Registar

User Tag List

Likes Likes:  1
Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Tech Iniciado
    Registo
    Dec 2022
    Posts
    2
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Compatibilidade de SSD Nvme m.2 com Placa Mãe

    Tenho uma placa mãe Msi X470 Gaming Plus Max, e queria comprar um ssd Nvme M.2. Vi alguns vídeos que dizem que é preciso ter em atenção a geração do SSD eu estive a ver, mas gostaria de saber a opinião de outro alguém. Pelo que vi é só até PCI-E Gen3.

    É isso o SSD só pode ser até esta geração senão não será totalmente aproveitado?

  2. #2
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,814
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Reflex Ver Post
    Tenho uma placa mãe Msi X470 Gaming Plus Max, e queria comprar um ssd Nvme M.2. Vi alguns vídeos que dizem que é preciso ter em atenção a geração do SSD eu estive a ver, mas gostaria de saber a opinião de outro alguém. Pelo que vi é só até PCI-E Gen3.

    É isso o SSD só pode ser até esta geração senão não será totalmente aproveitado?
    Boas!
    Desde já bem vindo ao fórum.

    Sobre os nvme´s o que precisas de saber é que seja qual for a geração é tudo retrocompatível para trás (apenas irão funcionar mais lentos).

    Se tiveres por exemplo comprado um Nvme Gen 4 (PCI-E 4 a 4x) ele irá funcionar nas slots de boards mais antigas como Gen 3 ou Gen 2 (PCI-E 3.0 x4 ou PCI-E 2.0 x4).

    Portanto ai não terás problema. Agora é importante perceber se existem reais ganhos para se gastar mais em NVME Gen 4 por exemplo (se a tua board só suporta Gen 3).

    Se a ideia é aproveitar para futuro, então deves apostar num NVME com no mínimo 1TB e Gen4. Existem já alguns modelos acessíveis da Kingston e da Crucial que podem ser uma opção. Idealmente se puderes vai já para 2TB para te durar pelo menos 5 anos.

    Se queres poupar algum dinheiro, podes apostar nos NVME Gen 3 que já se compram a bom preço e também são boa escolha. Tens novamente Kingston e Crucial, como marcas boas e baratas.

    Espero ter-te ajudado.

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  3. #3
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Tenho uma board semelhante e suporta pci-ex 3.0.

    De momento, tenho um nvme da wd sn550 de 512GB. Existem algumas promoções e julgo estar a um bom preço o sn570 de 2TB por cerca de 145€, avaliando pelo KuantoKusta, é dos preços mais baixos por Portugal...

    A versão de 1TB anda pelos 80 e tal euros...
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

  4. #4
    Tech Iniciado
    Registo
    Dec 2022
    Posts
    2
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Acabei por comprar um de 500gb por ser mais barato, um Samsung 980 na KIBO.PT .

    Nome completo:

    Samsung 500GB SSD M.2 980 MLC V-NAND NVMe - MZ-V8V500BW

    Tem uma boa durabilidade e pelo que li tem um bom controlador para proteger os arquivos nele salvos. Velocidades elevadas que foi um fator crucial para a escolha e o número de TBW que tem ( basicamente a vida dele, quantos Terabyres consegue registar ).

    Dentro dos de 500 gb foi uma boa escolha?

  5. #5
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Posts
    2,564
    Likes (Dados)
    16
    Likes (Recebidos)
    41
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas

    Sendo um disco MLC acaba por ser melhor do que os TLC. É uma boa compra, eventualmente poderá no futuro próximo ficar um pouco mais curto...

    Eu também tenho um de 500gb e anda sempre a menos de meio de espaço livre. Um ou dois jogos e ocupam logo metade do disco
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

  6. Likes j francisco Gostou do Post
 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •