Registar

User Tag List

Likes Likes:  8
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234
Resultados 46 a 60 de 60
  1. #46
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Mete os 7/8 e depois vês ...
    Depois de 1 ano inteiro de uso

  2. #47
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de APLinhares Ver Post
    Mete os 7/8 e depois vês ...
    Depois de 1 ano inteiro de uso
    Boas!
    Estou aqui a analisar as melhores propostas para 8 ou 10 painéis.
    O diferencial é que se comprares agora 8 e depois vires que precisas de 10, tens sempre que pagar nova instalação e não apenas os painéis em si (além de no meu caso o inversor teria que eventualmente ser mudado (ou não dependeria da coisa)).

    Tenho que finalizar as minhas contas e perceber o potencial de poupança mensal com 10 painéis vs 8 painéis para ver se a baixa do custo da energia, paga o custo mensal do painel...

    Ainda aguardo pela explicação do Sonas, que se mostrou relutante a tantos painéis...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  3. #48
    Tech Novato
    Registo
    May 2018
    Posts
    75
    Likes (Dados)
    1
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Acho que estás a confundir potência com consumo. Se instalares potência acima do que necessitas no momento estás a entregar energia grátis à rede.

    Para optimizar tens que saber o consumo ao longo do dia, sabendo que o solar tem o pico de produção em média por volta das 12-13h.

  4. #49
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Spiker Ver Post
    Acho que estás a confundir potência com consumo. Se instalares potência acima do que necessitas no momento estás a entregar energia grátis à rede.

    Para optimizar tens que saber o consumo ao longo do dia, sabendo que o solar tem o pico de produção em média por volta das 12-13h.
    Boas!
    Sim, mas na verdade o meu consumo é superior mesmo á produção média de 10 painéis...
    Podes ver aqui o meu gráfico de consumo com 8 e com 10 painéis...

    8 Painéis:



    10 Painéis:



    O que não é dito nesse gráfico é que havendo mais "disponibilidade" em termos de energia, já me posso dar ao luxo de ter mais que um AC a funcionar no Verão por exemplo.
    Além disso interessa-me também ter mais watts disponíveis durante todo o ano, em especial nos meses em que existe menos "sol" nos mesmos...

    Em termos de custos a diferença de 8 para 10 é de 511€ (ou seja perto de 250€ por painel).

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  5. #50
    Tech Novato
    Registo
    May 2018
    Posts
    75
    Likes (Dados)
    1
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Esse gráfico de consumo é de dados reais? Como obteviveste esses dados.

    Se tiveres contador inteligente no site da eredes podes ver o consumo real.
    Última edição de Spiker : 26-05-21 às 15:22

  6. #51
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Spiker Ver Post
    Esse gráfico de consumo é de dados reais? Como obteviveste esses dados.

    Se tiveres contador inteligente no site da eredes podes ver o consumo real.
    Boas!
    Sim são de dados reais.
    É da proposta da EI Energia para os painéis solares.

    Ando agora para trás e para a frente sobre o que fazer a nível de inversores...

    O Inversor Central, é mais barato mas posso ficar limitado a nível de controlo independente dos painéis e expansão futura...
    Os Micro-Inversores, são bem mais caros, mas faz uma gestão melhor dos painéis, não preciso de cabos grossos a passar por casa e posso expandir depois no futuro...

    Decisions... decisions...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  7. #52
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Mais uns dias, mais uns orçamentos para cá e para lá...

    Ler mais um pouco... informar-me sobre as diferentes tecnologias e afins...

    Cheguei á conclusão que no meu caso e porque tenho 2 chaminés que a determinada altura do dia vão fazer alguma sombra nos painéis, a melhor opção é os micro-inversores...
    No entanto essa opção encarece logo o orçamento, ao ponto de analisar seriamente se compensa o investimento.

    Pela Ei Energia os valores tornaram-se um pouco altos...

    8x JA Solar 320W Half-Cut + 8x Enphase Microinversor IQ7+ = 4503€

    Entretanto entrei em contacto com a empresa Solar Impact (que pelos vistos é também conhecida no mercado Solar) e entre várias opções eles propuseram-me esta:

    Conforme solicitado o KIT RPM15I por 2668€ +250€ (Micro-Inversores) - 10% + 500€ de instalação + 150€ do Smart Meter, preço com iva incluído.
    Tudo daria: 2626,20€ + 500€ + 150€ = 3276,20€ Iva Incluído.

    Este kit são 10x Trina Solar 340w + Micro-Inversores APS600

    A diferença de valores é tanta que nem sei o que eu possa dizer sobre este assunto...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  8. #53
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boa Noite,
    Dando um update sobre estas questões do Solar.

    Durante esta última semana contactei com diversas empresas do sector.
    E a ideia que fiquei é que existe um fosso entre as "grandes" empresas e as empresas mais pequenas.

    Quando digo "grandes" falo das empresas que estão ligadas aos comercializadores de energia.


    Contactei as seguintes empresas grandes:

    EDP Solar
    EI Energia
    Iberdrola Solar
    GoldEnergy

    Destas 4, apenas a EDP Solar e a EI Energia, fizeram um contacto e apresentaram propostas.
    Sendo que apenas a EI Energia, atribuiu-me um gestor para poder falar comigo e tirar todas as dúvidas.
    A EDP Solar enviou um documento com a informação, no entanto apesar de ser um pouco genérico (e não especificar os equipamentos usados), não tem qualquer forma de contactar um gestor ou técnico para a minha proposta.
    Eventualmente uns dias depois ligam da EDP Solar para saber sobre o interesse no serviço. No entanto quem está do outro lado não percebe nada sobre o assunto e não consegue esclarecer as dúvidas.

    Em termos de preços mais coisa menos coisa... todos os serviços Solares, estão alinhados em termos de preços.
    E falamos em valores que são bastante mais elevados que nas restantes empresas "não comercializadoras" do sector.

    Relativamente ás restantes empresas, contactei pelo menos 5.
    O interesse na venda, variou bastante entre empresas... Umas responderam rapidamente e mostraram logo interesse, outras nem responderam...
    Dessas apenas 2 foram até ao fim para apresentar um orçamento.

    Dessas uma saltou claramente á frente, mostrando interesse, conhecimento nas respostas e preços altamente competitivos.
    A loja em questão é a SOLAR IMPACT.

    Depois de andarmos para trás e para frente sobre a configuração e numero de painéis, irei á partida fazer o investimento em 10 painéis apoiados por 5 micro-inversores.
    Assim a proposta final da Solar Impact foi:

    Kit Autoconsumo 3400W com 10 módulo Trina Solar - TSM-340W - 120 cells Honey Mono + 5 Micro-inversor APS600 + Pen WIFI + Estrutura telhado Inclinado + Sistema de Monitorização Shelly + Instalação
    Total com IVA: 3501€

    Para dar uma comparação, o kit de apenas 8 paineis que me foi apresentado pela EI Energia foi de 4503€!
    Ou seja praticamente mais 1000€ tendo menos...

    Quando confrontados com a diferença tão grande nos valores, a única explicação dada, foi que a empresa pertence ao Grupo GALP e como tal dá a confiança que dai por 12 anos (o tempo de garantia dos produtos) ainda andarão por cá.
    Ora isso para mim não é justificação para a diferença tão grande de preços, até porque a Solar Impact é das mais antigas a operar por cá e sempre altamente recomendada por quem percebe do assunto.

    Eles tratam de tudo, desde do registo na DGEG, á parametrização do contador bi-direcional, como até ajudam no pedido de apoio ao fundo ambiental para 2021 (que abre no final deste mês).

    Com isto dito, á partida será com a Solar Impact que irei fazer negócio...

    Com os meus melhores cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  9. Likes MR Gostou do Post
  10. #54
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ja te tinha sido alertado que os "cães grandes" tinham boas margens
    Contudo convem ter a certeza que as pequenas tb tratam corretamente do processo administrativo... sei vários que não tratam pois nem têm habilitações para tal.
    Na minha opinião, os grandes só valem apena pela facilidade de crédito.

  11. #55
    Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Posts
    506
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    No 3º post deste tópico eu disse logo isso...
    Ainda dei a dica que íamos aí fazer isso

    Mas não desculpando os concorrentes que não te responderam, acredito e sei que muito provavalmente será do excesso de trabalho e não terem capacidade de resposta... quando mais para dar qualquer feedback e não darem por má a experiencia de contacto.
    Sei o que isso é...

    Aqui estamos cheios de trabalho em tudo, mas deois falta-nos mão de obra. Não há ninguém para trabalhar e render o trabalho.
    Comigo preferia ter respondido a dizer que não tinhamos possibilidade de apresentar proposta no momento e agradecia o contacto.
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

  12. #56
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Whitecupra Ver Post
    No 3º post deste tópico eu disse logo isso...
    Ainda dei a dica que íamos aí fazer isso

    Mas não desculpando os concorrentes que não te responderam, acredito e sei que muito provavalmente será do excesso de trabalho e não terem capacidade de resposta... quando mais para dar qualquer feedback e não darem por má a experiencia de contacto.
    Sei o que isso é...

    Aqui estamos cheios de trabalho em tudo, mas deois falta-nos mão de obra. Não há ninguém para trabalhar e render o trabalho.
    Comigo preferia ter respondido a dizer que não tinhamos possibilidade de apresentar proposta no momento e agradecia o contacto.
    Boas,
    Provavelmente deverá ser isso...

    Mas pelo menos uma resposta poderiam ter dado.

    Mas pronto...
    Agora é ver se me compensa face aos ganhos...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  13. #57
    Tech Mestre
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    6,281
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    24
    Avaliação
    9 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Os meus já trabalham e produzem energia!

  14. #58
    Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Posts
    506
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    @LPC
    Quase um ano e meio a passar, como ficou a situação dos paineis?
    Sempre instalaste? Se sim como correu a instalação?
    E a produção? Custos nestes meses?

    Se não instalaste, fala cmg.
    Mudei de empresa e a empresa onde estou está bastante forte na instalação de UPAC's e de outras instalações de menor dimensão.

    Se precisares www.construline.pt

    Peço desculpa pela publicidade
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

  15. #59
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Whitecupra Ver Post
    @LPC
    Quase um ano e meio a passar, como ficou a situação dos paineis?
    Sempre instalaste? Se sim como correu a instalação?
    E a produção? Custos nestes meses?

    Se não instalaste, fala cmg.
    Mudei de empresa e a empresa onde estou está bastante forte na instalação de UPAC's e de outras instalações de menor dimensão.

    Se precisares www.construline.pt

    Peço desculpa pela publicidade
    Boas!
    Sem problema, podes divulgar aqui o que quiseres...

    Sobre os paineis, acabei por não avançar com nada... fiz contas e para já ainda não me compensa (até porque estou a pensar comprar outra casa).

    Eventualmente lá para 2027 ou 2030 a minha ideia é ter tudo electrico aqui... os 2 carros e a casa.
    E tudo com paineis e baterias para tentar ficar auto-suficiente.

    A tua empresa faz bom preços? Como estão a fazer os packs de paineis com baterias?

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  16. #60
    Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Posts
    506
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não consigo falar das outras empresas, mas posso dizer que pelo que vejo andam mais ou menos ela por ela, tirando um outro outro que se esticam nas propostas quando lançam o barro à parede.

    Isto muda é nas marcas usadas, os inversores e depois no tipo de estrutura utilizada.
    Cada caso é um caso, deve ser estudado para adaptar à tua realidade.

    Eu vejo ás vezes é as pessoas a não pensarem....
    Ahhhh mas eu afinal não estou em casa durante o dia, só à noite...

    Isto a meu ver exige uma adaptação dos hábitos das pessoas. Utilização de MLR, MSR, MLL de dia... e não de noite como se lembram de fazer.
    Outros com a historia do carregamento automóvel em casa...de noite! porque de dia estão no trabalho...

    Portanto, investimento das baterias é muito elevado sim, justifica? Sim... para algumas pessoas.


    Paulo, se estás a pensar em comprar casa (se já construida) saber na altura a possibilidade de onde e como instalar os paineis.
    No outro dia um cliente contactou-nos porque a EDP recusou-se a fazer a instalação porque o sistema deles não ia dar beneficio nenhum ao cliente... pudera.....casa geminada e o unico telhado dele... é virado a NORTE. Quem lhe for instalar um sistema só porque sim...está a engana-lo.

    Se arranjarmos solução de conseguir os paineis inclinados a sul/sudoeste então aí ok....


    Estamos a tentar inclusivé chegar a um acordo com o banco com que trabalhamos para oferecer aos nossos clientes dos paineis solares uma possibilidade de venda de kit's à medida do cliente aliados a pagamento a prestações. São inumeras as pessoas que optam pelas opções da EDP e outros porque podem ir ....faseados!


    Eu gostava de te apresentar uma proposta, mas sem uma base concreta...de que serve apresentar valores? Não sei se me fiz entender.
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

 

 
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •