma boa solução.

    Tens um quad-core bastante competente e uma gráfica integrada que está equilibrada para o cpu em questão.
    Podes depois no futuro meter uma nova gráfica e a 1080 não me parece que vás ter grandes problemas.

    O cpu não irá aquecer mais do que o normal, pois sendo um quad-core não é puxadinho em termos de watts.

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  13. #13
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Pessoal, pelo que estive a investigar, as vantagens em Gaming do Ryzen 5 3600 face ao 2600 (e 1600AF) só se começam a notar a partir de GPUs de gama alta como a RX5700 até à 2080ti e sucessivamente, porque nas de gama média os fps são quase isso mesmos. É isso e a maior velocidade de RAM permitida pelo 3600.
    É isso?

  14. #14
    Tech Novato Avatar de AgentSuave
    Registo
    Feb 2016
    Local
    Planet Earth
    Posts
    219
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    3
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boas!
    Isto é um equilíbrio de escolhas...

    Visto o orçamento ser limitado, tens que pensar o que podes ter AGORA.

    E se calhar um APU pode ser uma boa solução.

    Tens um quad-core bastante competente e uma gráfica integrada que está equilibrada para o cpu em questão.
    Podes depois no futuro meter uma nova gráfica e a 1080 não me parece que vás ter grandes problemas.

    O cpu não irá aquecer mais do que o normal, pois sendo um quad-core não é puxadinho em termos de watts.

    Cumprimentos,

    LPC
    Vou ter de pensar bem. Nos últimos tempos tenho dimensionado com pouca margem de manobra (por ex o ssd a 120 que já na altura não era muito, entre outros), e agora queria pensar mais a médio/longo prazo.
    Como ainda tenho a 6750, jogava para já uns jogos de há uns 6-7 anos que tenho para ali, e depois comprava outra gpu quando os preços baixassem.
    Além disso segundo o CPUBenchmark, na secção de GPUs, a Vega 11 do 3400G tem 1600 pontos de performance no GPD, e a minha 6750 tem 1000. A Vega nem chega ao dobro, (para referência, uma mera RX 570 tem 6900 pontos), logo não sei se vale a pena ir por aí, até porque não vou só jogar que nem um desalmado lol, vou fazer outras coisas, e às vezes passam-se meses sem jogar nada.

    É mesmo uma questão de equilíbrio.

    Se calhar vou para o meio termo, não precisa de ser um 3600, que só se nota em GPUs de gama tão alta que tão cedo não lhes vou sentir o gosto (irei comprar outras mais abaixo), e investia num 1600AF, usado para raspar mais uns trocos, até porque brevemente terei de mudar de RAM: os meus 8GB ainda são daqueles com a espantosa velocidade de.... 1600MHz... Isso num Ryzen até poderá dar pena de prisão em alguns países, lol

  15. #15
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Se vais meter gráfica a curto prazo, siga 1600AF com 16GB 3200.

 

 
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Tags para esta Thread

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •