Registar

User Tag List

Likes Likes:  2
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 54
  1. #1
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Cool [LPC Project] - The NOT SO Scrapper 2021

    Boas!
    Depois de me ter desfeito recentemente do meu sistema ITX, surgiu-me o dilema...

    O que fazer...
    Manter novamente o ITX? E fazer nova ronda de investimentos?
    Ou aproveitar a quantidade enorme de material que tenho pela casa (e sotão) e usar a "prata da casa" para criar um sistema simples mas com potêncial de futuro?

    Ao longo dos anos, fui colecionando, caixas, ventoinhas, coolers, etc...
    E visto que a ideia para já seria recuperar investimento, resolvi criar um sistema usando o máximo que tivesse por cá e algumas peças que são excelentes em relação preço/performance...

    Para a caixa, voltei á minha fiel amiga ATX...
    A Phanteks P400... Esta caixa já tem vários anos e diversas builds e quando mudei para M-ATX ficou arrumada no sótão.
    Mas como caixa discreta e silenciosa é excelente!
    Para board voltei novamente a MSI B450M Mortar MAX.

    Por mais voltas que dê acabo sempre nesta board... adoro-a e tem mais features que as novas b550 que se paga bem mais por menos...
    Para CPU fui para o mesmo que já tinha... O Ryzen 5 Pro 4650G, este cpu arranja-se á volta dos 150€ e é uma mistura de 3600 com APU relativamente capaz...

    Para memórias mantive as RipJaws V que levaram OC para 4000mhz a CL16 com o IF a 1:1 a 2000mhz.

    Para cooling, este CPU é de apenas 65w, sendo que é dividido em 30w o GPU e 35w os 6 cores (á volta de 8 a 10w por core).
    Visto ser o die monolítico consegue melhores temperaturas quer no CPU como no GPU...
    Portanto qualquer merda daria para arrefecer este CPU...
    No entanto como ainda tenho para aqui o AIO da Alphacool que nunca o vendi, resolvi usar o mesmo para arrefecer o bicho... E com um radiador de 140mm que bem que arrefece praticamente em passivo...
    Para ventoinhas usei apenas 2!
    Uma de 140mm á frente que faz de intake e de fan do radiador da BeQuiet! e para trás uma ventoinha de 120mm também da BeQuiet! (ambas já tinha por cá).

    Para Storage, aproveitei uma promoção na Amazon para uns NVMe da Kingston... os A2000 de 500gb! Estiveram por alguns dias a 44€ cada um!

    Para finalizar para alimentar este sistema e depois de andar a ver, acabei por aceitar a sugestão do Martins e escolhi a BitFenix Whisper M de 450W.
    Uma fonte que se consegue por um preço excelente e sendo 80 Gold e totalmente modular, pareceu-me encaixar que nem uma luva neste novo projecto.

    Deixo então aqui umas fotos que tirei aquando desta montagem...









    O Objectivo principal desta montagem foi criar um PC com excelente capacidade de trabalho e alguma capacidade 3D.
    O Radeon Vega 7 integrado, consegue correr jogos leves que eu jogo (MMORPG, RTS e DOTA essencialmente).

    No entanto e por ter uma caixa grande (que está agora debaixo da secretária arrumada e fora da vista), no futuro se quiser poderei sempre evoluir o PC para algo com um pouco mais de "Salero".
    No entanto depois de ter tomado o gosto ao "mundo" aqui ao lado é pouco provável que o venha a fazer...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  2. #2
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    O que interessa é servir para as tuas necessidades. Aproveita melhor o teu tempo de "comando na mão".

  3. #3
    Moderador Avatar de Winjer
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Santo Tirso
    Posts
    12,672
    Likes (Dados)
    30
    Likes (Recebidos)
    208
    Avaliação
    4 (100%)
    Mentioned
    7 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    A máquina de "desenrasque" do LPC é melhor do que a máquina primária de muita gente
    Ryzen R5 3700X / Noctua NH-D15 / B550 AORUS ELITE V2 / Cooler Master H500 Mesh / 16Gb DDR4 @ 3800mhz CL16 / Gigabyte RTX 2070 Super / Seasonic Focus GX 750W / Sabrent Q Rocket 2 TB / Crucial MX300 500Gb + Samsung 250Evo 500Gb / Edifier R1700BT


  4. #4
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Winjer Ver Post
    A máquina de "desenrasque" do LPC é melhor do que a máquina primária de muita gente
    Boas!
    hahahaha...

    True Story... Conheço quem tenha chavecos piores que este...

    Mas lá está tenho a sorte de já conhecer os componentes e saber o que fazer...
    Muita gente é leiga no assunto e por vezes é enganada nos sistemas e tudo...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  5. #5
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Para complementar o meu projecto, resolvi apostar num sistema de gaming dedicado!

    Também um APU da AMD com 8 Cores e 16 Threads na arquitectura Zen2 e a parte 3D usando RDNA2 com 16GB
    Acompanhado com um NVMe de 1TB e uma unidade de 4k Bluray!







    Uma combinação para mim ganhadora... PC para trabalhar e alguns jogos mais antigos (e pensados para PC) e uma Consola para jogos em 4k 60FPS com HDR, RayTracing e toda aquela coisinha que temos direito...

    ME = Happy!

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  6. #6
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boa escolha. Junta-lhe uma PS5 e tas all set para anos!

  7. #7
    Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Posts
    506
    Likes (Dados)
    14
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boas!

    ME = Happy!

    Cumprimentos,

    LPC
    Por quantos dias???

    Place your bet....

    25 days
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

  8. #8
    Tech Iniciado Avatar de Silvia
    Registo
    Apr 2021
    Local
    Coimbra
    Posts
    6
    Likes (Dados)
    3
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Muito top e dicas muito boas!!

  9. #9
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Silvia Ver Post
    Muito top e dicas muito boas!!
    Bom Dia Sílvia.
    Desde já bem vinda ao nosso fórum...

    Ainda bem que posso ajudar com algumas ideias para este momento onde é quase impossível arranjar a preços decentes placas gráficas boas...

    Esta é uma potencial solução para Trabalhar e Jogar...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  10. Likes Silvia Gostou do Post
  11. #10
    Tech Iniciado Avatar de Silvia
    Registo
    Apr 2021
    Local
    Coimbra
    Posts
    6
    Likes (Dados)
    3
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Obrigado
    É mesmo... ainda estamos na descoberta por isso ajuda bastante encontrar ideias funcionais.
    Cumprimentos!!

  12. #11
    GIF Master Avatar de tiran
    Registo
    Apr 2013
    Local
    Moscovo
    Posts
    5,641
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    21
    Avaliação
    16 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ficou porreiro isso bro...

    Deve-te durar umas semanas...
    GOD OF AWESOME SIGNATURES - KING OF GIFS - TRIGGER OF TROLLS



  13. #12
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de tiran Ver Post
    Ficou porreiro isso bro...

    Deve-te durar umas semanas...
    Boas!
    hahahaha...

    Espero que mais algum tempo!

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  14. #13
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Resolvi deixar aqui um pequeno update ao projecto.

    Depois de começar a ter alguns problemas com o AIO, resolvi remover esse componente do meu sistema.
    Achei que o mesmo estava a fazer alguns barulhos estranhos e a ter uma performance que deixava um pouco a desejar...

    Resolvi voltar a um velho conhecido meu.... O Gelid Phantom... O melhor cooler pelo preço que custa...

    Meti-lhe apenas uma ventoinha da Be-Quiet! para combinar com o restante setup...
    Escusado será dizer que este cooler é completamente overkill para este cpu...

    No entanto e porque o objectivo é zero barulho do sistema, o objectivo foi plenamente conseguido...
    Deixo aqui algumas fotos da troca do cooler...









    As temperaturas são claro excelentes... com o cpu em full load a não passar dos 60c.
    Com o IGPU a operar, não ultrapassa os 50c.

    Resolvi então desmontar o AIO e ver o que se passava com ele... E foi para minha surpresa que descubro que a base de cobre está completamente minada de compostos orgânicos (algas).
    Isto num AIO com menos de 2 anos e onde usei um líquido de qualidade com anti-algas e anti-corrosão...







    E sendo algo comum nos AIO, não posso sequer recomendar qualquer tipo de AIO sobre um cooler a ar...
    O risco da formação de algas ou outra porcaria que depois entope os micro-canais é bastante grande... Nada bate o descanso que é um cooler a AR...

    Fica o aviso...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  15. #14
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Vou dar aqui um update ao meu projecto...

    Depois de andar para trás e para a frente a tentar arranjar uma gráfica mínimamente decente para os meus jogos mais antigos...

    Lá consegui agarrar esta...

    Uma Sapphire Radeon R9 380x Nitro de 4GB por 155€ no OLX...

    Ela chegou bem embalada, mas ainda cheia de pó e notava-se que já tinha uns belos anos em cima...
    Tive entretanto a limpar a bicha, e ficou logo outra coisa...











    A placa tem bom aspecto apesar da sua idade...
    Altura de a meter dentro do meu "Scrapper"...









    Até que não ficou nada mau aqui no sistema...
    Vou apenas trocar de 1 para 2 fans frontais, para fazer circular um pouco mais o ar dentro da caixa...

    Depois de ligar os cabos e tal... foi o momento do "Terror"... Será que comprei uma placa toda F0DiDa ou o vendedor foi honesto...?

    Depois de uns primeiros Stresses onde não dava imagem nem do DP nem do HDMI, voltei a desmontar e montar a placa e á segunda já foi!
    Lá arrancou a imagem e foi correctamente detectada...

    Levou drivers novinhos e corri um primeiro Heaven para ver se estava tudo bem e se não havia erros de gpu ou de memória...
    As fans estão boas (apesar de não desligarem) e após 1 hora de heaven nada a apontar...

    Fiz posteriormente mais alguns testes e consegui meter a gráfica em OC de 1100mhz o Gpu e 1600mhz as memórias.

    Em termos de diferença de processamento do APU que tenho aqui para este GPU, é tipo 6x mais potente... Tenho 6x mais frames no Heaven por exemplo, que com o APU nas mesmas settings...
    Por aqui dá para ver como o GPU do APU ainda tem muito que andar...

    Fiquei satisfeito com a compra e já consigo ter os meus MMO´s e RTS no PC e tudo o resto na Xbox X...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  16. #15
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Dentro do panorama atual, foi uma boa compra

    Assim o sistema já fica mais bem composto
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

 

 
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •