Registar

User Tag List

Likes Likes:  8
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 60
  1. #1
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Cool Energia Solar - Soluções para Habitação

    Boas!
    Resolvi abrir um novo tópico sobre este assunto.
    Já á algum tempo que ando a analisar sobre a energia solar e a possibilidade de instalação na minha casa.

    No entanto tenho visto cada vez mais ofertas dos operadores de energia.

    - Edp Solar
    - Galp Solar (Ei Energia)
    - Iberdrola Solar

    Entre outros...

    Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  2. #2
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    A minha opinião é que operadores ganham muito dinheiro com as soluções que (re)vendem.
    Falo por comparação com empresas que trabalho nesse sector.
    A única vantagem que encontro é que vendem uma renda em vez de um investimento ... e tratam da papelada (licenciamento), suponho que também assumirão garantias.
    Um kit de autoconsumo fica bem mais em conta e, para quem for elegível, o novo programa de Fundo Ambiental é uma (grande) maior valia: https://www.fundoambiental.pt/avisos...taveis-ii.aspx
    Agora dentro desses devem existir diferenças quer nos equipamentos (tioo de painel/rentabilidade) quer no serviço (valor venda/produção).
    Tanto se encontra equipamentos com 10 como 25 anos de garantia e elevados valores de produção/rentabilidade ao longo do tempo e com capacidades de ate 450w, por painel.
    Dependendo do tipo de uso (trabalho em casa ou só à noite), pode justificar ou não uso de baterias, visto que o custo é elevado (e terá manutenção).
    E depois os sistemas de informação acopolados; por ex EDP tem o Re:dy; mas nestes casos aconselho por ex usar um shelly EM para controlar consumo e produção (2 pinças de medição).

    Iberdrola não posso recomendar pois aderi em final de janeiro e passados 2 meses tive de mudar operador pois funcionam muito mal; além de nunca terem respondido a 1 único email, o apoio a cliente (essencialmente brasileiros) é muito agressivo, não resolvem os problemas e gostam de adiar; tive 2 meses sem 1 única fatura emitida, estimativa mal calculadas por erro deles (10x consumo médio), leituras simplesmente ignoradas... final do mês passado emitiram faturas (mal) e ja vamos em meio de maio e continua TUDO por resolver.

    Curiosidade:
    iberdrola = espanhola
    ei energia = Grupo Galp mas NIPC: 980687020 (espanhol) https://www.racius.com/recule-invest...al-em-portugal
    Última edição de APLinhares : 17-05-21 às 08:32

  3. Likes LPC Gostou do Post
  4. #3
    Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Posts
    506
    Likes (Dados)
    14
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não te metas a fazer essa solução pelos operadores de energia.
    Pode parecer mais barato no teu inicio (investimento) mas não é.

    Se quiseres, vamos aí montar isso
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

  5. Likes APLinhares Gostou do Post
  6. #4
    Tech Mestre
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    6,281
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    24
    Avaliação
    9 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ainda não te posso dar opiniões do producto mas posso dar para já do suporte antes da venda.
    Entrei no site da Eienergia e a partir dai fui contactado e tiraram-me as dúvidas todas!

    Disponibilizaram logo facilidades de pagamento (sem juros e entrada) sem pedir e explicaram tudo o que vão colocar e porquê!
    Vou colocar 6x365W de painéis com microinversores e depois posso dar opiniões!

    Para mim é uma grande vantagem pois tenho várias máquinas ligadas 24/7 e agora com o carro eléctrico mais ainda!

  7. #5
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Sonas Ver Post
    Ainda não te posso dar opiniões do producto mas posso dar para já do suporte antes da venda.
    Entrei no site da Eienergia e a partir dai fui contactado e tiraram-me as dúvidas todas!

    Disponibilizaram logo facilidades de pagamento (sem juros e entrada) sem pedir e explicaram tudo o que vão colocar e porquê!
    Vou colocar 6x365W de painéis com microinversores e depois posso dar opiniões!

    Para mim é uma grande vantagem pois tenho várias máquinas ligadas 24/7 e agora com o carro eléctrico mais ainda!
    Boas!
    Eu também tenho imenso equipamento sempre a correr 24/7 aqui em casa e no verão e inverno 2 a 3 AC´s sempre a bombar...

    Sei que a EI é da Galp e tens depois 15% de desconto na energia...
    O que te levou a escolher a EI e não a Iberdrola com 30% de desconto na energia e a possibilidade de venderes á rede?

    Quanto te irá ficar esses seis painéis?

    Obrigado e cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  8. #6
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Painéis de 365w? Garantia 10 ou 25 anos? Não comercializam os de 450w?
    No norte trabalho com a LEFE, podes-te orientar por aí tb, @LPC.

    Aos preços (muito baixos) que te pagam a energia, não te compensa vender a rede e obriga-te a projeto (+ 1 custo)...
    Vai para o autoconsumo
    Compensa-te largamento com uso continuado e com AC's e equipamentos 24/7.
    Painéis 450w rondam os 150e+iva (fora a estrutura), já os microinversores é que varia (muito) em função da potência e funcionalidades (smart)...
    E solução de baterias idem.

    E atenção a esses descontos tipo iberdrola, geralmente são sobre 1 preço de energia inflacionado (não-médio de mercado) ... e, contas feitas o desconto pode ser bem mais reduzido ou marginal.
    Última edição de APLinhares : 18-05-21 às 09:57

  9. #7
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Então o que se recomenda?

    Mandar montar á parte e não dizer nada ao fornecedor?

    Eu actualmente tenho GoldEnergy (Luz e Gás) com Protocolo do ACP.
    Do que vi é dos mais baratos em termos de custo...

    Existem montadores que já me recomendaram (SolarImpact) mas sinceramente não sei se compensa ou não o investimento...
    Tenho muito telhado e está correctamente orientado entre nascer do sol (uma parte e descer do sol a outra parte)...

    Tenho lido e tido opiniões contraditórias... mas a maioria diz-me que não compensa, porque mesmo com painéis bons, existe bastantes perdas e a eficiência ainda não está no ponto que se quer...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  10. #8
    Tech Mestre
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    6,281
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    24
    Avaliação
    9 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de APLinhares Ver Post
    Painéis de 365w? Garantia 10 ou 25 anos? Não comercializam os de 450w?
    No norte trabalho com a LEFE, podes-te orientar por aí tb, @LPC.

    Aos preços (muito baixos) que te pagam a energia, não te compensa vender a rede e obriga-te a projeto (+ 1 custo)...
    Vai para o autoconsumo
    Compensa-te largamento com uso continuado e com AC's e equipamentos 24/7.
    Painéis 450w rondam os 150e+iva (fora a estrutura), já os microinversores é que varia (muito) em função da potência e funcionalidades (smart)...
    E solução de baterias idem.

    E atenção a esses descontos tipo iberdrola, geralmente são sobre 1 preço de energia inflacionado (não-médio de mercado) ... e, contas feitas o desconto pode ser bem mais reduzido ou marginal.
    Deixo aqui o que vou colocar e atenção que à realmente painéis de 150€+IVA e de 1000€+IVA

    Vou meter:
    6 x QCELLS 345W Half-Cut Black Frame
    6 x Enphase Microinversor IQ7+


    Potência Instalada - 2,13 kW
    Produção estimada - 3.127 kWh

    Pelas estimativas deles e tendo em conta que pago 200€ (mais coisa menos coisa) por mês de luz tenho o investimento pago em 4 anos!
    Vou pagar cerca de menos 60€-80€ por mês de luz.

    O valor que vou pagar incluí:

    • Desenho e engenharia
    • Materiais
    • Instalação
    • Procedimentos legais
    • Garantias e manutenção
    • Monitorização

    Basicamente faço 0 e é isso que quero, não julgo quem queira poupar um pouco e fazer o próprio.
    Contudo tendo em conta que a minha casa tem 3 andares tinha de colocar o valor de aluguer de andaimes ou máquinas para me colocar ao nível do telhado!

    Deixo aqui as garantias:




    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boas!
    Então o que se recomenda?

    Mandar montar á parte e não dizer nada ao fornecedor?

    Eu actualmente tenho GoldEnergy (Luz e Gás) com Protocolo do ACP.
    Do que vi é dos mais baratos em termos de custo...

    Existem montadores que já me recomendaram (SolarImpact) mas sinceramente não sei se compensa ou não o investimento...
    Tenho muito telhado e está correctamente orientado entre nascer do sol (uma parte e descer do sol a outra parte)...

    Tenho lido e tido opiniões contraditórias... mas a maioria diz-me que não compensa, porque mesmo com painéis bons, existe bastantes perdas e a eficiência ainda não está no ponto que se quer...

    Cumprimentos,

    LPC

    LPC, não vás para o "meter e safoda tudo o resto" pois isso é ilegal!
    Tens de ter licença de micro produtor... logo não vás por ai!

    O que tenho a dizer é pesquisa pede orçamentos (pois são de borla) e depois retira conclusões!

    Abraços!

  11. Likes APLinhares, LPC Gostou do Post
  12. #9
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Autoconsumo ou venda à rede, como já referido, está sujeito a licenciamento/comunicação.
    Não tem a ver com o teu fornecedor mas sim a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
    Vai compilando teu padrão de consumo diário (pretendido) e nessa base poderás pedir consultas.
    Em função da dimensão dos projetos as condições passam a ser as seguintes: instalações de autoconsumo fotovoltaico superiores a 350W têm que ser comunicados à DGEG;
    A partir dos 350 W o projeto deverá ser realizado por uma empresa ou um técnico certificado.
    Legislação: https://dre.pt/pesquisa/-/search/125...ails/maximized

    Futuramente podes é, em função do teu balanço energético, voltar a ver qual a melhor tarifa para o teu novo cenário; GE com ACP é das melhores opções do mercado.

    E, na minha opinião, compensa sempre para autoconsumo (sem recurso a baterias) pagando-se investimento em alguns anos...
    E depois é lucro (poupança); os paineis atuais têm rentabilidades mesmo após 10anos.
    Última edição de APLinhares : 18-05-21 às 17:09

  13. #10
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Eu ando para trás e para a frente com isto da energia Solar...

    O meu perfil de consumo varia durante o ano... sendo bastante pesado no verão e no inverno (até mais no verão que no inverno).

    Depois durante 2 meses monto uma piscina de 12000L no quintal e a mesma tem uma bomba a correr 24h por dia...

    Já tive contas de 300 e 400€ de Luz por mês...
    No entanto na primavera e outono desce para picos mínimos de 120€ como tive este mês por exemplo...

    Olhando para o gráfico da factura da luz tive:

    Novembro: 1100 kw´s
    Dezembro: 1800 kw´s
    Janeiro : 2000 Kw´s
    Fevereiro: 1500 kw´s
    Março: 1300 Kw´s
    Abril: 800 Kw´s

    Á partida poderá compensar meter aqui uns quantos painéis solares, no entanto ainda não estou totalmente rendido á ideia...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  14. #11
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    E qual a potência consumida, em média, ao longo do dia, por ex? Consegues saber?
    Não vais pagar zero mas sim amortizar/reduzir o consumo. Nessa grandeza deves conseguir valores interessantes, pré cotações.
    Podes por ex estudar uma solução simples de autoconsumo e com possibilidade futura de acumulação (baterias), a montar á posteriori se vires se te justifica (consumo noturno).
    Última edição de APLinhares : 18-05-21 às 18:53

  15. #12
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de APLinhares Ver Post
    E qual a potência consumida, em média, ao longo do dia, por ex? Consegues saber?
    Não vais pagar zero mas sim amortizar/reduzir o consumo. Nessa grandeza deves conseguir valores interessantes, pré cotações.
    Podes por ex estudar uma solução simples de autoconsumo e com possibilidade futura de acumulação (baterias), a montar á posteriori se vires se te justifica (consumo noturno).

    Boas!
    Não te consigo dizer, mas por exemplo eu não tenho Bi ou Tri-Horário porque o consumo é quase sempre a toda a hora... (mais claro durante o dia do que á noite).

    Penso que iria ter bastante vantagem, visto que o perfil de consumo é... Trabalho em Casa, AC Ligado pelo menos no escritório no verão e inverno.
    AC Ligado na Cozinha á tarde e AC ligado na Sala no verão.

    Tenho máquinas de loiça e lavar roupa que operam durante o dia e também máquina de secar que é usada praticamente todo o ano...
    Tenho uma arca grande, um combinado americano e numa casa do quintal tenho outro combinado que trabalha 24/7.

    Portanto acho que o perfil deve de ser para ai 2000w ou um pouco mais quando tenho os AC´s ligados (vários de 12000btus mas tudo já inverter com 1 ano ou menos de idade).

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  16. Likes APLinhares Gostou do Post
  17. #13
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Esqueci-me de dizer que a morada actualmente tem montados...

    7 AC´s de 12.000btus.

    No entanto nem todos trabalham ao mesmo tempo (4 quartos, 2 salas e 1 cozinha)...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  18. #14
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    No teu caso e com esse perfil de consumo acho que justifica sempre
    Pede orçamentos e fazem-te esse estudo, até com os valores que pagas de energia.
    E também vês se te compensa baterias ou não, investimento é bem superior (tipo 7.000€ em 3150w).

    Um kit de autoconsumo de 2250w que ronde os 1.800€ (com iva), um de 3100w 2.750€ ... sem baterias.
    Se se considerar média de 12h diárias de produção média, inversor a 95% (2130w max), teoricamente terias produção MAXIMA de uns 766kW mensais. Considerando apenas 20% (153.3kW) x 0.15€ = -23.00€/mês = -276€/ano
    Se se considerar média de 12h diárias de produção média, inversor a 95% (2940w max), teoricamente terias produção MAXIMA de uns 1.058kW mensais. Considerando apenas 20% (211.6kW) x 0.15€ = -31.7€/mês = -380.4€/ano
    Resumindo, na minha ótica, ao fim de alguns anos terias sistema o sistema pago e pensando a 10anos facilmente o sistema é rentável atendendo que vários painéis anunciam produção de 90% mesmo ao fim de 10anos e acima de 80% nos 25anos...
    Última edição de APLinhares : 19-05-21 às 11:22

  19. #15
    Tech Mestre
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    6,281
    Likes (Dados)
    15
    Likes (Recebidos)
    24
    Avaliação
    9 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Foi exactamente o que os da EI energia me fizeram, um estudo completo e que ao fim de 4’anos o investimento está pago e depois é lucro!

    LPC, vais sempre ter vantagens pois durante o dia basicamente pagas 0 (nas horas de produção)!
    Com isto terás de mudar para Bi-horário pois não te iria compensar tarifa simples visto que terias vantagem de já noite ser mais reduzida a tarifa e de dia produzes para ti!

    AP eu vou para autoconsumo também (nada de baterias isso depois é só despesa e são caras…) e a empresa certificada faz o trabalho todo!


    Sent from my iPhone using Tapatalk

  20. Likes APLinhares Gostou do Post
 

 
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •