Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Queda de luz

  1. #1
    Tech Iniciado
    Registo
    Nov 2022
    Posts
    1
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Queda de luz

    Bom dia,

    Ultimamente na minha zona, a luz tem ido abaixo e, passado cerca de um minuto ou nem isso, regressa. Penso que isso prejudica o PC, principalmente os HD's. Se estiver errado corrijam-me.
    Gostaria que me ajudassem, se possível, com a indicação do melhor equipamento para proteger o PC destes eventos. Já ouvi falar de no break, UPS, estabilizador... mas é confuso e não sei qual escolher. Não pretendo que aguente muito tempo, apenas que me dê tempo de desligar o disjuntor quando a luz vai abaixo. Ou se aguentar o PC ligado não é preciso muito tempo.

    Obrigado desde já pela V/ atenção.

    José

  2. #2
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,814
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de josezico Ver Post
    Bom dia,

    Ultimamente na minha zona, a luz tem ido abaixo e, passado cerca de um minuto ou nem isso, regressa. Penso que isso prejudica o PC, principalmente os HD's. Se estiver errado corrijam-me.
    Gostaria que me ajudassem, se possível, com a indicação do melhor equipamento para proteger o PC destes eventos. Já ouvi falar de no break, UPS, estabilizador... mas é confuso e não sei qual escolher. Não pretendo que aguente muito tempo, apenas que me dê tempo de desligar o disjuntor quando a luz vai abaixo. Ou se aguentar o PC ligado não é preciso muito tempo.

    Obrigado desde já pela V/ atenção.

    José
    Boas!
    Desde já bem vindo ao fórum.

    Existem diversos tipos de dispositivos para "combater" as flutuações de tensão, corrente e quebra de energia.
    Mas essencialmente vou-te falar de 2 que deverás investir para a tua habitação e PC.

    Existe um tipo que se chama protector de corrente (ou estabilizador de corrente), que é uma pequena ficha que se liga na tomada. Normalmente tem duas luzes, uma que indica que está ligado e a outra que indica que está protegido (normalmente com ligação á TERRA).
    O que este dispositivo faz é normalizar a corrente antes de a passar para o produto que esteja a ele ligado. Seja ela sobre-tensão ou baixa-tensão (dentro do que é possível). Mas o mais importante é que se houver um pico de tensão (normalmente antes ou depois da luz faltar) ou houver uma descarga de tensão (queda de um raio no circuito electrico).
    Ele tem lá dentro um fusível que irá queimar cortando o sinal com segurança ANTES de chegar aos produtos. Protegendo assim os mesmos.

    Eu por exemplo tenho pelo menos uma dezena destas tomadas. Normalmente ligo-as a produtos electricos caros e que não quero que se estraguem (frigorifico, maquinas de lavar roupa, loiça e de secar roupa), micro-ondas, tv´s, etc..

    Depois tens um sistema um pouco mais avançado que se chama UPS (em português fonte de alimentação ininterrupta). Este produto, é maior e mais pesado que os protectores de corrente, e normalmente liga-se á corrente da casa e depois 2 ou 3 dispositivos ligam-se a ele.
    É composto por um sistema de protecção de corrente, estabilização de corrente e de falha de corrente, sendo que a falha de corrente é colmatada pelo uso de uma ou mais baterias dentro dele que te irão dar uns X minutos de corrente a bateria, para poderes com segurança desligar os produtos.

    Este é o sistema que eu uso para os meus mais delicados produtos. TV´s e Consolas (na minha sala tenho 2 ups ligadas para repartir a carga) e claro o PC.
    Estes produtos são medidos por VA´s que será a capacidade das baterias. No entanto é importante perceberes que o que mais conta é a capacidade em WATTS (tens que fazer a conversão de VA´s para Watts, ou veres nas especificações da UPS qual é a capacidade da mesma.

    Idealmente deve-se sempre comprar uma UPS que tenha um pouco mais de capacidade em termos de WATTS que a SOMA de todos os componentes ligados.
    Exemplo.

    Se tens um PC que tem uma fonte de 600W, mas sabes que o consumo do teu sistema é de 300w, deverás depois caso ligues as colunas e o monitor, somar esses consumos ao consumo do teu sistema (normalmente 100w do monitor e 30w das colunas por exemplo).

    Ou seja, neste exemplo, tens que comprar uma UPS de pelo menos 600w de capacidade. No entanto eu recomendo sempre um pouco mais a nível de UPS. Pois além de ficares com mais margem para o futuro, permite que em caso de falta de luz possas ter mais tempo de autonomia caso precises.
    As marcas também são importantes...

    Este é um tipo de produto (que tal como nas fontes de alimentação dos pc´s), não devemos ser forretas ou descurar... Falamos de coisas por onde passa energia, e existe sempre perigos de aquecimento, derretimento ou incêndio.
    Como tal não é muito boa ideia andar a comprar marcas desconhecidas ou chinesisses...

    No mercado só existe 2 boas marcas de UPS.

    A APC e a EATON.

    Destas, deves comprar a que for mais barata para ti.

    Eu por exemplo só uso EATON aqui em casa. Tenho 4 UPS com diferentes capacidades para os meus dispositivos (2 na sala, 1 no meu sistema do escritório e outra para a minha NAS que está no sotão).
    São boas, fiáveis e as baterias duram bastante tempo antes de se viciarem.

    Uma coisa que acontece com todas as UPS e que acontecerá contigo também, é que ao longo dos anos, as baterias vão ficando viciadas (mesmo sem serem usadas), isto transmite-se em 2 sintomas...

    1) A bateria deixa de ter a mesma autonomia que tinha no passado (durando bastante menos tempo)
    2) O sistema desliga-se por completo assim que falta a corrente

    Quando isto começar a acontecer é sinal que as baterias estão no fim da sua vida útil.
    No caso das EATON, é possível abrir a ups e fazer a troca de baterias (eu já fiz em algumas das minhas), são baterias standartizadas e pode-se comprar novas para trocar.
    E assim que trocares por uma nova, ficas novamente com o produto funcional por mais uns anos.

    Espero ter-te ajudado sobre este assunto.

    Com os meus melhores cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •